sexta-feira, 2 de abril de 2010

QUEIJO DE IOGURTE (VEGANO)

Lembram-se do iogurte salgado com pimenta e oregãos? Link aqui.

Pois este queijo não é mais do que o iogurte drenado no cesto da Bimby e guardado no figorifico um a dois dias enquanto drena e azeda ligeiramente.

É um queijo creme divinal. Apetece comer a toda a hora. Substitui perfeitamente a manteiga nas torradas da manhã, é óptimo numa tosta a meio da tarde, sabe super bem no fim duma refeição, e, tal e qual como a SandraF diz...já o estou a imaginar numa pizza!!! Até já o comi numa salada.

Para terminar só quero resumir o processo de fabrico:

Confeccionei o iogurte com sal, pimenta, oregãos e sementes de linhaça no forno solar.

Deixei de um a dois dias no frigorifico antes de utilizar para deixar o iogurte fermentar mais um pouco a um ritmo lento, graças ao frio.

Coloquei o pano do
Kit para tofú, depois de escaldado com água a ferver, no cesto da bimby. Entornei o iogurte lá para dentro para drenar. Fui colocando pratinhos de loiça por cima para prensar à medida que a mistura ia baixando.
Utilizei parte para fazer o molho de iogurte. Levei-o no cesto dentro dum recipiente ao frigorifico durante mais 1 dia. Entretanto retirei o pano, virei-o ao contrário e guardei no frigorifico, dentro do cesto, a drenar o máximo possivel.
Ao fim de mais 24 horas tirei o queijo do cesto e comecei a usar. No entanto, durante este processo, o queijo já está comestivel mas vai melhorando sabor (ganha um azedo caracteristico e aguça a pimenta). As sementes de linhaça também têm o seu papel. São óptima de encontrar no pão barrado com este queijo.
Dica: Quem costuma comer requeijões de vaca passe a guardar os cestinhos verdes, sabem quais são? Dão um óptimo cesto para drenar o queijo de iogurte nas nossas casas ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário