terça-feira, 23 de março de 2010

Como fazer Autorun para aplicativos flash


1- Com um bloco de notas ou qualquer editor de texto, crie um arquivo e
salve-o como autorun.inf. Coloque as seguintes instruções:

[autorun]
open = flash.exe // será seu filme de flash
icon = flash.ico // vc poderá criar um ícone ou usar um, mas deverá estar junto com o seu projetor do flash para funcionar.

2- Crie seu flash. Na primeira cena e em seu primeiro frame (ou no frame que você nomeou como ação), faça o seguinte :

Coloque seguintes comandos :

fscommand (’fullscreen’, ’true’);
// fará com que o projetor se abra por completo na janela do seu computador.
fscommand (’showmenu’, ’false’);
// desabilita o menu de opções quando clicado o botão direito do mouse.
fscommand (’allowscale’, ’false’);
// desabilita o auto escalonar na janela
fscommand (’trapallkeys’, ’true’);
// desabilita o botão ESC do player do flash
stop (); // só coloque se você não tiver uma animação ou pré-loader.

os demais servem para outros propósitos :
fscommand (’quit’);
// fechará o projetor do flash.
fscommand (’exec’, ’arquivo.*’);
// executar um arquivo (exe, bat, pdf, htm/html)

Ex.:
on (release) {
fscommand (’exec’, ’arquivo.exe’);
}

3- Caso você use diversos swf para completar seu projetor, use o comando loadMovie. Coloque todos os arquivos numa mesma pasta para depois serem gravados na raíz do CD-Rom. Pode-se usar as estruturas de diretórios, mas se for usar, não esqueça de declarar isto nos comandos dentro do flash.

Ex.: teste/arquivo.swf -
pasta criada como teste, mas pode usar outro nome que desejar para PC

4- Pode-se usar o comando GetURL, mas as regras são as mesmas do tópico acima, sempre ter em mente a estrutura de diretórios!!! Observe que o evento fará com queabra uma janela de download do navegador com 2 opções(Salvar Como .. / Abrir), pois subtende-se que estivesse na ’internet’.

Ex.:

on (release) {
getURL (’arquivo.exe’);
}

5- A princípio, o conceito foi passado. É claro que existem diversas maneiras de trabalhar com os arquivos, scripts e o conteúdo. Um conselho meu para vocês é que antes de tudo, montem um storyboard, ou seja ’mapa do site/multimidia’ antes de começar tudo, para facilitar por exemplo as atualizações, mudanças de layout ou até mesmo o conteúdo.

6- Use fontes padrões (de 1 à 3 fontes no máximo) para não confundir muito o usuário. Explore as variações da fonte como negrito, itálico, seu tamanho ou até mesmo use o comando brake apart do flash para transformar a fonte em imagem. (Tudo isto ajuda a diminuir o tamanho do arquivo final.

7- Marque a opção ’Generate Size Report’ e ’Debbuging Permitted’ que se encontram no menu File > Publish Settings > Flash. Estas 2 opções servem para acompanhar o desenvolvimento do seu arquivo flash, analisando as partes do arquivo que estão mais pesadas (tamanho do arquivo de maior elevação por causa de imagens, animações ...), e para verificar/analizar o comportamento das variáveis colocadas no filme.

8- O uso de SmartClips ajudam e muito!!! Use-os sempre que possível para diminuir o tempo de desenvolvimento do seu filme.

9- Uso de scripts e variáveis inseridas diretamente no filme agilizam o processamento do arquivo, ao invés de usar o comando loadVariablesNum (’documento.txt’, 0); . Mas isto não é uma regra, pode-se usar sem nenhum problema!!!

10- Um bom conselho é usar o comando #include ’arquivo.txt’ - método de inserir o actionscript somente quando chamado sem ter que estar dentro do flash, pois usará um arquivo a parte onde constará toda a programação. Neste caso, qualquer pessoa poderá ler esta programação também ao locar o arquivo especificado como no exemplo dado ’arquivo.txt’

Denis Ferreira Iongbloed

Nenhum comentário:

Postar um comentário