segunda-feira, 29 de março de 2010

Inserir um filme (ou vídeo) no PowerPoint 2003 e executá-lo em ecrã inteiro

Por Mary Feil-Jacobs, especialista na estruturação de apresentações da Microsoft

Este artigo sobre a reprodução de filmes, (também denominados por vezes vídeos), explica como:

* Inserir um filme e reproduzi-lo automaticamente
* Reproduzir o filme em ecrã inteiro
* Adicionar um efeito Ao Clicar para iniciar o filme

Nota Para obter melhores resultados, o filme que utiliza deverá utilizar um vídeo de alta resolução. Neste caso, alta resolução é como um ficheiro de vídeo Windows Media (.wmv) codificado utilizando o Windows Media Video 9 a uma resolução de 640 x 480 e a uma velocidade de bits de 2 milhões de bits por segundo (bps). O filme deverá ter a mesma proporção que o conjunto dos diapositivos ou o filme terá um aspecto distorcido quando for reproduzido. A maior parte das apresentações de diapositivos do PowerPoint têm uma proporção de 4:3 e o padrão normal dos filmes (resolução 640 x 480) também tem uma proporção de 4:3. Leia mais artigos deste autor sobre como trabalhar com proporções.
Inserir um filme e reproduzi-lo automaticamente

No PowerPoint 2003, pode executar os filmes em ecrã inteiro. Esta é uma funcionalidade muito útil.

1.

No menu Inserir, aponte para Filmes e Sons e, em seguida, clique em Inserir Filme a Partir de Ficheiro.
2.

Clique no vídeo que pretende utilizar e, em seguida, clique em OK.

Sugestão Coloque sempre o filme na mesma pasta que a apresentação do PowerPoint. Se mover posteriormente a apresentação do PowerPoint para outro computador, copia também o filme. Manter o filme na mesma pasta que a apresentação garante o funcionamento da ligação. No entanto, deverá testar sempre o filme numa nova máquina apenas para ter a certeza. Volte a inserir o filme, se necessário.)
3.

Depois de clicar em OK, é apresentada uma mensagem a perguntar-lhe como pretende que o filme seja iniciado na apresentação.

Mensagem que lhe pergunta como pretende que um filme seja iniciado

É recomendável escolher Automaticamente mesmo que pretenda que o filme seja reproduzido quando clicado (será também debatido um assunto sobre como definir esta parte). Se escolher Quando Clicado, terá de clicar na caixa preta para iniciar o filme. Uma vez que não é esteticamente bonito mostrar a caixa preta no diapositivo, este procedimento é feito de uma forma ligeiramente diferente.
4.

Deverá agora ter um pequeno rectângulo no diapositivo.

Filme que foi inserido num diapositivo

Imagem de botão Insira um filme utilizando um ficheiro no computador ou noutra localização, tal como um servidor.

Imagem de botão O filme aparece como um fotograma estático no diapositivo.

A recomendação é mover esse rectângulo para fora do diapositivo, para que fique junto do mesmo, mas não em cima. Pode dimensioná-lo para baixo se preferir. Clique no filme (isto é, no rectângulo) e, em seguida, arraste-o para fora do diapositivo.

Filme inserido que foi movido para fora do diapositivo
Reproduzir o filme em ecrã inteiro
5.

Clique com o botão direito do rato no objecto de filme (o pequeno rectângulo) e, no menu de atalho, clique em Editar Objecto de Filme.
6. Aparece a caixa de diálogo Opções de Filme. Em Opções de Visualização, seleccione a caixa de verificação Zoom para ecrã inteiro e, em seguida, clique em OK.

Caixa de diálogo Opções de Filme
7.

Se pretender que o filme seja reproduzido automaticamente quando avançar para este diapositivo, pode parar aqui.

Teste este procedimento agora para ver como funciona iniciando a apresentação. (No menu Apresentações, clique em Ver Apresentação de Diapositivos.) Avance para o diapositivo com o filme, (é recomendável ter aí o título do filme). Em poucos segundos, o filme começa a reproduzir em ecrã inteiro. Quando o filme termina, volta ao mesmo diapositivo (mas não aparece nenhuma caixa desagradável). Clique para avançar para o diapositivo seguinte.

Adicionar um efeito Ao Clicar para iniciar o filme

Se preferir, pode clicar para iniciar o filme. Isto requer outro passo, definindo um efeito de animação Ao Clicar.

1. No menu Apresentações, clique em Animação Personalizada. O painel de tarefas (painel de tarefas: janela numa aplicação do Office que fornece comandos frequentemente utilizados. A respectiva localização e pequena dimensão permitem utilizar esses comandos enquanto continua a trabalhar nos ficheiros.) Animação Personalizada aparece no lado direito da janela do PowerPoint.
2. Clique no objecto de filme (o rectângulo) para o seleccionar.
3. No painel de tarefas Animação Personalizada, clique em Adicionar Efeito, aponte para Entrada e, em seguida, clique em Aparecer.

Adicionar um efeito Aparecer a um filme

Adicionou um efeito Ao Clicar. O efeito de animação que adicionou é o efeito com uma Estrela Verde junto dele e um rectângulo cinzento à volta. Se não tiver um rectângulo cinzento, clique no mesmo para o seleccionar. O painel de tarefas Animação Personalizada deverá ter um aspecto parecido à imagem abaixo (excepto com o nome do filme na lista).

Painel de tarefas Animação Personalizada a mostrar o efeito Ao clicar
4. O último passo é mover essa animação para a parte superior da lista de efeitos. Para o fazer, certifique-se de que o efeito de animação está seleccionado e, em seguida, clique na seta Reordenar para Cima na parte inferior do painel de tarefas Animação Personalizada. Ou basta clicar e arrastar o efeito de animação para a parte superior da lista de efeitos.
5. A lista de efeitos deverá ter agora o seguinte aspecto:

Painel de tarefas Animação Personalizada a mostrar o efeito reordenado
6. Já está! Teste este procedimento para se certificar de que funciona iniciando a apresentação. (No menu Apresentações, clique em Ver Apresentação de Diapositivos.) Quando avançar para o diapositivo com o filme, não deverá ver o filme. Quando clicar no diapositivo, o filme passa para o ecrã inteiro e é reproduzido. Quando a reprodução terminar, volta ao mesmo diapositivo. Clique para avançar para o diapositivo seguinte.

Acerca do Autor: Mary Feil-Jacobs trabalha com apresentações executivas para eventos empresariais da Microsoft.

Algumas imagens neste artigo foram extraídas da Formação no Microsoft Office Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário