sábado, 1 de dezembro de 2012

IOGURT GREGO

IOGURTE GREGO (Feito em casa, a partir do zero!)

Read in ENGLISH

Iogurte Grego nada mais é que nossa conhecida coalhada seca, um iogurte mais denso, cremoso e delicioso. Eu já andava querendo experimentar fazê-lo há bastante tempo, no entanto, esta não é a minha primeira vez fazendo iogurte caseiro. Já fiz várias vezes, algumas bem sucedidas, outras nem tanto, seja porque não ficou espesso o suficiente ou porque ficou ácido demais. Bom, desta vez, pesquisei bastante e descobri que havia alguns quesitos que eu não seguia a risca sempre. Portanto, considero este, um novo começo no que diz respeito ao iogurte caseiro, afinal de contas, um iogurte grego bem feito começa com um bom iogurte, pra começo de conversa :o)
Nas minhas pesquisas, li muitos artigos sobre o assunto, mas o que mais me agradou pela riqueza de detalhes foi o blog  Salad in a Jar da Paula. Você acredita que ela fez até uma seção de "Problemas e Soluções"? Obrigada, Paula, por compartilhar sua vasta experiência, o que me levou a confeccionar um Iogurte Grego perfeito na primeira tentativa :o)
Não seria justo não mencionar, também, o site WikiHow que contém um passo a passo bem detalhado, além de um vídeo tutorial (em inglês)
Bom, pra começar, comprei uma iogurteira que não requer energia. Nada mais é do que uma garrafona térmica que possui um apoio dentro, onde é colocado um copo com o leite que vai virar iogurte. Por baixo do apoio,  sobra um espaço onde coloca-se água quente para manter o ambiente morno. O apoio não deixa que o copo encoste na água. É interessante, mas você poderá usar qualquer iogurteira, ou até mesmo improvisar uma com uma caixa de isopor. Se você tiver os cuidados necessários, vai virar iogurte do mesmo jeito. Contei isso tudo, porque junto com a iogurteira, veio um sachet com uma mistura que continha leite em pó e os lactobacilos vivos, necessários para fazer o iogurte. A partir deste primeiro iogurte, passei a fazer meus próprios, sempre usando um pouquinho do anterior para fazer o novo. Você poderá usar qualquer iogurte que contenha lactobacilos vivos, de preferência sem adição de açúcar nem químicas. Seguindo as instruções da Paula, este foi o resultado que obtive:

COMO FAZER O IOGURTE:

Ingredientes:
1 litro de leite (integral, semi desnatado ou desnatado)
2 colheres de chá de iogurte natural, em temperatura ambiente, com no máximo 5 dias de fabricado, contendo lactobacilos vivos e que não contenha aditivos como conservantes, corantes, açúcar ou adoçantes
Modo de fazer:
Aqueça o leite em fogo brando, mexendo de vez em quando, até que atinja a temperatura de 80°C.
Retire do fogo e deixe esfriar até atingir 45°C.
Numa tigelinha, misture as duas colheres de chá de iogurte com um pouquinho de leite para diluir.
Despeje esta mistura no litro de leite já resfriado a 45°C.
Leve à sua iogurteira e siga as instruções do fabricante. A temperatura ideal de incubação é de 38 a 45°C. Sendo assim, se você não tiver uma iogurteira, poderá colocar a vasilha com o leite para descansar dentro de um isopor bem fechado onde tenha sido acrescentado água a 45°C (como um banho-maria). Outra alternativa é enrolar a vasilha em uma tolha e deixar dentro do forno com a lâmpada ligada.
Quando o iogurte estiver firme ( de 6 a 10 horas depois), retire e leve a geladeira para ser consumido como iogurte, ou transforme-o em iogurte grego.
O próximo passo, então, seria transformar aquele iogurte comum em iogurte grego, ou seja, filtrar o excesso de soro, fazendo com que fique mais espesso e cremoso. Evidentemente, vai reduzir bastante o volume: um litro de iogurte rendeu meio litro de iogurte grego. Para isso, usei uma peneira encaixada em um recipiente (o copo do meu processador foi perfeito).
Depois, forrei a peneira com um paninho próprio para fabricar queijos (você pode usar fralda de pano nova, que será usada somente para este fim, ou até mesmo gaze estéril, em várias camadas).
Com uma concha, coloquei o iogurte, cuidadosamente, na peneira forrada.
Tampei e deixei filtrando dentro da geladeira por 3 horas. O soro contém nutrientes e não deve ser jogado fora, ele pode substituir o líquido de várias receitas que levam água ou leite, como bolos, pães, e até mesmo para preparar arroz. 
Após 3 horas, ficou assim:
Transferi para uma tigela de vidro.
Com um batedor de arame (fouet) , misturei bem e... 
voilá ! Iogurte Grego!
Simples assim!

Read more: http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com/2011/08/iogurte-grego-feito-em-casa-partir-do.html#ixzz2DqtglufT

Nenhum comentário:

Postar um comentário