Sistema de Gestão Comercial Móveis e Eletrodomésticos | |
Componentes do Grupo Henrique Eduardo Silva Martins Andréia Renata Pereira Rafael A Zanella Carlos Alberto Martins | |
DIAGRAMA DE REQUISITOS AO USUÁRIO Especificação de Requisitos | |
INTRODUÇÃOA proposta do SGC é que este venha a atender basicamente às necessidades de lojas de móveis e eletrodomésticos. Através de pesquisas realizadas foram constatados alguns problemas corriqueiros enfrentados por algumas lojas que já possuem software, porém um tanto defasado e foi constatado que alguns ainda não possuem software. A finalidade é que o desenvolvimento do software venha a solucionar esses problemas encontrados tais como: organizar toda parte de venda, com cadastros bem definidos, para que se possa obter melhor informação quando solicitadas; consultas diversas, a fim de facilitar os mais diversos tipos de busca ocasionando mais agilidade no atendimento e processamento geral; relatórios que venham a apresentar com clareza toda a movimentação da loja, a fim de que não se perca tanto tempo com cálculos; alertas de estoque, sem a necessidade do mesmo ser consultado por diversas vezes; controles de entrada e saída de mercadorias, aberturas de crediário facilitados, podendo contar com o cálculo automático do limite de crédito e geração de boletos; baixa nas faturas, cálculo de juros/multas no caso de atraso no pagamento de prestações, ou seja, tudo que venha a facilitar não só à venda, como todo o funcionamento do estabelecimento comercial que venha a adotar esse sistema. 1.1.1 OBJETIVOS DO PROJETO O objetivo principal do projeto, é que o mesmo tenha a flexibilidade e todas as aplicabilidades necessárias para o maior número possível de lojas que venham a trabalhar no mesmo ramo de atividade e que venha a permitir também: § Agilizar o atendimento aos clientes; § Melhorar a organização da loja em geral; § Facilitar o trabalho dos funcionários; § Melhorar o controle do movimento da loja; § Agilizar o processo financeiro; § Agilizar todos os processos de cálculos necessários; § Permitir melhor interface ao usuário; § Restringir acessos de acordo com o permitido pelo proprietário; § Melhor controle/acesso aos clientes cadastrados; § Melhor controle/acesso aos crediários; § Melhor controle/acesso ao estoque/produtos; § Melhor controle/acesso aos funcionários para cot75ação; § Melhor controle dos setores de venda de acordo com a especificação da mercadoria; § Diminuir perda de dados; A data máxima para a entrega e implantação do sistema: 18/11/2006. 1.1.2 FUNÇÕES PRINCIPAIS 1.1.2.1 CADASTROS § Cadastro de Produtos; § Cadastro de Clientes/Crediário; § Cadastro de Vendedores; § Cadastro de Fornecedores; § Cadastro de Compras; § Cadastro de Vendas; § Cadastro de Contas a Pagar; § Cadastro de Entregas; § Cadastro de Grupo (de Produtos); § Cadastro de Contas a Receber; 1.1.2.2 CONTROLES § Controle de produtos/estoque; § Controle de entrada e saída de produtos; § Controle de produtos para cotação; § Controle de clientes; § Controle de Funcionários com definição de acesso; § Controle de Fornecedores; § Controle de Crediário; § Controle das faturas pagas; § Controle das faturas a pagar; § Controle de multas/juros; § Controle de Contas a Pagar; § Controle de Contas a Receber; § Controle de Entregas; § Controle de Compras; § Controle de Vendas; 1.1.2.3 CONSULTAS § Consulta de Produtos: § Consulta de produtos em estoque; § Consulta de produtos por tipo; § Consulta de produtos por fornecedor; § Consulta de produto por código; § Consulta de produto por descrição; § Consulta de Clientes/Crediário: § Consulta por nome; § Consulta por código; § Consulta de faturas pagas; § Consulta de faturas a pagar; § Consulta de Fornecedores: § Consulta por nome; § Consulta por código; § Consulta por tipo de produto fornecido; § Consulta de Funcionários; § Consulta de definição de acesso dos mesmos; § Consulta de Contas a Pagar; § Consulta por faturas; § Consulta por código da conta a pagar; § Consulta de Contas a Receber; § Consulta por faturas; § Consulta por código da conta a receber; § Consulta de Vendas; § Consulta por cliente; § Consulta por código da venda; § Consulta de Compras; § Consulta por produto; § Consulta por fornecedor; § Consulta por código de contas a pagar; § Consulta de Entregas; § Consulta por código da entrega; § Consulta por cliente; § Consulta por código da venda; § Consulta de Grupo; § Consulta por código do grupo; § Consulta por produto; 1.1.2.4 RELATÓRIOS § Relatório de movimento; § Relatório de movimento diário; § Relatório de movimento semanal; § Relatório de movimento mensal; § Relatório de movimento anual; § Relatório de Produtos: § Relatório de produtos para cotação; § Relatório de produtos para venda; 1.1.2.5 IMPRIME § Imprime Boletos; § Imprime nota de compra; § Imprime dados da compra; § Imprime contas a pagar; § Imprime contas a receber; § Imprime venda efetuada; 1.1.2.6 BACKUPS § Backups diários, semanais, mensais e anuais; 1.1.2.7 ENTRADAS NECESSÁRIAS§ Dados do Cliente/Crediário; § Dados do Produto; § Dados do fornecedor; § Dados da compra; § Dados de venda; § Dados do Funcionário; § Dados da Entrega; § Dados do Grupo; § Dados das Contas a pagar; § Dados das Contas a receber; 1.1.3 DESEMPENHO Estima-se com a implantação do sistema que haja maior agilidade no ato da venda, bem como cadastramento de clientes e crediário; melhor controle dos produto em estoque, já que o mesmo alertará quando houver em pouca quantidade; Agilidade nos cálculos, o que facilitará o trabalho dos funcionários que poderão com isso efetuar suas vendas em menor tempo; Estima-se menos tempo para realização e verificação do movimento: diário, semanal, mensal e anual; Estima-se melhor controle dos acessos permitidos ao sistema; Espera-se crescimento nas vendas devido a agilidade de sua execução; Os pedidos de novos produtos serão realizados de acordo com a necessidade da loja; Estima-se mais agilidade à consulta à clientes, crediários, produtos e fornecedores; Consultas e relatórios podem ser solicitados esporadicamente, de acordo com a necessidade da loja; Estima-se menor perda de dados, com a realização dos backups. 1.1.4 CRESCIMENTOO software deverá estar apto a atender a loja que o aderir por pelo menos cinco anos. 1.1.5 OPERAÇÃO E AMBIENTE O software deve permitir a instalação e uso simultâneo em cada setor de vendas, administração e caixa. Espera-se como perfil médio do usuário do software em questão um nível de conhecimento básico de microinformática. 1.1.6 COMPATIBILIDADE E INTERFACESO software deverá ser compatível com Windows 98, XP, 2000 e 2003. 1.1.7 CONFIABILIDADE, DISPONIBILIDADEÉ esperado que o ocasionamento de problemas do software não ultrapasse a 1% do período de trabalho, e que nenhuma informação seja perdida sendo efetuados os backups. Serão previstos procedimentos alternativos de segurança dos dados 1.1.8 INTERFACE COM USUÁRIOO sistema será desenvolvido em linguagem visual, com a utilização de interfaces gráficas, com facilidade em localizar e executar os comandos desejados. É estimado que o sistema possua uma opção de HELP localizados no menu principal, a fim de esclarecer possíveis dúvidas. 1.1.9 IMPACTO ORGANIZACIONAL Acredita-se que com a implantação do software nas lojas que já contam com algum tipo de software, o impacto seja mínimo em seu modo de operação, já que os funcionários já possuem certo contato com softwares; já nas que não contam com quaisquer tipos de software, acredita-se que o impacto seja razoável, somente nos casos dos funcionários mais antigos que tendem a resistir mais à tecnologia; Porém espera-se que o período de adaptação seja curto, já que o mesmo tem como objetivo facilitar o funcionamento do estabelecimento. A implantação do software ocasionará redução e mais agilidade nas tarefas realizadas, tais como vendas e administrativo. Espera-se melhor desempenho desses setores, bem como de todo funcionamento da loja. 1.1.10 MANUTENÇÃO E SUPORTE Deverá ser oferecido suporte on-line pelo fornecedor e reparo de quaisquer problemas onde será gratuitamente dentro do período de três meses após a adquirir ao software. Quanto ao reparo de possíveis problemas deverá ser realizado em até 2 dias úteis da data de notificação. Após o período de garantia o fornecedor deverá oferecer ao comprador as correções, atualizações/ novas versões do produto, mediante o pagamento de uma pequena taxa de mesmo. 1.1.11 DOCUMENTAÇÃO E TREINAMENTO Será fornecido juntamente ao software um manual de instruções de uso do mesmo e demais documentações que se fizerem necessárias. Poderá ser fornecido treinamento aos funcionários que operarão o sistema desde que solicitado através de contato à parte. 1.1.12 INFORMAÇÕES SOBRE O FORNECEDOROs fornecedores deverão apresentar suas propostas com o nome e o telefone de empresas para as quais já prestaram serviço e demais requisitos que demonstrem confiabilidade. 1.1.13 TERMOS E CONDIÇÕESA Empresa Desenvolvedora tem o direito de selecionar os fornecedores que atendam suas expectativas. O PRAZO DE ENTREGA DO SOFTWARE DEVERÁ SER 18/11/2006, NÃO DEVENDO EXCEDER AO PRAZO SOB PENA DE MULTA EQUIVALENTE A 10%/MÊS DO VALOR DO CONTRATO. |
quarta-feira, 19 de maio de 2010
MODELO DOC.SISTEMA GESTAO DE EMPRESAS E ELETRODOMESTICOS
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