domingo, 18 de novembro de 2012

Decoração de cupcakes com pasta de leite ninho – cupcakes do Mario

Decoração de cupcakes com pasta de leite ninho – cupcakes do Mario

No último final de semana, resolvi fazer uma experiência com a pasta de leite ninho, uma opção mais gostosa que a pasta americana e, pelo que pesquisei, mais maleável e fácil de se trabalhar também. Foi a primeira vez que experimentei uma decoração temática para os meus cupcakes – das outras vezes que fiz, usei sempre ganashe ou glacê colorido.
Como a ocasião era o aniversário do meu cunhado, e ele é um nerd de carteirinha e fã de games, resolvi fazer algo bem clássico e que todo mundo curtisse: Super Mario! Os cupcakes fizeram tanto sucesso que não deu pra quem quis.

Neste post vocês vão aprender como fazer a pasta de leite ninho,  e também vou mostrar o passo a passo pra fazer o cogumelo e a florzinha. A receita da pasta eu peguei no blog Feito à Mão, da Claudinha. Ela é super talentosa e ensina muita coisa legal no seu blog.
Você pode usar essa pasta para decorar cupcakes, bolos, tortas, ou para fazer docinhos! Neste caso, eu fiz a decoração em cupcakes de chocolate com recheio de nutella.

Preparando a pasta de leite Ninho

Antes de mais nada, preciso falar a verdade: dá trabalho fazer essa pasta, tem que amassar muito pra ela pegar o ponto. Você fica achando que não vai chegar no ponto nunca, mas acredite, chega! É só continuar amassando…
Ingredientes:
  • 1 lata de leite Ninho instantâneo
  • Quase a mesma medida (da lata de leite) de açúcar de confeiteiro
  • 1 vidrinho de 200ml de leite de coco light – importante ser light para que a massa não fique tão oleosa!

 Preparo

1. Numa vasilha, coloque a lata (inteira) de leite Ninho. A medida de açúcar é a lata quase cheia, faltando cerca de 3 dedos para completar! Coloque também na vasilha e dê uma misturada pra que o leite e o açúcar fiquem “equilibrados”. Agora acrescente 100ml (apenas metade do vidrinho) do leite de coco.
2. Com as mãos umedecidas em água, comece a misturar tudo. No começo é só uma espécie de “farofa”, mas começa a juntar aos poucos, formando uma massa meio esfarelenta. Pegue porções para amassar, isso facilita. Vá formando bolos de massa e separando na lateral. Se estiver muito seco, acrescente um pouco de leite de coco, mas tenha cuidado porque quanto mais você coloca leite de coco, mais oleosa a massa fica. De vez em quando é bom lavar as mãos e voltar a amassar com elas um pouco molhadas, isso evita que a massa “peça” mais leite de coco.
3. Vá juntando os bolos de massa (e continue amassando bem) para formar bolos maiores.
4. O resultado final é uma massa macia e com brilho, boa para moldar como uma massinha de modelar. Coloque a massa em um ou dois potes plásticos tampados, e vá tirando só o necessário pra ir trabalhando, pois ela pode ressecar / ficar dura quando em contato com o ar por muito tempo.

Fazendo os elementos da decoração


Você vai precisar de corantes alimentícios em gel para tingir a massa. O ideal é ter das principais cores – amarelo, vermelho, azul, preto e branco. As outras cores você consegue misturando essas cores básicas entre si.
Para tingir a massa, use um palito de dentes para colocar o(s) corante(s) , e depois amasse bastante até ficar uma cor homogênea. Se não tiver chegado no tom que você quer, você pode colocar mais corante e amassar de novo.
Nesse exemplo aqui do lado, usei o amarelo e o azul para fazer um pouco de massa verde.
A mão suja bastante na hora, mas sai tudo fácil com água e sabão, então nem se preocupe com isso.
Para começar, vamos fazer um disco de massa azul para usar como base por baixo dos “enfeites”. Pra isso,  prepare uma bola de massa azul. Depois, usando um rolo de massa, estique bem para que ela fique fininha mas sem quebrar. Use um copo americano para cortar os discos, como mostrado na imagem abaixo.

Depois é só colocar no cupcake e dar umas apertadinhas pra “colar”. Não precisa usar nada, a própria pasta já adere bem ao bolinho.
Agora é partir para os “enfeites”, que são na verdade docinhos – e inclusive você pode fazer alguns colocando em forminhas de docinho, para ajudar na decoração junto dos cupcakes.
Não dava para colocar o passo a passo de cada um que eu fiz aqui, mas pra ajudar eu fiz do cogumelo (que dá pra fazer vermelho e verde) e da florzinha.
A decoração vai depender muito da sua prática e paciência, e também criatividade. Dá pra fazer tanta coisa com essa massa, as possibilidades são infinitas! ;) Aqui o exemplo é do Mario, mas poderia ser qualquer coisa.
Os passo-a-passos são auto explicativos, mas vale algumas dicas:
  • Para fazer círculos como os usados no cogumelo e na florzinha, faça várias bolinhas do mesmo tamanho e depois achate com o dedo (como mostrado na imagem 5 do cogumelo)
  • Faça “tripinhas” exatamente como fazia com massa de modelar quando criança – basta enrolar a massa para frente e para trás
  • Para colar os docinhos nos cupcakes, use o mesmo recheio que usou nos bolinhos – nesse caso, foi creme de avelã (nutella)
  • Como ferramentas de modelar, você pode usar: palitos de dente, faquinhas sem serrilha, copos, e mais uma dezena de coisas que você pode encontrar em casa mesmo.

Cogumelo


Florzinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário