sexta-feira, 23 de julho de 2010

widgets. tutoriais.diversos no seu blog

Mostrando postagens mais recentes com o marcador Gadgets. Mostrar postagens mais antigas
Mostrando postagens mais recentes com o marcador Gadgets. Mostrar postagens mais antigas

27 Maio 2010

Widget Panoramio – fotos do mundo todo em seu blog

Uma novidade lançada pelo Blogger na semana passada é o API Panoramio. Apesar de não ser um widget útil, ele é muito bonito, já que nos permite mostrar paisagens do mundo todo, através de imagens enviadas pelos próprios internautas - Panoramio Widgets let you add photos from around the world to your blog (blog do Blogger In Draft)
Para colocar o Panoramio em seu blog, copie o código abaixo, entre em layout>elementos de página (ou design), cole o código no gadget html/javascript e salve.
Continue lendo >>

10 Maio 2010

Como colocar data atual no Blogger

Quer colocar em seu blog uma mensagem de boas-vindas, mostrando a data atual ( dia, dia da semana, mês e ano)? Então basta copiar o código abaixo e colar no gadget html/javascript do Blogger ( elementos de página>adicionar gadget/html/javascript).
Para mudar a frase de boas-vindas, altere a parte que está em vermelho no código. A data será atualizada automaticamente e aparecerá da seguinte forma:
Continue lendo >>

01 Maio 2010

Botões Follow me on Twitter

O Twitter está disponibilizando botões do tipo follow me e quatro modelos do seu famoso logotipo. Acesse http://twitter.com/about/files e boa diversão ;)
Para colocar os botões no seu blog, basta clicar sobre eles e copiar o código fornecido. Para usuários do Blogger, o código deve ser colocado dentro do gadget html/javascript.
Continue lendo >>

24 Abril 2010

Botões para compartilhar posts nas redes sociais

Vocês já devem ter visto em outros blogs, botões para compartilhar posts nas principais redes sociais. Isso é muito legal, pois possibilita que os leitores divulguem nossos artigos em outros locais, tais como Twitter, Facebook, Orkut, Google Buzz e etc.
Existem vários modelos, mas eu escolhi três deles para mostrar para vocês.
Add This – é super completo, pois além de enviar os posts para as prinicipais redes sociais, o Add This ainda permite a impressão da página e o envio por email.
Continue lendo >>

08 Abril 2010

Widget – feeds, seguidores, posts e comentários

O Paulo Estevão, do Códigos Blog, disponibilizou recentemete um widget muito bacana, que divulgamos aqui no Dicas Blogger em fevereiro deste ano - Widget - assinantes de feeds e followers do Twitter. Trata-se de um contador, em modo texto, que mostra o número de assinantes de feeds e de seguidores no Twitter. Ele foi fazendo algumas modificações no widget original e incluiu o contador de postagens e de comentários, o que deu origem a 4 novos modelos - Widget contador Feed + Twitter + Comentários + Postagens. São lindos ;)
Pra colocar um dos widgets aqui no DB, fiz algumas alterações: mudei os ícones,  inseri os botões originais do FeedBurner e do Twitter Counter e deixei o plano de fundo transparente. No original, o background é branco e o daqui é cinza.
Continue lendo >>

18 Fevereiro 2010

Como usar o gadget seguidores do Blogspot

O gadget seguidores está no ar há cerca de 1 ano. Ele serve para que os visitantes, literalmente, sigam seus blogs favoritos de uma forma simples, como se estivessem assinando os feeds. Eu não uso aqui no Dicas Blogger porque é mais uma coisa para interferir no tempo de carregamento das páginas e também porque prefiro os feeds.
Procurei por algum post, aqui no blog, que explicasse como usar o gadget seguidores e não encontrei. Constatei também que muitos usuários novatos gostariam de aprender a usá-lo, mas encontram dificuldades na hora de configurá-lo, então hoje irei preencher essa lacuna.
Continue lendo >>

05 Fevereiro 2010

Widget - assinantes de feeds e followers do Twitter

Hoje eu não irei diponibilizar nenhum tutorial e sim divulgar o excelente trabalho  desenvolvido pelo  metablogger @pauloestevao do Códigos Blog, com o auxílio do jovem Fernando do blog Blogueiros na Web. Graças a eles, nós usuários do Blogger já podemos usar um widget que só existia para Wordpress e que mostra o número de assinantes de feeds e de seguidores no Twitter juntos e em forma de texto. (Como assim, Bial? #bbbfeelings)
Explico. Já faz um bom tempo que o recurso foi adotado por blogueiros que usam Wordpress e, além de bonito, é super funcional. Coloca-se um ícone de Twitter, outro de Feeds e o número de followers e de assinantes, respectivamente, na frente de cada ícone. Complicou?
Continue lendo >>

26 Janeiro 2010

Como colocar várias nuvens de tags no Blogger

Vocês devem se lembrar que, desde agosto do ano passado, já podemos usar uma nuvem de tags usando  o gadget marcador do próprio Blogger, correto? Pois bem, ontem descobri que a coisa pode ser ainda melhor: é possível dividir as tags (ou marcadores) em várias nuvens, o que traz uma maior organização ao blog, principalmente para quem usa muitas tags ou escreve sobre diversos temas, como é o meu caso.
Aqui no Dicas Blogger resolvi colocar dois gadgets – um com marcadores diversos e outro só com os marcadores específicos para os usuários do Blogger. O processo é super simples.
Continue lendo >>

21 Janeiro 2010

Páginas estáticas no Blogger/Blogspot

Temos duas ótimas novidades para os usuários do Blogger/Blogspot! A primeira é a tão aguardada função de páginas estáticas. Esse recurso serve para implantar páginas fixas no blog, tais como contato, about, midia kit, parcerias e etc. São páginas que aparecem sem a data e sem o rodapé. Vejam os exemplos aqui na nossa linkbar.
Até então, nós precisávamos recorrer a uma série de gambiarras para criarmos páginas estáticas no Blogger. No ano passado cheguei a ensinar uma delas - Páginas estáticas no Blogger sem data, mas confesso que o máximo que dava para fazer era esconder a data. Para retirar o rodapé, nome do autor, ícones e etc, era preciso usar CSS – algo complicado demais para explicar em alguns posts e que varia muito de template para template.
Continue lendo >>

12 Novembro 2009

Widgets do Twitter para Blogger

Que tal unir o útil ao agradável, colocando um widget no blog com seus últimos tweets?
No próprio site do Twitter existem duas ótimas opções e são super simples de instalar.
Twitter Badge – É um widget bem simples.Para adicioná-lo ao Blogger, configure o número de tweets, dê um nome ao widget (title) e clique no botão add to Blogger.
Continue lendo >>

11 Setembro 2009

Blogger 10 anos – convide seus amigos pra festa!

O Event é um novo gadget do Blogger. Ele faz parte do pacote do aniversário de 10 anos  e foi anunciado no início da tarde de hoje no Blogger Buzz. Tem como finalidade convidar e agendar eventos entre o blogueiro e seus leitores O_o Dá pra saber quem vai, quem não vai e os usuários que possuem uma conta no Google Agenda, serão informados previamente. É um gadget de grande utilidade :P
Ele pode ser adicionado facilmente através dos elementos de página do blog, clicando em adicionar gadget, depois em destaques e por último em event.
Continue lendo >>

25 Agosto 2009

Blogger 10 anos – nuvem de tags direto dos gadgets

Acabei de ler no Blogger Buzz, por indicação do @direitointegral ( o Amílcar do fórum de ajuda do Blogger), que o primeiro presente pelos 10 anos do Blogger chegou! Trata-se de uma nuvem de tags que pode ser implementada na sidebar diretamente dos gadgets.
Para inserir em seu blog entre no painel do Blogger e depois em layout; em elementos de página escolha o gadget marcador e na nova janela marque a opção clould:
Continue lendo >>

20 Julho 2009

Como colocar imagens do Flickr no Blogger

Tutorial Dicas Blogger-todos os direitos reservados
O Flickr é um serviço gratuito, disponibilizado pelo site Yahoo, para armazenamento de imagens. Ele é bem simples de usar e pode ser acessado com uma conta ativa do Yahoo.
Existem duas formas de se colocar miniaturas de fotos armazenadas no Flickr em um blog: uma é configurando um módulo no próprio site e a outra é inserindo um gadget do Blogger.
Continue lendo >>

10 Julho 2009

Novos widgets no Blogger in Draft

A equipe do Blogger acaba de informar, via Twitter, que foi disponibilizado no Blogger in Draft ( Blogger em rascunho), 4 novos widgets – todos de autoria da Amanda, do Blogger Buster.
O Blogger in Draft é uma espécie de versão de testes do Blogger, onde novas funções são primeiramente implementadas lá e que só depois de um bom tempo de uso é que serão implantadas no site original do Blogger. Vale a pena conferir.
Continue lendo >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário