segunda-feira, 8 de março de 2010

O relógio do computador está atrasando? A bateria da placa-mãe pode estar se esgotando

Toda placa-mãe possui uma pequena bateria responsável por manter funcionando o relógio do Windows, é por isso que mesmo que o computador fique vários dias desligado, quando o ligamos percebemos que a data e a hora estão atualizadas. Mas a principal utilidade da bateria da placa-mãe é manter as configurações da memória de configuração (CMOS), ou seja, manter as configurações feitas no setup da máquina.
Existem diversos modelos de bateria para placa-mãe, sendo a mais comum a de Lítio. Esta bateria tem forma arredondada, lembrando uma moeda. Ela pode ser facilmente encontrada em lojas de informática ou em relojoarias, seu preço é bastante acessível, custando em média três reais. Este modelo é chamado de CR2032.
A substituição deste tipo de bateria é simples, bastando ao usuário ter cuidado para não danificar o soquete que aloja a bateria.
É importante lembrar que quando retiramos a beteria da placa-mãe, todas as configurações feitas no setup serão apagadas. Por esse motivo, ao substituir a bateria da placa-mãe, entre no setup e reconfigure as configurações do seu hardware, como ajustar a freqüência do processador e memória, por exemplo.
No caso do processador, tenha o cuidado de configurar o FSB de acordo com o suportado pelo processador, caso contrário, seu PC pode não ligar. Isso já aconteceu comigo, configurei uma freqüência de FSB superior Ã� suportada pelo processador e, quando reinicie o computador, ele não ligou mais.
Nestes casos, você deverá limpar as configurações feitas no setup, normalmente as placas-mãe possuem um jump para fazer isso, caso você não saiba qual jump faz com que o CMOS volte Ã� s configurações de fábrica, retire a bateria da placa-mãe e em seguida coloque-a novamente.
Related posts:
  1. Descubra qual marca e modelo de sua placa mãe, placa de video, memória, HD, e todos os demais hardwares de seu computador
  2. Testar placa de memória RAM do PC para saber se está com defeito
  3. Medidor de carga de bateria de notebook. Gerencie o consumo de energia do seu notebook
  4. Informações sobre o hardware do computador. Obtenha informações com programa Test My Hardware
  5. Netbook Mini 210 da HP vem equipado com processador Atom N450

Nenhum comentário:

Postar um comentário