sábado, 24 de julho de 2010

dinheiro ganhe no blog. materia

15 de julho de 2010


Como ganhar mil dólares por mês com um blog - a série




Muitas dúvidas e mitos surgem quando o assunto é "ganhar dinheiro com blogs". Por vezes os que escrevem artigos dizendo que ganham dinheiro com blogs são mau interpretados e até considerados mentirosos. E outras vezes muitos que escrevem sobre programas de afiliados que geram "fortuna" na verdade estão atrás de pessoas que se cadastrem no serviço, pois eles ganham por indicação.

ganhar dinheiro com blogsSe procurar por "programa de afiliados" no Google hoje, irá encontrar mais de 770.000 artigos sobre o assunto. Então muito cuidado com o que lê. Nem tudo na internet é verdade! Baseado nisso, nos contratempos que passei no início ao tentar utilizar vários programas de afiliados, e nesses mais de 2 anos como blogueiro, resolvi escrever uma série de artigos sobre como estou fazendo para ganhar em torno de mil dólares por mês com meus blogs, incluindo o Quero Criar um Blog, somente com o Google Adsense.

Apesar de utilizar outros programas de afiliados, como o Hotwords e mais recentemente a NetAffiliation (ainda em testes), esse valor é somente com o Google Adsense, que é o programa de afiliados número 1, na minha opinião, para qualquer tipo de blog.

Se quiser acompanhar a série de artigos que estou escrevendo sobre o assunto acesse o GF Soluções através dos links abaixo:
Esse artigo foi escrito por Gustavo Freitas, Profissional de Tecnologia da Informação, Bacharel em Sistemas de Informação e está cursando pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Ele já escreveu 757 artigos no GF Soluções.
widget desenvolvido por Gustavo Freitas.



Nunca gostei de escrever artigos aqui no GF Soluções  sobre como ganhar dinheiro na internet. Penso que já existem muitos blogs de qualidade que tratam com propriedade do assunto. Mas ultimamente tenho recebido alguns e-mails nesse sentido, e algumas pessoas tem me questionado também no Twitter e Google Buzz. Resolvi então escrever esse artigo e compartilhar como estou ganhando dinheiro com meus blogs e a internet.

Não tenho nenhuma fórmula secreta ou dica que nunca tenha sido revelada. Estou nessa profissão (sim, hoje tenho a ousadia de me considerar um profissonal na área de blogar, ou um ProBlogger) há apenas 2 anos (comecei em março de 2008) e aprendi muito nesse pouco tempo na Blogosfera. Acredito que o “segredo” do meu sucesso está justamente nesse fator, aprendizado! Sou uma pessoa curiosa e que vai em busca de solução para problemas que impedem o meu avanço… Foi assim que aprendi como criar um blog, depois o que era Google Adsense, o que era SEO, Blogger, WordPress… e assim fui aprendendo e me especializando na arte de blogar e ganhar dinheiro com a internet.
dinheiro, blogs
Ganhando dinheiro com blogs
Creative Commons License photo credit: Tracy O
Hoje ganho, em média, mil dólares por mês somente com o Google Adsense, mas esse resultado não surgiu da noite para o dia, foi necessário (e ainda é) muito empenho, dedicação, trabalho (sim, para quem pensa que não, blogar dá trabalho, e muito!) e pesquisa. Utilizo ainda o Hotwords e comecei recentemente a testar a NetAffiliation e estou satisfeito, no momento, com esses 3 programas de afiliados.

Então o negócio é blogar por dinheiro?

Se você está blogando somente pelo dinheiro, dificilmente irá ganhar algum dinheiro significante com seu blog. A cada dia surgem centenas de novos blogs, com assuntos os mais variados, e a grande maioria não chega a seu 3º mês de vida. Blogar pode ser frustrante, cansativo, desanimador…Isso se você bloga somente por dinheiro! Agora se você bloga por que gosta de escrever, de compartilhar conhecimento, de mostrar seu amor por um determinado clube de futebol…Blogar pode ser estimulante, revigorante, animador.
Não blogo somente pelo dinheiro, e talvez por isso consiga ganhar dinheiro com meus blogs, mas também porque fiquei fascinado com o ambiente da Blogosfera, com a possibilidade de escrever e ser lido por pessoas de qualquer lugar, a qualquer hora, de compartilhar o conhecimento que encontro em minhas soluções de problemas. Quem lê meus textos e, principalmente, os que comentam em meus blogs, percebem rapidamente que meu intuito não é apenas ganhar dinheiro. Isso é uma consequência de algo feito com seriedade e prazer.

Conclusão

Tenho procurado escrever textos menores, que possam ser lidos, compreendidos e colocados em prática rapidamente. Por isso vou ficando por aqui nesse artigo, mas no próximo estarei revelando tudo o que aprendi, e coloco em prática, sobre o Google Adsense, para que você possa ganhar dinheiro com seu blog, se esse for o seu propósito com ele, é claro. E você, o que acha desse assunto? É válido blogar somente pelo dinheiro? Ou é necessário também colocar alma, sentimento, num blog? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários. Até a próxima!
Confira o segundo artigo da série
Bookmark e Compartilhe 
Esse artigo foi escrito por Gustavo Freitas, Profissional de Tecnologia da Informação, Bacharel em Sistemas de Informação e está cursando pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Ele já escreveu 757 artigos no GF Soluções.
widget desenvolvido por Gustavo Freitas.



Para quem ainda não conhece, o Google Adsense é o programa de anúncios do Google. Na verdade o Google Adsense é uma extensão de outro produto do Google, o Google Adwords. Através do Adwords os anunciantes contratam a publicidade e através do Adsense os blogueiros firmam uma parceria com o Google cedendo espaços em suas páginas para os anúncios serem vinculados.
Esse artigo é uma continuação do artigo Como ganhar mil dólares por mês com um blog – Parte I
dinheiro, blogs
Ganhando dinheiro com seu blog
Creative Commons License photo credit: Unhindered by Talent

Como utilizar o Google Adsense

Para utilizar o Google Adsense, o primeiro passo é criar uma conta, se você já possui sua conta e já utiliza o serviço pode pular essa parte. Se você ainda não utiliza o Google Adsense, leia o artigo Google Adsense: como criar sua conta e siga as orientações contidas nele para criar sua conta no serviço.
Para inserir os códigos no seu template, se você não tem nenhuma afinidade com programação, o ideal é utilizar um plugin, no caso do WordPress. Eu utilizo o plugin WhyDoWork. Para quem utiliza o Blogger, leia o artigo que escrevi no Quero Criar um Blog sobre o assunto.

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

Vamos as dicas então. A partir desse momento irei enumerar as dicas, assim será mais fácil acompanhar e comentar sobre elas.
Dica 1 – Antes de colocar os blocos de anúncio em seu blog crie critérios para acompanhamento de seus blocos. Os critérios vão lhe permitir saber com exatidão que blocos de anúncios rendem melhor em seu blog. Para criar um critério basta acessar sua conta do Adsense e no menu configuração do adsensecritérios e clique em Acrescentar novos critérios personalizados. Agora dê um nome sugestivo para seu critério e clique em Adicionar critério.
Aqui é importante abrir um parênteses para explicar melhor o que são critérios. Primeiro recomendo que leia o artigo O que são critérios? na Ajuda do Adsense. Não fique assustado com o tanto de informação e artigos que irei citar nessas dicas, lembre-se do que disse no primeiro artigo da série, blogar dá trabalho e é necessário muita pesquisa para obter conhecimento e sucesso!
Após ler o artigo e entender o que são critérios, vou lhe dar um exemplo prático da utilização deles. Por exemplo, todos afirmam que o melhor posicionamento para um bloco de anúncios Adsense é logo abaixo do título do artigo. Mas nenhuma regra é sem exceções, e seu blog pode ser uma exceção nesse caso. Então é bom que saiba quanto está ganhando com seu bloco de anúncios abaixo do título. Isso é fácil, crie um critério chamado titulo e você saberá, através dos relatórios, quanto está ganhando com aquele posicionamento.
Se você possui mais de um domínio, ou blog, e quer ter controle melhor, faça como eu, eu crio um critério gf_titulo, outro qcb_titulo, e assim por diante. Crie quantos critérios achar necessário, mas associe apenas um critério a cada bloco de anúncios ou seu relatório ficará inviável.
Agora que já criou seus critérios, crie seus blocos de anúncio e quando chegar na parte da configuração “Escolha os critérios do anúncio” basta escolher o critério e clicar em adicionar na lista de critérios que você já criou. Continue o processo normalmente e coloque esse bloco de anúncios no local em que determinou na criação do critério.
Agora nos seus relatórios irão aparecer os resultados por blocos de anúncios normais, como Adsense para conteúdo, Adsense para pesquisas, mas ao clicar em um deles irá expandir e mostrar também os resultados por critérios criados por você, o que lhe dará maior capacidade de avaliação de quais blocos e quais locais de seu blog são mais rentáveis. Dessa forma você terá mais condições de avaliar e investir nesses locais mais rentáveis.

Conclusão

Volto a afirmar que sem trabalho e pesquisa, não é possível ganhar dinheiro com blogs. Essa foi apenas a dica 1, espero vê-los em breve aqui para as demais dicas que pretendo escrever. Irei dar um tempo entre essa dica e a próxima, pois aconselho que se aprofunde mais no assunto, leia, faça alguns testes em seu blog e deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.
Leia o terceiro artigo da série
Bookmark e Compartilhe 
Esse artigo foi escrito por Gustavo Freitas, Profissional de Tecnologia da Informação, Bacharel em Sistemas de Informação e está cursando pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Ele já escreveu 757 artigos no GF Soluções.
widget desenvolvido por Gustavo Freitas.


Continuando as dicas para ganhar dinheiro com o Google Adsense, sugiro primeiro que leia os 2 artigos que já escrevi sobre o assunto, caso não tenha lido ainda é claro. Leia aqui o primeiro artigo e aqui o segundo artigo. Nesse artigo vou passar mais uma dica simples, sem segredo, mas que pode lhe ajudar a aumentar seus ganhos com o Google Adsense.

adsense, dinheiro, blogs
Ganhar dinheiro no Google Adsense
Dica 2 – Teste vários blocos de anúncio antes de se decidir pelo bloco ideal no local ideal (essa dica é uma continuação da Dica 1, então se você ainda não leu o artigo com a dica 1 ou não colocou em prática ainda essa dica não terá muito efeito). Se você pesquisar irá encontrar muitos blogueiros afirmando que o bloco 300×250 é o melhor, outros afirmando que esse bloco não gera nenhum lucro, e assim por diante. E você chegará a conclusão de que cada blog, cada assunto, tem seu bloco ideal e local perfeito. Você precisa descobrir o seu. Já tive blogs em que a troca do template ocasionou perdas e tive que fazer vários testes para encontrar a formação ideal novamente.
Um formato (e um local) que funciona em todos os meus blogs (não quer dizer que vai funcionar no seu) é o bloco 300×250 logo abaixo do título do artigo. Para acompanhar o rendimento você pode criar um critério (dica 1) com o nome de titulo_300x250 e associar um bloco de anúncios 300×250 a esse critério (sempre permita que sejam exibidos anúncios gráficos, eles pagam um valor maior por clique). Acompanhe por alguns dias e veja se o retorno está sendo interessante. Mesmo se o retorno for interessante aconselho que continue fazendo testes com outros formatos até encontrar o melhor para seu blog naquela posição.
Outro local interessante é logo abaixo do menu do seu blog. Ali vai muito bem um bloco de links, por exemplo, de 728×15 ou 468×15. Uma questão que precisa ser levada em conta aqui é que, geralmente, esses blocos de links pagam um valor menor pelo clique, então é necessário levar isso em conta no momento de colocar o bloco, pois ele ficará antes de seu anúncio abaixo do título (que geralmente paga um valor maior) e pode lhe tirar alguns cliques desse formato. Mas tudo é uma questão de avaliar os resultados dos testes que fará.
Para colocar os anúncios abaixo do título no Blogger leia o artigo como colocar anúncios do Adsense abaixo do título do artigo. Se você utiliza o WordPress pode utilizar o plugin WhyDoWork. Veja aqui como instalar esse plugin.
E você, tem algo a acrescentar sobre essa dica? O que acha dela? Concorda, discorda, dê sua opinião e compartilhe sua experiência nos comentários. Até o próximo artigo com mais uma dica simples e que poderá fazer a diferença entre ganhar dinheiro ou não com seu o Google Adsense.
Bookmark e Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário