terça-feira, 23 de março de 2010

Blender, o retorno

Desta vez só vou falar do que o Blender pode fazer, mas não vou ensinar como Smile.
A parte I desse artigo está aqui.
header-home.jpg
  • Arquiterura
No Blender é possível pegar uma planta baixa do AutoCAD (ou similar) em DXF de um prédio ou casa, e tridimensionalizar. Mesmo que existam ferramentas como o Google Sketchup, às vezes vale mais a pena usar o Blender por conta de textura e materiais (No final, você ainda pode ficar com um cenário para animações).
Já fiz isso para projeto de final de curso de arquitetura da minha irmã. É difícil e tive que fazer tudo às pressas porque deixei pra última hora, mas acabou ficando razoável.
a.png
Imagem do Hospital desenhado pela minha irmã.
Clique aqui para continuar lendo
  • Escultura
Uma ferramenta muito interessante do Blender é o Sculpt Mode.
Com ela, é possível transformar seu objeto numa massinha de modelar, onde você pode aplicar diferentes pincéis e ferramentas.
Nessa imagem abaixo, do blog Mango Jambo, o autor pegou um cubo e subdividiu, aplicou multires e foi modelando o rosto do personagem até obter a forma desejada. Nesse link aqui, ele mostra o processo de modelagem (Vale à pena ver. É impressionante).
mangojambo_alternate.jpg
  • Animação
Fazer uma animação no Blender não é nenhum bicho de sete cabeças. Só precisa escolher uma posição, gravar se quer que mantenha rotação, escala ou posição, mudar de quadro, escolher novas posições, rotações e escalas. O trabalho sujo fica com o programa. Ele interpola os quadros para sair da posição anterior e chegar na nova.
Você pode, se estiver animando pessoas ou animais, adicionar esqueleto e definir que parte do corpo cada osso vai mover. Assim, basta definir as posições antigas e novas dos ossos e mandar o Blender fazer o resto.
GUScerto.jpg
  • Slideshow
Sim, o Blender também tem uma ferramenta para fazer Slideshow, com direito a transições, efeitos e música de fundo.
Eu já tinha escrito sobre isso no fórum d'O Velho, mais precisamente aqui. No link você vai encontrar um video-tutorial ensinado a fazer um slideshow no Video Sequencer do programa. Mais uma vez, a referência é o blog Mango Jambo.
É uma ótima opção para apresentar para a família as suas 2500 fotos da viagem para a Europa.
  • Simulação Física e Partículas
Precisa saber como corpos se chocam ou quer fazer um monte de dominós sendo derrubados em fila? No Blender você pode. Além disso, também é possível criar fluidos com diferentes viscosidades e observar como seria jogar uma bola de boliche num balde de água.
As simulações físicas podem, também se tornar animações.
Você também pode usar partículas, para fazer cabelos, pelos, areia e etc.
fluidCERTO.jpg
Não achou isso útil? Leia abaixo.
  • Game Engine
Está ficando cada vez melhor, não?
No programa, você pode usar o módulo WYSIWYG para desenvolver seus próprios jogos em Python, sem mesmo conhecer essa linguagem de programação. Ou, se preferir, pode escrever seus programas no editor.
À medida que você vai desenvolvendo, você vê, ao mesmo tempo, o seu jogo 3D rodando na tela. Tudo isso com direito a usar OpenGL com transparência, reflexão e etc.
carro.jpg
  • Outras funcionalidades
O Blender, como deu para perceber, é extremamente completo e, ainda por cima, grátis. Parece que as pessoas estão tão acostumadas a pensar que só programas caros são bons que nem prestam atenção nos Open Source. Claro que tem muito programa grátis que seria melhor que nem existisse, mas o Blender mostra que é possível distribuir um programa de alta qualidade.
Se quiser saber mais detalhes, as funcionalidades do Blender estão listadas na seção Features do site oficial.
[As imagens são do meu computador, do blog Mango Jambo e do site oficial do Blender]
Abraço à todos.

Re: Blender, o retorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário