quinta-feira, 22 de julho de 2010

Como fazer, abrir e/ou modificar gif animado no Photoshop CS (sem Image Ready)

novembro 8, 2007 (02:44) | Tutoriais | By: Erica Akira
Olá!
Se tem uma coisa que minha filha adora fazer, são gifs animados de bichinhos e ídolos da música e televisão. Ela ainda está aprendendo, mas já sabe mexer com quadros, camadas e estilos.
No notebook dela (um Toshiba lindo!) eu instalei o Photoshop 7 + ImageReady, que eu já tinha a séculos. O pacotão CS é pesado demais para um note, sem falar que ela nem precisa de tantos programas.
Porém, no meu desktop (feio, barato e montado por mim) eu tenho o pacote Adobe Design Premium CS.
O problema? Ele simplesmente NÃO TEM o ImageReady, tão amado por minha pequena. Quando eu ou meu marido queremos “alugar” o notebook dela é um chororô só….
Martírio
Sim, eu tentei por quase um ano fazer um maldito .gif animado no Photoshop CS. Em vão.
Procurando no Google, alguns sites diziam que o ImageReady foi retirado do pacote “pois o Photoshop faz o que ele fazia”… em outros sites, li sobre a incapacidade do Photoshop em manipular quadros animados…
Procurando na documentação online da Adobe, veremos que os próprios dizem não ser possível a edição de gifs animados no Photoshop CS.
Realmente, ao tentarmos abrir um gif animado, o programa nos dará somente a primeira camada da imagem (layer), ignorando as restantes. A barra de tempo de animação (timeline, sim, ela existe, mais abaixo explicarei) aparecerá vazia, e ao salvar o arquivo, perderemos as camadas restantes não mostradas.
No site da Adobe, o conselho é usar o programa Adobe Fireworks. Eles explicam que, apesar do Photoshop estar hoje com a maioria das funções do ImageReady, não são todas, e as faltantes estão no Fireworks.
Droga, no meu pacote também não veio o Fireworks… (na verdade, nem me preocupei com ele, nunca gostei muito desse programa).
Sem chororô (ou “vamos ao que interessa, o tutorial!”)
Mas ontem um artigo caiu “no meu colo”, ensinando como deixar o Photoshop CS pronto para fazer animações em .gif, e também para abrir quadros (frames) de gifs já prontos.
Vá até seu lindo Photoshop CS (o meu é o 3):
Vamos habilitar a barra de tempo (timeline): Window >> Animation:
Habilitando timeline (animation) no photoshop cs
Agora sim, veremos a barra de tempo (alguns já sabem essa, mas muitos ainda se batem para criar gifs).
Dei destaque para a barra, ela não aparece tão nítida assim aqui. hehehehe!
Photoshop CS timeline
Até aqui, você está apto a criar seus gifs animados no Photoshop.
Mas, e para modificar um gif já pronto, modificar quadro-a-quadro, inserir tempos maiores ou menores???
Continue lendo esse tutorial!
Vamos abrir então um gif já pronto, vá em File >> Import >> Video Frames to Layers:

Importando Gif animado no Photoshop
Ih! Só abre arquivos do QuickTime??? Não!
No campo “nome do arquivo”, digite *.* (asterisco - ponto - asterisco).
O primeiro asterisco significa qualquer arquivo, o segundo asterisco significa qualquer extensão de arquivo. Com isso, teremos acesso a todos os arquivos da pasta, inclusive nossos gifs.
abrindo gif no Photoshop CS
Irá abrir uma nova janela. Se marcarmos “Make frame animation”, veremos todos os quadros do .gif.
abrindo gif e seus quadros frames no Photoshop CS
Para ver todos os quadros (frames), não se esqueça de habilitar a janela Layers (Camadas), se ela já não estiver aberta: Window >> Layers:

habilitando janela layers camadas no photoshop CS
Não se esqueça de que precisamos da barra de tempo (timeline) para organizar e temporizar a animação; mas também precisamos da janela de camadas (layers) se quisermos editar as imagens de cada quadro (frame).
Espero que esse tutorial lhes seja tão útil quando foi prá mim :-)
E o meu muito obrigada ao Hydorn do blog Cuaderno de Ruta. Muchas Gracias!
Agora sim, eu e marido poderemos “alugar” à vontade o notebook da filhota… o desktop também cria e edita .gif :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário