domingo, 5 de junho de 2011

queda d ecabelo.receitas caseiras.diversas1

Tratamento caseiro para queda de cabelos

Meus cabelos estão simplismente fugindo de minha cabeça. Ainda bem que tenho bastante Como  fiz a escova inteligente há mais de tres meses e não os pintei depois. Estou atribuindo ao inicio da menopausa e uma alimentação meio desequilibrada.Obviamente qualquer problema capilar que não tenha passado por nenhum processo químico  não tenha nehum fungo no couro cabeludo e nem a mulher esteja grávida, provém de um desequilíbrio interno.
Porque na verdade é pela  corrente sanguinea que  os nutrientes chegam até  a papila, dando origem assim ao bulbo capilar e empurrando para cima o fio ainda amolecido.
Mais acima  encontramos a glândula sebácea que tem a função de lubrificar e proteger o fio que saírá pelo folículo já endurecido.

Os shampoos anti queda  ajudam pouco pois permanecem tempo insuficiente no couro cabeludo.
Diferente das loções receitadas por dermatologistas


Bom , minha avó  costumava usar quase sempre produtos naturais, e muitas vezas vi funcionar. Hoje lembrei de um "chá" que ela fazia para queda de cabelo.

Receita : 2 colheres de sopa de folhas e flores de tomilho
              2 colheres de sopa de alecrim
               1 colher de sopa de quina
1 copo de agua filtrada.
Leve a agua ao fogo, assim que levantar fervura jogue sobre as ervas, de preferencia em receipiente de vidro ou louça.  Abafe e deixe até esfriar. Coe e reserve. Lave os cabelos normalmente só com shampoo, ( pode ser anti queda, minha opinião) ,enxague  sem passar condicionador. Retire o escesso de água com uma toalha e aplique o Chá no couro cabeludo massageando  por uns 5 minutos. Deixe secar naturalmente. Pode passar um creme sem enxague nas pontas e até fazer chapinha depois de seco.
(Estas ervas são encontradas em feiras livres e casas de ervas)
Usar 1 vez por semana.
Amanhã vou procurar os ingredientes e testar, depois venho contar o resultado.
bjinhos

Tratamento caseiro para queda de cabelos 2

Devo deixar claro aqui que a receita caseira que postei para queda de cabelos deve ser usada apenas depois de ter sido excluído qualquer tipo de doença, que entre outros sintomas podem provocar a queda.
Procurar comer, frutas ,legumes e beber bastante água também pode ser de grande ajuda.

Beneficios do levedo de cerveja


A levedura é caracterizada como um fungo utilizado na fermentação do açúcar de cereais, produzindo assim bebidas alcoólicas. A espécie mais importante de levedura é a saccharomyces cerevisiae, popularmente chamada de levedura da cerveja.
O levedo, além de complementar a dieta, ajuda em diversos problemas, como queda de cabelo, acne, furunculose, eczema psoríase, diabetes, fadiga e estresse, além de equilibrar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico e os nervos. Tudo isso porque é riquíssimo em fibras, aminoácidos, vitaminas, sobretudo as do complexo B, e sais minerais. Contém ainda  alto teor de ferro. Seu sabor amargo se deve à forte presença de cromo, que é um mineral importante no metabolismo do açúcar.
Se ingerida antes das refeições, pode até ajudar pessoas que querem emagrecer. Para regular o intestino, o ideal é tomá-la no café da manhã com bastante água. Nos casos de reumatismo, artrite, artrose ou gota, tome no final de cada refeição.
A levedura pode ser tomada com água, suco ou acrescentada à comida, mas não se deve cozinhá-la para que não perca suas vitaminas.

ótima apostila sobre tratamento e queda de cabelos

13 set
Oi gente!!! Como estou constantemente lendo informações relevantes sobre a queda de cabelos (que no meu caso, continua ainda muito forte, mesmo depois de 2 meses de uso do Regaine), acabei achando essa apostila muito interessante sobre queda de cabelos e seus tratamentos. Vale a pena dar uma conferidinha!!!
  • http://blogdabelezza.wordpress.com/author/renatascott/page/5/ 
  • Minoxidil…faz mesmo nascer novos cabelos????

    30 ago
    Oi gente!!! A um mês estou utilizando a solução Minoxidil a 2% nos cabelos, na verdade só nas áreas que eu considero “críticas” ou seja, nas laterais (onde eu desde jovem nunca tive tão muuuito cabelo), e no alto da cabeça que, não sei se por impressão minha ou o quê, penso tenho uma rarefação de meus cabelos…Até agora tenho notado melhora na queda diária de cabelos, mas quando tenho que lavar… ainda cai bastante… a média de cabelos que caem por dia, de um couro cabeludo saudável, é de 50 a 100 fios por dia…mas cabelos crespos, como o meu podem até cair um pouco mais! Aqui abaixo estão algumas informações relevantes quanto ao minoxidil:
    O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície.  O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área. 
    A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. Estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.
    Recomenda-se passar 1 ml do produto em cada aplicação, e sempre nos cabelos secos. É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos.
    O minoxidil age nos folículos vivos, aquele folículo que já “morreu” não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos.Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.
    O tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente dois meses.
     Minoxidil é o mais popular e único medicamento tópico contra a queda de cabelo  aprovado pela FDA (agência norte-americana de controle dos produtos alimentícios e farmacêuticos). Com cerca de 30 anos no mercado, o minoxidil não é mais considerado um remédio e, por isso, não precisa de receita. Ele age na terceira fase do ciclo do cabelo, que é justamente a da queda, retardando-a. Mas não interfere nas outras duas que são o nascimento e o crescimento. Como conseqüência, a cabeleira fica mais cheia. Não significa que nasçam novos fios, os que já existem é que demoram mais tempo para cair. Porém, para que o efeito perdure, o uso do produto não deve ser interrompido.
    Os pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre como o minoxidil age, embora alguns teorizem que ele dilataria os vasos sangüíneos do couro cabeludo e, aplicado duas vezes ao dia, faria o cabelo crescer mais longo e forte. Nelson Lee Novick, professor de dermatologia da Escola de Medicina Mount Sinai (EUA), trata vários pacientes aliando o minoxidil ao ácido retinóico, que contém a forma ácida da vitamina A. “Os dois parecem trabalhar em combinação”, diz. E mais: o ácido retinóico ajuda a deixar as camadas superiores da pele mais permeáveis, auxiliando na absorção do minoxidil, segundo Novick.
    No entanto, não devem ser manipulados juntos, em um mesmo frasco, porque um interfere quimicamente no outro. E devem ser usados em horários diferentes.
    No Brasil, uma das alternativas ao minoxidil é o tônico Avicis, do Laboratório Galderma, que tem como princípio ativo o 17-alpha-estradiol, que bloqueia a DHT (dihydrotestosterona), um hormônio que encolhe os folículos capilares. Ele pode ser aplicado duas vezes por dia.
    Só para concluir esse post, o meu Minoxidil é o Regaine, comprado em farmácia, ele custa para mim, aqui na Suíça, 49 Francos, o que não é nada barato. Uma vez irei perguntar na farmácia se existe uma forma de manipular, embora eu nem sei se aqui na Suíça existe isso de manipulação de remédios, mas não custa perguntar.
  • Mostrando as 18 postagens mais recentes de 30 em 08.10. Mostrar postagens mais antigas

    30/08/10

    OS CÍLIOS


    A ausência parcial ou total dos cílios decorre de vários alterações do organismo como o Estresse Emocional, a Alopecia Areata (doença imunológica onde o próprio organismo ataca os pelos), Quimioterápicos, Blefarite ( inflamação da pálpebra), além da perda natural com a idade, quando eles vão afinando, perdem a cor e caem em razão da atrofia folicular.
    Diferente dos tratamentos convencionais, os Fatores de Crescimento e os Óleos Essenciais estimulam o desenvolvimento dos folículos e a formação de novos vasos sangüineos necessários para a nutrição dos cílios e sobrancelhas.

    Fatores de Crescimento são citocinas produzidas por queratinócitos, fibroblastos, plaquetas, macrófagos e outras células.
    Atuam como substâncias sinalizadoras na produção de matriz extracelular, formação de novos vasos sanguineos e substituição de tecidos danificados, entre outros benefícios.

    TÕNICO CAPILAR



    Avaliações histológicas mostram que o couro cabeludo é imunologicamente ativo e participa da produção de mensageiros químicos que interferem na síntese da fibra capilar.
    Os Fatores de Crescimento são citocinas produzidas por queratinócitos, fibroblastos, plaquetas, macrófagos e outras células.
    Atuam como substâncias sinalizadoras na produção de matriz extracelular, formação de novos vasos sangüineos, substituição de tecido danificado.
    Já a nanotecnologia cria produtos cujas moléculas atingem as camadas mais profundas do couro cabeludo influindo na atividade enzimática dos tecidos e protegendo o DNA do cabelo dos danos oxidativos.
    São biomoléculas multifuncionais (carotenóides, ácidos graxos, complexos enzimáticos, oligoelementos) que ajudam a corrigir os desvios genéticos e estimulam o crescimento dos fios.

    TESTE DA LAVAGEM


    Para avaliar os cabelos que despreendem-se diariamente.
    Neste teste os cabelos telógenos, que estão no final do ciclo de crescimento, desprendem-se facilmente.

    A LINHA DO CABELO

    Quando repartimos os cabelos na linha média da cabeça é possível identificar com facilidade se a quantidade de cabelos está diminuindo.
    Quando isso acontece, realizamos o diagnóstico de Alopecia, a qual poderá ter origem nas mais váriadas causas.






    Quando a Alopecia está instalada temos o sinal de árvore de natal - à direita.

    A NUTRIÇÃO E O CABELO


    Existe uma correlação direta entre o que comemos e a nossa saúde.
    Os alimentos são a fonte de energia e matéria prima para manter em atividade nosso organismo e produzir os hormônios, as enzimas e as proteínas necessárias ao nosso desenvolvimento.
    A composição do cabelo é de 90% proteína, 8% água e 2% minerais.
    Depois das células sanguíneas, que são produzidas na medula óssea, e das células que formam a mucosa do nosso estômago, as células do bulbo capilar são as que tem maior velocidade de reprodução.
    Daí o por que do cabelo ser muito sensível a mudanças internas do nosso organismo.
    Qualquer fator do organismo que reduza a síntese de proteínas repercutirá sobre o crescimento dos cabelos.
    Regimes radicais ou estados de desnutrição com falta de proteínas, vitaminas ou óleos essenciais aumentarão o número de folículos em fase de repouso, determinando o afinamento, a perda do brilho e a interrupção do crescimento dos fios.
    O ressecamento é o primeiro sinal de que os cabelos estão desnutridos, sendo que a perda da umidade dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células, facilitando com que eles se quebrem.
    Além da alfa queratina, da melanina, das ceramidas, o cabelo contém pentoses, fenóis, cobre, zinco, ferro, manganês, cobalto, cálcio e alumínio.
    São as proteínas que respondem por mais ou menos 97% da estrutura de nosso cabelo,sendo que 15 a 20% do consumo de proteínas é utilizada para o crescimento da pele dos cabelos.
    Mantenha uma vida saudável e uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas, cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B, além de fazer exercícios físicos.
    Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.

    A VIDEODERMATOSCOPIA



    A Videodermatoscopia permite inspeção detalhada do couro cabeludo de uma forma fácil e rápida e é bem aceita pelos pacientes, pois não causa desconforto físico ou psicológico
    Pode ser facilmente utilizado para observação rotineira do couro cabeludo.

    LASER PARA A BARBA





    É possível trocar o ritual diário de fazer a barba por algumas sessões de depilação a laser.
    Atraída pela melanina, o pigmento que dá coloração ao pelo , a luz do laser destrói a raiz do folículo piloso.
    Depois de cinco aplicações, uma sessão por mês, os pelos praticamente desaparecem.
    Entre dois e cinco anos mais tarde, os pelos reaparecem , mas mais fracos.
    Para eliminá-los é preciso, então, fazer mais algumas aplicações, agora uma a duas vezes ao ano.
    Em pelos muito claros, onde há pouca melanina, e em peles negras, o Laser não é indicado porquanto a luz não difere a melanina da pele da melanina do pelo.
    Na maioria das pessoas, a aplicação do Laser causa a sensação de uma agulhada no momento da aplicação e, logo após, deixa uma sensação de ardência e vermelhidão.
    Recomenda-se após cada aplicação o uso de filtro solar para proteger o rosto por pelo menos quinze dias, para evitar manchas.
    Um Laser de comprimento de onda diferente , o Laser Frio, é usado para o crescimento dos cabelos. ( vide o link)

    29/08/10

    A ALOPECIA MEDICAMENTOSA





    Os cabelos são importantes na comunicação social e sexual.
    Para as mulheres os cabelos são símbolos de feminilidade e sedução.
    A queda dos cabelos é vivenciada como uma diminuição da beleza e da sensualidade que agride a personalidade, pois determina uma mudança da imagem e do conceito que a pessoa tem de si mesma.
    As quedas capilares causadas por drogas ou medicamentos, geralmente se manifestam três a seis semanas após a ingestão da substância e caracterizam-se por uma perda difusa dos cabelos.
    São chamadas de eflúvios, os quais dependendo das características da haste capilar se classificam em telógenos ou anágenos.
    Eflúvio telógeno é a perda de grande quantidade de cabelos, de forma relativamente sincronizada, que estão na fase telógena do ciclo de crescimento.
    O mesmo acontece no Eflúvio Anágeno, quando os cabelos estão na fase anágena do ciclo capilar.


    SUBSTÃNCIAS QUE PODEM CAUSAR QUEDA DE CABELO - EFLÚVIOS:
    Produtos químicos como tálio e ácido bórico.
    Anticoagulantes - Heparina,Cumarínicos,
    Antidepressivos e Antipsicóticos - Amiptriptilina, Doxepina, Haloperidol, Lítio.
    Antiinflamatórios não esteróides - Carbimazol, Tiouracil,
    Antiinflamatórios – Indometazina, Corticosteróides,
    Antitumorais - Metotrexate, Bleomicina, Ciclofosfamide, Epirubicina, Isofosfamide, etc.
    Drogas cardíacas - b-bloqueadores, Verapamil,
    Retinóides - Etretinato, Isotretinoína, Vitamina A.
    Anticonvulsivantes - Carbamazepina, Ac. Valpróico.
    Drogas endócrinas e neurológicas - Bromocriptina , Levodopa.
    Antibióticos - Gentamicina, Etambutol, Sulfasalazina, Cloranfenicol.
    Antitiroidianos - Carbimazol, Tiouracil.
    Anorexígenos – Dietilpropiona.





    OS CABELOS E OS TRATAMENTOS PARA O CÃNCER:
    Os doentes de câncer, além da doença, enfrentam a possibilidade dos cabelos enfraquecerem devido aos efeitos colaterais dos tratamentos de radioterapia ou de quimioterapia.
    Em alguns, dependendo do medicamento ou da combinação dos mesmos, pode até cair as sobrancelhas, os cílios, os pelos que cobrem o púbis, as axilas e os pelos de outras partes do corpo.
    Normalmente eles começam a cair poucas semanas após o inicio da terapia oncológica, ou podem rarearem e tornarem-se secos e frágeis quebrando facilmente.
    Raramente o couro cabeludo dói, fica inflamado e os cabelos caem repentinamente no prazo de dois dias.
    Nesses casos a queda de cabelos é reversível, isso por que os folículos ainda que prejudicados pela terapia se restabelecem rapidamente.
    Em alguns casos no entanto, dependendo das doses e dos medicamentos utilizados, eles não voltam a crescer.Na Europa está sendo usada uma touca de gel de silicone que mantem o couro cabeludo numa temperatura de 5 Graus (DigniCap) impedidindo o efeito da quimioterapia sobre os folículos.

    Quando da radioterapia, a queda somente acontece quando o couro cabeludo se encontra parcial ou totalmente no campo de tratamento, dependendo ainda da duração e da dose de radiação recebida.
    Chapéus, lenços e perucas estão indicados durante o tratamento para o tumor, além de um xampu suave e uma loção hidratante para o couro cabeludo se ele apresentar ressecamento, escamas ou prurido.
    Após o término do tratamento para o câncer, aplicações do Laser de Baixa Freqüência e o uso de loções com fatores de crescimento folicular ajudarão aos cabelos voltarem fortes e saudáveis.


    HIPERTRICOSES:
    Algumas drogas podem determinar o crescimento exagerado dos fios em diversas áreas do corpo.
    Difenilhidantoina, Diazóxido, Estreptomicina,Ciclosporina , Minoxidil.

    26/08/10

    AS VITAMINAS E O CABELO.










    Texto retirado do livro Terapia Capilar - uma abordagem complementar (vide o link)

    Vitamina A

    Necessita do zinco na dieta.
    Importantíssima para o fortalecimento dos dentes, unhas e cabelos.
    Controla a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo; melhora a elasticidade do fio e regula a multiplicação celular.
    Sua falta determina pele seca, escamosa e cabelos frágeis.
    Usada para tratamentos da acne , eczemas e psoríase.
    Toxicidade : fígado aumentado, pele seca com prurido e descamação, perda de cabelo, falta de apetite, danos ósseos, vômitos, dores de cabeça e em grávidas quando em excesso pode prejudicar o feto.
    O organismo humano produz vit. A a partir do betacaroteno encontrado nos frutos e legumes.
    Encontrada em alimentos como óleo de fígado de peixe, fígado de boi, carnes, queijos, ovos, repolho, leite integral, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos e verde-escuros como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, cenoura, couve, salsa, cebolinha e espinafre,

    Vitamina E

    É armazenada por pouco tempo. Necessita da vit. C e do selênio. Tomar pelo menos 8 horas distante do ferro.
    Ação anti-radicais livres; previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; melhora a circulação do couro cabeludo; protege das gorduras oxidáveis.
    Sua falta nos adultos determina apatia, letargia, desinteresse em atividades físicas, fraqueza muscular.
    Seu baixo nível sangüíneo é importante preditivo de risco cardíaco, pois diminui a agregação plaquetária, reduzindo a possibilidade de trombos.
    Antagonistas : doses excessivas de ferro, cobre e manganês, excesso de óleos poliinsaturados e contraceptivos orais.
    Sintomas de toxicidade: fadiga, fraqueza muscular e aumento da pressão sanguínea.
    Encontrada em alimentos como sementes de girassol e amêndoas, vegetais verdes escuros, abacate, castanhas, germe de trigo, pão integral, gema de ovo, frutas secas, nozes, azeites extra virgem, miúdos, manteiga.

    Vitamina C


    Funciona em conjunto com o cálcio e o magnésio.
    Ajuda na absorção do ferro que é importantíssimo para o cabelo
    A vitamina C tem ação antioxidante que ajuda a manter a saúde dos cabelos e da pele conservando os vasos sanguíneos.
    Aumenta a resistência às infecções favorecendo a cicatrização e a produção de colágeno.
    Toxicidade: cálculos renais, náuseas e diarréia.
    Antagonistas: aspirina,antibióticos,fumo, álcool,contraceptivos,corticóides.
    Encontramos vitamina C em alimentos como frutas cítricas, limão, laranja, kiwi, abacaxi, tomates, pimentão, batatas e vegetais verdes escuros ,espinafre morango, goiaba, legumes.

    Vitamina F


    Seu metabolismo depende das vitaminas B2 e C.
    Suplementa a camada hidrolipídica da pele mantendo as funções do couro cabeludo equilibradas, a falta dos ácidos graxos essenciais – (que o corpo não produz) prejudica a formação das ceramidas que mantém a coesão das escamas da cutícula do cabelo.
    Ácido gama-linolênico (ômega 6) (precursor), linolêico (ômega 6) e araquidônico(ômega 6).
    Além desses temos os:
    Ômega 3 alfa-linolênico, eicosapentanoico, decosa-hexaenoico .
    Ômega 9 , ácido oléico
    O acido linolêico ( omega 6 ) no corpo é transformado em gama linolêico fundamental para a produção da queratina e do colágeno.
    Sua falta ocasiona desorganização do processo de queratinização, descamação e eritema do couro cabeludo; pele ressecada, cabelo seco e unhas moles e quebradiças.
    Encontramos nas sementes oleaginosas, linhaça (-Omega 3, Omega 6 e Omega 9), girassol ( Omega 6 e Omega 9),canola (Omega 9, Omega 6 e Omega 3), gergelim – (Omega 6 e Omega 9)e nos peixes como atum, salmão , sardinha e cavala (Omega 3).

    Vitamina D

    Nas loções capilares a vit. D3 se associa aos óleos poliinssaturados para ativar o crescimento dos cabelos.
    É formada na pele com o sol.
    Favorece o turn-over epidérmico e a pigmentação.
    Quem apresenta psoríase parece ter menos vit. D
    Favorece a absorção de cálcio e fosfatos.
    Sem ela não se formam os ossos.
    Toxicidade : È a mais tóxica das vitaminas determinando fraqueza , náuseas ,vômitos, constipação,hipertensão, insuficiência renal.
    Encontramos apenas em alimentos de origem animal - óleo de fígado de peixe, sardinhas, aves.
    Consumir as vitaminas A,D,E e K junto com gorduras insaturadas aumentam as suas absorções.

    As vitaminas do complexo B
    A absorção das vitaminas do complexo B é melhor quando dadas em conjunto.




    B 1 –Tiamina

    Necessita da vit. C
    As reservas no organismo são pequenas.
    Controla o estresse.
    Importante para a reprodução celular e o crescimento do organismo e a renovação da pele.
    Antagonistas: peixe cru , álcool , excesso de açúcar, antibióticos, antiácidos, cafeína e diuréticos
    Toxicidade : Insônia,fraqueza, irritabilidade.
    O alcoolismo é a principal causa de carência e os idosos se beneficiam com um suplemento.
    Encontrada no levedo de cerveja,cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovo.

    B2 - Riboflavina

    Necessita do cromo e do complexo B para melhor absorção.
    Usá-la nos cremes anti-seborreicos.
    Juntar ao ferro no tratamento da anemia.
    Necessária para o bom estado da pele, das unhas dos cabelos e das mucosas.
    Sua carência determina aumento da seborréia no rosto e ainda descamação da pele ao redor do nariz, boca, testa, ouvidos couro cabeludo e queda dos cabelos.
    Se faltar reduz o nível de energia do organismo.
    Demasiado zinco, cobre, ferro ou manganês pode competir alem do fumo, da pílula anticoncepcional e do hipotireoidismo.
    Antagonistas : álcool, antibióticos e contraceptivos orais.
    Encontrada: fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela.

    B3 - Niacina ( nicotinamida)

    O triptofano, o cromo e o complexo B auxiliam na absorção.
    Sua carência provoca pele seca e cabelos duros.
    Auxília no processo digestivo. Possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos. Produção de hormônios sexuais.
    Antagonistas : excesso de açúcar, leucina, álcool , antibióticos, dopamina, chá e café.
    Efeitos colaterais: descamação e secura da pele e hepatotoxicidade.
    Encontrado: levedo, fígado, rins, coração, ovo, cereais.
    A falta de vit.B2 (riboflavina) e da niacina (B3) ocasiona dermatite seborreica, nas regiões do nariz e da boca, estomatite e anemia.

    B5 - Pantenol (ácido pantotênico)

    Ác. fólico e biotina melhoram a absorção
    Utilizá-la nas loções capilares.
    Em animais sua deficiência determina canície e alopecia.
    Auxilia o metabolismo em geral e na produção do colesterol, gorduras e glóbulos vermelhos.
    O tratamento com pantenol reduz a queda de cabelo, ativa a pigmentação e acelera o seu crescimento.
    Competidores : álcool, chá e café.
    Efeito colateral: prejuízo hepático.
    Encontrado em levedo de cerveja, miúdos, gema de ovo, brócolis, salmão, grãos integrais, germe de trigo.

    B6- Piridoxina

    Usado em loções capilares
    Permite a assimilação das proteínas e das gorduras. Prevenção de doenças nervosas e de afecções da pele.
    A sua falta induz anemia, queda de cabelo , seborréia e dermatites no rosto.
    Antagonistas – levodopa, penincilina, álcool, fumo, contraceptivos.
    Toxicidade : neurite periférica e alterações do SNC
    Encontrada: em carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.

    B7 – Colina

    Auxilia no crescimento do organismo em geral.
    Diminuição do excesso de gordura no fígado; produção de hormônios.
    Encontra-se na gema de ovo, soja, miolos, fígado, rins.

    B8 - Biotina -Vitamina H

    Usada em loções capilares.
    Ajuda na produção de queratina, a proteína que estrutura o cabelo e as unhas.
    Quando falta nos animais determina alopecia e canície.
    Faltando nos humanos provoca seborréia, vermelhidão e escamações no nariz e na boca.
    É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar aumentando o tempo de queda.
    Prevenção da calvície; alívio do eczema e da dermatite.
    Influi na formação do ácido fólico regulando a produção de gordura e proteínas da pele.
    Antagonistas : antibióticos e clara de ovo.
    Encontrada : levedo de cerveja, grãos integrais, gema de ovo, fígado, arroz integral , leite.

    Acido Fólico.

    Necessita a vitmina C
    Altas doses de ácido fólico diminui a B12
    Essencial na formação dos glóbulos vermelhos.
    Deixa o organismo mais resistente às doenças (age como um fortificante natural).
    Antagonistas : álcool e contraceptivos orais.
    Um dado importante em relação ao ácido fólico e aos folatos, utilizados com freqüência no tratamento da queda capilar, é que descobriu-se que, em doses maiores do que as necessárias, esses elementos impedem que outros nutrientes entrem na raiz do cabelo, obstruindo o seu crescimento.
    Efeitos colaterais: flatulência, anorexia e distensão abdominal.
    Onde encontrar: levedo de cerveja - abóbora, amendoim, farelo de trigo, feijão preto, fígado, grão de bico, lentilha, nozes, ovos, suco de laranja, banana, pepino, repolho verde , espinafre, agrião, brócolis, couve ,carnes, fígado.

    B12 - Cobalamina

    Cálcio, complexo B e as vit. A –C- E – ajudam a absorção
    É o fator extrínceco exigindo o fator intrínseco e o cálcio.
    Vital para o crescimento e reprodução celular.
    Sua falta determina queda de cabelos.
    Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.
    Alivia o cansaço, depressão e ressaca.
    Antagonistas: tênia ( parasita intestinal) – excesso de ácido fólico, antibióticos, clara de ovo, ausência do fator intrínseco, metformina e álcool.
    Presente apenas em alimentos animais: carnes magras, fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, e na alga espirulina. Vegetarianos e macrobióticos necessitam de reposição freqüentemente.

    Inositol

    Necessita da Biotina e da Colina.
    Age no metabolismo do colesterol.
    Faltando nos animais determina queda dos pelos.
    Auxilia na remoção de gorduras e na redução do colesterol
    Antagonista : antibióticos
    Existe em todas as células animais e vegetais.

    Ácido paramino-benzóico (PABA)

    Estimula o crescimento, a manutenção da cor e a suavidade dos cabelos.
    Encontrado em carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.

    25/08/10

    ALTERAÇÕES NO COURO CABELUDO





    SEBORREIA - A oleosidade exagerada.

    Nestes casos não se observa descamação ou vermelhidão do couro cabeludo, apenas a oleosidade excessiva.
    Ela é influenciada por fatores hormonais, alimentares, emocionais e climáticos.
    Trata-se de uma condição à maioria das vezes crônica, que atinge um grande número de pessoas e para a qual não existe uma solução definitiva.
    A secreção exagerada das glândulas sebáceas pode determinar brilho excessivo do couro cabeludo, coceira, cabelos que ficam pesados e pequenas lesões que lembram espinhas.
    Abaixo alguns cuidados que podem minimizar este problema.
    Evitar lavar os cabelos com água quente, pois isso aumenta a produção e secreção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
    A alimentação deve ser pobre em açúcares, gorduras e frituras
    Evitar usar produtos oleosos (silicones, cremes, condicionadores) nos cabelos junto do couro cabeludo.
    Evitar chapéus, bonés, lenços na cabeça.
    Usar xampus indicados para cabelos oleosos

    XEROSE - O ressecamento do couro cabeludo.

    Nesta condição o couro cabeludo apresenta-se ressecado em razão das glândulas sebáceas serem hipo-funcionais(pouca produção de sebo).
    Os cabelos também serão secos e sem brilho.
    Distúrbios hormonais, falta de óleos insaturados na alimentação, estresse, falta de vitaminas, banhos com água quente e xampus inadequados contribuem para esta disfunção.

    O ECZEMA - processos alérgicos.

    O eczema é uma reação cutânea de origem alérgica, inflamatória e pruriginosa caracterizada por: eritema, vesículas, exsudação , crostas e descamação.
    O prurido precede a placa eritematosa mais ou menos edematosa.
    As vesículas aparecem algumas horas após o eritema e seus conteúdos são serosos.
    Exsudação: as vesículas rompem-se e deixam expandir seu conteúdo.
    Crostas: a exsudação se coagula e forma crostas com os restos epidérmicos.
    Descamação: A epiderme se reconstitui com um aspecto descamante, tornando-se novamente normal.

    Causas: Xampus - tinturas – amaciantes – alisantes - medicações tópicas - etc.
    Localização: couro cabeludo e rosto.

    TRICODINIA:
    Sensação dolorosa descrita como "picada de agulha no couro cabeludo", é um sintoma que acompanha frequentemente pessoas que estão perdendo os cabelos de forma acentuada(eflúvios).

    NEVO CONGÊNITO
    Alterações da cor dos cabelos em decorrência da hiper pigmentação acastanhada da pele do rosto e do couro cabeludo (nevo melanocístico).

    HORMÕNIOS E OS CABELOS.



    São muitas as causas da queda dos cabelos nas mulheres.
    As hormonais são frequentes. A investigação médica deverá ser minuciosa para chegar à causa da Alopecia, pois os ciclos de crescimento dos cabelos sofrem influência de diversos tipos de hormônios.
    Os Andrógenos:
    Os receptores de andrógenos são encontrados nos núcleos das células basais das glândulas sebáceas e dentro da bainha externa da raiz do folículo piloso.
    Os andrógenos (mediados pelo fator I e II de crescimento insulina-simile) na papila dérmica promovem a miniaturização dos folículos.
    No folículo a Testosterona é reduzida pela 5 a-redutase ( 1 e 2) transformando-se em Dihidrotestosterona.
    Nas glândulas sebáceas a Adrostenediona é transformada em Testosterona pela enzima 17b-hidroxisteróide desidrogenase.
    A Androstenediona e a Testosterona são transformadas respectivamente em Estrona e Estradiol pela Aromatase (CYP19), diminuindo a Dihidrotstorenona dentro da célula e protegendo o folículo da miniaturização.
    A Dihidroepiandrosterona é convertida em Adrostenediona pela enzima 3b-hidroxisteróide desidrogenase.
    As mulheres tem seis vezes mais Aromatase que os homens na região frontal o que resulta em maior converção da Testosterona em Estrona e Estradiol, reduzindo a transformação da Testosterona em Dihidrotestosterona. Nos homens os folículos da região frontal do couro cabeludo tem metade da quantidade de Aromatase quando comparado com os folículos da região ocipital.
    Os Estrógenos:
    Os estrogênios prolongam a fase anágena e encurtam a fase telógena. Na menopausa os estrogenos diminuem e deixam de oferecer essa proteção aos cabelos.
    A Tiroxina:
    A Tiroxina prolonga a fase telógena. A sua falta no Hipotireoidismo promove o eflúvio telógeno.
    A Insulina:
    O Hiperinsulinismo tem o mesmo efeito dos andrógenos determinando em muitas mulheres um padrão de distribuição dos pelos semelhante ao masculino.
    O Cortisol:
    Os Cortisol produzido pelas supra-renais promove a apoptose celular (morte programada).
    O Paratohormônio:
    O Paratohormônio e o Peptideo HTP correspondente inibem o crescimento dos cabelos.

    23/08/10

    ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA O CABELO

    O estilo de vida (entendendo-se aqui como os cuidados com a nutrição, o couro cabeludo e os cabelos) é um modulador do fator genético no desenvolvimento de certas afecções.
    Pesquisas demonstram que a carência de certos nutrientes favorece a queda dos cabelos, além de deixa-los ressecados, quebradiços e com pontas duplas.
    Uma dieta orientada, associada a cuidados e produtos cosméticos adequados, apresenta efeitos anti - oxidantes e anti-inflamatórios, constituindo-se numa verdadeira ação anti-aging para o couro cabeludo e os cabelos.
    Os seguintes alimentos contribuem para a saúde dos cabelos:



    Semente de linhaça – (Linus usitantissimum)
    Possui os óleos insaturados ômega 3 (57%), ômega 6 (15%) e ômega 9 (19%) que restauram o equilíbrio entre as citoquinas pró e antiinflamatórias, sendo imprescindíveis no reforço imunológico do organismo.
    Os óleos ômega 3 apresentam excelentes resultados em problemas de degeneração funcional das células do corpo e nos processos auto-imunes.
    A semente de linhaça possui ainda a provitamina A, as vitaminas B, D e E e fitoesteróides que promovem a renovação celular do bulbo piloso.



    Soja – (Glycine max)
    Seu poder nutritivo equivale à carne, fazendo parte do grupo dos alimentos construtores.
    É fonte dos isoflavonóides (genisteína e daidzeina), que quando presentes na alimentação, tranforman-se em eqüol, substância que equilibra a ação no organismo da de-hidro-testosterona( DHT).
    A soja também é rica em iodo, magnésio, potássio , fósforo e vitaminas como a niacina e o ácido fólico, importantes para o crescimento dos cabelos.



    Levedo de cerveja – (Saccharomyces cerevisiae)
    Seus principais constituintes são enzimas (maltases, emulsinas, proteases, oxidases, peroxidases, redutases), vitaminas (B1, B2, B6,B12,PP, F, H, C, D e E), lipídeos (glicerídeos,lecitinas e esteróis), e sais minerais (fosfato de potássio, sódio,cálcio e magnésio).
    Contém todos os aminoácidos essenciais para o metabolismo humano e 14 minerais que combatem os efeitos do estresse e estimulam o metabolismo folicular.

    19/08/10

    A CASPA




    Caracteriza-se pelo excesso de descamação do couro cabeludo, não ocorrendo inflamação. A pele do couro cabeludo passa a eliminar as células mais rapidamente que o normal.
    Alimentos de baixo valor nutritivo ou a falta de proteínas e dos óleos poliinsaturados, podem contribuir.
    Segundo sua intensidade pode ser classificada como:
    Leve - Pequenos flocos esbranquiçados aderentes ao couro cabeludo, próximos à implantação dos fios, perceptíveis somente após raspagem ou escovação.
    Moderada - Os flocos se encontram soltos entre os fios mesmo na ausência de processos que promovam seu deslocamento do couro cabeludo.
    Intensa - Caracteriza-se por descamação acentuada de flocos de tamanhos variados, abundantes e perceptíveis entre os fios e sobre os ombros do portador.
    A Caspa e a Dermatite Seborréica encontram-se presentes em 40% da população branca adulta e estão relacionadas com predisposição genética e fatores ambientais.
    Suas incidências aumentam nos meses do inverno.
    Alterações na composição da gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, que resultam no aumento da alcalinidade da pele (alteração do PH) parecem predispor o surgimento destas afecções..
    Raras e brandas nas crianças, têm suas incidências e gravidades máximas por volta dos 20 anos, sendo pouco freqüentes após os 50 anos.
    A caspa, que não é contagiosa, agrava com a falta de lavagem dos cabelos e piora com banho quente e as alterações de temperatura no inverno, estresse, fadiga, alimentação gordurosa, umidade do ar, todos fatores que ajudam no desenvolvimento dos fungos causadores da caspa.
    Trata-se de um problema controlável, mas recorrente.
    Existe a caspa seca e a caspa gordurosa dependendo da produção de sebo do couro cabeludo.
    O xampu para combater a caspa deverá levar em conta esta condição.

    16/08/10

    PEDICULOSES - PEDICULUS CAPITIS - (PIOLHO)




    Mais comuns no verão, a infestação dos piolhos atinge principalmente as crianças que têm o hábito de ficar em grupos. Não é um problema causado por falta de higiene e nada impede que pais peguem piolho dos filhos. Até hoje, porém, não há explicação científica para o fato de algumas crianças serem menos suscetíveis ao problema do que outras.
    Forte coceira na cabeça, além de irritação, pequenas feridas e vermelhidão na nuca e na parte de trás das orelhas são alguns dos sintomas mais comuns da infestação por piolhos.
    O piolho se alimenta de sangue (hematófago) e, nas regiões da nuca e por trás da orelha, ele encontra um ambiente propício para isso. A picada deixa feridinhas, que são entradas de bactérias e, por isso, há possibilidade do surgimento de infecções
    Os piolhos não voam ou pulam de uma cabeça para outra passam pelo contato direto entre os fios de cabelo.
    Um abraço apertado entre dois indivíduos, por exemplo, já é o suficiente para que ocorra a infestação.
    O compartilhamento de objetos como bonés, roupas, pentes, escovas de cabelo ou presilhas também deve ser levado em consideração.
    Eles também podem caminhar da cabeça para a cama, o sofá, as almofadas ou as toalhas.
    Lave com água quente toda a roupa de cama, capas de sofá, almofadas e toalhas. Aspire a casa diariamente
    Catar os piolhos com pente fino ainda é a melhor forma de eliminá-los.Vinagre ajuda a soltar as lêndeas. A umidade estimula a proliferação dos piolhos. O secador é um ótimo aliado. Depois do banho, seque bem a cabeça do seu filho.
    Os piolhos não vão embora sozinhos. Interromper a medicação ou deixar de passar o pente fino por apenas um dia já é o suficiente para voltar à estaca zero. A medida mais radical, o corte de cabelo, apresenta bons resultados. Isso porque o piolho, a caspa e a lêndea não terão mais o fio para grudar. Passar vinagre somente no cabelo e depois usar o pente fino é indicado para a erradicação das lêndeas, que incham com a substância e saem com mais facilidade

    ESTRESSE E CABELO





    Estresses como preocupação, medo, ansiedade, irritabilidade, agressividade, tristeza e depressão afetam a capacidade do sistema imunitário e predispõe a desarranjos moleculares que resultam em alterações físicas.
    Os sintomas de estresse são:
    Esgotamento ao final do dia - Cansaço pela manhã – Insônia - Sonolência excessiva - Falta de concentração – Sentimentos de agonia e tensão - Pouco feliz ou deprimido - Exaustão mental.

    O estresse ativa a Amígdala que faz parte do sistema Límbico, área do cérebro relacionada com as emoções.
    A Amígdala estimula uma resposta hormonal liberando o Fator Liberador da Corticotrofina, que fará com que a Hipófise libere o Hormônio Adrenocórticotrópico (ACTH) na corrente sangüinea.
    O ACTH estimula as glândulas Supra Renais, que nas suas partes medulares secretam a Adrenalina e a Noradrenalina e nas partes externas(córtex) secretam os mineralocorticoides ( Aldosterona - que influi nos rins) e glicocorticóides ( Cortisol – que influi nos cabelos).
    O estresse induz os fios a entrarem precocemente na fase final do ciclo de crescimento - a fase telógena, quando fio está pronto para cair.
    Altos níveis de estresse ( ansiedade) contribuem também para problemas como seborréia, caspa, embranquecimento dos fios (canície).
    Nas mulheres, o estresse eleva os níveis dos Hormônios Andrógenos, produzidos pelos Ovários e Supra-renais, e da Prolactina , os quais também influem sobre os ciclos capilares, determinando a perda dos fios.
    Em muitos indivíduos o estresse acelera o processo da calvície e, em outros, ocasiona a famosa “Pelada” (Alopecia Areata), uma perda de cabelos localizada e circunscrita a certas áreas do couro cabeludo ou do corpo.
    A Psoríase do Couro Cabeludo e a Dermatite Seborreica também são agravadas pelo estresse.

    QUEDA DE CABELO - EFLÚVIOS














    A queda de cabelos pode ter sérias conseqüências emocionais para as mulheres.
    Trata-se de um processo que ocorre como resposta dos cabelos a muitos tipos diferentes de estresse que causam alterações no folículo piloso.
    Se as alterações forem transitórias e não destruírem a matriz capilar, ocorre um novo crescimento.
    Se as alterações provocam destruição da matriz capilar resulta em atrofia e produz alopecia permanente.
    Chamam-se Eflúvio Telógeno ou Eflúvio Anágeno as quedas repentinas de grande quantidade de cabelos que podem se originar das mais diferentes causas.

    Condições orgânicas que podem determinar queda capilar( eflúvios):
    Febre muito alta.
    Parto.
    Cirurgias.
    Hemorragias (inclusive doação de sangue).
    Redução súbita da ingestão alimentar (dieta violenta).
    Estresse físico ou emocional.O Estresse é uma das causas muito frequentes.
    Quando a pílula anticoncepcional é descontinuada, após ter sido tomada por muito tempo.
    Alterações hormonais.
    Doença venérea: sífilis.
    Doenças Metabólicas: hipotiroidismo, diabetes, etc.
    Doenças Infecciosas.
    Doenças Inflamatórias.
    Neoplasias (Câncer).
    Doenças hereditárias.
    Medicamentos que provocam queda de cabelo.


    O tratamento sempre deve ser feito com o auxilio de um médico.
    Antes de começar a tomar qualquer remédio, o paciente deve fazer exames que irão ajudar a detectar qual a razão está ocasionando a queda.
    Cada patologia tem uma série de características próprias que necessitam a investigação para chegar ao diagnóstico.
    Uma vez diagnosticada a causa, faz-se o tratamento adequado.

    No Brasil nos meses de Outono existe um aumento da queda de cabelos na população.
    Ela decorre de um efeito dos raios de sol que aceleram o crescimento dos cabelos durante o verão por causa da exposição excessiva. É chamado de eflúvio telógeno.
    É uma queda normal, mas pode precipitar ou acentuar a calvície .
    Nas pessoas sem herança para a calvície, os fios que caem logo são substituídos por outros.

    PTIRÍASE AMIANTÁCEA


    Trata-se de uma escamação do couro cabeludo sem causa evidente, semelhante uma psoríase em fase inicial.
    Escamas prateadas pegajosas, sobrepondo-se como telhas, aderem em camadas ao couro cabeludo fixadas ás hastes capilares.
    Usualmente limitada a pequenas áreas pode ocasionar perda dos cabelos, os quais recrescem quando as lesões são prontamente tratatadas.

    CABELO BRANCO - MELANINA DO CABELO

    Testo retirado do livro Terapia capilar - uma abordagem complementar (vide o link).
    A melanina, o pigmento responsável pela coloração dos cabelos é uma proteína produzida no citoplasma dos melanócitos, células do folículo piloso.
    Alguns fatores podem fazer com que esta produção se altere.
    Em alguns, o cabelo grisalho resulta do acúmulo de peróxido de hidrogênio, que resulta da diminuição da enzima catalase a qual quebra o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.
    Com isso diminui a produção da tirosinase, outra enzima que é responsável pela produção de melanina e então os grânulos de pigmentos que antes davam cor aos cabelos são substituidos por bolhas de ar.
    Outra causa é a apoptose (morte celular programada - determinada genéticamente) dos melanócitos .
    A idade que isso acontece depende da herança genética de cada pessoa.
    Doenças auto-imunes como hipertireoidismo, hipotireoidismo e e anemia perniciosa também podem levar ao grisalhamento prematuro.
    Afora as situações referidas assima, do ponto de vista nutricional a baixa ingestão de cobre pode levar a um embranquecimento dos cabelos.
    Por isso devemos dosar o cobre no sangue e repor quando necessário.
    Alimentos que contem cobre são frutos do mar e chocolate amargo.



    Muitos desejam assumir os cabelos brancos.
    Sol, poluição, nicotina e colorações podem no entanto deixá-los com um tom amarelado.
    Para evitar isso existem xampus com corantes especiais, feitos para o uso eventual, e que são formulados à base de extratos naturais ou pigmentos na cor violeta .
    Eles depositam-se sobre os fios e como a cor violeta neutraliza a amarela, o resultado é um branco acinzentado, conquistado de forma gradual e progressiva.
    A eficácia do produto é interrompida com a suspensão do uso.
     

Um comentário: