quarta-feira, 19 de maio de 2010

MODELO DOC.SISTEMA GESTAO DE EMPRESAS E ELETRODOMESTICOS

Grupo 11 - SGC
Sistema de Gestão Comercial Móveis e Eletrodomésticos
Componentes do Grupo
Henrique Eduardo Silva Martins
Andréia Renata Pereira
Rafael A Zanella
Carlos Alberto Martins

DIAGRAMA DE REQUISITOS AO USUÁRIO
Especificação de Requisitos

 

 INTRODUÇÃO


A proposta do SGC é que este venha a atender basicamente às necessidades de lojas de móveis e eletrodomésticos. Através de pesquisas realizadas foram constatados alguns problemas corriqueiros enfrentados por algumas lojas que já possuem software, porém um tanto defasado e foi constatado que alguns ainda não possuem software.
A finalidade é que o desenvolvimento do software venha a solucionar esses problemas encontrados tais como: organizar toda parte de venda, com cadastros bem definidos, para que se possa obter melhor informação quando solicitadas; consultas diversas, a fim de facilitar os mais diversos tipos de busca ocasionando mais agilidade no atendimento e processamento geral; relatórios que venham a apresentar com clareza toda a movimentação da loja, a fim de que não se perca tanto tempo com cálculos; alertas de estoque, sem a necessidade do mesmo ser consultado por diversas vezes; controles de entrada e saída de mercadorias, aberturas de crediário facilitados, podendo contar com o cálculo automático do limite de crédito e geração de boletos; baixa nas faturas, cálculo de juros/multas no caso de atraso no pagamento de prestações, ou seja, tudo que venha a facilitar não só à venda, como todo o funcionamento do estabelecimento comercial que venha a adotar esse sistema.

1.1.1 OBJETIVOS DO PROJETO

O objetivo principal do projeto, é que o mesmo tenha a flexibilidade e todas as aplicabilidades necessárias para o maior número possível de lojas que venham a trabalhar no mesmo ramo de atividade e que venha a permitir também:
§                    Agilizar o atendimento aos clientes;
§                    Melhorar a organização da loja em geral;
§                    Facilitar o trabalho dos funcionários;
§                    Melhorar o controle do movimento da loja;
§                    Agilizar o processo financeiro;
§                    Agilizar todos os processos de cálculos necessários;
§                    Permitir melhor interface ao usuário;
§                    Restringir acessos de acordo com o permitido pelo proprietário;
§                    Melhor controle/acesso aos clientes cadastrados;
§                    Melhor controle/acesso aos crediários;
§                    Melhor controle/acesso ao estoque/produtos;
§                    Melhor controle/acesso aos funcionários para cot75ação;
§                    Melhor controle dos setores de venda de acordo com a especificação da mercadoria;
§                    Diminuir perda de dados;
A data máxima para a entrega e implantação do sistema: 18/11/2006.

1.1.2       FUNÇÕES PRINCIPAIS

1.1.2.1            CADASTROS

§                    Cadastro de Produtos;
§                    Cadastro de Clientes/Crediário;
§                    Cadastro de Vendedores;
§                    Cadastro de Fornecedores;
§                    Cadastro de Compras;
§                    Cadastro de Vendas;
§                    Cadastro de Contas a Pagar;
§                    Cadastro de Entregas;
§                    Cadastro de Grupo (de Produtos);
§                    Cadastro de Contas a Receber;

1.1.2.2            CONTROLES

§                    Controle de produtos/estoque;
§                    Controle de entrada e saída de produtos;
§                    Controle de produtos para cotação;
§                    Controle de clientes;
§                    Controle de Funcionários com definição de acesso;
§                    Controle de Fornecedores;
§                    Controle de Crediário;
§                    Controle das faturas pagas;
§                    Controle das faturas a pagar;
§                    Controle de multas/juros;
§                    Controle de Contas a Pagar;
§                    Controle de Contas a Receber;
§                    Controle de Entregas;
§                    Controle de Compras;
§                    Controle de Vendas;

1.1.2.3            CONSULTAS

§                    Consulta de Produtos:
§                    Consulta de produtos em estoque;
§                    Consulta de produtos por tipo;
§                    Consulta de produtos por fornecedor;
§                    Consulta de produto por código;
§                    Consulta de produto por descrição;
§                    Consulta de Clientes/Crediário:
§                    Consulta por nome;
§                    Consulta por código;
§                    Consulta de faturas pagas;
§                    Consulta de faturas a pagar;
§                    Consulta de Fornecedores:
§                    Consulta por nome;
§                    Consulta por código;
§                     Consulta por tipo de produto fornecido;
§                     Consulta de Funcionários;
§                     Consulta de definição de acesso dos mesmos;
§                     Consulta de Contas a Pagar;
§                     Consulta por faturas;
§                     Consulta por código da conta a pagar;
§                     Consulta de Contas a Receber;
§                     Consulta por faturas;
§                     Consulta por código da conta a receber;
§                     Consulta de Vendas;
§                     Consulta por cliente;
§                     Consulta por código da venda;
§                     Consulta de Compras;
§                     Consulta por produto;
§                     Consulta por fornecedor;
§                     Consulta por código de contas a pagar;
§                     Consulta de Entregas;
§                     Consulta por código da entrega;
§                     Consulta por cliente;
§                     Consulta por código da venda;
§                     Consulta de Grupo;
§                     Consulta por código do grupo;
§                     Consulta por produto;

1.1.2.4            RELATÓRIOS

§                Relatório de movimento;
§                Relatório de movimento diário;
§                Relatório de movimento semanal;
§                Relatório de movimento mensal;
§                Relatório de movimento anual;
§                Relatório de Produtos:
§                Relatório de produtos para cotação;
§                Relatório de produtos para venda;

1.1.2.5            IMPRIME

§         Imprime Boletos;
§         Imprime nota de compra;
§         Imprime dados da compra;
§         Imprime contas a pagar;
§         Imprime contas a receber;
§         Imprime venda efetuada;

1.1.2.6            BACKUPS

§           Backups diários, semanais, mensais e anuais;

 

1.1.2.7            ENTRADAS NECESSÁRIAS


§         Dados do Cliente/Crediário;
§         Dados do Produto;
§         Dados do fornecedor;
§         Dados da compra;
§         Dados de venda;
§         Dados do Funcionário;
§         Dados da Entrega;
§         Dados do Grupo;
§         Dados das Contas a pagar;
§         Dados das Contas a receber;

1.1.3       DESEMPENHO

Estima-se com a implantação do sistema que haja maior agilidade no ato da venda, bem como cadastramento de clientes e crediário; melhor controle dos produto em estoque, já que o mesmo alertará quando houver em pouca quantidade; Agilidade nos cálculos, o que facilitará o trabalho dos funcionários que poderão com isso efetuar suas vendas em menor tempo;
Estima-se menos tempo para realização e verificação do movimento: diário, semanal, mensal e anual;
Estima-se melhor controle dos acessos permitidos ao sistema;
Espera-se crescimento nas vendas devido a agilidade de sua execução;
Os pedidos de novos produtos serão realizados de acordo com a necessidade da loja;
Estima-se mais agilidade à consulta à clientes, crediários, produtos e fornecedores;
Consultas e relatórios podem ser solicitados esporadicamente, de acordo com a necessidade da loja;
Estima-se menor perda de dados, com a realização dos backups.

1.1.4  CRESCIMENTO


O software deverá estar apto a atender a loja que o aderir por pelo menos cinco anos.

1.1.5 OPERAÇÃO E AMBIENTE

O software deve permitir a instalação e uso simultâneo em cada setor de vendas, administração e caixa.

Espera-se como perfil médio do usuário do software em questão um nível de conhecimento básico de microinformática.



1.1.6 COMPATIBILIDADE E INTERFACES


O software deverá ser compatível com Windows 98, XP, 2000 e 2003.

1.1.7 CONFIABILIDADE, DISPONIBILIDADE


É esperado que o ocasionamento de problemas do software não ultrapasse a 1% do período de trabalho, e que nenhuma informação seja perdida sendo efetuados os backups.
Serão previstos procedimentos alternativos de segurança dos dados

1.1.8 INTERFACE COM USUÁRIO


O sistema será desenvolvido em linguagem visual, com a utilização de interfaces gráficas, com facilidade em localizar e executar os comandos desejados.
É estimado que o sistema possua uma opção de HELP localizados no menu principal, a fim de esclarecer possíveis dúvidas.

1.1.9 IMPACTO ORGANIZACIONAL

Acredita-se que com a implantação do software nas lojas que já contam com algum tipo de software, o impacto seja mínimo em seu modo de operação, já que os funcionários já possuem certo contato com softwares; já nas que não contam com quaisquer tipos de software, acredita-se que o impacto seja razoável, somente nos casos dos funcionários mais antigos que tendem a resistir mais à tecnologia; Porém espera-se que o período de adaptação seja curto, já que o mesmo tem como objetivo facilitar o funcionamento do estabelecimento.
A implantação do software ocasionará redução e mais agilidade nas tarefas realizadas, tais como vendas e administrativo.
Espera-se melhor desempenho desses setores, bem como de todo funcionamento da loja.

1.1.10     MANUTENÇÃO E SUPORTE

Deverá ser oferecido suporte on-line pelo fornecedor e reparo de quaisquer problemas onde será gratuitamente dentro do período de três meses após a adquirir ao software. Quanto ao reparo de possíveis problemas deverá ser realizado em até 2 dias úteis da data de notificação.
Após o período de garantia o fornecedor deverá oferecer ao comprador as correções, atualizações/ novas versões do produto, mediante o pagamento de uma pequena taxa de mesmo.

1.1.11 DOCUMENTAÇÃO E TREINAMENTO

Será fornecido juntamente ao software um manual de instruções de uso do mesmo e demais documentações que se fizerem necessárias.
Poderá ser fornecido treinamento aos funcionários que operarão o sistema desde que solicitado através de contato à parte.

1.1.12 INFORMAÇÕES SOBRE O FORNECEDOR


Os fornecedores deverão apresentar suas propostas com o nome e o telefone de empresas para as quais já prestaram serviço e demais requisitos que demonstrem confiabilidade.

1.1.13 TERMOS E CONDIÇÕES


A Empresa Desenvolvedora tem o direito de selecionar os fornecedores que atendam suas expectativas.
O PRAZO DE ENTREGA DO SOFTWARE DEVERÁ SER 18/11/2006, NÃO DEVENDO EXCEDER AO PRAZO SOB PENA DE MULTA EQUIVALENTE A 10%/MÊS DO VALOR DO CONTRATO.

 

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