domingo, 27 de fevereiro de 2011

swift3d.reflexo texto

Olá pessoal! Hoje vamos aprender a fazer um efeito bastante interessante. Uma espécie de reflexo em um texto. A idéia é aprendermos a técnica para aplicarmos em qualquer outro objeto além de textos.
Primeiramente você precisa fazer uma imagem usando um editor como o Fireworks ou o Photoshop. Você pode usar nosso artigo de Fireworks "Texto Vidro" para criar sua própria imagem, ou usar o png abaixo:
Um detalhe muito importante é que você mantenha em mente o tamanho e o estilo de fonte que você usou para criar a imagem, pois precisaremos usar exatamente igual no Swishmax. Na imagem acima eu usei fonte "Arial Black" tamanho "40px".
Criada a imagem, inicie um novo filme no Swishmax com as dimensões da imagem que você criou e a mesma cor de fundo. Eu criei uma imagem de 400x100px e fundo preto. Então criei meu filme no Swishmax exatamente nestas dimensões:
imagem 1"
Agora importe a imagem para o palco. Menu "Insert > Image".
imagem 2"
Insira um texto exatamente igual ao que você criou na imagem, com cor branca, e coloque exatamente em cima do texto da imagem. Tendo em mente que usamos fonte Arial Black, tamanho 40px na imagem, vamos formatar o texto no palco do Swishmax exatamente igual. Lembre-se.. se você usou negrito na imagem, coloque o texto no Swishmax em negrito também... e assim por diante.
imagem 3"
Agora dê um clique com o botão direito sobre o texto que você acabou de digitar e no menu que surgir vá até "Convert > Convert to Sprite".
imagem 4"
Vá ao painel "Outline" e abra o sprite para ver seu texto lá. Em seguida, desenhe um círculo no sprite e posicione à esquerda do texto, mais ou menos como mostra a figura:
imagem 5"
Vá ao painel "Shape" na direita do palco e formate o círculo com preenchimento na cor branca. Depois, no botão "Fill" escolha "Radial Gradient". Clique no pequeno marcador da esquerda (indicado na imagem abaixo pela seta) e se abrirá a paleta de cores. Altere o valor de "Alfa" para 0% como mostra a imagem abaixo. Depois clique em "Done".
imagem 6"
O seu círculo deverá estar parecido com o da ilustração:
imagem 7"
Clique com o botão direito sobre o círculo e, no menu de contexto, escolha "Grouping > Group as Shape".
imagem 8"
Agora selecione a ferramenta "Motion Path", depois clique sobre o círculo e o arraste para o lado direito do texto, oposto à sua posição inicial. Desta maneira, acabamos de adicionar um movimento ao círculo que passará da esquerda para a direita. Note na linha do tempo que o efeito foi criado. Se desejar, você pode alterar a duração do efeito na linha do tempo. Se você tem alguma dúvida em relação à ferramenta "Motion Path", observe nosso tutorial clicando aqui.
imagem 9"
Agora basta um último passo. Vá até o painel "Outline" e selecione o sprite. Depois vá ao painel "Sprite" à direita do palco, e marque a opção "Use botom object as mask".

Nenhum comentário:

Postar um comentário