terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ferramentas Blur, Sharpen e Smudge do Photoshop


Postado por Redação Photoshop em 14/09/2010 às 10h 00min

Dani Dixon apresenta três das ferramentas mais úteis e simples do Photoshop





Na barra de ferramentas você dispõe de um trio de funções de edição muito úteis, todas reunidas num só lugar. Elas são: Blur (diminuir nitidez), Sharpen (aumentar nitidez) e Smudge (borrar). Cada qual tem sua utilidade, mas elas funcionam melhor em conjunto. Efeitos de Blur e Sharpen também existem no Photoshop sob a forma de filtros, mas algumas vezes você precisa mexer apenas em áreas pequenas e bem específicas da foto. Não é necessário mascarar e aplicar efeitos gerais sempre. Aprender a usar estas ferramentas simples significa uma boa economia de tempo.

  Essas ferramentas, voltadas ao uso artístico, também são boas para edição de imagens. Sua aplicação mais valiosa é no retoque de recortes, como você pode ver no pequeno passo-a-passo abaixo. Nós usamos a Smudge para criar um pouco de pelagem realista (técnica também muito útil para melhorar recortes de cabelos humanos), e então aplicamos Blur e Sharpen para arrematar o resultado, ajustando a aparência de profundidade da foto e integrando melhor a figura ao fundo.

1 Smudge

As pontas dos pelos precisam de definição. Com a ferramenta Smudge, deixe o Strength (intensidade) em 90% e amplie a visualização. Deixe o diâmetro fino, coisa de 2 pixels, e vá puxando da juba para fora. Variando o tamanho e a intensidade, você “cria” pelos de aparência natural.

2 Blur

Para que a juba não pareça muito falsa, borre de leve os seus limites. Selecione a ferramenta Blur, ajuste-a para 30% de Strength  e passe-a sobre a beirada dos pelos, a fim de suavizar a transição. A quantidade exata necessária do efeito depende da nitidez da foto.

3 Sharpen

Comece usando esta ferramenta com uma intensidade baixa e aumente-a gradualmente. Procedendo assim, a edição final não salta à vista. Quanto mais nítida for a sua foto original, mais você poderá aplicar o
efeito de Sharpen nela.



Como funcionam



Blur: Use-a como um esfuminho para borrar partes da imagem. Os controles são os mesmos de um Brush (pincel): tamanho, dureza, opacidade e modo de mesclagem (Blend Mode).



Sharpen: Também com os mesmos ajustes de um pincel, ela serve para aumentar a nitidez de áreas muito específicas, como um reflexo no olho de uma pessoa.




Smudge: Serve para empurrar os pixels, como se você usasse a ponta de um dedo. Novamente temos os mesmos controles de um pincel, mais a opção Finger Painting, que adiciona um pouco da cor do seu seletor de cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário