terça-feira, 1 de junho de 2010

Bolo de banana com passas



Não é para menos que este bolo é um dos preferidos da Valentina, é simplesmente maravilhoso! Úmido e macio ao mesmo tempo, este bolo me cativou pela sua textura! Costumo comer apenas uma ou duas fatias de todos os bolos que preparo mas com este aqui estou tendo dificuldades. Melhor nem falar quantas fatias já comi para a culpa não pesar demais na consciência! :-D Mas é só para vocês terem idéia do tanto que este bolo é saboroso, por mais que se pense "é mais um bolo de banana"!
Ótimo para todas as ocasiões, do café da manhã ao lanche da tarde, vai bem com um cházinho ou um café fresquinho! Façam e comprovem! ;-)


Bolo de banana e passas


100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente e macia
140g de açúcar mascavo peneirado
2 ovos grandes
3 bananas grandes maduras amassadas
50g de pecans ou castanha-do-pará picadas
50g de passas
150ml de iogurte
280g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
uma pitada de sal

50g de açúcar de confeiteiro para cobertura


Pré-aqueça o forno a 160oC (eu assei a 180oC).
Unte uma forma de bolo inglês (20 x 13 cm ou 2 formas de 20x8cm) e forre o fundo com papel manteiga.
Peneire a farinha de trigo com o bicarbonato, a canela e o sal numa vasilha menor e reserve. A canela e o sal entraram por minha conta.

Coloque numa vasilha grande a manteiga e o açúcar e bata até ficar claro e cremoso. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Acrescente as bananas, pecans ou castanha-do-pará, passas e iogurte. Bata só para misturar. Não estranhe se a mistura talhar. Coloque a farinha de trigo peneirada e mexa com uma colher de silicone. Não misture demais. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 1h e 15 min aproximadamente (para mim levou 50 minutos por estar usando formas mais estreitas, mas faça o teste do palito). Fique de olho pois dependendo do forno o tempo pode variar um pouco. Cuidado para não assar demais e ressecar o bolo.

Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 min antes de desenformar.
Para fazer a cobertura misture o açúcar de confeiteiro com duas/três colheres de chá de água fria. A consistência deve ser como que de um mingau meio mole. Use uma colherzinha de café para regar o bolo com a cobertura. Sirva morno ou frio. No dia seguinte continuou delicioso!


Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário