terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

cuidados com as espinhas! para as mulheres adolescentes..etc

Cuidados evitam o aparecimento de espinhas

Adote algumas práticas no dia-a-dia e elimine indesejáveis erupções na pele

Núbia Tavares, especial para o iG São Paulo | 16/02/2010 08:03
  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Não são apenas os adolescentes que sofrem com o aparecimento de espinhas. O problema pode surgir em qualquer idade. Distúrbios hormonais e excesso de produção de sebo são os principais responsáveis pelo surgimento das indesejáveis espinhas. Siga recomendações para evitar o problema:

Escolha o cosmético certo
Loções e cremes são indicados para peles normais e secas, mas contra-indicados para quem possui oleosidade no rosto. Nesse caso, dê preferência ao gel. “Usar um cosmético inadequado para o seu tipo de pele pode estimular o aparecimento de espinhas e cravos”, afirma a especialista em estética facial Blanch Marie.
Lave o rosto de duas a três vezes ao dia
“Não use buchas, faça movimentos leves com as mãos e nunca deixe o sabão muito tempo em contato com a pele”, explica a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O ideal é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Quem tem a pele oleosa pode realizar o procedimento também à tarde.

Foto: Getty Images
Manter a pele sempre limpa é fundamental para reduzir a quantidade de sebo e evitar que o poro fique infeccionado


Não durma de maquiagem
Ir para a cama sem retirar a maquiagem é um erro muito comum  que deve ser evitado. “Aplique demaquilante com um algodão para retirar as impurezas. Depois, utilize uma loção adstringente para eliminar o excesso de oleosidade e finalize com um tonificante”, explica Blanch Marie. Pela manhã, realize o mesmo procedimento, mas com uma diferença fundamental: nunca se esqueça de passar o protetor solar.
Escolha um protetor solar leve 
A regra para a escolha dos protetores é basicamente a mesma de outros cosméticos: peles oleosas pedem gel; secas e normais, loções e cremes. Atenção: a dermatologista Maria Soledad explica que protetores em gel tendem a bloquear menos os raios solares do que seu equivalente em loção ou creme. Por isso, capriche no fator de proteção.
Faça esfoliação e limpeza de pele
A esfoliação deve ser realizada semanalmente e pode ser feita em casa. Nesse caso, evite esfregar a pele com força, para que as glândulas sebáceas não sejam estimuladas exageradamente. Faça também uma limpeza de pele mensal com um profissional de sua confiança.
Outros cuidados que ajudam a evitar espinhas:
- Evite deixar a franja caindo sobre a testa: o cabelo causa abafamento no local e impossibilita que a pele respire livremente;
- Cuide do couro cabeludo: a oleosidade da raiz do cabelo pode escorregar para a testa e deixar a pele ainda mais propensa a desenvolver espinhas;
- Consuma frutas, grãos, vegetais e verduras: eles ajudam a limpar o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário