sábado, 19 de fevereiro de 2011

Recorte e edite objetos facilmente usando Máscaras


Postado por Redação Photoshop em 22/09/2010 às 10h 00min

Substitua o fundo ou edite suas fotos facilmente com máscaras do Photoshop






  As máscaras são um jeito excelente de proteger seu trabalho de edição no Photoshop. Elas permitem fazer alterações drásticas em seu trabalho sem afetar de fato as camadas originais. As máscaras aparecem como miniaturas na paleta Layers e podem ser pintadas, apagadas e receber filtros. O mais bacana das máscaras é que, se você não estiver feliz com o resultado ou mudar de ideia posteriormente, elas podem ser desativadas e reaplicadas.

As máscaras funcionam em preto e branco. Na miniatura, a área mascarada é mostrada em preto e a área visível é mostrada em branco.

Como se usa máscaras? Simples questão de pintar com a ferramenta Brush. As cores de primeiro plano e do plano de fundo devem ser, respectivamente, preto e branco. Com o preto você mascara qualquer área. Para reverter o processo e revelar a área, é só trocar o pincel para branco e pintar sobre ela. O processo é explicado claramente no passo-a-passo a seguir.


1 Crie uma máscara

  Na base da paleta Layers fica o botão Mask. Clique nesse botão para adicionar a miniatura da máscara à sua camada. As cores de primeiro plano e plano de fundo devem estar definidas como preto e branco na barra de ferramentas.

2 Selecione sua ferramenta

Muitas ferramentas podem ser usadas para mascarar, mas o jeito mais simples é pintar com a ferramenta Brush. Selecione-a e, usando preto como cor de primeiro plano, remova parte do fundo. As pinceladas aparecerão em preto na miniatura.

3 Troca de fundo

Com o fundo inteiro mascarado, você pode adicionar outro. As máscaras também funcionam bem quando se aplicam diferentes texturas e modos de mesclagem. Trata-se de uma excelente ferramenta não-destrutiva.

Usando a Pen


Para criar máscaras nítidas ao redor de objetos complexos, uma opção melhor é a ferramenta Pen, já descrita em “Recortes criativos”. Desenhe ao redor do objeto e salve o Path na paleta Paths. Segure [Ctrl] e clique na miniatura do path para transformálo em seleção ativa. Crie uma máscara (na base da paleta Layers) e veja o fundo sumir. Se a área errada sumir, inverta a máscara em Image>Adjustments>Invert.





Nenhum comentário:

Postar um comentário