terça-feira, 13 de julho de 2010

tutorial 2.bom.spybot

Manual de Instruções do Spybot: Search & Destroy 1.3
Fonte: www.baboo.com.br


Introdução: Spywares. Estes programinhas invasores estão tornando-se a nova praga da Internet. Embutidos na instalação de diversos programas e disfarçados de inocentes plug-ins para facilitar a navegação, eles estão na mira de grandes empresas de segurança como a Symantec e a própria Microsoft, com o Windows XP SP2. Para o nosso bem, existem programas que (felizmente) varem o computador em busca dos spywares e os apagam. São os anti-spyware, e neste tutorial vamos ver sobre o Spybot 1.3, versão recém lançada de um dos melhors anti-spyware que existem no mercado - e ele é gratuito.

Parte 1: Instalação e Mudança do Idioma

1.
O site do Spybot ( link ) contém várias informações sobre o programa, inclusive com uma versão em português. O programa está disponível num download único (a mudança de idioma é feita após a instalação). O download pode ser feito nos links no próprio site ( link ). Não se preocupe, ele é freeware. São 4,15MB de download.

2. Ao iniciar a instalação, escolha o idioma que você usará durante a instalação (eu escolhi o inglês para este tutorial) e clique em OK .

3. Nesta tela você poderá ativar componentes extras que serão instalados com o Spybot: deixe marcada a opção Additional languages para que outros idiomas (incluindo o nosso) sejam instalados. A opção Skins to change apparance instala novas aparências ao programa. Continue a instalação clicando em Next> .

4. Nesta última tela antes da instalação propriamente dita você poderá ativar atalhos do programa na área de trabalho e na barra de inicialização rápida ( Aditional Icons ) e também ativar proteções permanentes para o Internet Explorer e o sistema ( Permanent protection: ). Continue a instalação clicando em Next> .

5. Para iniciar o programa, aponte no atalho em Iniciar > Programas> Spybot - Search & Destroy > Spybot - Search and Destroy .

6. Esta primeira tela avisa que, se você remover certos spywares com o Spybot, alguns aplicativos não poderão mais ser usados. Marque a opção Don't show this message again . para não ver mais a janela e clique em OK .

7. Para mudar o idioma do Spybot (lembrando que você deve ter este recurso instalado) vá até o Menu Language e escolher a opção Brasil . A partir de agora, todas as imagens serão no idioma português do Brasil (pois o de Portugal também está disponível).

Spybot: Search & Destroy 1.3


Parte 2: Atualizando o sistema e fazendo uma varredura básica

1.
Após deixar o Spybot no idioma português brasileiro, chegou a hora de verificar as atualizações. Como os spywares vão ficando cada vez mais sofisticados, é lógico que um anti-spyware tenha recursos para se atualizar e deixar brigar de igual para igual nesta "guerra". para verificar as atualizações do Spybot, clique em Procurar por Atualizações .

2. Como esta versão é muito recente, ainda não há atualizações disponíveis no momento em que este tutorial foi escrito. Mas você poderá escolher diferentes servidores ( detalhe da foto ) para verificar as atualizações. Assim, se um deles estiver fora do ar por algum motivo, você poderá usar outro.

3. Clique no botão Search & Destroy para ir até a tela de exames do programa (a tela acima pode ser acessada clicando no botão Atualizar , na área esquerda da tela do Spybot). Agora clique no botão Examinar para começar a varredura de spywares no seu PC e tenha paciência pois esse processo pode ser lento.

4. Após a varredura, você poderá ver todos os erros que o Spybot encontrou. No caso, os erros em verde são históricos de programas que podem ser usados por spywares para invadir a sua privacidade e pode ser desconsiderados (a não ser que você seja paranóico). Você deve mesmo tomar cuidado com os avisos em vermelho , pois estes representam spywares instalados ou arquivos deles e devem ser vistos com mais cautela e atenção. Selecione todos os erros que deseja reparar e clique no botão Corrigir os problemas selecionados .

5. No Windows ME e no Windows XP, um ponto de restauração do sistema é criado antes da reparação começar, e você ainda deve confirmá-la.

6. Em algumas vezes (e aconteceu aqui) nem todos os erros podem ser reparados. Então, o programa mostra esta tela, perguntando se estes erros poderão ser reparados assim que o Windows for reiniciado.

7. Agora vamos ver a imunização preventiva do Spybot. Clique no botão Imunizar do programa, e você estará nesta tela. Aqui é a parte preventiva do programa, a qual proíbe certos ActiveX de serem executados. para isso, clique em Imunizar .

Mas... você está achando muito "fraca" esta proteção? Sente falta de uma configuração maior? Então vamos ao modo avançado do programa na próxima página ...
Spybot: Search & Destroy 1.3


Parte 3: Configurações do Modo Avançado

1.
Para entrar no modo avançado do programa, onde (bem) mais opções do programa estarão disponíveis, clique em Menu Modo > Modo avançado . O programa mostrará uma tela de confirmação informando que mudanças no modo avançado podem comprometer o funcionamento da máquina, apenas confirme.

2. O Modo avançado se caracteriza por mostrar outras opções e outras ferramentas do Spybot. Veremos primeiro as opções e eu não mostrarei todas pois algumas são auto-explicativas, bastando ler seu texto para entender a respectiva função. Para acessar as opções, clique em Settings , localizado na parte inferior esquerda da tela.

3. Conjuntos de arquivos : Aqui você poderá escolher quais categorias de pragas o Spybot irá vasculhar na sua máquina. O mais aconselhável é deixar todas as opções ativadas.

4. Configurações : Esta é a tela de configurações do programa. Aqui você poderá ativar muitas funções do programa, como Logs, níveis de detalhes dos Logs, atalhos que serão criados pelo programa, ativação de backup dos itens apagados durante a varredura, a prioridade do programa no processamento da máquina, dentre outras opções.

5. Produtos a ignorar : Aqui você poderá fazer com que o Spybot ignore produtos específicos. Esta opção é feita para aquele usuário que utiliza um programa com spyware e não quer retirá-lo pois isso impedirá o uso do próprio programa.

6. Cookies a ignorar : Aqui você poderá escolher certos cookies que não serão pagados durante a varredura:

7. Agendador : Aqui você poderá agendar o Spybot para ser executado em uma certa data. basta clicar em Adicionar tarefa ao agendador . Para editar esta tarefa, clique no botão Edit . Esta tela de edição é a tela do Agendador de tarefas do Windows, que eu já expliquei neste tutorial .

Agora vamos ver os utilitários extras que o Spybot nos oferece....


Parte 4: Ferramentas Adicionais do Spybot

1.
Para acessar as ferramentas do Spybot, clique em Tools , também localizada do canto inferior esquerdo da janela. Novamente eu falarei apenas das ferramentas mais importantes.

2. Triturador : Este utilitário permitirá que você apague arquivos e/ou pastas sem chance de recuperação. Basta arrastá-los a esta tela e clicar em Triturar! .

3. Ajustes do IE : Aqui você poderá ativar proteções contra a configuração do Internet Explorer por parte de programas intrusos. A opção que eu aconselho deixar SEMPRE ativada é Lock IE start page setting against user changes , que impede a modificação da página inicial do IE.

4. Inicialização do sistema : Aqui você poderá verificar quais programas estão iniciando com o Windows. Você também poderá Inserir novas entradas para que sejam iniciadas com o Windows.

5. Uninstall info : Funciona exatamente como o Adicionar/Remover programas mas mostra programas que o Windows não mostra, tornando-se assim mais completo.

Conclusão: O Spybot realmente cumpre o que promete, e com certeza deixa seu computador livre das pragas que os spywares se tornaram. Mas lembre-se que esta praticidade sempre deve ser atualizada , senão o programa perderá sua total eficácia. O único inconveniente é o idioma português, que não a aprece em todas as telas.

Autor original: Mr. Shadow
Direitos Autorais:  BABOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário