quinta-feira, 11 de março de 2010

Nokia faz patente de bateria que vai durar para sempre


No registro consta que o aparelho usa energia cinética e capta ondas de rádio para evitar as tomadas

por Redação Galileu
Editora GloboUma bateria que nunca precisará ser carregada. Essa é a ideia de uma patente que a Nokia, fabricante de celulares e netbooks registrou no final de fevereiro, nos Estados Unidos. Os engenheiros planejam criar um dispositivo acoplado à bateria que possa captar energia de ondas de rádio no ambiente e também possa funcionar com a energia cinética (energia produzida pelo movimento) - algo que vários relógios de pulso já fazem.

>> Blog faz tirinhas inspiradas na matéria de capa da revista Galileu deste mês
>> Artista fabrica mini-tornado em exposição

Uma parte física do aparelho com a tecnologia em questão seria robusta e móvel. Ela poderia se movimentar por dois trilhos, para cima, para baixo e para os lados. Ao final de cada trilho existiriam faixas de cristal piezoelétrico. Esta cristal, quando submetido à pressão, gera um campo elétrico. Portanto, a energia elétrica seria produzida automaticamente com o movimento do usuário.

Mas não estaremos livres da tomada tão cedo, o projeto pode levar um bom tempo para virar realidade. Os fabricantes de eletrônicos patenteiam o máximo de ideias possíveis, para ter o direito dos produtos antes de seus rivais. Confira abaixo uma imagem da patente:

 
 
Temas relacionados

Últimos comentários

Emilia
| MG | Itabira | 11/03/2010

VIVA O PLANETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário