Mingau de tapioca
Todo mundo sabe que a nossa cozinha é bastante intuitiva e não são todas as receitinhas que vão de mão beijada com porçõezinhas bonitinhas, rendimento e o escambau.
Exemplo: eu não se fazer mingau de tapioca com medida. O importante é saber que a farinha de tapioca rende muito, incha depois de umedecida pelo leite. É importante saber também que ela é densa, e se utilizarmos muita farinha, haja leite!
Vamos considerar um mingau para quatro pessoas, vai.
Numa panela misture 1 xícara de chá mal cheia de farinha de tapioca, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 garrafinha de leite de coco Sococo e duas de leite de vaca, 1 punhado de coco ralado Sococo sem açúcar, 2 paus de canela e 8 cravos. Deixa de molho ali quietinho por 30 minutos e depois leve ao fogo brando até adquirir a consistência desejada após fervura.
Se ficar grosso, pôe mais leite. Corrija o açúcar, se necessário, inclusive se o seu compromisso for com a felicidade e não com a cintura, pode substituir o açúcar por leite condensado (e eu fiz assim hoje... às favas!). Meia caixeta nesse caso (ou menos, vai experimentando).
Pronto. Depois é só salpicar com canela em pó.
Anota aí: eu sou louca por mingau de tapioca.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário