sábado, 1 de dezembro de 2012

BISCUIT JOCONDE IMPRIME bolo sobremesa française decorado

BISCUIT JOCONDE IMPRIME - Desafio Daring Bakers - Jan 2011

Read in ENGLISH

 O desafio de janeiro dos "Daring Bakers" teve como anfitriã a Astheroshe do blog accro. Ela escolheu desafiar os participantes a fazer Biscuit Joconde Imprime para adornar uma sobremesa (entremet). 
Primeiro de tudo, tenho que agradecer imensamente a nossa anfitriã Astheroshe do blog ACCRO, pelo fantástico desafio! Eu adorei aprender esta técnica tão bonita para decorar sobremesas! 
JOCONDE IMPRIME é esse bolinho em volta da sobremesa, onde você pode criar os mais variados e autênticos desenhos para uma "ENTREMET" (sobremesa em francês). Para o recheio usei mousse, mas você pode experimentar com muitas outras opções.
Para fazer este lindo "invólucro" para sua sobremesa, você vai precisar de duas massas diferentes. Uma é a "MASSA DÉCOR", que é uma massa amanteigada, usada para fazer os desenhos. A outra, um espécie de pão-de-ló.
MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

Comece pela Massa Décor. A receita abaixo foi reduzida para 1/4 da receita original fornecida para o desafio. Você poderá colorir sua massa ou usar cacau em pó para contrastar com a segunda massa. Eu optei pelo cacau, já que procuro evitar os corantes artificiais.
MASSA JOCONDE DÉCOR

50g de manteiga sem sal, amolecida
50g de açúcar de confeiteiro
50g de claras de ovos 
50g de farinha de trigo (ou 43g de farinha + 15g de cacau em pó), peneirados
corante na cor desejada (se não for usar o cacau)
Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e fofo, usando uma batedeira.
Adicione as claras, aos poucos, batendo sempre.
Junte a farinha e misture bem.
Junte o corante a gosto se não estiver usando o cacau.
Na minha primera experiência, usei papel manteiga culinário e saco de confeitar. Fiz os desenhos, centralizando a parte mais importante, pois as bordas poderiam ficar mais coradas ou quebradiças. Coloquei  o papel sobre uma tábua de corte e levei ao freezer até endurecer. Enquanto isso, preparei a massa Joconde.
MASSA JOCONDE
(Rende 2 tabuleiros médios ou 3 pequenos)
85g de farinha de amêndoas
75g de açúcar de confeiteiro
25g de farinha de trigo 
3 ovos grandes (150g)
3 claras grandes ( 90g)
2½ colheres de chá de açúcar refinado
30g de manteiga sem sal derretida
Pré-aqueça o forno a 220°C.
Bata as claras em neve com o açúcar refinado até que se formem picos firmes e brilhantes. Reserve.
Peneire a farinha de trigo, a de amêndoas, o açúcar de confeiteiro. Adicione os ovos aos poucos, batendo com batedeira, até ficar leve.
Jute 1/3 das claras batidas e misture para amolecer a massa. Junte o restante das claras, misturando delicadamente para não perder muito volume.Por último, junte a manteiga derretida e misture levemente.
Retire  a massa Décor do freezer e rapidamente espalhe a massa sobre todo o desenho, uniformemente, numa camada fina.
Asse em forno quente (220°C) por aproximadamente 5minutos, ou até que comece a dourar nas extremidades. 
Porque eu usei papel manteiga, a massa enrugou um pouco, o que não acarretou problemas, mas você verá a diferença no resultado quando usamos aquele silicone (tipo Silpat) que substitui o papel manteiga, na minha próxima experiência.
Espere esfriar um pouco e desenforme sobre um papel manteiga polvilhado com açúcar de confeiteiro. Recorte e monte o "entremet".
O certo seria usar uma forma com aro removível ou um aro próprio de confeitaria, mas como eu não tenho nenhum dos dois, improvisei com um pedaço de acetato, forrado por dentro com papel manteiga. Funcionou satisfatoriamente.
Para o recheio, usei mousse de chocolate. Após ler umas 20 receitas diferentes, acabei criando uma própria, que ficou muito boa! Não consegui encher até o topo, então na próxima vez vou diminuir a altura da massa. Na verdade, o recheio poderia até ultrapassar a altura da massa, e uma vez firme após gelado, poderia ser desenformado e faria um lindo visual. Quem sabe da próxima vez! 

 MOUSSE DE CHOCOLATE

200g de chocolate meio amargo picado 
6 ovos (separados), gemas passadas por peneira
6 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
6 colheres de chá de licor da sua preferência (usei de café)
Derreta o chocolate em uma vasilha de vidro refratário sobre uma panela com água em baixa fervura. A tigela NÃO deverá tocar a água quente!
Quando o chocolate estiver totalmente derretido, retire a vasilha da panela e reserve.
Numa vasilha, bata as claras até formarem picos macios. Junte o açúcar aos poucos e bata até ficar firme e brilhante. Reserve.
Junte as gemas ao chocolate reservado e bata com a batedeira. Vai ficar grosso e estranho, é assim mesmo! Junte o licor e bata mais. Já deverá estar mais macio a esta altura.
Junte ao chocolate, 1/3 das claras previamente batidas. Misture com um fouet para amolecer. Junte o restante das claras, desta vez, misturando delicadamente até que esteja homogêneo.
Encha a forma  previamente preparada com o joconde e leve à geladeira, coberto, até firmar, por mais ou menos 1 hora.
Enfeite com cerejas ao maraschino e chocolate branco, ou a gosto. 
Quando tirei meu "Entremet" da geladeira, não pude evitar de ver, nele, uma xícara de chocolate quente, então resolvi brincar um pouco e acrescentei alguns detalhes para caracterizá-la, só prá me divertir um pouco ;o)
MINHA SEGUNDA EXPERIÊNCIA
Na minha segunda tentativa, usei a massa Décor que sobrou (é isso mesmo que você ouviu, mesmo tendo reduzido a receita original para 1/4, ainda sobrou!) e usei o silicone no lugar do papel manteiga.
Comprei este silicone há quase 4 anos atrás, e ele morava na gaveta da minha cozinha, sem ser incomodado desde então, acredita! Eu nunca tinha usado, pois não tinha nenhum tabuleiro que coubesse. Não tinha coragem de cortá-lo, embora tivesse vontade. Mas este desafio me encorajou e eu finalmente cortei meu silicone pela metade! Não me arrependo, funciona que é uma beleza! Muitas vezes melhor que o papel manteiga!
Espalhei a massa Décor no silicone. 
Depois, usei uma espátula dentada (como esta aí na foto) para fazer os desenhos.
Apoiei o silicone numa tábua de corte e levei ao freezer para endurecer. Depois, coloquei sobre um tabuleiro de cabeça para baixo e espalhei a massa numa camada fina.
Achei até que ficou fina demais, poderia ser uma pouquinho mais grossa, não muito...
Ficou assim depois de assada por 5 minutos.
Após alguns minutos, desenformei sobre um pedaço de papel manteiga polvilhado com açúcar de confeiteiro, retirei o silicone e PRONTO!!!
Fiquei toda boba com o resultado lindo que apareceu!! Fiquei orgulhosa de mim mesma!
Para a montagem usei a mesma técnica explicada anteriormente, e mudei o recheio para mousse de maracujá.
Primeiro, decorei com florzinhas recortadas da massa que sobrou.
Depois, achei que faltava um pouco de cor e resolvi fazer uma calda de maracujá com sementinhas falsas, feitas com chocolate, claro!
Não vou passar a receita da Mousse de maracujá, pois o resultado não foi bem o que eu esperava, preciso aperfeiçoá-la. Mas, a calda e as sementinhas falsas você pode encontrar  AQUI.
E, para terminar, no final ainda sobraram retalhos de massa, que foram cortados e levados ao forno moderado  (160°C) por alguns minutos e viraram biscoitinhos deliciosos!
EU AMEI ESTE DESAFIO!!!!
Para ver o resultado fantástico dos outros participantes, faça uma visita ao site THE DARING KITCHEN!
A receita original do desafio você encontra AQUI.

Read more: http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com/2011/01/biscuit-joconde-imprime-desafio-daring.html#ixzz2Dr58CPQ6

Nenhum comentário:

Postar um comentário