domingo, 23 de dezembro de 2012

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - UM IMPÉRIO EMPRESARIAL

sábado, 23 de julho de 2011

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - UM IMPÉRIO EMPRESARIAL


A História de fundação e crescimento da Igreja de Edir Macedo, remonta os meados dos anos da década de 70.
No ínicio da implantação da IURD, em uma antiga funerária no bairro da Abolição no Rio de Janeiro, Edir Macedo já sonhava em construir um império empresarial da fé.
Apesar da IURD em seus primeiros anos, conduzir suas reuniões em um modelo voltado à libertação das pessoas, o desejo de arrecadar dízimos e ofertas para a manutenção dos templos, pagamento de contas, pagamentos de pastores, retirada pessoal de Edir Macedo e construções de novos templos, seu discurso era muito diferente do que quando a IURD começou a crescer no Rio de Janeiro.
A ambição de Edir Macedo já era notícia na maioria dos jornais do Rio de Janeiro, no ínicio dos anos 80. No ínicio desta década, a IURD ganhou expressão e o modelo de arrecadação, de metas estipuladas para os pastores, projetos de implantação da IURD no exterior, já estava em pleno vapor. A ousadia e a coragem de Edir Macedo, que se mantinha visível na mídia e nos templos, encorajava cada vez mais os frequentadores da IURD a trabalharem pelo crescimento da denominação vinculados como grupo de jovens, evangelistas e obreiros, que se dedicavam incansavelmente, para trazer às reuniões, as multidões que lotavam os templos.
Edir Macedo já havia colocado em operação, seu plano ousado de comprar com dinheiro arrecadado dos fiéis, a Rede Record que havia entrado em falência.
Nesta época, muitos fiéis doavam dinheiro, terrenos, casas, carros, joias, com a confiança de que a IURD adquirindo a Rede Record, a cidade do Rio de Janeiro seria evangelizada por meio dela. E esta foi a promessa feita por Edir Macedo aos fiéis. Que logo depois que a Tv entrou em operação, com pastores preenchendo a grade de programação, abandonou a promessa e a emissora da IURD passou a ser mais uma emissora secular na cidade do Rio de Janeiro.
O povo da IURD havia sido enganado, iludido com falsas promessas.
Neste tempo foi quando a IURD e Edir Macedo começou a ser objeto de processos na justiça de diversas capitais do Brasil, em especial, o Rio de Janeiro, culminando na prisão de Edir Macedo por charlatanismo, curandeirismo, formação de quadrilha e de usar a IURD para benefício próprio.
Nem a prisão de Edir Macedo foi suficiente para fazer contenção aos objetivos de se construir um império religioso e financeiro, baseado em mentiras e enganos, com promessas de crescimento financeiro e forte arrecadação fundamentada em campanhas com farta distribuição de envelopes e massificação da devolução de dízimos e ofertas estipuladas. Haviam reuniões na IURD em que se fazia arrecadação de ofertas por cinco vezes em uma única reunião.
O império religioso e financeiro montado por Edir Macedo precisava cada vez mais de dinheiro.
Assim, com o crescimento do corpo de pastores assalariados pela IURD, Edir Macedo, encontrou nas Fogueiras Santas de Israel, a saída magistral para aumentar a arrecadação duas vezes por ano, estipulando sacrifícios financeiros a partir de um determinado valor, não muito inferior ao salário mínimo vigente no país, até um teto máximo de 10 mil, 15 mil ou mais em reais, dolares e outras moedas de paises onde a IURD havia sido implantada.
Além da implantação da Fogueira Santa de Israel, aconteciam nos templos diversas campanhas de arrecadação, como a da Justiça, Muralha de Jericó, 318, cajado de Moisés, Desafio da Cruz, Corrente dos Setenta, Sessão do Descarrego, jejum maior, domingo da consagração dos dizimistas, e outras pequenas campanhas que aconteciam diariamente nos templos, sempre acompanhadas de envelopes e valores estipulados.
A ambição e a ganância de Edir Macedo passava dos limites.
Para justificar o uso do dinheiro arrecadado nos seus templos, Edir Macedo construiu um projeto de lançamento de catedrais nas várias capitais brasileiras e no exterior. Só na catedral do bairro Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, a IURD gastou 12 milhões de reais. Na catedral de Soweto, Africa do Sul, foram gastos 30 milhões de dolares. As IURD localizadas nos bairros afastados dos grandes centros, foram recebendo reformas e melhorias paulatinamente.
No tocante ao conforto oferecido pela IURD à aqueles que se fazem presente em suas reuniões, é da melhor qualidade.
Nesse período de grandes inaugurações e reformas de pequenos templos, o império de Edir Macedo, chegou a amealhar 8 bilhões de reais em um ano. Parte desse dinheiro, segundo investigações do Ministério Público de São Paulo, foi parar em empresas fantasmas, paraisos fiscais, compras de iates e aviões, construção da mansão de São José dos Campos e outros destinos ainda não identificados.
A verdade é, que o império construído por Edir Macedo nunca vai parar de crescer. A IURD não é uma denominação evangélica, protestante e nunca será; mas, uma empresa da fé, que explora a boa fé e o sentimento puro dos que sofrem, para lhes arrancar até o último centavo.
A estratégia da IURD por meio de Edir Macedo, Romualdo Panceiro, José Honorilto, Clodomir Silva e outros personagens que compoem a cúpula da denominação, é incentivar os frequentadores a formarem seus sacrifícios financeiros em prol da obra, trabalhando por conta própria, vendendo produtos, abrindo micro empresa, economizando, deixando de pagar contas e colocar o dinheiro no altar da IURD, e assim vai.
Todo esforço dos pastores, bispos em aumentar a arrecadação, é premiado com viagens à Israel, descanso em hoteis fazenda, prêmios em dinheiro, promoção a cargos, remoção para templos maiores e outras premiações. É um sistema empresarial de bonificação por produtividade. Pastores e Bispo, são assalariados, recebem carro e casa, e possuem plano de saúde. todo o apoio para arrecadarem o máximo que puderem.
Muitos pastores e bispos da IURD, se sairem hoje dela, não terão onde trabalhar e morar, a não ser como a maioria deles fazem, procuram o Valdomiro Santiago, R.R. Soares, ou abrem seus próprios templos para continuarem vivendo do dinheiro alheio.
Este é o império da IURD. Templos, televisão, Rádios, jornais, revistas, um verdadeiro conglomerado empresarial que arrecada por ano cerca de 8 bilhões de reais.
Todo este esforço de Edir Macedo, buscando o tesouro da terra, se associando a maçonaria, alimentando o desejo de derrubar a Rede Globo, sua maior rival nos meios de comunicação, está secando seus ossos. Na foto veiculada na página da IURD, Edir Macedo com sua família, exceto seu filho Moises, parece muito magro e com aspecto doentio. Muito dinheiro, poder, riqueza e influência política e empresarial, fazem de Edir Macedo o mentor principal do império da IURD.
Vendo a foto acima, deixo ao leitor a vontade para tirar suas próprias conclusões.
Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário