domingo, 27 de fevereiro de 2011

flash.hiperlink

Introdução
O Flash já não é apenas um programa para criar efeitos fantásticos e animações. O Flash também é usado para criar navegações, menus e outras formas de interagir com os utilizadores. Um dos aspectos fundamentais nas navegações são os hiperlinks. Num browser quando damos um clique sobre um link uma página é carregada, mas no Flash as coisas funcionam de forma diferente.
Criar um hiperlink não é muito difícil mas requer algum conhecimento de ActionScript. Este tutorial vai-te ajudar a criar hiperlinks a partir do Flash.
Ficheiro Swf


Downloads:
Flash Player icon Ficheiro Fla Tutorial em PDF

Criar um hiperlink
Os passos seguintes vão ajudar-nos a criar um hiperlink:
  1. Criar um novo documento no Flash Mx. Escolher File | New. Um novo documento em branco é exibido.

  2. A partir da caixa de ferramentas escolher a ferramenta “Oval” e desenhar um circulo na área branca (Stage) do Flash Mx. Depois do circulo estar desenhado seleccioná-lo com a ferramenta “Arrow”.

  3. Depois do circulo seleccionado, pressionar a tecla F8, a caixa de diálogo “Convert to Symbol” é exibida. No campo “Name” damos um nome ao botão que neste caso será “Hyperlink”. Na secção “Behavior” seleccionamos a opção “Button”. A caixa de diálogo deverá ter este aspecto:




  4. Pressionar a tecla “OK” para fechar a caixa de diálogo. O circulo é agora um botão. Com o botão direito do rato dar um clique sobre o circulo e escolher a opção “Actions”.

  5. A partir do painel “Actions”, dar um clique no símbolo mais ( + ) e escolher Actions | Browser/Network | getURL.




  6. A seguir definimos o URL (endereço) que pretendemos carregar quando o utilizador dá um clique sobre o botão. Neste caso vamos abrir uma nova janela do browser com o site http://www.flashwebtraining.com. A caixa de diálogo deverá ter este aspecto:




  7. Gravar o ficheiro como “hiperlink.fla" e a seguir aceder ao menu File | Publish Preview | HTML para visualizarmos a animação no Browser.
A opção “Window”

Deves ter reparado que quando clicamos no botão, a página foi carregada numa nova janela do browser. Mas nem sempre desejamos que os links abram numa nova janela. Por vezes queremos que os links abram na janela actual do browser. É neste caso que a opção “Window” é fundamental.
Neste Tutorial escolhemos a opção _blank de quatro escolhas possíveis. Agora é altura de termos uma pequena explicação sobre cada uma delas:

_self
Carrega o link na janela actual do browser. Esta é a opção pré-definada pelo Flash para abrir qualquer link.
_blank
Carrega o link numa nova janela tal como vimos neste tutorial.

_parent
Esta opção é especialmente útil quando trabalhamos com páginas que contêm frames. Ao escolhermos a opção _parent as frames são eliminadas e a página passa a ser carregada numa janela normal do browser sem frames.
_top
Carrega o link na frame do topo.
 
Espero que este tutorial te tenha ajudado. Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites em utilizar os nossos Fóruns de Discussão.
 
Bons Flashes
Paulo Barbosa
paulo.barbosa@flashwebtraining.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário