domingo, 14 de março de 2010

Como fazer macarrão à bolonhesac

Category — Macarrão


Talharim ao molho bolonhesa
Talharim ao molho bolonhesa
Todo iniciante na cozinha que se preze tem que aprender a fazer um bom macarrão. E não, eu não to falando de miojo! Apesar de ele já ter salvo a minha vida algumas vezes, no quesito impressionar alguém, é um #fail total.
Seguinte, meus pequenos gafanhotos culinários, fazer macarrão é a primeira coisa realmente nível 2 que eu vou ensinar aqui. O problema não é a dificuldade, mas a maestria do negócio. Fazer um macarrão ruim qualquer um faz.
Nessa receita vocês terão que colocar em prática técnicas milenares ensinadas neste mesmo site. E terão que ter uma boa dose de bom senso e cuidado pra não dar merda.
O primeiro passo é a escolha do macarrão. Existem N tipos e formatos de massas e cada um deles tem a sua particularidade.
Eu escolhi o talharim por um motivo simples: é o que eu mais gosto. Não adianta vir com parafuso ou qualquer outro, talharim é o rei das massas, e tenho dito!
O primeiro passo é vocês encherem uma panela com água e colocarem pra ferver. Não me envergonhem logo no primeiro passo: a panela tem que ser grande. Se você está em dúvida, escolha a maior.
Coloquem bastante água, mas não até a boca, uns 3/4  da panela é suficiente. Agora vcs colocam 1 colher de sopa rasa de sal e 2 colheres de sopa de óleo.
Liguem o fogo e esperem a bagaça começar a ferver.
Esperem.
Mais um pouco.

Ferveu? Ótimo.
Agora podem colocar o macarrão. Aí vem o passo ninja da coisa, e onde eu sei que alguns de vocês vão errar. Olha só, você não quer que o macarrão fique duro, mas tb não quer que ele fique muito mole também e vire uma pasta nojenta, então o cuidado é essencial.
Dizem que o ponto certo do cozimento do macarrão é o Al Dente, um meio termo entre o cru e o cozido demais. Eu acho isso uma frescura sem tamanho e não vou ficar aqui dizendo quantos minutos você tem que esperar. Isso vai depender da sua panela e de N outros fatores. O que eu posso dizer é: peguem um garfo e de vez em quando pesquem um macarrão e provem pra ver se ta bom. Outro fator importante é prestar atenção pra quando o macarrão deixar de ficar amarelado e começar a esbranquiçar, geralmente este é o ponto onde muitos erram: se você deixar passar, ele fica mole demais. Então fique atento e desligue o fogo nessa hora.
Aí é só escorrer o macarrão, tomando muito cuidado pra não se queimar. Coloquem ele numa forma pra servir e pronto.
Ué, mas e o molho?
Meus filhos, molho bolonhesa é aqui ó, se divirtam.
E aproveitem o macarrão, com bastante queijo parmesão por cima.
PS: Tem alguma dica? Outra receita de massa, molho ou qualquer coisa que seja? Acha que falei merda? O InC é o seu canal de culinária, entre em contato ou envie a sua receita, que eu posto ela aqui. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário