quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O Guache é uma tinta solúvel em água, de secagem rápida, espessa e opaca, que depois de seca permite a sobreposição de outras cores.
Como deves proceder para a sua utilização?
1- A tinta deve ser espremida do tubo sobre um azulejo ou dentro de um godé bem seco, e em maior ou menor quantidade, consoante a superfície que se pretende pintar.
2- Em seguida, com um pincel ou com um conta-gotas, deixas cair algumas (poucas) gotas de água sobre a tinta, e mexendo bem com um pincel, de modo a que ela se dissolva convenientemente. Deves procurar conseguir uma consistência tal, em que a tinta se possa espalhar facilmente sem escorrer.
O guache não deve ser aguado. Se a tinta for pouca, uma simples gota de água, por vezes, é suficiente.
Se verificares que a tinta está ainda tão espessa que custa a espalhar, vais acrescentando água (gota a gota) até obteres a consistência desejada.
3- Se quiseres fazer uma (relativamente) grande porção de tinta, deves utilizar de preferência um godé (ou um recipiente). Para pequenas quantidades, simples ou com mistura de tintas, utiliza o azulejo.
4- Deves procurar (quando se trata de mistura de tintas) nunca fazer menos tinta do que aquela que te permita pintar toda a superfície que pretendes. Evitas a dificuldade de obtenção de uma cor igual.
5- Se te faltar tinta para completar a pintura de uma superfície, o ideal é fazer mais tinta; nunca deves acrescentar água ao resto da tinta que te sobrou, pois ela fica diferente e o trabalho não resulta.
6- Quando quiseres misturar tintas, vais acrescentando a uma delas pequenas porções da outra, até que obtenhas a cor ou o tom que desejas.
7- Antes de começares a pintar experimenta a tinta num papel qualquer (que deves ter sempre ao pé de ti) e que te serve de prova (teste). Se estiver muito líquida, acrescenta tinta; se custa a espalhar, junta (cuidadosamente) e com um pincel, um pouco de água.
8- Quando tiveres a tinta pronta, começa, então a pintar. A tinta deve ser espalhada com o pincel sempre na mesma direcção e sentido. Não comeces pelo meio. Tem cuidado para não ultrapassares os limites da superfície que queres pintar, e também em não deixares partes em branco.
9- Se quiseres acrescentar algum pormenor, deixa secar a superfície que pintaste. Depois, com tinta de outra cor e espessa, pintas sobre a tinta utilizada.
10- Nunca pintes com pincéis sujos.



Como criar profundidade em uma paisagem pintada com guache


Pinturas a guache são às vezes usadas para criar pinturas de paisagens
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

A pintura com guache se parece com uma aquarela, mas é opaca ao invés de transparente. Desenhistas e pintores geralmente usam guache para pintar imagens realistas e tridimensionais. Originalmente usada para iluminar manuscritos e textos religiosos na Idade Média, o guache se tornou popular com os pré-rafaelitas do século 18 e com os impressionistas franceses do século 19, pós-impressionistas e neo-impressionistas. O brilho e a opacidade desse tipo de tinta a tornou um dos materiais favoritos dos pintores para criar um estilo altamente detalhado e ilusionista, dando a impressão de profundidade.
  • Material para desenho
  • Papel para aquarela
  • Tintas guache
  • Pinceis para pintura
Lista completa

Instruções


  1. 1
    Adicione profundidade a uma paisagem pintada com guache ao desenhar a cena usando uma perspectiva linear. Componha e desenhe uma paisagem detalhada e que crie uma ilusão de ótica sobre papel para aquarela resistente. Estabeleça pontos de fuga e use-os para descrever elementos tridimensionais da composição da paisagem. Desenhe objetos na paisagem de acordo com a escala para que pareçam recuar na distância. Torne objetos distantes progressivamente menores quanto mais distantes estejam. Sobreponha objetos próximos sobre os distantes.
  2. 2
    Dilua a tinta guache com água para deixá-la mais rala para as camadas iniciais de tinta. Misture a guache nas xícaras de uma paleta para aquarela. Pinte tonalidades em degradê para o céu e para o chão, sugerindo profundidade. Pinte o céu mais escuro na parte de cima e mais claro perto do horizonte. Pinte árvores e montanhas em cores mais claras na parte de cima e mais escuras no fundo, assim como aparecem na natureza devido aos efeitos da luz ambiente.
  3. 3
    Use a perspectiva aérea para criar uma impressão de profundidade. Tinja as tintas guache com um pouco de azul ao pintar objetos distantes e partes da paisagem para imitar os efeitos atmosféricos. Pinte as bordas dos objetos com cores azuladas para fazer com que pareçam que se distanciam no pano de fundo. Retrate formas e objetos distantes indistintamente, com menos detalhes, contraste e poucas mudanças de valor. Adicione um pouco de água às cores de fundo quando secarem e misture-as com um pincel achatado.
  4. 4
    Aproveite o brilho das cores de tinta guache para realçar a profundidade em pinturas de paisagens. Siga o exemplo do pintor Hans Hoffman e crie um efeito "puxa e empurra" usando cores quentes, escuras e plenamente saturadas para o primeiro plano e cores mais leves, frias e embaçadas para o pano de fundo. Use cores com valores neutros e tonalidades medianas como vermelhos para meio da pintura. Use tinta mais espessa com pinceladas texturizadas para fazer com se se destaquem do plano da pintura.
  5. 5
    Simplifique os detalhes do pano de fundo e pinte-os com bordas esfumaçadas. Pinte detalhes do primeiro plano com clareza e com alto contraste para que pareçam saltar aos olhos da pessoa que observa o quadro. Adicione um pouco de branco à tinta guache para aumentar seu brilho natural. Justaponha cores complementares completamente saturadas para fazer com que pareçam ainda mais brilhantes e mais contrastantes. Use azuis e tons violetas intensos perto de amarelos e laranjas brilhantes para criar um senso de profundidade ao sugerir a luz do sol e suas sombras.
 


Passo a passo: pintando com tintas guache


Passo a passo: pintando com tintas guache
Guache é uma opção de pintura que seca rapidamente
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A tinta guache tem sido usada por mais de 800 anos. Originalmente utilizada para ilustrar manuscritos religiosos, o guache mantém sua popularidade como um meio de arte porque é fácil de usar e seca rapidamente. Pode ser comparado as aguarelas, por serem geralmente aplicadas a papéis com textura, no entanto, os pigmentos da guache são menos opacos. Obter as cores e efeitos que você gostaria leva experimentação e prática, já que a tonalidade da cor, quando seca, varia de quando aplicada pela primeira vez.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil
 

Instruções

    Passo a passo: pintando com tintas guache

  1. 1
    Umedeça o papel na água até que esteja completamente úmido.
  2. 2
    Retire o excesso de água e coloque o papel em uma placa plana para secar. Prenda as bordas com fita crepe para evitar ondulações.
  3. 3
    Misture cerca de 1/8 colher (sopa) de acrílico para pintura (para tornar o guache impermeável) e 1/8 colher (sopa) de goma arábica (para evitar rachaduras) em 4 colheres generosas de tinta guache usando a faca.
  4. 4
    Molhe o pincel com uma generosa quantidade de tinta.
  5. 5
    Aplique sobre o papel com toques suaves.
  6. 6
    Enxágue o pincel em água limpa antes de utilizar outras cores.
  7. 7
    Espere pintura secar completamente antes de manusear.

Como fazer arte batique com tinta guache


Escrito por ehow contributor | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
Como fazer arte batique com tinta guache
Faça arte batique usando a tinta guache
Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images
A arte batique com tinta guache é um grande projeto de artesanato para crianças da primeira série ou maiores, pois ajuda a explorar o uso das cores e o desenvolvimento de habilidades básicas de pintura. O resultado da pintura se assemelha muito a um batique real.
Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Papel de construção
  • Bacias de água
  • Esponjas
  • Tinta guache
Lista completa

Instruções

  1. 1
    Faça um simples desenho no papel de construção com um giz branco e linhas grossas.
  2. 2
    Aplique várias camadas de tinta dentro das linhas feitas com giz e as deixe secar. Não pinte por cima das linhas, mas se por acaso acontecer, poderá tirar facilmente. Deixe um espaço entre as cores.
  3. 3
    Deixe a tinta secar completamente e retire as linhas de giz com borracha art gum ou tecidos.
  4. 4
    Despeje uma pequena quantidade de tinta de nankin à prova de água em um recipiente raso a aplique suavemente um fina camada de tinta na pintura, sem sobrepor as pinceladas.
  5. 5
    Deixe a tinta secar por 30 minutos. Leve a pintura para a pia e deixe a água correr sobre ela, esfregando gentilmente para remover a tinta de nankin. Não deixe a tinta secar completamente, pois será difícil removê-la.
  6. 6
    Coloque a pintura em uma camada de jornais e deixe secar. Enquadre e pendure a sua obra de arte.
 

Como misturar tinta guache para fazer a cor roxo

Escrito por nicole hamilton | Traduzido por karla marques vollkopf
Como misturar tinta guache para fazer a cor roxo
O vermelho, uma cor primária, é necessário para preparar o roxo
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Na roda de cores, o roxo é uma cor secundária, o que significa que duas cores primárias, o vermelho e azul, são necessárias para criá-la. A mistura de tintas guache é semelhante a outras misturas de tinta, mas, como esse tipo está disponível em pó e líquido, pode ser necessário preparar sua tinta antes. Se você comprou a versão em pó, certifique-se de ter os tons de vermelho e azul e siga as instruções para misturá-los.
Nível de dificuldade:
Fácil

O que você precisa?

  • Tinta guache vermelha e azul
  • Palito de sorvete
  • Recipiente plástico com tampa

Instruções

  1. 1
    Coloque a mesma quantidade de azul e vermelho em um recipiente plástico. Ajuste o valor com base na área que você pintará. É melhor começar com pequenas quantidades de tinta, pois você sempre pode misturar mais.
  2. 2
    Mexa a tinta com um palito de sorvete até ficar bem misturada. As porções iguais de tinta criarão um tom de roxo uniforme.
  3. 3
    Ajuste o tom adicionando mais vermelho, que clareará o roxo, ou mais azul, que o deixará mais escuro. Tenha cuidado para não adicionar muito vermelho, transformando a cor em magenta, ou muito azul, deixando-a violeta.

Dicas & Advertências

  • Tampe bem o recipiente se precisar pausar a pintura. No entanto, saiba que a tinta guache seca rapidamente, portanto, não planeje armazená-la por longos períodos.
  • Você pode continuar a ajustar o tom conforme for pintando, adicionando mais tinta vermelha ou azul.
     

    Como fazer tinta guache com farinha

    Escrito por rachel terry | Traduzido por lara scheffer
    Em um dia chuvoso, faça um pouco dessa tinta guache com farinha. As crianças amam a tinta, pois é muito divertido se sujar e sentir a tinta nas mãos, mas você sabia que pintar com ela pode ajudar no desenvolvimento infantil? Os estímulos sensoriais envolvidos na pintura com os dedos é ainda melhor para crianças com autismo ou transtornos de integração sensorial. Elas ajudam o cérebro a realizar conexões neurais que, de outra maneira, não fariam. Além disso, a pintura com os dedos pode ser uma ótima maneira de fazer as crianças praticarem o uso das letras. Encoraje-as a fazer letras na tinta ou até escrever seus nomes. Essa tinta guache com farinha é rápida de fazer e muito barata.
    Nível de dificuldade:
    Fácil

    O que você precisa?

    • 1/2 xícara de farinha
    • 1/2 xícara de água
    • Uma colher de sopa de detergente líquido
    • Corante alimentício ou tinta têmpera em pó

    Instruções

    1. 1
      Combine a farinha, a água e o detergente em uma tigela.
    2. 2
      Mexa até que a mistura atinja a consistência de uma pasta.
    3. 3
      Divida a mistura em várias tigelas e adicione diferentes cores de corante alimentício ou tinta têmpera em pó a cada uma delas. Outra opção é misturar a cor na pasta conforme for pintando com ela.
    4. 4
      Experimente com diferentes tipos de papel. Você pode comprar papel para pintura a dedo, que tem um pouco de brilho e não absorve a tinta, mas ele custa um pouco mais caro. Pinte em uma caixa de papelão, cartolina, papel cartão, jornal ou qualquer outra coisa que você tiver em casa.
    5. 5
      Deixe as criações secarem totalmente antes de movê-las.
     

    Como fazer tinta neon

    Escrito por danielle odom | Traduzido por ellen zanelato
    Como fazer tinta neon
    Neon
    neon image by Wolfgang Glagla from Fotolia.com
    Fazer uma tinta neon é tão simples quanto ir à sua cozinha. Tudo que você precisa está comodamente à mão. Você pode misturar só o necessário para a o seu projeto atual ou guardar um pouco para uma eventualidade. Para o seu próximo projeto, faça sua própria tinta e permita que sua mensagem seja vista à distância.
    Nível de dificuldade:
    Fácil

    O que você precisa?

    • Recipientes
    • Farinha
    • Corante para comida neon
    • Tigela
    Lista completa

    Instruções

      Como fazer uma tinta neon com farinha

    1. 1
      Pegue uma tigela e misture pequenas quantidades do farinha em água até que você obtenha a quantidade desejada e que fique em ponto pastoso suave.
    2. 2
      Dependendo de como você pretende usar a tinta, misture até a consistência correta. Para pintura a dedo, ela deve ser mais grossa. Para pintura de cartazes, mais ou menos grossa. Para tinta guache convencional, ela deve ser mais leve.
    3. 3
      Adicione o corante e misture a tinta até que a cor esteja completamente consistente.
    4. 4
      Coloque o conteúdo em um recipiente hermético e guarde.

      Como fazer outras tintas neon

    1. 1
      Misture três colheres de chá de amido de milho e duas colheres de chá de vinagre branco num recipiente hermético pequeno. Adicione o corante até que você obtenha o tom desejado. Guarde em um recipiente hermético.
    2. 2
      Para uma tinta que brilhará em fundos escuros, misture um quarto de água quente com três colheres de chá de sais Epsom em um pequeno recipiente hermético. Adicione o corante para encontrar o tom desejado.
    3. 3
      Para fazer uma tinta em relevo, despeje um terço de copo de cola branca em um recipiente hermético. Misture ao corante (essa não será a cor final, apenas adicione algumas gotas).
    4. 4
      Adicione dois terços de xícara de creme de barbear e mexa até que o creme de barbear esteja completamente colorido. Adicione mais corante se necessário e guarde.

    Dicas & Advertências

    • Essas mesmas receitas podem ser utilizadas para tintas normais ou pastel.
    • O corante pode ser substituído por tinta têmpera se desejado.
    • Você pode fazer vários potes dessas tintas e utilizar em sala de aula ou para quaisquer projetos em casa.
    • Essas tintas podem não ser laváveis, pinte com cuidado.
    • Não é porque os ingredientes são de cozinha que a tinta torna-se comestível. E ela também não deve ser usada no rosto.
    •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário