sexta-feira, 11 de abril de 2014

Cortes Retos e Círculos com uma Serra Tico-Tico


andre
Pontos:  403
Desde:  05/03/2009
Finalizado
Nível intermediário
x 1
Favoritado
Em:  28/11/2009   ( 31/12/2013 )
Domínio Público
Como fazer cortes retos e círculos com uma serra tico-tico.
1
Introdução
Tudo começou porque eu estou montando um telescópio de 180mm e para construir o suporte para o espelho primário (célula do espelho primário) precisei cortar dois círculos em compensado de 18mm...
Tenho uma serra tico-tico da Makita que possui duas cavidades com parafusos de aperto para encaixe de um acessório que permite cortes retos e circulares com maior precisão. Como eu não consegui encontrar este acessório para venda resolvi fazer um utilizando pedaços de alumínio (scraps) e alguns parafusos.
Talvez sua tico-tico também tenha possibilidade de encaixar este acessório, então essa idéia pode ser utilizada de forma similar. O ideal seria utilizar um metal mais rígido, mas alumínio era o que eu tinha a mão.
A figura mostra um corte de um disco de 180mm de diâmetro em um compensado de 18mm.
 
2
Montagem - parte 1
Faça dois furos próximos à uma das pontas da barra chata para aparafusá-la ao perfil (cantoneira) na sua parte mais larga.
Utilize os furos feitos para marcar e fazer os furos no perfil (cantoneira).
Na parte de baixo do perfil (cantoneira) faça o escariamento do furo para embutir a cabeça dos parafusos de cabeça chata, pois a parte de baixo deve ficar lisa. Este procedimento é um pouco complicado pois em geral estes perfis não são muito grossos, no meu caso eu tive que escariar um pouco até o furo da barra chata, para que o parafuso desse aperto.
Coloque os dois parafusos de cabeça chata por baixo e aperte com as porcas por cima. A parte de baixo deve ficar como na foto a seguir:
 
3
Montagem - parte 2
Faça agora um furo de 6mm no perfil (parte mais larga). Este furo deve ficar em uma posição tal que quando o acessório estiver encaixado na máquina o furo fique na direção da serra. Isto porque, obviamente, as cavidades para encaixe do acessório na máquina não estão na mesma direção serra. Observe na primeira figura deste artigo.
A outra chapa (retangular) só deve ser encaixada se você for fazer cortes retos, neste caso, faça dois furos na borda da chapa e na parte mais estreita do perfil (cantoneira), aparafusando com os parafusos de cabeça redonda, como mostrado abaixo:
 
4
Utilizando o acessório
Fazendo cortes retos com maior precisão:
Atenção: Na primeira figura mostrada não estou fazendo efetivamente nenhum corte! Estou apenas mostrando que a chapa retangular colocada (como mostrado anteriormente) funciona como um batente. A mesa utilizada deve ter uma borda reta e uniforme para que o corte saia reto e uniforme. Com uma mão segure a máquina e com outra deslize o batente pela borda da mesa.
Fazendo cortes circulares com maior precisão:
Retire a chapa retangular (batente) do acessório.
Faça primeiro a marcação do circulo desejado com um compasso, a fim de verificar se a circunferência desejada caberá na área a ser cortada e também para marcar o centro.
Faça o início do corte com a tico-tico sem ajuda do acessório.
Faça um furo de 6mm no centro e, utilizando o parafuso M6 aparafuse o acessório (não muito apertado, de forma que possa girar).
Encaixe o acessório na máquina até que a serra toque na parte cortada manualmente e aparafuse com os parafusos M4 (no caso da Makita). Tome cuidado para não apertar demais a serra contra a peça a ser cortada para que ela não empene, antes de apertar os parafusos certifique-se que a serra está bem encostada mas não empenada.
Comece o corte e gire a tico-tico (ou a madeira se possível) cortando vagarosamente. Mesmo com a ajuda do acessório pode ocorrer da serra fugir do corte, principalmente se a serra estiver empenada ou a peça a ser cortada for muito grossa (como é o caso de um compensado de 18mm). Utilize a marcação feita com o compasso e um pouco de óleo de vez em quando, tentando fazer pequenas pressões laterais se ela quiser sair da marcação.

Cuidado quando chegar no final para não despencar tudo, sempre utilize apoio na outra parte da máquina que não está sobre a peça.
 
5
Lista de Material
 1. Pedaço de chapa de alumínio 15cm x 3cm (2mm de espessura ou mais)
 2. Barra chata de alumínio 30cm x 1,2cm (3mm de espessura). Obs.: depende do tamanho da cavidade na ferramenta
 3. Perfil de alumínio (cantoneira) 7,5cm x (4cm parte mais larga e 1,2cm parte mais estreita)
 4. Dois parafusos de 1/8 ou 3mm, cabeça redonda, com arruela e porcas
 5. Dois parafusos de 1/8 ou 3mm, cabeça chata, com arruela e porcas
 6. Um parafuso M6 (6mm) x 4cm  com 2 arruelas e 2 porcas
 7. Dois parafusos M4 (4mm) x 12mm para a fixação do acessório à máquina (depende da máquina)
Na realidade a medida da maioria das peças mostradas pode variar bastante, o que eu coloquei na lista foi o que eu tinha à disposição.
A foto abaixo mostra o material utilizado e a barra chata já aparafusada ao perfil (cantoneira).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário