quarta-feira, 7 de julho de 2010

e-bay.guia.informaçoes.como se cadastrar e comprar.

Tudo sobre o eBay: Guia completo, tire suas dúvidas
Autor: BRHILARYDUFF (31)10 e 
49Top 25
Ver mais Guias do autor
190 de 206 qualificaram esse guia como útil.
Atualizado em 08/11/2007
Neste guia você vai saber tudo sobre o eBay. Desde os fundamentos, como vende, comprar, fazer dinheiro... Esta é sua chance de conhecer e aprender sobre este importante site de leilões.
Prezado leitor! Antes de mais nada, para que entendamos que foi útil este guia, pedimos com muito prazer e gentileza que antes de sair desta página, que vá até o final e responda a pergunta:
O seu voto nos motivará a escrever mais conhecimento a você.

Fundamentos do eBay

O eBay, antes de tudo, é um site de leilões online. Você pode navegar por categorias como antigüidades, barcos, vestuário e acessórios, computadores e rede, joalheria e relógios e vídeo games. Ao ver algo que gosta, você clica no título do leilão e visualiza os detalhes, incluindo imagens, descrições, opções de pagamento e informações sobre remessa. Se você tem uma boa idéia do que está procurando, pode pesquisar usando palavras-chave simples, como "Apple iPod", ou usando critérios de pesquisa mais avançados que ajudam a reduzir os resultados, como palavras-chave a excluir, localização do item, faixa de preços e métodos de pagamento aceitos.
Se você fizer uma oferta para um item, você faz um pacto contratual de comprar se ganhar o leilão. Todos os leilões têm ofertas iniciais mínimas e alguns têm um preço de reserva - uma quantia mínima secreta que o vendedor está disposto a aceitar pelo item. Se a oferta não alcançar o preço de reserva, o vendedor não tem que se desfazer do item. Além dos leilões, você pode encontrar toneladas de itens com preço fixo no eBay, que tornam as compras iguais às compras em qualquer outro local de compras online. Você vê o que quer, compra, paga e aguarda a chegada do produto em sua porta. Há também listagens de leilão que lhe dão a opção "compre agora" por um preço normalmente maior que o preço inicial do leilão. Se você decidir comprar o item pelo preço "compre agora" em vez de fazer uma oferta por ele, o leilão termina instantaneamente e o item é seu.
Você pode pagar por um item no eBay de várias maneiras, incluindo ordem de pagamento, cheques de banco, dinheiro, cheque pessoal e serviços de pagamento eletrônico como o PayPal e BidPay. Cada vendedor é responsável por decidir quais métodos de pagamento aceitará. O PayPal é o método mais fácil de comprar alguma coisa no eBay, pois o eBay é dono do PayPal. O processo de pagamento do PayPal já está embutido em qualquer listagem de leilões no eBay.
Exatamente como você pode comprar qualquer coisa no eBay, também pode vender quase tudo. Usando um processo simples de anunciar, você pode colocar tudo o que não quer mais. Muitas pessoas vendem seu antigo laptop depois de uma atualização, as roupas de suas crianças que cresceram ou o divã novinho que compraram em liquidação sem imaginar que não caberia em seu escritório. Algumas pessoas até mesmo criam um negócio de eBay abrindo sua própria "loja eBay". Quando você vende um item no eBay, você paga taxa de anúncio e transfere um percentual do preço de venda final para o eBay.
Quando você se registra (gratuitamente), você pode acessar todas as suas atividades de compra e venda do eBay em um único local chamado "meu eBay".
O eBay é uma operação maciça com algo em torno de 4,8 milhões de novos anúncios por dia. Antes de aprendermos mais sobre como comprar e vender no eBay, vamos descobrir como ele gerencia este nível de atividade.

Usando o eBay: navegando pelos itens

O melhor modo de aprender como usar o eBay é navegar direto nele. O que você está pensando em procurar hoje? Um sistema de som envolvente? Uma estola de vison?
Há dois modos de sair à procura de um item que vc tenha interesse. Podemos navegar ou pesquisar.
Usando o eBay: pesquisando itens
No topo da página inicial do eBay há uma caixa de pesquisa onde podemos inserir o que estamos procurando.
Quando você faz uma pesquisa simples, a página de resultados de leilão também lhe diz em quais categorias estão seus resultados.
Usando o eBay: comprando itens
Para procurar um item, você não precisa se registrar - você pode navegar, pesquisar e observar itens (até 10) como um visitante. Porém, não pode fazer oferta ou comprar como um visitante. Portanto, o próximo passo é fazer o registro no eBay. É rápido e gratuito.
Há quatro seções principais em qualquer página de leilão:
  • Título/visão geral - aqui é onde você vê as informações básicas, como o título do leilão, preço, preço de remessa, informações do vendedor e quantas ofertas foram feitas até agora.
    • Descrição - aqui é onde o vendedor fornece detalhes sobre o item.
    • Remessa, pagamento e política de devolução - aqui é onde você pode encontrar informações completas sobre a remessa, quaisquer detalhes que o vendedor deseje que o ofertante saiba sobre fazer pagamento (incluindo quais métodos são aceitos) e qual é a política de devolução do vendedor.
    • Oferta - aqui é onde você faz a oferta pelo item.
O processo de oferta do eBay funciona assim: você apresenta o valor máximo que deseja pagar pelo item, e o eBay faz ofertas em seu nome até que a oferta alcance o valor máximo que você apresentou.
Quando clicamos em "ofertar", a tela seguinte é uma tela de confirmação onde podemos ver o preço da oferta e nos comprometermos com ele.
As guerras de ofertas são uma corrida - e algumas vezes muito caras. A adrenalina assume o controle e as pessoas começam a fazer ofertas para ganhar. Por essa razão, a maioria das ofertas acontece nos últimos dois minutos de um leilão. As pessoas esperam para fazer uma oferta até que um leilão esteja próximo do fim - assim, podem pegar outros ofertantes com a guarda abaixada, e confiam que ninguém terá a chance de superar seu lance. Os últimos 10 segundos de uma guerra de ofertas normalmente se torna uma batalha. Alguém usando uma conexão discada nunca conseguirá fazer uma oferta vencedora em 10 segundos. Alguém usando um modem a cabo pode fazer uma oferta vencedora em dois segundos.
Há no mínimo uma razão pela qual alguém faria uma oferta muito cedo no leilão: para remover a opção "comprar agora". Lembre-se de que quando um item de leilão também tem uma opção "compre agora", se alguém decidir "comprar agora" o leilão está encerrado. Mas o oposto também é verdadeiro: assim que alguém faz uma oferta pelo item, a opção "comprar agora" desaparece. Se alguém encontra um item que deseja mas não está inclinado a pagar o preço do "comprar agora", ele irá inserir a oferta inicial mínima de modo que outro usuário não possa aparecer e comprar o item.

Usando o eBay: pagando pelos itens

Há normalmente quatro formas de pagamento que você pode realizar no eBay:
  • dinheiro
  • cheque pessoal
  • ordem de pagamento em papel ou cheque bancário
  • pagamento eletrônico
Dinheiro é simples, mas perigoso, pois você não tem recurso se perder no correio, e enviar por carta registrada irá lhe custar mais. Os cheques pessoais são mais seguros para enviar por correio. A desvantagem do pagamento por cheque é que, quando o cheque chega, o vendedor normalmente espera sua compensação no banco antes de enviar seu item, então provavelmente levará mais umas duas semanas para recebê-lo. Com ordens de pagamento e cheques bancários, o tempo de espera é mais curto pois não há o que compensar. O pagamento eletrônico é o método mais rápido - praticamente instantâneo. Usando sites como o PayPal, BidPay e WesternUnion.com, você pode sacar dinheiro de sua conta bancária ou cartão de crédito ou comprar uma ordem de pagamento eletrônica e enviar o pagamento a seu vendedor pela Internet. O lado negativo dos pagamentos eletrônicos é o fator de risco envolvido em qualquer transferência online de dados financeiros.
Quando concluirmos o pagamento, o vendedor enviará o item para nós. O leilão declara o método de remessa como "serviço de remessa de preço fixo padrão", que não nos diz muito, então se quisermos saber mais teremos que perguntar ao vendedor. Podemos fazer isso usando o link "fazer uma pergunta ao vendedor" na caixa Informações do Vendedor no alto da listagem do leilão.
Quando recebermos o item, nosso próximo passo é deixar um comentário. Se o vendedor tiver cumprido todas as suas obrigações (se o leilão definiu um prazo de remessa, o item chegou de acordo? O item corresponde à descrição do vendedor?), então nosso comentário deve ser positivo. Se o vendedor não nos deixou satisfeitos quanto aos padrões para um comentário positivo, o próximo passo é contatá-lo para resolver a questão. Sempre deixe um vendedor tentar corrigir a situação antes de deixar um comentário negativo. Na maioria das vezes, só é necessária uma troca de e-mails para solucionar um problema, e você pode não pode remover comentários negativos depois de enviá-los.
Etiqueta do eBay: o que o comprador pode e não pode fazer
Pode:
  • deixar comentário para cada transação
  • pagar dentro do período preferido pelo vendedor
  • ler a lista toda antes de fazer perguntas
Não pode:
  • deixar comentários negativos antes de contatar o vendedor
  • deixar comentários rudes

Usando o eBay: o que posso vender?

Você pode vender quase tudo no eBay - quase, mas não tudo. Você não pode vender itens ilegais, como drogas ilícitas ou produtos controlados pelo governo como bebidas alcoólicas, cigarros, armas ou remédios que exijam prescrição médica. Você não pode vender ferramentas de chaveiro ou equipamento de vigilância como grampos telefônicos ou câmeras ocultas. Você não pode vender partes do corpo humano ou restos mortais, como um de seus rins (o que já foi tentado) ou o pé de seu tio falecido, e não pode vender algo que não existe na forma concreta - por exemplo, você não pode vender sua alma para o maior ofertante. Um usuário do eBay chamado David Finn tentou isso e foi removido. Apenas para olhar de relance para a complexa natureza de gerenciar um site como o eBay, eis uma citação da carta que Finn recebeu de um representante do eBay com relação à decisão de ser desligado do leilão:
    Se a alma não existe, o eBay não poderia permitir o leiloamento dela pois não haveria nada a vender. Contudo, se a alma existe, de acordo com a política do eBay sobre partes do corpo humano e restos mortais, não poderíamos permitir o leiloamento de almas humanas. Ela seria considerada como restos humanos, embora não esteja definida nas apólices.
Para obter uma lista completa de proibições, consulte "Quais itens não podem ser vendidos no eBay?" Se o seu item não for listado em lugar algum dessa seção, provavelmente está liberado para a venda.

Usando o eBay: vendendo itens

Para vender alguma coisa no eBay, você não precisa muito - alguns detalhes descritivos é tudo o que precisa. E se o seu item estiver em forma tangível, é bom ter uma foto dele. Se clicarmos no botão "vender" no alto da página inicial, chegamos na primeira etapa do processo de listagem:
Vamos ao exemplo de venda "leilão on-line".
A etapa a seguir é escolher a categoria na qual queremos inserir o item.
O campo para descrição do item em estilo livre está na parte inferior da página. Você não precisa saber HTML, a menos que queira fazer algo extravagante com sua descrição. Se sua descrição parecer boa como um bloco de texto, você não precisa de nenhuma tag HTML.
A seguir, deve-se definir um preço inicial, e decidir tb se quer fornecer uma opção "Comprar Agora" e definir a duração do leilão.
Começar uma venda com um valor baixo é uma boa idéia por vários motivos:
  • fornece incentivo para alguns comprarem este item mesmo se o vendedor está meio incerto quanto à sua condição;
  • permite que as pessoas considerem sua compra apenas para obter as peças;
  • reduz a taxa de listagem que iremos pagar ao eBay, pois parte da taxa de listagem é baseada no preço inicial.
Configurar um preço de reserva, que é o preço mais baixo pelo qual você está inclinado a vender seu item, custa mais, e só faz sentido realmente definir um quando você está vendendo um item de alto valor. Nesse caso, começar a oferta com o mais baixo preço ao qual você está inclinado a aceitar significaria uma alta taxa de listagem, portanto você deve começar com uma oferta baixa mas pagar uma taxa pequena para configurar uma reserva.
Na página a seguir, deve-se escolher os métodos de pagamento e configur a taxa de remessa.
O eBay cobra uma taxa de inserção de US$ 0,35 para preços que começam entre US$ 1,00 e US$ 9,99. Nós não adquirimos quaisquer recursos adicionais, portanto isso é tudo o que nos custa anunciar esse item. Quando alguém compra o MP3 player, também pagaremos ao eBay uma taxa sobre o valor final. Se for vendido US$ 25,00 ou menos, a taxa é de 5,25 % sobre o preço de venda final. Para obter uma lista completa das taxas do vendedor, vá para Taxas do eBay.com
Quando tudo estiver correto, enviar o anúncio. Os comentários são a melhor ferramenta disponível separar os maus vendedores dos bons vendedores. Ainda, com toda a compra e venda que acontece no eBay, todas baseadas em imagens e descrições, fraudes acontecem. Na seção a seguir, falaremos sobre alguns modos pelos quais você pode se proteger de esquemas comuns.
Para se cadastrar no Paypal acesse: https://www.paypal.com/row/mrb/pal=VJF7HWXNWEQDU


Para saber mais sobre pagamentos internacionais ou paypal, acesse meus outros guias.
Bem... Acredito ter lhe ajudado, com estas informações.
Por favor e gentileza, não deixe de nos agradecer com seu voto.
Um grande abraço.
Palavras-chave: Ebay | Tudo | Sobre | Duvidas | Cadastrar
190 de 206 qualificaram esse guia como útil.
Seu voto ajudará a eleger as melhores guias da comunidade.
O autor assume total responsabilidade pela publicação desse guia. Você acha que este guia é contrário às políticas do MercadoLivre? Informe aqui.
Nesta seção serão encontradas informações publicadas por Usuários, sob sua própria responsabilidade. O MercadoLivre não exerce controle do conteúdo das Guias e não responderá por informações imprecisas, errôneas ou difamatórias, tampouco pelo uso que se faça delas. O ingresso às Guias é uma decisão voluntárias do internauta, que aceita a possibilidade de encontrar material que possa afetar sua suscetibilidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário