CURSO DE SERIGRAFIA PAPADAN
Temos o prazer de tê-los como alunos deste curso, em que abrangeremos tudo referente a impressão de materiais pelo processo conhecido como SILK-SCREEN que é a prática mais comum e usada para realização de trabalhos de boa qualidade, rápido e de baixo custo. Esperamos que vocês não tenham dificuldades na aprendizagem. Em verdade, todo tipo de trabalho só se torna perfeito depois de muita prática. E junto a ela o conhecimento de todo o equipamento e materiais. Na presente apostila, procuramos mostrar, passo a passo, todo o desenvolvimento do processo de impressão, materiais a serem usados e como fazer. Desejamos que você encontre o mínimo de dificuldades e dúvidas. Se isso for alcançado, teremos então atingido o nosso objetivo.
O QUE É SILK-SCREEN?
Silk-Screen ou Serigrafia, é um processo relativamente simples que não exige equipamentos sofisticados e caros, podendo ser realizado em espaços pequenos como um quarto nos fundos de casa, ou uma pequena garagem. O princípio básico do Silk-Screen (do inglês "tela de seda") ou como também é chamado de Serigrafia (do grego "escrita em seda") é a impressão de uma figura em uma superfície através e uma tela.Esta tela, ou matriz, é um tecido esticado e preso a um quadro emadeira, o qual possui uma trama fina (nylon), que permite a passagem da tinta. O desenho é gravado na tela com substâncias que vedam a trama nas partes que correspodem ao desenho.Chamar este processo de Silk-Screen ou Serigrafia é indiferente. Você encontrará os dois termos utilizados, nas lojas de materiais, revistas especializadas, etc. O Silk-Screen foi criado há muitos séculos, sendo utilizado pelos chineses antigos, modernizando-se, com o passar do tempo, com os processos industriais, a tela de seda foi praticamente substituída pelo nylon e pelo poliéster, poisesses materiais são mais resistente as substâncias químicas que usa para gravar e lavar telas. Muitos trabalhos diferentes podem ser produzidos com o silk, desde a estamparia de tecidos, até a impressão de automóveis, sinalização de rua e circuitos eletrônicos. O processo para todos esses tipos de trabalho é o mesmo: A gravação do desenho na tela e a impressão no material.
O QUE SE PODE FAZER COM SILK-SCREEN?
A popularidade do Silk-Screen é merecida. Com este processo pode-se realizar trabalhos de alta qualidade a baixo custo. As agências de publicidade muitas vezes usam o Silk em materiais promocionais, como: camisetas, folhetos e cartazes. As empresas podem personalizar diversos objetos: canetas, pastas, papéis de carta, porta lápis, isqueiros, ou até mesmo as portas dos carros podem ser impressas com este processo. Com tantas variedades de trabalho para um mercado consumidor tão grande, já se pode perceber a importância deste processo. A idústria colaborou muito para isto, desenvolvendo tintas e solventes para cada tipo de material.
MATERIAIS UTILIZADOS
Rodo impressor - material utilizado para aplicação da tinta ao objeto a ser impresso.Quadro de madeira - componente básico da estrutura da tela.Nylon(trama) - espécie de tecido utilizado para confecções de telas.Emulsão e sensibilizante - esses dois tipos de componente, misturado a proporções corretas, fazem parte da gravação da tela.Matriz ou tela - é o composto final para execução da impressão.Corda, grampeador, tachinhas - materiais que são utilizados para fixar o nylon(trama) ao quadro de madeira.
ACESSÓRIOS
Calhas ou canaletas - servem para aplicação da emulsão(preparada) a tela.Pincéis - em vários tamanhos(pequenos), para retocar as telas.Cola permanente - especialmente para fixar tecido e outros materiais a mesa de impressão.Copos,recipiente plástico(graduados ou não) - para medir e misturar as tintas, emulsão.Estopas, esponjas, trapos de pano - são acessórios de limpeza de telas, mesa, rodos, etc.Estilete - para recortar filmes, fazer arte final, cortar papel, etc.Espátula - serve para colocar e retirar a tinta nas telas.Fita crepe(larga) - serve para a vedação da tela, na preparação para a impressão.Secador - é um secador especial utilizado na área da serigrafia.Tintas e solventes - Existem vários tipos de tintas para serigrafia, mas básicamente se usam tintas a base d'água e tintas a base de solvente. Cada tipo de material a ser impresso possui um tipo próprio de tinta. Cada tinta por sua vez possui seu tipo de solvente. A consistência da tinta usada dependerá do tipo do material e do nylon da tela.Mesa de impressão - para a impressão, a tela precisa ser fixada a uma mesa, o que pode ser feito com dobradiças comuns. As dobradiças permitem que a tela seja abaixada e levantada sem perder o local onde está apoiado. O material a ser impresso, o que é feito diversas vezes durante a impressão.
Abaixo exemplos de materiais usados:
 
 	 		
 
 	 		
 
COMO CONFECCIONAR A ARTE FINAL
Material Básico:
 Canetas nankin (de preferência as de nº 0.5° 1.0)
 Letra decalc ou letra set
 Papel poliester ou vegetal
 Papel quadriculado
 Fotolito em caso de brindes personalizados com foto
 
 	 		
 
   Como
 fazer:   Coloca-se papel milimetrado sobre a mesa e sobre ele o 
poliester ou vegetal.    Com o auxílio da letra set, escreva o nome ou 
frase que queira revelar, em caso, de brindes de aniversário, deve-se 
colocar abaixo do nome, a data do aniversário ou de nascimento da 
criança.
 
 	 		
 
   OBS.
 No caso de você usar desenho ou uma logomarca em brindes, camisetas, 
sacolinhas, bolas, etc. Use a caneta nankin para reproduzir o mesmo em 
papel poliéster. Em alguns casos deverá usar fotolito (em caso de 
fotografia).   Agora junte a 1ª parte (nome, data, ou frase) com a 2ª 
parte, que foi o desenho ou fotolito e assim estará pronta a arte 
final.   Coloque a mesma na luz para ver se não há algum defeito na 
colocação das letras ou no contorno do desenho (em caso de haver alguma 
parte escura no desenho) reveja e torne a escurecer.
 
 	 		
 
COMO CONFECCIONAR TELAS
Material Básico: Moldura no tamanho necessário (de acordo com o trabalho a ser executado). Nylon, corda, martelo, dobradiça para molduras.
Como fazer: Cortar o nylon um pouco maior que a parte externa da moldura. Lavar o nylon com sabão de coco,depois de bem enxaguado, fixa-lo sobre a moldura, ainda molhado, prendendo-o com corda, tachinhas, ou grampeador, fazendo com que fique sempre bem esticado. Veremos adiante a ilustração passo a passo, como confeccionar as telas.
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
COMO PREPARAR A EMULSÃO
Mistura-se em um frasco, 10 partes de emulsão com uma parte de sensibilizante, até formar uma mistura homogênea. Após emulsionar a tela, colocá-la em local totalmente escuro para secar. A tela estará seca quando passar de brilhante para fosca. Para acelerar a secagem da tela, pode-se utilizar um secador.
 
 	 		
 
   Como fotografar ou revelar, uma tela:  
a - tempo de exposição:
O tempo de exposição, vai depender da arte final. Se os traços forem grossos, daremos mais tempo, se forem finos, menos tempo.
b - como utilizar a mesa de revelação:
O ideal seria que a mesa de revelação fosse instalada numa câmara escura. Coloque a arte final sobre a tampa de vidro da mesa, com lâmpadas de 200 Wts apagadas. Deixe somente acesa a lâmpada vermelha para facilitar o assentamento da tela sobre a arte final, com o nylon voltado para baixo, faceando com o papel poliéster. Centralize o desenho. Em seguida, acenda as lâmpadas da mesa e deixe acessas por volta de 6 a 7 minutos dependendo da mesa de desenho, traços finos mais tempo do que os de traços grossos. Apague as luzes e retire a tela.
 
 	 		
 
   c - como abrir telas:  
Após fotografar, lavar a tela imediatamente em água corrente. Se necessário utilizar jatos d'água para abri-la totalmente. Após vazar a tela, coloca-la para secar em local arejado ou usar um secador para agilizar. Uma vez seca, vamos vedar os cantos. Para as telas à base de água, usar fita crepe e para as telas à base de solvente usar fita gomada.
 
 	 		
 
   Veja a seguir a ilustração passo a passo (da emulsão da tela à gravação):  
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
Observações: 
1 - Você poderá testar a gravação com sua mesa de luz, da seguinte maneira: passe a emulsão sensibilizada na tela e coloque a arte final, como foi mostrado no exemplo. Antes de acender a mesa de luz, cubra metade do desenho com uma folha de papel grosso, de forma que apenas metade da tela seja exposta à luz. Exponha à luz por 2 min e 30 seg. Apague a mesa de luz e desloque a folha de papel, deixando a metade da tela que não foi exposta desprotegida e cobrindo a metade da tela que foi exposta para que não seja exposta à luz novamente. Deixe a luz acesa por 3 min. Assim, você terá duas metades da tela expostas em tempos diferentes: uma por 2 min e 30 seg e outra por 3 min. Revele a tela com água, removendo a emulsão do vazado. Onde a tela foi exposta por maior tempo, a luz pode ter invadido as áreas protegidas pelo desenho, dificultando a retirada da emulsão ou mesmo vedando o vazado. Esta exposição variada testará o tempo de exposição que você deverá usar com sua mesa de luz.
2 - Caso você erre o tempo de exposição quando estiver trabalhando, sua tela pode ser recuperada antes de fixar a emulsão. Se expuser demais à luz, não jogue água na tela, passe água sanitária e a emulsão será removida com facilidade. A maneira de lavar a tela para remover a emulsão é a seguinte: coloque um pano ou jornal sobre a tela e jogue água sanitária; esfregue a tela com um pano até sair a emulsão por completo. A seguir, lave a tela com água corrente e sabão neutro, para remover osrestos de emulsão e da água sanitária.
3 - A mesa de luz pode ser montada colocando-se duas tábuas formando um ângulo, da beirada da mesa até o bocal da lâmpada para apoiar o papel alumínio. É fundamental este "espelho" de papel alumínio para que a luz se distribua por igual no tampo de vidro da mesa.
4 - Caso a emulsão esteja difícil de sair, na lavagem com água, das áreas que devem ficar vazadas, esfregue levemente com uma esponja maciapor trás da área emulsionada, para não danificar a gravação.
5 - Quando for secar a tela com secador, não aproxime demasiadamente o secador da trama, para não "cozinhar" a emulsão.
6 - Se após a revelação com água a tela apresentar falhas na gravação, estas podem ser corrigidas com retoques feitos com emulsão sensibilizada. Para retocar a tela, não é preciso trabalhar no escuro. Retoque a tela com auxílio de um palito ou um pincel fininho e de cerdas duras.
Não se preocupe se sua primeira tela gravada com emulsão não ficar muito bem gravada. Com a prática os resultados melhoram. É muito importante que este processo de gravação de telas seja bem compreendido, pois disto dependerá a a eficiência na execução de seus trabalhos. Agora mostraremos como recuperar telas gravadas com emulsão fotográfica para reaproveitá-las em novas gravações.
Veja passo a passo como recuperar suas telas:
  	
 	 		
 
 	 		
 
 	 		
 
Abaixo veremos uma tabela sobre o tipo de nylon e em que material deve ser usado.  
 
 	 		
 
   Veja agora a tabela de tintas e em que material deve ser usado.  
 
 	 		
 
SOLVENTES
A utilização de solvente é feito de acordo com a tinta que você utilizou para a impressão. Tal como se segue:Vinílico: utilizado em tintas vinílicas, epox e eva.Água - raz ou querosene: utilizados para tintas epox e eva.Água: utilizada em toda a tinta à base d'água, acrílica, puff, etc.
                    
 	 	 		
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Temos o prazer de tê-los como alunos deste curso, em que abrangeremos tudo referente a impressão de materiais pelo processo conhecido como SILK-SCREEN que é a prática mais comum e usada para realização de trabalhos de boa qualidade, rápido e de baixo custo. Esperamos que vocês não tenham dificuldades na aprendizagem. Em verdade, todo tipo de trabalho só se torna perfeito depois de muita prática. E junto a ela o conhecimento de todo o equipamento e materiais. Na presente apostila, procuramos mostrar, passo a passo, todo o desenvolvimento do processo de impressão, materiais a serem usados e como fazer. Desejamos que você encontre o mínimo de dificuldades e dúvidas. Se isso for alcançado, teremos então atingido o nosso objetivo.
O QUE É SILK-SCREEN?
Silk-Screen ou Serigrafia, é um processo relativamente simples que não exige equipamentos sofisticados e caros, podendo ser realizado em espaços pequenos como um quarto nos fundos de casa, ou uma pequena garagem. O princípio básico do Silk-Screen (do inglês "tela de seda") ou como também é chamado de Serigrafia (do grego "escrita em seda") é a impressão de uma figura em uma superfície através e uma tela.Esta tela, ou matriz, é um tecido esticado e preso a um quadro emadeira, o qual possui uma trama fina (nylon), que permite a passagem da tinta. O desenho é gravado na tela com substâncias que vedam a trama nas partes que correspodem ao desenho.Chamar este processo de Silk-Screen ou Serigrafia é indiferente. Você encontrará os dois termos utilizados, nas lojas de materiais, revistas especializadas, etc. O Silk-Screen foi criado há muitos séculos, sendo utilizado pelos chineses antigos, modernizando-se, com o passar do tempo, com os processos industriais, a tela de seda foi praticamente substituída pelo nylon e pelo poliéster, poisesses materiais são mais resistente as substâncias químicas que usa para gravar e lavar telas. Muitos trabalhos diferentes podem ser produzidos com o silk, desde a estamparia de tecidos, até a impressão de automóveis, sinalização de rua e circuitos eletrônicos. O processo para todos esses tipos de trabalho é o mesmo: A gravação do desenho na tela e a impressão no material.
O QUE SE PODE FAZER COM SILK-SCREEN?
A popularidade do Silk-Screen é merecida. Com este processo pode-se realizar trabalhos de alta qualidade a baixo custo. As agências de publicidade muitas vezes usam o Silk em materiais promocionais, como: camisetas, folhetos e cartazes. As empresas podem personalizar diversos objetos: canetas, pastas, papéis de carta, porta lápis, isqueiros, ou até mesmo as portas dos carros podem ser impressas com este processo. Com tantas variedades de trabalho para um mercado consumidor tão grande, já se pode perceber a importância deste processo. A idústria colaborou muito para isto, desenvolvendo tintas e solventes para cada tipo de material.
MATERIAIS UTILIZADOS
Rodo impressor - material utilizado para aplicação da tinta ao objeto a ser impresso.Quadro de madeira - componente básico da estrutura da tela.Nylon(trama) - espécie de tecido utilizado para confecções de telas.Emulsão e sensibilizante - esses dois tipos de componente, misturado a proporções corretas, fazem parte da gravação da tela.Matriz ou tela - é o composto final para execução da impressão.Corda, grampeador, tachinhas - materiais que são utilizados para fixar o nylon(trama) ao quadro de madeira.
ACESSÓRIOS
Calhas ou canaletas - servem para aplicação da emulsão(preparada) a tela.Pincéis - em vários tamanhos(pequenos), para retocar as telas.Cola permanente - especialmente para fixar tecido e outros materiais a mesa de impressão.Copos,recipiente plástico(graduados ou não) - para medir e misturar as tintas, emulsão.Estopas, esponjas, trapos de pano - são acessórios de limpeza de telas, mesa, rodos, etc.Estilete - para recortar filmes, fazer arte final, cortar papel, etc.Espátula - serve para colocar e retirar a tinta nas telas.Fita crepe(larga) - serve para a vedação da tela, na preparação para a impressão.Secador - é um secador especial utilizado na área da serigrafia.Tintas e solventes - Existem vários tipos de tintas para serigrafia, mas básicamente se usam tintas a base d'água e tintas a base de solvente. Cada tipo de material a ser impresso possui um tipo próprio de tinta. Cada tinta por sua vez possui seu tipo de solvente. A consistência da tinta usada dependerá do tipo do material e do nylon da tela.Mesa de impressão - para a impressão, a tela precisa ser fixada a uma mesa, o que pode ser feito com dobradiças comuns. As dobradiças permitem que a tela seja abaixada e levantada sem perder o local onde está apoiado. O material a ser impresso, o que é feito diversas vezes durante a impressão.
Abaixo exemplos de materiais usados:
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Material Básico:
 Canetas nankin (de preferência as de nº 0.5° 1.0)
 Letra decalc ou letra set
 Papel poliester ou vegetal
 Papel quadriculado
 Fotolito em caso de brindes personalizados com foto
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Material Básico: Moldura no tamanho necessário (de acordo com o trabalho a ser executado). Nylon, corda, martelo, dobradiça para molduras.
Como fazer: Cortar o nylon um pouco maior que a parte externa da moldura. Lavar o nylon com sabão de coco,depois de bem enxaguado, fixa-lo sobre a moldura, ainda molhado, prendendo-o com corda, tachinhas, ou grampeador, fazendo com que fique sempre bem esticado. Veremos adiante a ilustração passo a passo, como confeccionar as telas.
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 				1 - Material usado para este trabalho: nylon 77 fios,tachinhas 				
(ou percevejos), tesoura, martelo, estilete, quadro de madeira. 				
Observe que o quadro de madeira não está 				envernizado laca azul. O 
verniz ou a laca só serão 				aplicados na madeira depois que a tela 
estiver montada. O tecido 				deverá ser, pelo menos, 5cm maior que o 
quadro de madeira. 				 				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				2 - Começamos o trabalho por um dos lados do quadro. A 				primeira
 etapa é fazer uma dobra no pano. Sobre ela serão 				colocadas as 
tachinhas. Esta dobra é importante para 				firmar o tecido e não 
deixá-lo desfiar com 				facilidade. Lembre-se de trabalhar com o nylon úmido, 				para esticar melhor o tecido. O nylon é muito macio e 				precisa ficar bem tensionado.  				 |  		
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 				3 - Sobre a dobra, no canto do quadro, colocamos a 1ª 				tachinha.
 Como a madeira do quadro é macia, a tachinha 				entrará com 
facilidade, apenas com a pressão dos 				dedos.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				4 - Mas apenas a pressão manual não é 				suficiente para prender a
 tachinha ao tecido com firmeza, é 				preciso mantê-la. Tome cuidado 
com a força aplicada 				sobre a tachinha, para que a cabeça não saia.  
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 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO 				5 - Fazemos a 2ª dobra no tecido, colocando uma tachinha e 				martelando para prendê-la bem.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				6 - Vamos prender o 2º canto do quadro. Para fazer isto, 				
puxamos levemente o tecido no sentido do quadro de madeira, sem 				
forçar demais. Se fier isso, o tecido poderá rasgar 				onde está preso 
ou soltar a tachinha já fixa.  				 |  		
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 				7 - Prendemos o 3º canto do tecido no quadro, da mesma forma 				
que prendemos o 2º canto: puxamos o tecido levemente no 				sentido do 
quadro de madeira e colocamos uma tachinha. Agora já 				temos 3 cantos 
do quadro com o tecido preso.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				8 - Para firmar o tecido, vamos colocar várias tachinhas 				
prendendo os dois lados que já possuem os cantos presos. 				Colocamos 
as tachinhas distantes umas das outras a uma distância 				equivalente a
 uma cabeça de tachinha. Vamos fixando-as com 				a pressão do dedo. 
Depois que todas elas estiverem no 				lugar, martelamo-as para que 
fiquem bem presas ao quadro de 				madeira.  				 |  		
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO 				9 - Para prender o último canto que falta, puxamos o 				tecido levemente na diagonal. 				Agora é o momento mais importante do trabalho, pois se o 				tecido for preso errado a tela não terá 				tensãosuficiente,
 				podendo ficar com partes frouxas ou enrugadas. Aqui podemos puxar 	
			o tecido com um pouco mais de força que a já usada. 				 				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				10 - Colocamos tachinhas para prender o 4º canto, sempre 				segurando o tecido esticado, para que não afrouxe.  				 |  		
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 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO 				11 - Várias tachinhas devem ser colocadas e marteladas 				para que o tecido fique bem firme.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				12 - Vamos proceder a esticagem total
 				da tela. Para isso, contamos com o auxílio de um pedaço 				de 
madeira, que servirá de "alavanca" para 				esticar o tecido. Este 
pedaço de madeira pressionará 				o tecido, mantendo-o firme para 
pregá-lo.  				 |  		
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO
 				13 - A maneira correta de usar este tipo de apoio é 				encaixá-lo 
ao quadro. Para isto, colocamos o pedaço 				de madeira apoiado ao 
quadro, o envolvemos no tecido da tela...  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				14 - ...e o puxamos, encaixando o pedaço de madeira no 				quadro da tela...  				 |  		
|  				 |  			|||
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO 				15 - ...para que o tecido fique bem esticado e firme para 				colocarmos as tachinhas.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				16 - Observe como o pedaço de madeira garante a tensão 				do 
tecido para que o prendamos de forma correta. Vamos colocando 				as 
tachinhas apenas com a pressão manual, sem 				soltar o tecido. 				 				 |  		
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO
 				17 - Seguimos com o mesmo procedimento, sempre usando o pedaço 				
de madeira para tensionar o tecido, para que assim possamos 				
prendê-lo. Devemos esticar a tela usando sempre pressão 				igual em 
cada parte do tecido que formos fixando, se isto não 				for feito 
corretamente, a tela ficará com defeitos.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				18 - Depois que prendermos as tachinhas, vamos martelando-as para 				que fiquem bem firmes, sem 				soltar 				a parte do tecido que está sendo tensionada. Só 				soltamos o tecido depois que as tachinhas forem marteladas.  				 |  		
|  				 |  			|||
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				   Existe
 				duas técnicas para se esticar telas por sobre o quadro de 				
madeira.   Uma delas, aque faz uso de 				tachinhas e/ou percevejos, foi
 ensinada no passo a passo 				anterior.   A outra técnica, a qual 				
passaremos a demonstrar agora, utiliza-se de um grampeador 				próprio 
para esta finalidade.   O nosso 				objetivo ao levar até o aluno estes 
dois métodos é 				o de familiarizá-lo com ambas as técnicas, 				
colocando ao alcance de todos  				 |  		
|  				FOTO
 				19 - Procedemos de forma igual até terminarmos toda a 				tela. 
Depois que o tecido estiver preso, poderemos cortar a sua 				sobra com 
um estilete ou com uma tesoura.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				àqueles
 				que não tenham recursos para adquirir o grampeador, o qual 				
possui o seu custo muito elevado, uma alternativa, sem que esta 				
prejudique o andamento do curso e, por conseguinte, o 				aprendizado. 				 |  		
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO
 				1 - Para esticar telas e prender o tecido com grampos 				
utilizaremos os mesmos materiais do exemplo anterior, 				substituindo 
apenas as tachinhas pelo grampeador de tapeceiro, 				com grampos 
próprios para usar com telas de silk-screen.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				2 - O grampeador do tapeceiro é um pouco diferente do 				
comum,àquele utilizado para papel. Ele possui um gancho 				com molas 
para prender os grampos em seu interior. Este gancho 				deve ser 
retirado...  				 |  		
|  				 |  			|||
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO 				3 - ...para que coloquemos os grampos no trilho, onde o gancho é 				preso,...  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				4 - ...sendo fechado novamente, encaixando-o no trilho...  				 |  		
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		||||||||||||||||||||||||||
|  				FOTO 				5 - ...e empurrando para dentro com firmeza.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				6 - Para esticar a tela e prendê-la com grampos, procedemos 				
quase da mesma maneira que foi mostrada no exemplo anterior, 				apenas 
substituímos as tachinhas pelos grampos. Primeiro 				fazemos uma dobra 
no tecido, em um dos lados do quadro...  				 |  		||||||||||||||||||||||||||
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 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		||||||||||||||||||||||||||
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 				7 - ...e aplicamos um grampo no 1º canto. Observe a maneira 				
como o grampeador deverá ser segurado. Ele tem um gatilho 				tensionado
 por uma mola. Este gatilho aciona o grampeador, 				devendo ser puxado 
de uma só vez, com firmeza.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				8 - Prendemos o 2º canto do quadro, do mesmo modo mostrado 				no 
exemplo anterior. Após isso, grampeamos dois dos lados 				da tela, 
sempre colocando os grampos inclinados em relação 				ao tecido, nunca 
retos. Observe como isto é feito, através 				desta foto.  				 |  		||||||||||||||||||||||||||
 				
 
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Mistura-se em um frasco, 10 partes de emulsão com uma parte de sensibilizante, até formar uma mistura homogênea. Após emulsionar a tela, colocá-la em local totalmente escuro para secar. A tela estará seca quando passar de brilhante para fosca. Para acelerar a secagem da tela, pode-se utilizar um secador.
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a - tempo de exposição:
O tempo de exposição, vai depender da arte final. Se os traços forem grossos, daremos mais tempo, se forem finos, menos tempo.
b - como utilizar a mesa de revelação:
O ideal seria que a mesa de revelação fosse instalada numa câmara escura. Coloque a arte final sobre a tampa de vidro da mesa, com lâmpadas de 200 Wts apagadas. Deixe somente acesa a lâmpada vermelha para facilitar o assentamento da tela sobre a arte final, com o nylon voltado para baixo, faceando com o papel poliéster. Centralize o desenho. Em seguida, acenda as lâmpadas da mesa e deixe acessas por volta de 6 a 7 minutos dependendo da mesa de desenho, traços finos mais tempo do que os de traços grossos. Apague as luzes e retire a tela.
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Após fotografar, lavar a tela imediatamente em água corrente. Se necessário utilizar jatos d'água para abri-la totalmente. Após vazar a tela, coloca-la para secar em local arejado ou usar um secador para agilizar. Uma vez seca, vamos vedar os cantos. Para as telas à base de água, usar fita crepe e para as telas à base de solvente usar fita gomada.
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 				1 - Material que iremos usar: a tela que foi montada no início 				
desta aula, emulsão verde (emulsão para tintas à 				base de água), 
sensibilizador de emulsão, copos 				graduados e um pedaço de régua de 
plástico 				de 10 cm. Atenção! 				Colocamos a emulsão azul na foto apenas para que você 				possa diferenciá-las.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				2 - A emulsão deve ser misturada ao sensibilizador na 				proporção
 de para 1, ou seja, para 10 ml de 				emulsão, 1 ml de sensibilizador, 
para 100 ml de emulsão, 				10 ml de sensibilizador e assim por diante. 
Se você não 				tiver copos graduados, poderá medir o sensibilizador com
 				uma seringa ou mesmo marcando a graduação em copo 				com o auxílio
 de uma régua.  				 |  		
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 				3 - Separamos 100 ml de emulsão e 10 ml de sensibilizador. 				Para
 efeito didático, fotografamos com luz. Lembre-se: 				todo
 				o trabalho de gravação deve ser realizado em câmara 				escura, com
 o auxílio de uma luz fraca colorida, como já 				foi mencionado.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				4 - No escuro, misture o sensibilizador e a emulsão...  				 |  		
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 				5 - ...com o auxílio de uma espátula, mexendo bem. 				Observe que o
 sensibilizador é de cor amarelada, mudando o 				tom de verde da 
emulsão. Isto no entanto, poderá 				não ser bem observado no escuro, 
portanto mexa muito bem.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				6 - A maneira correta de proceder é mexer com a espátula, 				
raspando bem o fundo e as paredes do copo, para a mistura ficar 				
homogênea.  				 |  		
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 				7 - Depois de misturar bem a emulsão com o sensibilizador, 				
derrame-o sobre a tela, sem exagerar. Não se esqueça: 				as luzes 
deverão permanecer 				apagadas, 				pois a emulsão já estará sensível à 				luz.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				8 - Derramamos uma parte apenas da emulsão, o que sobrar 				poderá
 ser guardado em um recipiente de plástico 				opaco durante 15 dias, no
 máximo, ou se estragará.  				 |  		
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 				9 - Como o auxílio do pedaço de régua, vamos 				espalhar a emulsão
 sobre a tela. Igualmente ao mostrado na 				aula anterior, existe um 
aplicador de emulsão, mas 				procuramos ensinar sem este acessório para
 simplificar o 				trabalho do iniciante. Com a régua pode-se conseguir o
 				mesmo efeito do aplicador, desde que a régua seja plástica 				e 
lisa, sem a graduação marcada em relevo. Réguas 				de madeira não 
servem para este trabalho.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				10 - Vamos espalhando a emulsão sobre a tela de maneira 				uniforme.  				 |  		
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 				11 - O excesso de emulsão deve ser retirado com a própria 				
régua. Passamos a régua de baixo para cima, 				recolhendo o excesso, 
sem pressionar a tela. Trabalhe sempre com 				leveza, sem forçar.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				12 - a emulsão deve ser recolhida dos dois lados da tela. 				
Apenas uma camada fina de emulsão deve ficar aplicada ao 				tecido.  		
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|  				FOTO 				13 - Depois que retiramos todo o excesso de emulsão, 				devemos secar a tela antes
 				de fazer a gravação. Ainda estaremos trabalhando no 				escuro, 
apenas com uma luz colorida. O secador não deve 				ser encostado à 
tela, deve-se deixar uma distância 				de um palmo, aproximadamente, 
entre o secador e a tela, para não 				aquecer a emulsão e não 
derretê-la.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				14 - Seque bem a emulsão, antes de fazer a gravação 				com luz. 
Com o auxílio da luz colorida, você poderá 				verificar se a tela está 
bem seca. A luz amarela, 				principalmente, permite observar se a 
emulsão está 				bem aplicada à tela e se foi bem secada.  				 |  		
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 				15 - Vamos fazer a gravação. A arte-final deverá 				ser um desenho
 feito com nanquim em papel vegetal ou sobre o 				acetato. è importante
 que o papel desenhado seja 				transparente e que o desenho esteja bem 
feito para efeito para 				evitar que a luz passe nas áreas desenhadas. O
 nanquim 				cobre bem o papel vegetal.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				16 - Existem duas maneiras de se prender a arte para gravar a 				
tela. A 1ª delas é fixar a arte final na própria 				
tela,centralizando-a bem...  				 |  		
 				![]()  |  			 				 |  			 				 |  			 				![]()  |  		
|  				FOTO 				17 - ... e colando-a com fita adesiva transparente...  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				18 - ... para que fique bem justa e presa à tela. É 				importante 
alisá-la bem, não deixando espaço 				entre a tela e arte final.  				 |  		
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 				19 - Outro modo de prender a arte final é colocá-la 				diretamente
 sobre o vidro da caixa de luz, colando-a com fita 				adesiva 
transparente,alisando-a bem...  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				20 - ... e centralizando a tela sobre a mesa de luz. Como você 				
estará trabalhando no escuro, apenas com luz colorida, 				pode ser que 
ache mais fácil colocar a arte na tela. 				Existe um modo de colocar 
luz "piloto", colorida, na 				mesa de luz, como mostraremos 
futuramente.  				 |  		
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 				21 - colocamos a tela sobre a mesa de luz e colocamos espumas 				
sobre a tela. Observe que estas espumas foram cortadas no tamanho 				da
 parte interna da tela e têm uma altura de 10cm, 				aproximadamente. A 
função desta espuma é 				firmar a tela, pressionando-a contra o vidro 
da mesa de luz e 				contra a arte final, para que o desenho e toda a 
tela emulsionada 				fiquem bem expostos à luz.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				22 - Sobre a espuma colocamos uma tábua de madeira. Esta 				tábua será usada para pressionar a espuma...  				 |  		
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 				23 - ...como mostrado nesta foto. Você poderá 				pressionar a 
tábua com as mãos ou colocando um peso 				sobre ela. Se usar um peso, 
este deverá se distribuir por 				igual pela tábua, pois é necessário 
que a 				pressão sobre a tela seja a mesma em toda a sua extensão. 				
 				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				24 - A mesa de luz deverá ser acesa e marcaremos 3 minutos 				para
 a gravação. Se você confeccionar sua 				mesa de luz como foi ensinado,
 os 3 minutos serão 				suficientes para gravar corretamente a tela.  		
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 				25 - Após os 3 minutos apagamos a mesa de luz e retiramos 				a 
tela. Ela deverá ser mergulhada em água, para 				fixar. Depois de 
molhada, a emulsão deixa de ser sensível 				à luz, podendo-se acender a
 luz do local de trabalho. Você 				poderá ter, na câmara escura, uma 
bacia com água 				para molhar a tela.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				26 - Agora a tela deverá ser lavada, para remover a 				emulsão da 
área onde o desenho impeiu que a luz 				passasse. Primeiro lavamos bem a
 tela com água, para 				remover o sensibilizador.  				 |  		
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 				27 - A água deve ser jogada em jatos sobre a tela, para 				remover
 a emulsão da área do desenho. É 				neste processo que podemos 
verificar a qualidade da gravação. 				Se a tela tiver sido pouco 
exposta, a emulsão se soltará 				da tela em vários lugares, além do 
desenho.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				28 - Se a tela tiver sido exposta por tempo demais a emulsão 				
não sairá do vazado do desenho com facilidade. A 				tela do nosso 
exemplo foi gravada corretamente. Observe como o 				vazado começa a 
aparecer. O jato d'água está 				removendo a emulsão dos locais onde o 
desenho protegeu a 				tela da luz.  				 |  		
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 				29 - Depois de lavarmos a tela, vamos secá-la. Retiramos o 				
excesso de água com um pano e secamos, com secador.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				30 - Para completar a vedação da tela, colocamos 				fita adesiva no quadro de madeira...  				 |  		
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|  				FOTO 				31 - ...em toda a volta...  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				32 - ...nas laterais do quadro de madeira...  				 |  		
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|  				FOTO 				33 - ...e na parte interna do quadro.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				34 - Vamos imprimir uma camiseta com nossa primeira tela gravada 		
		com emulsão? Colocamos um papelão para proteger o 				interior da 
camiseta...  				 |  		
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|  				FOTO 				35 - ...colocamos tinta e imprimimos!  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				36 - Umedecemos a tela com uma camada de tinta...  				 |  		
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|  				FOTO 				37 - ...e a seguir, voltamos a tinta e imprimimos com o rodo.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				38 - Para finalizar o trabalho, secamos com o secador.  				 |  		
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|  				FOTO 				39 - Pronto, temos assim a nossa primeira camiseta impressa com 				tela gravada com emulsão fotográfica!  				 |  		
1 - Você poderá testar a gravação com sua mesa de luz, da seguinte maneira: passe a emulsão sensibilizada na tela e coloque a arte final, como foi mostrado no exemplo. Antes de acender a mesa de luz, cubra metade do desenho com uma folha de papel grosso, de forma que apenas metade da tela seja exposta à luz. Exponha à luz por 2 min e 30 seg. Apague a mesa de luz e desloque a folha de papel, deixando a metade da tela que não foi exposta desprotegida e cobrindo a metade da tela que foi exposta para que não seja exposta à luz novamente. Deixe a luz acesa por 3 min. Assim, você terá duas metades da tela expostas em tempos diferentes: uma por 2 min e 30 seg e outra por 3 min. Revele a tela com água, removendo a emulsão do vazado. Onde a tela foi exposta por maior tempo, a luz pode ter invadido as áreas protegidas pelo desenho, dificultando a retirada da emulsão ou mesmo vedando o vazado. Esta exposição variada testará o tempo de exposição que você deverá usar com sua mesa de luz.
2 - Caso você erre o tempo de exposição quando estiver trabalhando, sua tela pode ser recuperada antes de fixar a emulsão. Se expuser demais à luz, não jogue água na tela, passe água sanitária e a emulsão será removida com facilidade. A maneira de lavar a tela para remover a emulsão é a seguinte: coloque um pano ou jornal sobre a tela e jogue água sanitária; esfregue a tela com um pano até sair a emulsão por completo. A seguir, lave a tela com água corrente e sabão neutro, para remover osrestos de emulsão e da água sanitária.
3 - A mesa de luz pode ser montada colocando-se duas tábuas formando um ângulo, da beirada da mesa até o bocal da lâmpada para apoiar o papel alumínio. É fundamental este "espelho" de papel alumínio para que a luz se distribua por igual no tampo de vidro da mesa.
4 - Caso a emulsão esteja difícil de sair, na lavagem com água, das áreas que devem ficar vazadas, esfregue levemente com uma esponja maciapor trás da área emulsionada, para não danificar a gravação.
5 - Quando for secar a tela com secador, não aproxime demasiadamente o secador da trama, para não "cozinhar" a emulsão.
6 - Se após a revelação com água a tela apresentar falhas na gravação, estas podem ser corrigidas com retoques feitos com emulsão sensibilizada. Para retocar a tela, não é preciso trabalhar no escuro. Retoque a tela com auxílio de um palito ou um pincel fininho e de cerdas duras.
Não se preocupe se sua primeira tela gravada com emulsão não ficar muito bem gravada. Com a prática os resultados melhoram. É muito importante que este processo de gravação de telas seja bem compreendido, pois disto dependerá a a eficiência na execução de seus trabalhos. Agora mostraremos como recuperar telas gravadas com emulsão fotográfica para reaproveitá-las em novas gravações.
Veja passo a passo como recuperar suas telas:
 			 			
 
 
 
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|  				FOTO
 				9 -Esfregue a tela com a estopa embebida em solvente, para 				
remover restos de tinta. Este procedimento deve ser feito também 				nas
 telas gravadas com emulsão para tintas à base 				de água, pois serve 
para auxiliar e eliminar a "sombra" 				evitando entupimentos na trama 
do tecido(nylon).  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				10 - A seguir, coloque o amido de milho sobre as telas...  				 |  		
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|  				FOTO 				11 - ... espalhando bem. O amido de milho também auxilia a 				remover a "sombra" da tela.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO 				12 -Fixe a tela na garra metálica e esfregue os dois lados 				do tecido da tela com auxílio de duas estopas...  				 |  		
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|  				FOTO
 				13 - ... fazendo pressão leve, pressione o tecido com as 				duas 
estopas, uma contra a outra para evitar raspar a tela.  				 |  			 				 |  			 				 |  			 				FOTO
 				14 - O amido de milho remove o solvente e a tinta da tela, 				
tornando-a limpa e pronta para uma nova gravação. 				Esfregue a tela 
até retirar todo o amido de milho.  				 |  		
|  				QUANTIDADE 				DE FIOS POR CM EM NYLON OU POLIÉSTER |  			 				MATERIAL 				A SER IMPRESSO |  		
|  				36 				a 44  				 |  			 				Tecidos 				felpudos e atoalhados 				 |  		
|  				50 				a 77  				 |  			 				Tecidos 				lisos e não muito finos, como brim, as malhas e algodão 				 |  		
|  				90 				a 100  				 |  			 				Retículas 				de até 12 pontos e desenhos detalhados, tecidos lisos de 				qualquer espessura 				 |  		
|  				120 				 				 |  			 				Papel, 				papelão, vidro, materiais impermeáveis, madeira, 				couro, plásticos e tecidos finos como a seda 				 |  		
|  				150 				a 180  				 |  			 				Retículas 				finas, desenhos detalhados e semitons 				 |  		
|  				TIPO 				DE TINTAS |  			 				MATERIAL 				A SER IMPRESSO |  			 				TEMPO 				DE SECAGEM |  		
|  				Vinílica 				 				 |  			 				Papel, 				plástico, madeira, etc. 				 |  			 				Toque: 				5 minDefinitiva: 1 hora 				 |  		
|  				Acrílica 				 				 |  			 				Tecido 				de algodão, poliéster, tergal, tec. 				 |  			 				Toque: 				15 minDefinitiva: 3 hora 				 |  		
|  				Sintética 				 				 |  			 				Metal, 				papel, madeira,vidro, etc. 				 |  			 				Toque: 				15 minDefinitiva: 6 hora 				 |  		
|  				Puff 				 				 |  			 				Tecido 				de algodão 				 |  			 				Toque: 				15 min (após esse tempo fazer crescer com calor) 				 |  		
|  				Epox 				 				 |  			 				Metais,vidros, 				etc. (colocar 10% de catalizador) 				 |  			 				Toque: 				25 minDefinitiva: 48 hora 				 |  		
|  				Eva 				 				 |  			 				Usada 				em balões de látex, borrachas, etc. 				 |  			 				Toque: 				5 minDefinitiva: 25 min 				 |  		
A utilização de solvente é feito de acordo com a tinta que você utilizou para a impressão. Tal como se segue:Vinílico: utilizado em tintas vinílicas, epox e eva.Água - raz ou querosene: utilizados para tintas epox e eva.Água: utilizada em toda a tinta à base d'água, acrílica, puff, etc.
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