quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

tut 2- apague fundo da imagem com photoshop

Apague o fundo da imagem com photoshop

Postado por Redação Photoshop em 30/08/2009 às 09h 00min

Uma ferramenta poderosa para separar rapidamente uma figura do entorno.









VOCÊ VAI APRENDER
Ferramenta Background, Eraser, Mascaras








Photoshop oferece muitas maneiras de extrair um elemento de seu fundo. Você pode utilizar paths para criar uma seleção, escolher certas cores e apagá-las ou ainda fazer um usar canais e máscaras. Quando desejamos um método rápido e fácil de nos livrar de partes de uma camada, todavia, costumamos ir direto à ferramenta Eraser. Mesmo sem considerar a natureza destrutiva desse método, dá um trabalhão desviar-se das partes a serem mantidas, pois se cria um efeito de halo e o resultado, normalmente, fica uma droga. Mas é aí que entra em cena a Background Eraser. Ela funciona como a borracha comum, mas examina a cor que está por trás da borracha e vai tirando amostras dos pixels que você varre. Quando o pincel está sobre áreas de cor semelhante, o Photoshop as remove. Se, no entanto, ele também se mover sobre uma área de tom contrastante, o Photoshop não alterará aqueles pixels. O resultado é uma remoção muito mais precisa do fundo, sem perder aqueles detalhezinhos que seriam dificílimos de manter. Neste tutorial, veremos como separar uma fera de seu habitat. A ferramenta Background Eraser tem suas limitações, mas aprenderemos a lidar com elas e resolver quaisquer problemas que possam aparecer. Finalmente, vamos saber como realizar um processo não destrutivo.









SELECIONE E ENTENDA A FERRAMENTA
Encontre a Background Eraser e deixe-a prontinha para usar




01 Abra a imagem

Abra sua imagem inicial, dê zoom e examine as áreas em que a pele do tigre encontra o fundo. Queremos fazer um recorte que mantenha os detalhes nesta área, mas removendo completamente o fundo. Nas próximas etapas, vale a pena voltar algumas vezes a esta imagem para ver se nada foi perdido.




02 Faça uma cópia

Selecione e arraste a camada de fundo para o botão New Layer na parte de baixo do painel Layers para criar uma cópia da imagem. É aconselhável manter o original para o caso de ser preciso voltar ao princípio, por isso vamos trabalhar na cópia. Desative o olhinho na camada de fundo e selecione a cópia.



03 Selecione a  borracha de plano  de fundo

A Background Eraser fica escondida atrás da borracha comum. Para selecioná-la, clique e segure sobre a ferramenta Eraser na barra de ferramentas. Um menu com Eraser, Background Eraser e Magic Eraser será aberto. A ferramenta Background Eraser tem um parzinho de tesouras no ícone; selecione-a. Você também pode pressionar [E] no teclado para alternar entre as borrachas.










04 Vá em frente

Antes de começar de verdade a utilizar esta ferramenta, acostume-se com ela: selecione um pincel grande e pinte a borda externa da cabeça do tigre. O símbolo de + dentro do pincel deve ficar na área preta, mas as bordas do pincel podem invadir um pouco a figura.



05 O que aconteceu?

O Photoshop analisa os pixels enquanto você pinta. O símbolo de + é usado para marcar o ponto usado como cor de referência a ser removida. Qualquer coisa que se afaste mais do que um certo limiar é deixado intacto e todo o resto é removido. Desfaça a pintura agora pressionando [Ctrl/Cmd] + [Alt] + [Z] até voltar ao ponto em que iniciou o passo 3.



BARRA DE OPÇÕES

Obtenha controle fino

A amostragem (Sampling) possui três modos de remoção: Continuous lê os valores tonais sob o pincel e decide o que apagar; Once mantém o primeiro valor tonal em que se clica, de forma que apenas um tom é removido; Background Swatch limita os pixels removidos aos que combinam com a cor de fundo selecionada. Tolerance define a sensibilidade da ferramenta. Limits define a forma como a ferramenta apaga pixels: Discontiguous remove pixels com a mesma cor; Contiguous apaga pixels com o mesmo tom. Find Edges trata dos pixels internos. Protect Foreground Color evita que pixels com a mesma cor do primeiro plano sejam apagados.










APAGUE O FUNDO
Realize sem demora uma operação complexa





06 Ajuste as opções

Em Tolerance você decide quanta diferença entre dois tons deve haver para que o Photoshop mantenha os pixels. Experimente variar a tolerância e pinte sobre a mesma área de antes. Se você escolher uma tolerância alta, parte do tigre será apagada. Se for baixa demais, haverá um halo de pixels pretos do fundo em torno da borda do tigre. Encontre o melhor valor para seu caso.



07 Comece por cima

Certifique-se de que Contiguous esteja marcado e pressione Sample Once. Comece com um pincel médio no alto, à direita da cabeça do tigre e pinte a lateral do rosto. O símbolo de + deve ficar do lado de fora do tigre para que o pelo não seja apagado. Você verá que sobram alguns pixels. Vamos tratar deles depois, não se preocupe. Usamos um pincel de 45 px, Tolerance de 75%.



08 Complete a cabeça

Continue trabalhando na área da cabeça. Não deve haver problema algum com a ferramenta neste pedaço, porque há bastante contraste entre o fundo e o tigre. Conforme você vai descendo, será preciso diminuir a tolerância e reduzir o tamanho do pincel para ter melhores resultados. Uma área que vai causar problema é a orelha esquerda. Pode ser melhor negócio passar à ferramenta Eraser para demarcar uma linha em que a orelha pode estar.



09 Bloqueie a parte de cima

Agora que a cabeça e as costas estão isoladas, você pode aumentar o tamanho do pincel e remover rapidamente os pixels que sobraram na parte superior da imagem. Passe temporariamente para o Eraser e apague todos os pixels que não forem adjacentes ao tigre. Lembre-se de, depois, voltar atrás e verificar as modificações.















DICA
Proteja o primeiro plano
Não despreze a caixa Protect Foreground. Ela tem a supremacia sobre as decisões da ferramenta na hora de remover pixels quando eles são iguais à cor de primeiro plano. Pressione [I] para abrir o Eyedropper e escolher a cor do pelo do tigre, depois volte à ferramenta BE e marque a caixa Protect Foreground quando a diferença entre o fundo e o tigre for menos pronunciada.





10 Áreas  complexas

Conforme você desce pelo corpo do tigre, fica mais difícil encontrar o equilíbrio entre o tamanho do pincel e a tolerância. Se a ferramenta se recusar a cooperar, não se preocupe vamos resolver esses problemas de excesso (ou falta) de remoção de pixels depois de terminar.








11 Hora das patas

Esta parte é bem chatinha. Como o pelo é muito semelhante ao fundo, será preciso usar um controle extra para capturar a diferença entre os dois. Pressione [I] no teclado para selecionar o Eyedropper e clique no tigre, próximo à borda em que está o fundo. Depois, volte à ferramenta Background Eraser e marque a caixa Protect Foreground. Ajuste o valor de Tolerance para 5 ou 6 e continue pintando em torno da borda.



12 Bloqueie os lados

Você pode bloquear as laterais da imagem como fez na parte de cima. Também é possível utilizar a ferramenta Eraser para limpar a área em que acaba de trabalhar. Há alguns detalhes que valem a pena manter, mas este pedaço é particularmente difícil faça o que puder para chegar a um contorno benfeito.



13 Mais contexto

Faça a mesma coisa do outro lado. Quando estiver acabando, afaste o zoom de forma a ver claramente a imagem inteira. Desse ponto de vista deve ser possível perceber os pixels recalcitrantes que você deixou passar enquanto acertava as laterais. Ao terminar isso, aproxime a imagem novamente para trabalhar na parte de baixo da imagem.









DICA
Extraia detalhes menores
A maioria dos usuários não consideraria a ferramenta Eraser Tool uma escolha óbvia para remover pixels, mas ela pode ser incrivelmente útil quando outras ferramentas simplesmente não estão à altura. Um bom exemplo de uso prático é quando você quer manter os detalhes dos pelos. Recortar os pixels entre os fios individuais é praticamente impossível, mas o uso cauteloso do Background Eraser torna a tarefa sopa no mel.





14 No finalzinho

Mais uma vez, pegue a ferramenta Background Eraser e passe para a parte de baixo da imagem. Essa é a área mais difícil e vai demandar muita paciência para ficar perfeita. O zoom precisa ser suficiente para que se possa perceber onde acaba o tigre e começa o fundo. Para a parte de baixo das patas provavelmente será necessário utilizar a ferramenta Eraser normal.



15 Um último esforço!

Certo, dê um suspiro de alívio e use a borracha comum para apagar as últimas áreas de pixels que sobraram na parte de baixo da imagem. Demorou, mas agora você é o feliz proprietário de um tigre recortado, sem fundo.



16 Confira a imagem

Inevitavelmente, você vai deixar passar algumas áreas. Vamos mexer nisso ao final da manipulação, mas será muito mais fácil se eliminarmos a maior parte desde já. Crie uma nova camada abaixo de Background Copy e preencha com magenta. Selecione a camada Background Copy e aproxime bem. Segure a barra de espaço e navegue pela imagem para encontrar pixels restantes. O contraste com o magenta facilita esse trabalho.



17 Crie uma máscara

Até agora, tudo o que fizemos foi destrutivo. Jogamos fora pixels de nossa imagem sem nos preocupar com isso, mas para ter mais flexibilidade o ideal é guardar todos os pixels e mascarar os que não queremos ver. Duplique a camada de fundo (que está oculta), criando outra cópia da imagem completa. Dê [Ctrl/ Cmd] e clique na camada Background Eraser para carregar os pixels como seleção, então, clique em New Layer Mask, no painel Layers, para a camada de fundo duplicada. A seguir, esconda a camada Background Eraser.



18 Confira se faltou algo

Segure [Alt] e clique na máscara para visualizá-la na área de imagem. Você verá pixels em áreas em que eles deveriam ter sido removidos. A ferramenta Background
Eraser
é boa no que faz, mas se houver pixels no fundo que ultrapassem a configuração de Variance definida, eles não serão removidos. Pinte esses pixels de preto para se livrar deles. Depois, clique na miniatura da camada para voltar a visualizar a imagem.



19 Refine a máscara

Se você estiver usando o CS4, o Photoshop oferece diversas maneiras de refinar sua máscara e deixá-la perfeita. Se a sua versão for mais antiga, também é possível melhorá-la. Dê um zoom bem aproximado e pinte sobre a máscara com preto para esconder pixels extras ou com branco para revelar os que foram apagados por engano.


Clique aqui para baixar imagens do tutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário