segunda-feira, 31 de maio de 2010

receita delícia – cookies com chocolate



por luíza diener
quem disse que grávida não pode comer coisa gostosa – especialmente doce – e saudável ao mesmo tempo? pra quem vem acompanhando o blog, mês passado eu postei sobre o incrível livro de receitas da grávida saudável e fiz uma megas propaganda gratuita dele. nesse meio tempo eu experimentei outras receitas mas, visto que meu desejo por doces está cada vez maior, decidi fazer essa incrível receita de cookies com nozes e gotas de chocolate amargo. é uma receita que, além de saciar o desejo descontrolado por doces, é rico em ácidos graxos ômega 3 (bom para o desenvolvimento cerebral e neurológico do feto) e fibras (bom pra o desenvolvimento intestinal da gestante. rá!) é prático, rápido e gostoso de fazer, além de dar uma receita gigante, pra compartilhar com a família toda (eu fiz para mim, primo+prima, marido e mãe e ainda sobrou pro meu café da manhã). então lá vai:

cookies de nozes com gotas de chocolate

contém: fibras e ácidos graxos ômega-3 ingredientes:
  • 115g de manteiga sem sal;
  • 100 g de açúcar cristal;
  • 115g de açúcar mascavo (eu usei demerara e ficou bom);
  • 2 ovos (os caipiras são melhores);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (pode caprichar);
  • 115g de farinha de linhaça;
  • 210g de farinha de trigo (eu fiz metade farinha branca, metade farinha integral e também saiu ok);
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (muito rasas, por favor);
  • uma boa pitada de sal marinho (o que seria uma boa pitada? eu dei umas três pitadonas sem dó e do sal comum mesmo);
  • 175g de chocolate amargo picado grosseiramente (é só ver na foto o tamanho das gotas pra ver o quão grosseiro ficou. e eu usei uma barra inteira de chocs);
  • 85g de nozes picadas tb grosseiramente (eu não sei pq eles gostam tanto dessa palavra, mas eu tb gosto)(pode substituir as nozes por avelãs ou macadâmias torradas que também fica muito bom).
preparo:
  1. preaqueça o forno a 180º C (mas se seu forno for a gás, desses de fogão, pode aquecer a uns 200°, 220° C sem dó). Numa vasilha grande, misture a manteiga e os açúcares (cristal e mascavo). acrescente os ovos e a baunilha. reserve;
  2. em outra vasilha, misture a linhaça, a(s) farinha(s), o bicarbonato e o sal. junte esses ingredientes secos à primeira mistura e amasse bem. adicione as nozes e quase todo o chocolate (separe um punhado das lascas mais grossas de chocolate para enfeitar por cima)(a massa fica meio molenga, mas vai com fé);
  3. espalhe colheradas da massa em uma assadeira antiaderente, deixando um espaço de 5 cm entre elas (pra mim só 3cm tá bom). decore com umas 2 ou 3 lascas de chocolate por cima e leve ao forno por 7-9 minutos (eu deixei de uns 10 a 15 min, mas meu forno é a gás);
  4. tire a assadeira do forno e deixe os cookies esfriarem por 5 minutos. com uma espátula, transfira-os para um prato, para esfriarem de vez (mas quentinho e molenga também fica ótimo).
dicas da luíza:
  • da próxima vez vou tentar acrescentar uma colherzinha rasa de canela e umas pitadinhas de noz moscada;
  • como já disse, essa receita rende um bocado. reúna os amigos menos frescos para comerem com você enquanto assistem a um filme ou jogam um jogo em casa. reunir os amigos pra fazer biscoitos é pra mim um programa mágico, um dos meus prediletos. o curioso é que no começo todo mundo devora, mas daqui a pouco já tá todo mundo empanturrado de biscoito e ainda tem mais umas duas bandejas assando no forno, sobra e ninguém mais aguenta ver a cara (é sempre assim);
  • ou, se fazer cookies for um desejo solitário e você achar que não vai conseguir comer tudo (não conheço uma viv’alma que dê conta), pode fazer das duas uma: 1) assar tudo, comer o quanto der na telha e depois armazenar em um pote com uma boa vedação (por causa do açúcar e da manteiga deve durar mais uns 15 dias, se bem guardado) ou 2) se estiver com preguiça de assar tudo, embrulhe a massa em um filme de pvc e congele-a inteira ou em porções menores, para ir usando aos poucos. descongele antes de moldar e assar os biscoitos;
  • cuidado com a indigestão! grávidas têm tendência maior à azia. não vá se empanturrar demais e depois ficar passando mal;
  • cuidado com a diarréia! apesar de grávidas geralmente terem o intestino preso, geralmente a linhaça é uma bomba pra qualquer serumano (assim como o chocolate em excesso).
  • você sabia que o chocolate amargo é uma ótima fonte de antioxidantes? além disso, pesquisas comprovam que as gestantes que comem chocolate têm bebês que se mostram mais sorridentes aos seis meses de idade. pudera! quem não fica feliz com um chocolatinho de vez em quando?
esta receita é sucesso garantido e não é tão enjoativa porque não fica muito doce. ps: tive o privilégio de compartilhar esse momento mágico com meus primos carol e dani. o dani parece um primo-urso-de-pelúcia e a carol é linda e fofa e fez as fotos dos cookies. amo-os!
Related Posts with Thumbnails
categorias: Tags:, , , , , , , , , , , , , , , comidinhas e receitas, faça você mesmo, saúde e esportes, vida doméstica
compartilhe assine nosso feed ou receba por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário