sexta-feira, 2 de abril de 2010

Leite & seus Derivados: truques

Queijos_michael_rosenfeld_gettyimages
Encontrei, por acaso, uns truques maneiros e muito úteis para o dia-a-dia da nossas cozinhas, que foram passados por Fabio Wasser Gonçales. Reúno-os aqui no blog porque, muitas vezes, nos lembramos que vimos algo interessante em algum lugar que não registramos e, depois, não sabemos mais precisamente onde ficava. Desta vez, são dicas preciosas de como trabalhar melhor com leite e seus derivados, como queijo, iogurte, coalhada, etc. À medida que eu for encontrando outros macetes, irei salvando aqui, que é um modo de compartilhar as informações de maneira mais organizada. Foi essa razão que me fez abrir também a categoria de Leite & seus Derivados aí ao lado.
Iogurte
Iogurte é o melhor meio de ligar os ingredientes. É muito utilizado em receitas de bolos e bolinhos de carne.
Coalhada
Para obter leite coalhado, misture 2 colheres de suco de limão a 1 copo de leite fresco previamente fervido. Pode - se fazer o mesmo com o creme de leite. Juntando 1 colherinha para uma xícara de creme de leite, obtém - se creme azedo necessário em várias receitas.
Coalhada caseira
Para uma coalhada caseira, leve o leite ao fogo baixo e quando estiver morno, pingue algumas gotas de limão. Espere talhar e então guarde na geladeira para ficar consistente.
Congelando queijo
Queijos cremosos, como requeijão e catupiry, devem ser congelados bem frescos, nunca com mais de 15 dias depois da fabricação. Podem ficar até 1 mês no freezer.
Congelando queijos II.
Todos os queijos normalmente são congelados na embalagem original. No caso dos cortados, embrulhe - os em papel celofane, impermeável ou plástico e em seguida em papel alumínio.
Descongelando queijo
Para descongelar queijos curados, parmesão, borboleta e gorgonzola, embrulhe - os e deixe por um dia na temperatura ambiente para que volte todo o seu aroma e consistência.
Queijo parmesão.
O queijo parmesão poderá ser usado até o fim, mesmo quando estiver duro e difícil de ralar. Para isso, embrulhe o queijo num pano molhado durante quarenta e oito horas. Depois, raspe toda a sua superfície que a casca sairá facilmente.
Cortando queijo
Para cortar o queijo em fatias, use uma faca sem corte. Nesse caso, ela cortará melhor do que a faca afiada.
Mussarela
Deixe a mussarela tirada da geladeira imersa em água por duas ou três horas. Assim, ela derreterá no forno mais facilmente.
Retirando o soro do creme de leite.
Para retirar o soro do creme de leite, deixe a lata na geladeira por, no mínimo 4 horas. Em seguida, vire a lata, faça dois furos no fundo e escorra o soro.
Fonte: Tudo Gostoso. Foto: Gettyimages, Michael Rosenfeld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário