quarta-feira, 14 de abril de 2010

iniciação a Pintura em tecido


iniciação a Pintura em tecido

Material necessário para Pintura em Tecido:
Pano de prato de sacaria;
Placa de eucatex, acrílico ou madeira (leve) de 40cm x 60cm(aproximadamente);
Cola permanente para a placa;
Carbono para riscar o modelo;
Pincéis de cabo amarelo, próprios para pintura em tecido, nos números 02, 04, 08, 10 e 12. Os pincéis são vendidos inteiros. Porém, se forem aparados, tornam-se mais eficazes;
Pincel para contorno número 0;
Tinta para tecido (da marca de sua preferência) nas cores: branco, clareador, amarelo limão, amarelo ouro, laranja, vermelho vivo, vermelho tomate, púrpura, vinho, violeta, rosa chá, azul caribe, azul cobalto, verde folha, verde oliva, verde pinheiro, siena natural, cerâmica, sépia, cinza lunar, amarelo pele e preto. Esse é o kit básico, com ele podemos produzir muitos trabalhos. Existem muitas outras cores lindas no mercado e você pode adquiri-las quando desejar;
Vidro para colocar água, para limpeza dos pincéis;
Paninho para limpeza dos pincéis;
Um frasco com água limpa, para quando precisar diluir um pouco a tinta (uso a embalagem de adoçante, é muito prática);
Prato, pires ou godê, para misturar tintas;
Você poderá pintar camisetas, toalhas de banho, de rosto, lencóis, toalhas de mesa, jogos americanos e tudo o mais que sua imaginação permitir.
Modo de trabalho sugerido:
Comece aplicando a cola permanente na placa. Estique bem a tinta e deixe secar por uns 30 minutos. Lave seu pincel imediatamente, pois a cola pode danificá-lo se secar;
Estique o pano (ou a peça a ser pintada). Faça isso com carinho para que fique bem esticado, sem dobras;
Escolha o desenho e risque com auxílio do carbono (eu uso o de computador);
Comece com o sombreado. Escolha o tom e aplique antes uma demão de clareador, faça aos poucos. Aplique o clareador e sombreie, não deixe o clareador secar. Não exagere, faça algo suave e escureça perto do desenho;
Passe para os campos do desenho. Faça sempre o que estiver por baixo primeiro e por último o que estiver no plano de cima no desenho. Ex.: folhas que estão por baixo das flores são pintadas primeiro. Esse detalhe garante um acabamento mais perfeito;
Não estique a tinta. Preencha o campo com generosidade, não deixe a cor de baixo secar antes de fazer luzes e sombras;
A luz que é dada com o branco. Pode ficar translúcida se você preparar um frasco a parte com duas partes de tinta branca para uma parte de clareador. Essa mistura é boa para fazer as pinceladas de branco nas rosas e as pétalas dos miosótis;
Os galhos e os acabamentos exigem um pincel mais aparado ou um apropriado para acabamento (existem no mercado) com as cerdas firmes;
Use uma gotinha de água na tinta que for usar para contorno ou detalhes delicados onde desejar um traço mais fino;
Enfim, tenha sempre um paninho a mão para testar as misturas. Com isso você evita erros nas misturas que podem comprometer seus trabalhos. Faça também testes para ver se as cores que pretende usar ficam harmoniosas lado a lado;
Agora é só relaxar e boa pintura!

Dicas adicionais!!!!

1 Use uma escova de dentres velha ,para passar a cola permanente na tábua , além do serviço ser mais rápido, a escova ainda dá uma limpadinha nos fiapos que ficam colados , das outras pinturas , prefira uma de cerdas duras.
2 Deixe ao seu lado uma bandeja de isopor (aquelas que vem do supermercado) , para retirar o excesso do pincel , fazer misturas e também , retirar aqueles restos de tinta endurecidos que formam na tampa e boca do frasco de tinta, na pintura folk , ela substitui o paninho na hora de tirar o excesso para fazer a luz e a sombra secas...
3 Vinagre de maçã (algumas gotas no frasco) , ajuda a deixar a tinta mais fluida quando ela engrossa.
4 Molhar o pincel no aquarela silk , facilita na hora de fazer galhos e arabescos , assim como as folhinhas soltas, também para contornos , molhe e tire o excesso , vai sentir a diferença.

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