domingo, 23 de dezembro de 2012

Como restaurar fotografias antigas

Como restaurar fotografias antigas

Quem não possui fotos antigas, já desgastadas pelo tempo, e gostaria de restaurá-las? Hoje em dia isso é possível, e o programa mais indicado para realizar esta tarefa é o Photoshop. Com ele, podemos remover manchas, marcas, amassados e imperfeições, deixando a imagem senão igual, muito próxima do que já foi um dia.

Confira o passo a passo de como recuperar uma fotografia antiga.
1 – Antes de mais nada é necessário digitalizar a imagem. Para isso, será necessário um scanner. Utilize uma boa resolução (no mínimo 300 dpi) para que você possa utilizar bem o zoom e, posteriormente, imprimí-la.
2 – Com a imagem digitalizada e salva em seu computador, abra Photoshop.
PhotoshopRestaurarFotosAntigas
Photoshop Restaurar Fotos Antigas
3 – Duplique a imagem utilizando o atalho Ctrl+J.
4 – Começaremos retirando as pequenas manchas, amassados ou rasgos. Selecione a ferramenta “Spot Healing Brush” na barra de ferramentas lateral. Escolha um tamanho de pincel de aproximadamente 45~50 px e sem suavização.
Photoshop - Restaurar Fotos Antigas
Photoshop - Restaurar Fotos Antigas

Photoshop  - Restaurar Fotos Antigas (3)
Photoshop - Restaurar Fotos Antigas
5 – É impressindível ter muita paciência na restauração de fotografias. Utilize o Ctrl+Z sempre que você quiser desfazer algo que não tenha ficado correto.
Com o pincel escolhido e configurado no passo 3, daremos apenas um clique em cima de pequenas manchas. É o que basta para eliminá-las. Já em rasgos e dobras, precisaremos realizar a tarefa aos poucos, passando o pincel mais de uma vez.
Lembre-se sempre de trabalhar com o zoom alto ao realizar essa tarefa, de modo que você possa verificar se não estamos danificando a textura da fotografia.
6 – Agora trataremos os amassados e rasgos maiores. Para isso, selecionaremos a ferramenta “Healing Brush”, na barra de ferramentas lateral – ela fica logo abaixo da ferramenta “Spot Healing Brush”, que utilizamos anteriormente.
7 – Com a ferramenta escolhida e selecionada, marcaremos uma parte da imagem sem danos (com a tecla Alt pressionada) e depois passaremos (sem o Alt pressionado) o pincel na parte que necessita de correção. Use sempre pontos semelhantes, como uma referência de fundo para ajeitar o fundo, uma referência do rosto para outras partes danificadas do rosto, e assim em diante.
Photoshop  - Restaurar Fotos Antigas (1)
Photoshop - Restaurar Fotos Antigas
8 – Retiradas todas as marcas e manchas. Se necessário, aplique uma camada “Brightness / Contrast” para corrigir a luminosidade.
Após a restauração é possível salvar a imagem e enviá-la para revelação. Utilize sua criatividade para aplicar mais efeitos, mas sempre tenha cuidado para não destruir a originalidade da foto, nem alterar sua textura natural.
A restauração de fotografias é um processo muito trabalhoso, porém muito compensador, visto que é possível recuperar fotos preciosas de alguns anos atrás.
Photoshop  - Restaurar Fotos Antigas (4)
Photoshop - Restaurar Fotos Antigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário