sexta-feira, 11 de abril de 2014

anima - Mesa de luz – Making of basica


Orgulhosamente apresento a mesa de luz que eu construí no meu recesso. Trata-se de um produto com design muito bem resolvido, barato, leve e construído com pedaços de sucata. Permite que eu anime e fotografe os desenhos  simultaneamente.
Cumprindo todas as funções que eu sempre desejei numa mesa de luz, tenho aqui a régua acme e o disco junto com o suporte de webcam para capturar os desenhos. Le ferramente definitive para a arte da animação.
Gastei apenas 200 reais. 110 no acrilico, 75 com a luminaria do topo e o resto com pregos, cola e parafusos.

2 compensados de 5 mm sustentam um disco de acrilico de 8 mm. Tive que pedir ajuda pro meu pai pra cortar redondo os compensados, pois não sei usar a serra sirico-tico.

Os pinos laterais da “régua” foram modelados em durepoxi, o pino central é um pedaço do cabo de uma colher de madeira da minha mãe. A colher dela agora “sumiu” mas graças a deus ela  não entra na internet.  Furos no acrílico empapados de super bonder seguram os pinos.

A armação de metal que sustenta a mesa nada mais é que a grade do forno de um fogão velho com as hastes do meio arrancadas.

Pedaços de tranca estilo tramela serviram para fixar o suporte de metal na madeira.

Uma webcam normal presa num suporte de luminária faz a captura dos desenhos.

Barbantes seguram as duas partes, deixando a estrutura em pé. Optei por essa solução para deixar a mesa leve. Funcionou muito bem.
É muito legal construir as coisas em vez de sair correndo comprar. Dá prazer ver algo projetado e depois pronto. Me diverti fazendo isso e economizei 170 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário