segunda-feira, 31 de maio de 2010

jasanha vegetariana

Lasanha vegetariana

null

Semana de desintoxicar geral - só comidas leves e bons pensamentos (para afastar os vudús que se instalaram nos meus ombros... xô!). A parte dos bons pensamentos é a mais difícil (hohoho) mas a comida leve tá rolando numa boa - leve e fácil, porque a correria ainda é muita.

Eu fiz a lasanha sem sujar nenhuma panela, direto no refratário que ia ao forno. Comecei colocando um pouquinho de azeite na travessa, depois uma camada de tomate sem semente picadinho e bastante manjericão. Em seguida, uma generosa camada de abobrinha fatiada fina, temperei com sal e pimenta moída na hora e cobri com um pouquinho de nada de polpa de tomate (pode ser molho comum, mas é bem pouco - o tomate já solta bastante líquido) para então cobrir com fatias de mussarela de búfala. Mais uma camada de tomate e manjericão e dessa vez também com alho poró. Mais abobrinha, mais tempero de sal e pimenta, mais tomate e manjericão muito e, pra finalizar, mais uma camada de mussarela de búfala. Levei ao forno - a princípio com papel alumínio, apenas o tempo de deixar a abobrinha macia (jogo rápido! não é para desmanchar!) - e depois sem, para finalizar o cozimento (e secar a água toda que o tomate solta) e deixar o queijo bem dourado, formando uma crostinha crocrante.

null

Os ingredientes e a ordem deles pode variar a gosto do freguês. Beringela, ricota, pecorino, catupiry, ervas como salsinha, alecrim... dá para usar uma porção de ingredientes, montar como quiser e finalizar no forno, sem sujar quase nada na cozinha. Não é bacana? E enquanto a lasanha está no forno e o manjericão perfumando a casa toda, ainda dá tempo de você abrir um vinho, esperar sua lasanha levinha tranquilamente e depois, comer sem culpa =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário