quarta-feira, 8 de outubro de 2014

COMO FAZER - DIVERSOS

Como fazer Cola caseira de goma arábica


Cola caseira para a colagem de papel e também para a fixação de diversos materiais utilizados em trabalhos manuais e artesanato em geral.

2 copos de água
1 colher de goma arábica em pó.

Adicionar devagar a goma arábica em pó na água e agitar até que a mistura fique homogênea. 
Se for necessário forçar para que a cola dissolva melhor, aquecer levemente a mistura até que ela fique uniforme. Se ficar muito grossa ir adicionando um pouco de água até chegar na consistência  desejada.

Criado por Revisões wikiHow
Guache é um tipo de tinta, e seu maior atrativo é que ela é à base de água. Além disso, é muito parecida com a tinta acrílica. Entretanto, por ser à base de água, rende de um jeito diferente da acrílica. Também pode ser descrita como tinta aquarela concentrada, que a faz ser mais pesada e mais opaca.

Passos

Paint With Gouache Step 1.jpg
1
Decida se precisa de guache. Note que ela vem em pequenos tubos e potes; não é feita para cobrir grandes áreas com o pincel cheio. Também, lembre-se que, sendo a guache a base de água, ela será arruinada na tela se entrar em contato com a água, a não ser que você use verniz.

Paint With Gouache Step 2.jpg
2
Comece com as primárias, vermelho, azul, amarelo, preto e branco. Adicione as cores que gosta e usará tanto que misturá-las você mesmo será ruim (eu sempre compro um verde brilhante e um roxo). Eu também sugiro que adicione um marrom ou um amarelo mostarda, essas cores ajudam quando quiser "envelhecer" uma cor.

  1. Paint With Gouache Step 3.jpg
    3
    Independente se for misturar uma cor, você sempre deve colocar a guache na paleta primeiro. Comece com pouco no pincel, e teste a grossura da tinta. Adicione água, em gotas, e misture. Sempre teste antes de usar. Se notar que a tinta está endurecendo, adicione um pouco de goma arábica e misture bem.
  2. Paint With Gouache Step 4.jpg
    4
    Especialmente se trabalhar com áreas pequenas, limpe o excesso de tinta do pincel. Preste atenção na base.
  3. Paint With Gouache Step 5.jpg
    5
    Espere até que as superfícies pintadas sequem antes de adicionar mais tinta em cima delas. A água na nova tinta reativará a tinta antiga; saiba que a cor escorrerá um pouco.
  4. Paint With Gouache Step 6.jpg
    6
    Quando terminar de pintar, envernize qualquer superfície que poderá ser tocada.
  5. Paint With Gouache Step 7.jpg
    7
    Envernize com cuidado, por cor. O verniz reativará a tinta e escorrerá também. Você pode refazer seus passos e envernizar apenas algumas cores por vez, ou ser rápido e destemido. Lembre-e sempre de limpar o pincel, pois ele absorverá tinta. 

Dicas

  • Sempre espere que a cor irá escorrer, e não se preocupe.
  • Um verniz em spray na primeira camada sempre ajuda a evitar que escorra, teste-o numa linha para certificar-se de sua técnica de spray. Siga as instruções na lata. Muitas camadas finas são mais fáceis de funcionar do que uma grande camada grossa que o líquido escorre e dissolve a cor.
  • Quando trabalhar em um projeto grande, a guache é perfeita pois ela pode ser hidratada novamente e usada outras vezes.
  • Ajuda passar verniz em dias quentes e ensolarados. Ajuda tudo a secar mais rápido e reduz os danos.
  • A guache é fácil de limpar, com água e, ocasionalmente, sabão, de todas as superfícies. Entretanto, ela pode deixar alguns pigmentos nos dedos, então cuidado antes de tocar outras coisas.

Materiais Necessários

  • Tinta guache
  • Pincéis (em tamanhos e formatos variados que precisar)
  • Água limpa para diluir a guache
  • Um conta gota - isso é muito importante, pois ajudará você a incorporar a água em pequenas quantidades necessárias
  • Uma paleta ou paleta em copo para misturar as cores
  • Goma arábica
  • Um pequeno pedaço de pano de algodão para limpar o excesso de tinta dos pincéis
  • Verniz acrílico

Como tirar cola Super Bonder


Para retirar ou fazer a descolagem da pele que foi aderida ou colada com Super Bonder ou outro adesivo à base de cianoacrilato, que é a base desse tipo de cola, deve-se em primeiro lugar evitar toda tentativa brusca de separação das superfícies aderidas.

Se a parte que foi colada foi um dedo ou outra parte na qual não houve nenhum tipo de comprometimento mais grave fazer o procedimento descrito abaixo. Caso contrário procurar imediatamente um médico.

Aplicar no local onde houve a colagem água morna com sabão e fazer cuidadosamente massagens, e pequenos esforços para a separação da pele. Cuidado! Não usar água quente e sim morma.

Essa operação deve ser realizada com calma e, eu sei que nem sempre é possível, mas vai ser necessário ter paciência. Usar também lubrificantes para ajudar. 
   

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário