quinta-feira, 31 de outubro de 2013

so tortas COZINHA COLETIVA

Key Lime Pie

Olás, tudo bem?
A Key Lime Pie é uma torta típica de Florida Keys, um arquipélago no litoral da Florida, sudeste dos Estados Unidos. Feita com massa de biscoito triturado, leite condensado, ovos e suco de pequenos limões verdes [chamados em inglês de 'Lime' - 'Lemon' é só o limão amarelo], acredita-se ter sido criada pelos pescadores das ilhas e hoje, devido à sua fama, é considerada a torta oficial do estado da Florida [não é legal cada estado americano ter uma torta oficial?!].
Históricos à parte, momento-confissão: eu sempre tive o maior preconceito com essa torta. Achava uma versão exageradamente facilitada da francesa Torta de Limão e Merengue, que abusava de ingredientes prontos, como biscoitos esmigalhados e leite condensado. Key Lime Pie? Coisa de americano que adapta receita clássica e estraga tudo. Receita pra criança preparar.
E tudo bem, a Key Lime Pie pode ser quase tudo isso mesmo - iconoclasta, preguiçosa, sem muita técnica - mas é tão, tão gostosa que depois de provar o primeiro pedaço, quem liga pra clássicos e técnicas e complexidade, né? ;)
Então se você quer uma sobremesa fácil e inesquecível, aproveita essa receita: massa de biscoitos triturados é moleza, recheio com leite condensado é 'café-com-leite', e a cobertura você ainda pode escolher entre creme chantilly [baba, né?] ou merengue [mais complicadinho, mas ótimo para aproveitar as claras que sobram do recheio]. Eu fiz duas tortas, uma com chantilly e outra com merengue, e não consigo escolher qual a melhor!
Espero que gostem :)

Key Lime Pie
[receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]
Ingredientes para a massa:
200g de biscoito tipo 'Maria';
100g de manteiga sem sal, derretida.
Ingredientes para o recheio:
1 lata [395g] de leite condensado;
3 gemas de ovo;
1/2 xícara [120ml] de suco de limão verde [usei Thaiti];
2 colheres de chá de raspas de casca de limão.
Escolha a cobertura:
Se você preferir a cobertura de creme chantilly:
1 xícara de creme de leite fresco gelado;
2 colheres de sopa de açúcar;
Raspas de 1 limão para decorar.
Se você preferir a cobertura de merengue:
3 claras de ovo;
180g de açúcar refinado;
Raspas de 2 limões.
Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
No liquidificador ou processador, triture os biscoitos até obter uma farinha grossa. Transfira para uma tigela, adicione a manteiga derretida e incorpore bem. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro com essa mistura, apertando com as costas de uma colher para compactar a massa.
Leve ao forno por 10 minutos, retire e deixe esfriar enquanto prepara o recheio.
Prepare o recheio:
Na batedeira ou usando um fouet, bata as gemas por uns 2 minutos, até formar um creme fofo e pálido. Adicione o leite condensado e bata por mais 3 minutinhos, lembrando de raspar as laterais da tigela com uma espátula. Por fim, junte o suco e as raspas de limão, misture bem e recheie a massa preparada com esse creme.
Leve novamente ao forno por 15 ou 20 minutos, até o recheio firmar [balance levemente a torta para testar se o creme já firmou].
Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve para gelar [você pode cobrir a torta com plástico filme, se preferir] por pelo menos 2 horas, ou de um dia para o outro.
No momento de servir, prepare a cobertura:
Se você escolheu o creme chantilly:
Na batedeira, bata o creme de leite fresco bem gelado com o açúcar até conseguir picos firmes. Cubra a torta com o creme chantilly usando uma espátula ou o saco de confeitar. Polvilhe com as raspas de limão e sirva.
Se você escolheu o merengue:
Leve as claras e o açúcar ao fogo em banho-maria por uns 4 minutos, misturando até o açúcar se dissolver completamente. Passe a mistura para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta até que se forme um creme branco, fofo, brilhante e com picos firmes. Adicione metade das raspas de limão e bata para incorporar.
Cubra a torta com o merengue usando uma espátula ou o saco de confeitar, se preferir. Polvilhe com as raspas de limão restantes e sirva.

quinta-feira, 25 de julho de 2013


Torta de Mel e Abóbora

Olás, tudo bem?
Torta de abóbora e de batata doce são os sabores mais tradicionais do fim de outono nos Estados Unidos e Canadá, época do Halloween e do dia de Ação de Graças. Apesar de parecerem, à primeira vista, sabores estranhos para nós, tanto batata doce quanto abóbora estão muito presentes também em nossas festas de fim de outono, as festas juninas. Enriquecidas com especiarias e servidas em temperatura ambiente, elas combatem bem o frio desse período.
É por isso que, mesmo no meio das minhas férias e em fase de adaptação com a minha nova câmera, eu precisava publicar essa receita! Cremosa, adoçada com mel e temperada com cravo, gengibre, canela e noz moscada, uma fatia dessa torta conforta e aquece - tudo o que a gente precisa nesse frio de lascar, né?!
Para que sua torta de abóbora fique perfeita, vale a pena se atentar para alguns detalhes. Primeiro, das abóboras que já testei, a que funciona melhor é a de pescoço, aquela de fazer doce. E aconselho também a cozinhar a abóbora em pedaços no forno moderado, e não em água fervente - assim ela amolece sem encharcar de água, o que dá um purê muito mais rico em sabor. Por falar em purê, faço o meu no processador, mas você pode usar o liquidificador ou mesmo amassar bem amassadinho, com um garfo. Descobri que a mistura de leite com creme de leite leve [aquele com 17% de gordura] dá um substituto prático e fácil para o leite evaporado, e é o que uso nessa receita. Por fim, fique de olho no tempo de forno da torta: o ponto ideal é quando as laterais do recheio estão firmes, mas o centro ainda levemente mole - se a torta rachar, é sinal de que assou demais [mas não se preocupe, é mais um problema estético, não faz tanta diferença no sabor]. 
É isso, espero que gostem! Ah, e agasalhem-se! ;)

Torta de Mel e Abóbora
Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 colher de chá de açúcar;
120g de manteiga sem sal gelada picada em cubinhos;
2 colheres de sopa de água gelada.
Para o recheio:
1 e 1/2 xícaras de purê de abóbora*;
1/2 de xícara de mel;
1 colher de chá de canela em pó;
1/2 colher de chá de gengibre em pó;
1/4 da colher de chá de cravo em pó;
1/4 da colher de chá de sal;
2 ovos levemente batidos;
3/4 de xícara de leite evaporado [1/4 de xícara de creme de leite leve + 1/2 xícara de leite integral];
Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o sal, e o açúcar. Adicione os cubos de manteiga e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Junte a água, uma colherada por vez, amassando somente para formar uma bola de massa. Forme um disco com a bola de massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 20 minutos.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada, abra a massa, utilizando o rolo de macarrão, até conseguir um círculo de 28cm de diâmetro. Transfira para uma fôrma de tortas de 22cm de diâmetro, cobrindo o fundo e as laterais. Corte o excesso de massa e aperte as bordas com um garfo, ou decore como preferir. Reserve no freezer enquanto prepara o recheio.
Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 200 graus.
Em uma tigela grande, usando um fouet ou a batedeira, combine os ingredientes do recheio na ordem litada, batendo até conseguir um creme homogêneo.
Recheie a massa preparada com esse creme. Leve a torta ao forno por 10 minutos, então abaixe a temperatura para 170 graus e asse por mais 30 ou 35 minutos, até o recheio firmar nas laterais mas continuar meio mole no centro.
Deixe esfriar completamente antes de servir.
*Para o purê de abóbora, eu pico em pedaços uma boa fatia de abóbora de fazer doce, com casca e tudo, e levo ao forno a 180 graus por uns 50 minutos, até os pedações estarem bem macios. Então retiro as cascas e processo a massa cozida de abóbora. Por fim, deixo essa massa escorrer em uma peneira bem fininha, para eliminar o líquido restante.

29/07/2013 Atualização: Sinto muito e peço desculpas: confundi as bolas e postei uma receita aqui, mas diferente levemente da que preparei. Como ambas são receitas existentes, acredito que dariam bons resultados, mas atualizei para a que realmente segui. Mais uma vez, desculpe pela confusão! 

sexta-feira, 28 de junho de 2013


Torta de Maçãs e Caramelo, da que fiz em SP semana passada!

Olás, tudo bem??
Andei sumido, né? Eu sei. É que experimentei uma câmera muuuito melhor do que a minha, e depois cadê a vontade de usar minha câmerazinha outra vez? Parece que toda foto que tiro agora, com ela, fica péssima! Mas estou trabalhando nisso, psicologicamente... e também tentando trocar de câmera.. hahaha. Vamos ver qual solução vem primeiro.
Mas o post de hoje é sobre semana passada, quando fui para São Paulo falar sobre e fazer tortas na Cozinha Conceito da Dedo de Moça! Lembra que eu tinha anunciado aqui? Então, o grande dia chegou e já passou, mas deixou tantas lembranças!
Primeiro que, caipira que sou, vou muito pouco para a capital, então só isso já dá uma aventura [juro, toda vez que chego no Tietê sinto uma vontade louca de pegar um busão de volta, imediatamente - sim, sou jeca]. Mas passando o 'medinho' inicial, as coisas melhoram. Minha sorte foi que a Gábs, leitora antiga aqui do blog, foi me buscar na rodô [e não tive como fugir de volta hahaha]. Ela me levou pra uma volta rápida pela Liberdade [onde quero muito voltar, adorei!] e depois me acompanhou à Dedo de Moça.
Na Dedo de Moça funciona a redação do site Dedo de Moça e a Cozinha Conceito, onde são as aulas, treinamentos e os jantares que eles promovem. O lugar é lindo e as pessoas são tão fofas que quase me senti em casa! Quase, porque lá tinha um forno elétrico incrível, e uma Kitchen Aid sonho de consumo, que eu quase tentei por na bolsa e sair de fininho hahaha. Ah, e comprar ingredientes [para a demonstração] em São Paulo é tão legal!!! Tem tanta coisa que a gente nunca viu nem comeu, que só ouvimos falar, né?! Fiquei feito criança na loja de brinquedos. 
Fazer três tortas [com as quais estou super acostumado] na frente dos outros não foi tão fácil quanto eu imaginava [a gente 'vicia' no próprio forno e fogão, né? Demora pra pegar o jeito na cozinha dos outros]. Sorte minha que a primeira torta [de chocolate!] ficou pronta rapidinho e estava tão gostosa [sério, melhor do que as que já preparei em casa!] que perdi o medo/ timidez/ insegurança e o resto foi que foi! Me diverti muito conversando sobre cozinha enquanto cortava fatias de torta pra todo mundo provar! É bom bater papo com gente que fala a nossa língua!
Muuuito obrigado às 'alunas', que foram tão gentis, que me deixaram à vontade e que anotaram tanto! [achei tão bacana!], a Dedo de Moça pelo convite e pela simpatia em me receber na linda cozinha deles e a Gábs, por ter me apoiado tanto o tempo todo!

Lá na Dedo de Moça preparei a Minny's Chocolate Pie [minha torta-coringa]; a clássica Torta de Limão e Merengue [das fotos acima] e essa, que segue abaixo. Espero que gostem! :)

Torta de Maçãs e Caramelo
[rende uma torta fechada de 22cm de diâmetro]
Ingredientes para a massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [50g] de gordura vegetal gelada picada em cubinhos;
1/2 xícara [50g] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
5 ou 6 colheres de sopa de creme de leite fresco gelado.
Ingredientes para o recheio:
4 maçãs tipo Fuji [ou Pink Lady, que descobri que tem em São Paulo!] sem casca/ sementes e picadas em cubos médios;
4 maçãs tipo Granny Smith sem casca/ sementes e picadas em cubos médios;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
1 e 1/4 xícaras de açúcar;
1/4 de xícara de água;
3 colheres de sopa [45g] de manteiga sem sal;
2 colheres de sopa de água.
Água para pincelar;
Creme de Leite ou ovo batido para pincelar;
Açúcar cristal para polvilhar.

Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione a gordura vegetal e a manteiga geladas, picadas em cubinhos, e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione as
colheradas de creme de leite gelado, uma a uma, amassando o suficiente para formar uma bola de massa. Divida essa bola em duas partes, forme com elas dois discos e envolva-os em filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 20 minutos.
Enquanto isso prepare o recheio:
Em uma tigela grande coloque os cubos das maçãs e adicione a farinha. Misture bem para envolver todos os cubos. Reserve.
Em uma panela pequena coloque o açúcar e 1/4 de xícara de água e leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 10 minutos, balançando a panela de vez em quando, até formar uma caramelo dourado e perfumado, como para calda de pudim - cuidado para não passar do ponto! Retire do fogo, deixe esfriar por alguns minutinhos e adicione a manteiga e a água. Misture para dissolver. Volte  panela ao fogo baixo somente até a mistura espumar.
Retire do fogo e derrame, com cuidado, sobre os cubos de maçã. Misture e deixe descansar por 10 minutos, até que as maçãs soltem seus sucos.
Montando a torta:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada [ou sobre uma folha grande de papel manteiga] abra, usando o rolo, um dos discos de massa até conseguir um circulo de uns 25cm de diametro. Forre a fôrma de tortas com a massa, deixando uma borda de 1.5cm em toda a borda, e reserve na geladeira.
Abra o segundo disco de massa até conseguir um círculo de uns 24cm de diâmetro, da mesma maneira que o primeiro. Perto do centro do disco, faça quatro furos usando um cortador de biscoito ou uma faquinha afiada. Essa massa será a tampa da torta.
Retire a base da torta da geladeira e recheie om a mistura de maçãs e caramelo. Pincele água na borda da massa da base e com cuidado, transfira a tampa de massa para a torta [enrole com cuidado a massa da tampa no rolo, sem apertar, e desenrole sobre a torta recheada]. Aperte levemente as bordas e corte com uma tesoura o excesso de massa. Pressione a borda com as pontas dos dedos ou com os dentes de um garfo para colar bem a tampa na base.
Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular, grande, e leve ao forno por 50 minutos/ 1 hora, até que a massa esteja bem dourada e o recheio esteja borbulhando pelos cortes da tampa.
Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade e sirva morna ou em temperatura ambiente.
Vai muito bem com uma bola de sorvete de baunilha!

quarta-feira, 12 de junho de 2013


Torta de Abacaxi

Olás, tudo bem? 
Feliz dia dos namorados! [apesar de que hoje, logo cedo, ouvi que o publicitário João Dória inventou essa data para alavancar as vendas do comércio em Junho, que era um mês meio parado... mas enfim, não é porque Papai Noel não existe que a gente vai deixar de achar graça nele, né?].
Já fiz essa receita de torta umas cinco vezes, e gosto muito dela não apenas pelo creme com casquinha dourada cheio de pedaços de frutas, mas principalmente pela fruta escolhida - abacaxi!
Toda vez que falo sobre framboesas frescas, mirtilos de um azul vivo, ou groselhas brilhantes como pérolas vermelhas, e da dificuldade de encontrá-los frescos no Brasil, me lembro com um sentimento de prazer e compensação da nossa fartura de mangas de todos os tamanhos, do limão cravo vermelho e perfumado, das goiabas carnudas e dos abacaxis suculentos que vem, se não do nosso quintal, da quitanda mais próxima ou do moço do caminhão que passa na nossa porta.
Da mesma forma que usamos berries congeladas, os americanos usam abacaxi enlatado para essa receita [o abacaxi enlatado em suco, não em calda, como encontramos por aqui]. Nem preciso dizer que o abacaxi fresco dá um sabor muito mais gostoso, né?
Espero que gostem, e desejo um feliz dia dos namorados, pra comprometidos e solteiros!
Ah, quer fazer tortas comigo Terça-feira, dia 18 de Junho? Clique aqui e saiba como:
www.dedodemoca.net/calendario

Torta de Abacaxi
[receita retirada do lindo Sweety Pies]
Para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;
100g de manteiga gelada picada em cubinhos;
De 3 a 5 colheres de sopa de água gelada.
Para o recheio:
3 ovos;
1 xícara de açúcar;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1/4 de xícara de glucose de milho amarela [tipo Karo];
1/4 de xícara [50g] de manteiga sem sal, derretida;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
1 xícara de abacaxi picado em cubos [você pode picar o abacaxi em cubinhos bem pequenos ou cubos maiores, como eu fiz. Deixe-os escorrendo em uma peneira enquanto prepara a torta].
Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione três colheradas de água, amassando o suficioente apenas para formar uma bola de massa [adicione mais duas colheres de água se for necessário]. Envolva a bola de massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 20 minutos.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada, abra a massa gelada, com o rolo, formando um disco de 0,5cm de espessura e 25cm de diâmetro. Cubra o fundo e laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro com essa massa. Corte os excessos, decore a borda como preferir e reserve no freezer enquanto prepara o recheio.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Na batedeira, em velocidade média, bata os ovos até formarem um creme fofo, espumante. Adicione o açúcar, a farinha, a glucose e a manteiga, e misture bem com uma colher. Junte a baunilha e os pedaços de abacaxi, misture e recheie a massa de torta com esse creme.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos, até o recheio dourar e firmar.
Deixe esfriar por 2 horas, em temperatura ambiente, antes de servir.

PS: polvilhei minha torta com açúcar de confeiteiro, mas é totalmente dispensável. 

quarta-feira, 29 de maio de 2013


Torta Fácil de Curd de Limão

Olás!
Me apaixonei por Curd de Limão antes mesmo de ter provado pela primeira vez: só a textura daquele creme cor de gemas já me deixava babando nas fotos! Quando resolvi preparar o curd em casa, me deparei com dois problemas: o excesso de gemas na maioria das receitas [o que, mesmo que peneiradas, podem acabar deixando um sabor ou aroma de ovo que não é nada legal] e o alto risco do creme talhar [banho-maria, fogo baixo, mexendo sem parar e olhe lá]. Por sorte, depois de algumas tentativas, encontrei uma receita-coringa, com uma quantidade 'normal' de gemas e sem necessidade de banho-maria, e é ela que uso desde então [é essa receita aqui]. 
Curd de Limão é um recheio incrível para massa de tortas! Um dos acompanhamentos mais clássicos no chá inglês é justamente a Lemon Tart, uma torta de massa baixa assada recheada com curd e coberta com açúcar de confeiteiro. Super simples, né? E pode ficar ainda mais, se ao invés de cozinhar o curd no fogo, enquanto a massa assa, levar o curd para ser cozido no forno, ao mesmo tempo em que a massa doura. Moleza! E preciso dizer que é delicioso?! 
Eu cobri a minha torta com açúcar e dourei com o maçarico, mas se você não tiver um, não se preocupe: a torta fica linda com a sua superfície amarelo-vivo só polvilhada de branco, do açúcar de confeiteiro. Falando em superfície amarelo-vivo, o segredo dessa cor vem dos ovos - eu sempre procuro usar ovos caipiras para preparar curd de limão. Ah, e usei limão tahiti mesmo, nessa receita, mas você pode usar o cravo, o siciliano, o galego ou o que preferir.
Espero que gostem!

Torta de Curd de Limão
[adaptada daqui]
Para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/4 da xícara de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga gelada picada em cubinhos;
4 colheres de sopa de água gelada.
Para o curd:
100ml de suco de limão;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
5 gemas de ovo;
2 claras de ovo;
170g de açúcar refinado;
100ml de creme de leite fresco.
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.
Prepare a massa:
Em uma tigel misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada em cubinhos e amasse com as pontas dos dedos até conseguir uma farofa úmida. Adicione as colheradas de água, uma a uma, amassando o suficiente para formar uma bola com a massa. Achate essa bola de massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Abra a massa, utilizando um rolo de macarrão, sobre uma superfície limpa e enfarinhada. Com ela cubra o fundo e laterais de uma fôrma para tortas canelada e baixa, de 22cm de diâmetro. Apare as bordas, fure a massa em vários pontos, com um garfo, cubra a massa com papel alumínio e preencha com feijões, para fazer peso. Leve ao forno por 20 minutos.
Retire a massa do forno, e o papel alumínio com os feijões. Reserve a massa enquanto prepara o recheio.
Prepare o recheio: 
Abaixe o forno para 120 graus [como a temperatura mínima do meu forno é 160 graus, eu deixo a porta entreaberta, com o cabo de uma colher de pau].
Em uma tigela peneire as gemas, sem apertar. Junte as claras e o açúcar e misture com um garfo, devagar para não formar espuma. Adicione o suco de limão, a baunilha e o creme de leite. Misture bem.
Peneire o recheio sobre a massa de torta já pré-assada. Leve de volta ao forno, com a porta entreaberta, por 40 minutos, até que o curd fique firme nas laterais mas continue um pouco mole no centro.
Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente.
Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir, coberta com filme plástico.
No momento de servir, retire a torta da geladeira e peneire açúcar de confeiteiro sobre toda a superfície dela. Se preferir, doure o açúcar com o maçarico culinário.

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Banoffee Galette

Olás, tudo bem?
Banana + manteiga de amendoim é uma dupla imortalizada pelo também imortal Elvis Presley - os sanduíches preferidos do rei do rock levavam esses ingredientes como recheio [e depois eram fritos na manteiga - tá explicada a pancinha que ele desenvolveu ao longo da carreira, né?]. Já os ingleses do Pub The Hangry Monk preferiram juntar banana + doce de leite e inventaram a Banoffee Pie, uma torta gelada de massa de biscoito triturado recheada de doce de leite, rodelas de banana e creme chantilly. E por aqui, quem nunca comeu daquela sobremesa clássica que combina camadas de bananas cozidas, creme de leite condensado [a nossa versão caseira - e bem adocicada - do creme de confeiteiro] e suspiro dourado, né?  
Sem falar em bolos de banana e caramelo, ou tortas banana e chocolate, ou banana. chocolate e nozes! Fato é que banana vai bem com guloseimas, ninguém pode negar!
E eu, que não dispenso uma boa guloseima de vez em quando, tenho uma versão pessoal da clássica torta de banana e doce de leite que é ainda mais gostosa do que a Banoffee original, e ainda mais fácil de fazer do que ela! A diferença dessa versão é que ela é uma torta quente - as bananas cozinham junto com a massa, envoltas em um mar de doce de leite derretido, borbulhante. Uma boa colherada de creme de leite batido [sem açúcar mesmo, afinal estamos falando de doce de leite] ou uma bola de sorvete de creme acompanha muito bem uma fatia ainda quente dessa torta, mas não faz falta, se você não tiver. A torta sozinha se garante!
Espero que gostem :)

Banoffee Galette
Ingredientes para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga gelada picada em cubinhos;
4 colheres de sopa de água gelada.
1 ovo batido, para pincelar.
Para o recheio:
250g de doce de leite de boa qualidade [usei  meio vidro do Havana, que veio da Bless Importados - antes que eu comesse o vidro todo, às colheradas!];
6 bananas-maçã [uso a banana-maçã por sere pequena];
3/4 da colher de chá de canela em pó;
1 colher de sopa de suco de limão.
Preparo:
Em uma tigela misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Junte os cubinhos de manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida. Adicione a água gelada, uma colherada por vez, amassando o menos possível, somente até conseguir formar uma bola com a massa.
Achate essa bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento, e coloque-as em uma tigela. Polvilhe com a canela em pó e o suco de limão, e misture bem, mas com cuidado. Reserve.
Com um rolo, abra a massa gelada, sobre superfície polvilhada de farinha, até conseguir um círculo de uns 45cm de diâmetro. Com uma tesoura corte as imperfeições da borda da massa, dando formato circular. Passe a massa, aberta ainda, para o fundo de uma assadeira de pizza, ou fôrma retangular grande.
Distribua o doce de leite sobre a massa, deixando uma borda de 7cm em toda a volta. Por cima, arrume as bananas preparadas, encostadinhas umas nas outras. Dobre a borda que você reservou sobre o recheio. 
Pincele a massa com o ovo batido e leve ao forno por 30 minutos, até a massa dourar e o doce de leite borbulhar no centro.
Retire do forno, deixe esfriar por uns 5 minutinhos e sirva em fatias, acompanhadas de creme de leite batido ou sorvete de creme.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


Torta Rústica de Peras

Olás, tudo bem? 
E não é que as coisas mais simples continuam me impressionando?!
As tortas estão sumidas por aqui, né? É que eu ando com uma preguiça gigantesca de abrir massa, forrar fôrma, cobrir com papel e feijões, assar, descobrir, rechear, assar outra vez, esperar esfriar... até escrever sobre isso me cansa, nesses dias. Bolo recheado, então, nem se fala! Mas uma hora a vontade de doce aparece e aí não tem como escapar - e lá estou eu folheando os livros de receita. 
Ao escolher essa torta - tão fácil que nem precisa de fôrma - não teve como não pensar 'puts, tô escolhendo a receita mais sem graça do livro todo!'. Já fiz torta de peras na casa dos meus avós uma vez e o resultado deixou muito a desejar, mas a linda foto no livro e, claro, a facilidade do preparo me convenceram, então voltei do trabalho com uma sacolinha de peras maduras. 
Em menos de uma hora [de preparo mais tempo de descanso/forno] a torta saiu do forno, dourada, cheirosa e brilhante. E o sabor, de sem graça não tinha nada! As pera suculentas ficaram avermelhadas e macias de açúcar, baunilha e canela [imagina o aroma disso assando?!], mas conseguiram manter e  intensificar seu gosto tão delicado, sem se perder. E convenhamos que a massa crocante, parecida com biscoito amanteigado, envolvendo as fatias da fruta cozida, só fez aumentar minha surpresa com a combinação equilibrada e perfeita desse doce. Fácil de fazer, sem etapas trabalhosas, poucos ingredientes, resultado delicioso e de encher os olhos - precisa mais?
Espero que gostem!

Torta Rústica de Peras [para dias preguiçosos]
[retirada do livro Sweety Pies]
Massa:
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo [esse 1/3 substituí por farinha de amêndoas, mas não precisa];
1 colher de chá de açúcar;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga gelada picada em cubinhos;
3 colheres de sopa de creme de leite.
Recheio:
1 xícara de açúcar [usei 2/3 de xícara - varia conforme a doçura das frutas e o seu paladar];
2 colheres de sopa de amido de milho;
1 colher de sopa de canela em pó;
4 pêras [usei a comum, willians], descascadas e cortadas em fatias não muito finas [mais ou menos meio centímetro de espessura;
2 colheres de chá de extrato de baunilha.
1 clara de ovo levemente batida, para pincelar;
Açúcar para polvilhar.
Preparo da massa:
Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte os cubinhos de manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida. Adicione o creme de leite, uma colherada por vez, amassando somente o necessário para formar uma bola de massa. Achate essa bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio:
Misture, em uma tigela grande, o açúcar, o amido e a canela. Junte as peras fatiadas e o extrato de baunilha e misture delicadamente com um garfo para envolver as fatias no açúcar sem despedaçá-las. 

Montagem:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Com o rolo, abra a massa sobre o verso de uma assadeira retangular grande,  polvilhada de farinha, até conseguir um retângulo de uns 20 por 27 [você pode abrir a massa sobre uma superfície de trabalho enfarinhada e depois transferi-la para a fôrma, enrolando a massa no rolo, mas achei mais fácil abrir diretamente no fundo da fôrma].
Espalhe as fatias de pera sobre o centro da massa [enfileiradinhas ou ao léu, depende da sua paciência], deixando uma borda de 4cm ao longo das laterais. Dobre essas bordas sobre o recheio, pincele as bordas com a clara de ovo e polvilhe açúcar.
Leve ao forno por 20 minutos, até a massa dourar e o recheio borbulhar.
Sirva morna ou fria.

segunda-feira, 11 de março de 2013


German Chocolate Pie

Olás, tudo bem?
O German Chocolate Cake sempre foi um bolo presente na minha lista de coisas a provar: além de ficar lindo, reúne chocolate, pecã e côco, três ingredientes que, se sozinhos já são deliciosos, juntos então nem se fala! O problema é que, além de pecã ser mais do que raro por aqui, um bolo do porte desses precisa de pessoas para comê-lo - um bom tanto de pessoas - e isso, por incrível que pareça, não é muito fácil de reunir.  Então o jeito foi deixar o bolo para um aniversário próximo e me contentar, temporariamente, com a sua versão torta. E posso dizer que estou bem contentado, viu?
Sobre o nome da torta, ela não tem nada de alemã... é criação americana mesmo, à partir do bolo de mesmo nome. O 'german' vem de 'german's sweet chocolate', que é a marca de um chocolate meio amargo para uso culinário utilizada na receita original. 
A receita do bolo vai ter que esperar um pouco, mas a da torta está aqui. Espero que gostem tanto quanto eu.



German Chocolate Pie 
[ou torta de chocolate, côco e pecãs, adaptada daqui]

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;

3/4 de xícara [150g] de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos;
1 gema;
4 colheres de sopa de água gelada.


Para o recheio:
120g de chocolate meio amargo de boa qualidade;
50g de manteiga sem sal;
1 e 1/2 xícaras de leite evaporado*;
3 colheres de sopa de amido de milho;
1 xícara de açúcar;
1 pitada de sal;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara de noz pecã picadas;
1 e 1/3 xícaras de flocos de côco adoçados.

Prepare a massa:
Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Achate essa bola, formando um disco, envolva em filme plástico e leve à geladeira por meia hora.
Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até conseguir uns 5mm de espessura e com ela cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Decore a borda amassando com um garfo ou marcando com a ponta de uma colher. Leve ao freezer enquanto prepara o recheio.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma panelinha, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo, misturandocom uma colher. 
Retire a panela do fogo e incorpore o leite evaporado. Reserve. 
Em uma tigela, misture o açúcar, sal e amido. Adicione os ovos e a baunilha, e bata com um fouet. Aos poucos, vá adicionando a mistura de chocolate, sempre batendo para homogeneizar. 
Recheie a massa preparada com esse creme. 
Em outra tigela, misture os flocos de côco com as pecãs e espalhe sobre o creme. 
Leve ao forno por 40 ou 45 minutos, até o recheio dourar e inflar levemente. 
Deixe esfriar, sobre uma gradinha, por pelo menos meia hora antes de servir.

*No Brasil não se encontra leite evaporado pronto, mas é simples prepará-lo em casa:


Cada 3 xícaras de leite rende 1 xícara de leite evaporado [para leite de caixinha - quando mais forte o leite, menos é necessário].
Para essa receita, coloque 4 e 1/2 xícaras de leite integral em uma panela de boca bem larga e de fundo grosso. Coloque um pires refratário limpo dentro da panela, virado de boca para baixo. Leve ao fogo bem baixo, deixando ferver até que que o volume se reduza para 1 xícara: ele vai formar bastante nata, vai ficar mais amarelo e vai cheirar a doce de leite. Deixe esfriar completamente, então pulse no liquidificador apenas para homogeneizar. 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


S'more Pie

Olás, tudo bem?
Biscoito crocante + chocolate + marshmallow cremoso por dentro e tostado e quebradiço por fora. Preciso falar mais alguma coisa acerca da receita de hoje?
Como quase toda receita achocolatada que aparece por aqui, essa também foi escolhida para agradar meu irmão, chocólatra viciado em sorvete e leite condensado, que veio passar uma semana em casa. 
Eu namorei essa torta por muito tempo, antes de fazê-la. Primeiro porque eu não tinha maçarico. Depois, quando comprei um, porque não lembrava de receitas para usá-lo [isso sempre acontece comigo], e depois ainda pela preguiça de preparar marshmallow em casa [pois é, tem coisas que nem são complicadas de se fazer, mas que me dão preguiça mesmo! E usar marshmallows daqueles de pacote, macios - uma opção que vi em várias versões dessa receita, não traria a cremosidade tão desejada na cobertura]. Por isso, quando encomendei um pote de Marshmallow cremoso pronto para o uso na Bless Importados, engoli o meu orgulho de 'evitar produtos industrializados que podem ser feitos em casa' e preparei essa torta pulando toda a etapa de preparação do marshmallow. 
Deu certinho! Quando tostado no forno ou com o maçarico [recomendo o dourador do forno, que dá um resultado mais uniforme], o marshmallow ganha uma casquinha dourada e quebradiça por fora [tá, o meu em alguns pontos dourou até demais] escondendo o interior cremoso e brilhante. Somado a isso, o recheio de chocolate, que é praticamente uma ganache assada, me surpreendeu também, vou usá-lo mais vezes! 
Usando marshmallow caseiro [a receita abaixo ensina como prepará-lo], marshmallow cremoso pronto ou aqueles marshmellows macios, faça essa torta! Super aprovada :)
Espero que gostem, e boa semana!

S'more Pie
[ou torta de chocolate e marshmallow tostado, receita retirada daqui]

Para a base da torta:
200g de bolacha tipo 'Maria';
1/2 xícara [50g] de manteiga derretida;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1 pitada de canela em pó.

Para o recheio de chocolate:
210g de chocolate meio amargo [no máximo 70% de cacau] picadinho;
1 xícara de creme de leite fresco;
1 pitada de sal;
1 ovo, em temperatura ambiente.

Para o marshmallow:
1 colher de chá de gelatina sem sabor;
1/2 xícara de água gelada;
3/4 de xícara de açúcar refinado;
1/4 da xícara de glucose de milho claro;
1 pitada de sal;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
Óleo para untar.

Prepare a base:

Triture a bolacha no liquidificador ou processador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga derretida, a farinha e a canela, e misture bem até conseguir uma textura de areia molhada.
Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de tortas de 22cm de diâmetro, pressionando com as costas de uma colher.
Reserve na geladeira.

Prepare o recheio de chocolate:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Coloque o chocolate picado em uma tigela grande.
Leve o creme de leite ao fogo baixo, para ferver. Em seguida, despeje sobre o chocolate picado e deixe descansar por um minuto. Misture com cuidado, sem bater, até ficar totalmente homogêneo e liso. Delicadamente, incorpore o sal e o ovo.
Despeje a mistura sobre a base de torta preparada e leve ao forno por 20 ou 25 minutos, até o recheio firmar nas bordas mas continuar um pouco mole no centro. Durante o tempo de forno, se você perceber que as bordas da massa de bolacha estou ficando douradas demais, cubra as beiradas com papel alumínio [aqui não foi necessário].
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 1 hora.

Prepare o marshmallow:
Você vai precisar de uma batedeira com o garfo tipo 'raquete' ou 'pá'.
Em uma panela de fundo grosso, misture 1/4 da xícara de água gelada, a glucose, o açúcar e uma pitada de sal e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher apenas até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 6 minutos [se você tiver um termômetro para caldas, ele deverá estar medindo 126 graus nesse momento
Enquanto isso, na tigela da batedeira coloque o restante [1/4 de xícara] da água gelada e sobre ela polvilhe a gelatina sem sabor. Deixe repousar por 1 minuto, até ficar firme. 
Comece batendo a gelatina em velocidade média. Em seguida, despeje a calda, com a batedeira ligada, num fluxo lento mas constante, evitando que ela caia diretamente nas laterais da tigela ou na pá da batedeira.
Depois de adicionar toda a calda, deixe bater em velocidade média por mais 5 minutos, até que a mistura triplique de volume. Adicione a baunilha e bata mais apenas até incorporar.
Despeje o marshmallow sobre a torta - ele se espalhará sozinho. Leve a torta, descoberta, para a geladeira, por 1 hora. Depois disso unte um filme plastico com umas gotinhas de óleo, cubra a torta com ele e deixe gelar por mais 3 horas.

No momento de servir você pode tostar o merengue com o dourador do forno, por 3 minutos, ou com o maçarico, tomando cuidado para não fixar a chama por muito tempo em um único ponto.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Torta Brûlée de Maracujá


Olás, tudo bom?
Eu já falei aqui que quando era criança vivia folheando as revista Cláudia Cozinha que eu meu pai comprava, né? Pois bem, em uma delas tinha uma receita de um tal Crème Brûlée, com a foto de uma travessa  de creme saindo do forno, com a superfície açucarada e douradinha, marcada com 2 círculos ainda mais dourados. A tal receita pedia creme de leite fresco [que eu só sabia o que era porque a revista tinha uma materiazinha que explicava os tipos de creme de leite e seus usos] e ensinava a técnica de dourar o açúcar com o dourador do forno [coisa que infelizmente não tenho até hoje no meu forno] ou com o fundo de uma frigideira de ferro super aquecida na chama do fogão [por isso os círculos dourados]. Eu nem sabia pronunciar o nome do creme, muito menos sabia o sabor dele, mas aquela foto de página inteira me encantava sempre!
Uns quinze anos depois [ano passado] comprei meu primeiro maçarico de cozinha. Tão baratinho quanto vagabundo, ele durou umas três receitas - aliás, sempre dourando merengue, porque açúcar assim, como no Crème Brûlée, ele não dava conta. Virou isqueiro e depois nem isso.
Agora, num daqueles momentos consumistas de começo de mês, comprei um maçarico de verdade. Ah, que delícia testá-lo em um pouco de açúcar espalhado no fundo da fôrma e ver que sim,  funciona! Hora de desenterrar as receitas salvas nos 'favoritos' mas nunca executadas por falta de um bom maçarico. E resolvi começar por essa.
Sendo curto e grosso: faça essa torta! A massa de amêndoas é sem comentários [receita Ladurée, né? Tá explicado]. O creme de maracujá é azedinho, aveludado, e emerge, amarelo, nas rachaduras da casquinha de açúcar queimado quando você corta a torta. Uma coisa linda de se ver! E de se comer, claro. Comi três fatias, já [e a torta ficou pronta faz só umas duas horas] e estou me segurando para não partir para a quarta. Preciso falar mais?



Torta Brûlée de Maracujá
[a receita eu adaptei daqui. A massa de amêndoas é daqui]

Para a massa de amêndoas:
120g de manteiga;
70g de açúcar de confeiteiro;
25g de farinha de amêndoas;
1 pitada de sal;
1 ovo inteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
200g de farinha de trigo.

1 clara de ovo para pincelar.

Para o creme de maracujá:
125ml de suco de maracujá azedo;
50ml de suco de limão;
Raspas de 1 limão;
6 gemas de ovo;
3 claras de ovo;
250g de açúcar [usei 200g];
150ml de creme de leite fresco.

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para o acabamento.

Preparo da massa:
Corte a manteiga em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela. Vá amassando com um garfo enquanto adiciona os outros ingredientes: o açúcar de confeiteiro peneirado, a farinha de amêndoas, o sal, a baunilha, o ovo e por fim a farinha de trigo. Amasse rapidamente com as mãos apenas para que a massa se aglomere. Forme uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelos menos 2 horas antes de abrir.
Em uma superfície enfarinhada abra a massa em uma espessura de aproximadamente 0,5cm [fiz um pocadinho mais grossa porque essa massa é muito saborosa, e seu doce constrasta bem com o azedinho do creme de maracujá] e cubra fundo e laterais de uma fôrma baixa [de fundo falso]  para tortas de 22cm de diâmetro com ela. Apare as bordas. Cubra a massa com papel alumínio e distribua feijões por cima, para fazer peso. 
Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire os feijões com o papel alumínio, pincele a clara de ovo sobre o fundo da torta e asse por mais uns 3 minutos.
Reitre do forno e reserve.
Abaixe o forno para o mínimo.

Prepare o creme de maracujá:
Em uma tigela grande peneire as 6 gemas, sem apertar. Junte as 3 claras, o açúcar e misture com um garfo, com calma para não formar espuma. junte o suco de maracujá, o suco de limão e o creme de leite, misture bem e recheie a torta.
Leve ao forno a 120 graus [eu coloco na temperatura mínima, que é 160 graus, e deixo a porta do forno entreaberta, com o cabo de uma colher de pau] por 50 minutos, até o recheio firmar, mas o centro continuar  um pouco instável [dê uma balançadinha leve na fôrma, o meio do recheio deve tremer, ainda].
Deixe esfriar completamente.

Na hora de servir, polvilhe o açúcar de confeiteiro com uma peneira por cima da torta e doure com o maçarico, até que o açúcar derreta e comece a formar bolhinhas cor âmbar, ou use o dourador do seu forno para isso. Se você não tiver um maçarico ou dourador, apenas polvilhe o açúcar e sirva.
Essa torta deve ser consumida em temperatura ambiente, mas experimentei geladinha e também fica boa!


quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Torta de Manteiga de Amendoim

Olás, tudo bem?
Você, que como eu está no estado de São Paulo, deve estar feliz, pois hoje finalmente caiu uma chuvinha, né? Eu normalmente estaria xingando - o tempo de chuva sempre acaba com a luz das minhas fotografias -mas depois de tantos dias nessa seca danada, fiquei bem quietinho [Zíper na boca! Como dizem lá em casa] e aproveitei o vento úmido e até geladinho que trouxe a chuviscada. 
A receita de hoje também vem do meu novo livro favorito de tortas. Preparei essa torta antes mesmo de comprar o livro [achei a receita na internet, numa das resenhas que vi sobre ele], mas foi na época da mudança e a correria me impediu de fotografar para postar. Agora preparei outra vez, numa versão mais caprichada, usando uma manteiga de amendoim importada [da outra vez fiz com a nacional, e a diferença no sabor é flagrante, fora a cor, né?] e fava de baunilha, e servi com creme de leite batido. Parente da Pecan Pie, a torta é tão doce e saborosa quanto um pé-de-moleque, mas com uma textura cremosa incrível! Vai muito bem morninha com um copo de leite gelado ;)


Ava Joy's Peanut Butter Cream Pie

Para a massa: você vai precisar de uma receita desse massa [clique aqui].

Para o recheio:
1 xícara [260g] de Manteiga de Amendoim tipo Crunchy [a manteiga tipo Crunchy é aquela cheia de pedaços de amendoim, diferente da tipo Creamy, que é homogênea. A minha veio da Bless Delicatessen, uma loja virtual de produtos importados, super parceira d'A Cozinha Coletiva];
1 colher de chá de extrato de baunilha [usei as sementes de 1/2 fava de baunilha];
1/4 de colher de chá de sal;
2 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida;
3 ovos;
1 xícara de glucose de milho escura [Usei 3/4 de xícara da glucose âmbar mesmo, já que a escura nunca encontrei para comprar. Ah, tem uma dica legal que é untar a xícara com óleo na hora de medir a glucose, assim fica mais fácil de despejar o xarope];
2/3 de xícara [usei 1/2 xícara] de açúcar.

Preparo da massa:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, e mantenha no freezer, enquanto prepara o recheio.

Para o recheio:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela misture bem [pulsei de leve no processador, com a lâmina plástica - mas pode ser na batedeira ou no fouet mesmo] a manteiga derretida fria, a manteiga de amendoim, a baunilha e o sal. Reserve.
Em uma tigela grande bata rapidamente os ovos, a glucose e o açúcar. Adicione à mistura de manteiga de amendoim e misture para incorporar bem [pulsei novamente, rapidinho].
Recheie a massa preparada e leve ao forno por 40 ou 50 minutos, até ficar dourado, com as laterais do recheio meio firmes e o centro ainda mole.
Deixe esfriar e sirva morna ou em temperatura ambiente, acompanhada de creme de leite batido.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Torta de Framboesas


Olás, tudo bem?
Semana passada meu notebook me deu um belo de um susto, e por causa disso teve que ficar aposentado na bancada por uns dias [longos, longos dias...]. Agora que já esta tudo bem [ufa!], percebi que tenho receitas 'na fila' para serem postadas [ Wow!!! Isso nunca me acontece!] e um monte de fotos a serem escolhidas [ isso sempre me acontece...]. O caso é que essas tortinhas de framboesas ficaram tão lindas [talvez beirando o brega, com esses coraçõezinhos, mas tudo bem] que eu tinha que postá-las logo!
Tudo começou com a Gi, minha ex-roommate, que lá do Canadá fica postando fotos de tudo quanto é berry [esses frutinhos que chamamos 'silvestres'] que ela colhe do lado da casa dela, imagina, só para me fazer passar vontade! E claro, conseguiu: comprei uns pacotes de framboesa congelada [pois é, aqui só assim], e nem precisei abrir omeu [atualmente] livro favorito de tortas para saber o que ia sair da cozinha: a capa tem uma foto de tortas individuais de framboesa que venho paquerando faz tempo [verdade seja dita, a foto de capa foi um dos motivos de eu ter comprado esse livro!].
Assim, no final do dia lá estava eu com uma porção de tortinhas tão lindas que quase dava dó de comer. Quase. rs
Espero que gostem! :)

PS: Ah, a Gi me 'pediu', em troca da foto da framboesa no pé, para dedicar esse post a ela, então lá vai: Gi, te dedico! hahahahha :P

Torta de Framboesas
[do livro Sweety Pies - An Uncommon Collection of Womanish Observations, with Pie, rende uma torta grande, de 22cm, ou 8 tortinhas de 7cm] 

Para a massa:
2 e 1/3 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de açúcar;
1/2 da colher de chá de sal;
1 xícara de manteiga sem sal gelada, em cubinhos;
5 ou 6 colheres de sopa de creme de leite fresco gelado.

Para o recheio:
5 xícaras de framboesas [usei congelada];
6 colheres de sopa de farinha de trigo;
1/2 xícara de açúcar, ou mais, dependendo da acidez das framboesas [usei 1 xícara, estavam bem ácidas];
1 colher de sopa de raspas de limão;
1 clara;
1 pitada de canela em pó;
1 e 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal, em pedacinhos.
1 clara para pincelar a massa;
Leite para pincelar a massa;
Açúcar para polvilhar.

Para a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada picada, e incorpore apertando com as pontas dos dedos até formar uma farofa pedaçuda [semelhante à textura de areia molhada]. Adicione o creme de leite, uma colherada por vez, amassando o suficiente para formar uma bola com a massa. Divida a massa em 2 bolas, uma ligeiramente maior. Achate as bolas de massa até formar dois discos grossos, envolva-os em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Preaqueça o forno a 220 graus.
_Se você for preparar uma torta grande, abra o disco maior de massa, com o rolo, e com ela forre o fundo e laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, deixando uma borda de uns 2cm. 
_Para as tortinhas individuais, abra da mesma forma, mas divida em 8 discos de 11cm de diâmetro e com eles forre o fundo e laterais das forminhas, cortando qualquer sobra.
Reserve na geladeira.

Prepare o recheio: 
Em uma tigela grande combine as framboesas, farinha, açúcar e raspas de limão, mexendo com cuidado. Reserve.

Montagem:
Preaqueça o forno a 220 graus.
Pincele a clara de ovo sobre a massa da torta na fôrma, menos nas bordas. Espalhe as colheradas do recheio por cima. Polvilhe a canela sobre o recheio e distribua os pedacinhos da manteiga.
_Se você estiver preparando a torta grande, abra o disco restante de massa, de diâmetro um pouco maior que a fôrma, e com ele tampe a torta, apertando bem com os dedos e depois com um garfo. Pincele leite sobre a massa e polvilhe um pouquinho de açúcar. Faça furos com a faca, para escapar o vapor do cozimento, e leve ao forno preaquecido. Depois de 15 minutos de forno, abaixe a temperatura para 170 graus e asse por mais 35 minutos, protegendo as bordas com papel alumínio, caso dourem demais durante o cozimento. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.
_Se você estiver preparando tortinhas individuais, pincele a massa, exceto as bordas, com a clara, distribua as colheradas de recheio entre as tortinhas, polvilhe canela e espalhe os pedacinhos de manteiga.  Pincele leite nas bordas das tortinhas. Abaixe o forno para 170 graus e asse as tortinhas por cerca de 25 minutos, protegendo as bordas com papel alumínio, se necessário. Retire as tortinhas mas mantenha o forno aceso.
Abra o restante da massa com o rolo, até conseguir a espessura de 8mm. Com um cortador de biscoitos, corte pequenos corações de massa e distribua-os, sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Pincele os corações com leite e polvilhe açúcar. Leve ao forno por 15 minutos, até dourar. depois de prontos, distribua os corações sobre o recheio das tortinhas, já assadas.
Sirva em temperatura ambiente.

Torta de Tangerina e Merengue


Olás, como vão? 
No começo do mês finalmente chegou meu novo livro de tortas. Chamado Sweety Pies - An Uncommon Collection of Womanish Observations, with Pie [Tortas Doces, uma coleção incomum de observações femininas, com torta, em tradução livre], ele fala de tortas e das mulheres por trás das receitas, todas personagens da infância da autora, Patty Pinner. Mesclando segredinhos culinários com conselhos para a dona de casa exemplar, ele reúne receitas familiares e dá um panorama informal do pensamento feminino [ou seria feminista?] nos Estados Unidos do meio do século passado. Super interessante, super recomendo!



Essa é a segunda receita que preparo do livro [a primeira, uma torta de abacaxi dourada e suculenta, ficou tão boa que tive que fazer um repeteco lá em casa, para a minha família - uma pena não ter conseguido boas fotos dela, para postar] e ambas são surpreendentes! 
O curd de tangerinas é delicioso, perfumado e menos ácido que o tradicional, de limão [com certeza vou fazer mais recheio, para comer com biscoitos ou bolo simples], e sua cor viva [use gemas de ovos caipiras para conseguir esse resultado] se destaca ainda mais na brancura do merengue. Na hora de prepará-lo é importante que as frutas não estejam doces demais, para que o sabor prevaleça [costumo comprar uma e provar, antes de utilizar na receita]. Usei tangerina tipo Mandarin orange, que são mais miúdas e de um tom de laranja bem forte, quase avermelhado. Por fim, dourei o merengue no forno alto, por uns 10 minutos, sempre espiando e virando a assadeira, para que a cor ficasse uniforme. Foi quase impossível esperar a torta gelar, para provar a primeira fatia! 

Ahh, antes da receita: agora A Cozinha Coletiva tem fanpage no Facebook! Para receber as atualizações e  acessar o conteúdo no seu Face, é só clicar em curtir na janelinha do Facebook aqui na faixa lateral do blog, ou acessar https://www.facebook.com/ACozinhaColetiva e clicar em curtir! Espero vocês lá! ;)


Almeta McCray's Tangerine Meringue Pie
Para a massa:
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de açúcar;
1/4 de colher de chá de sal;
1/2 xícara de gordura vegetal gelada, picada em cubinhos [usei manteiga sem sal gelada, que deixa a massa mais saborosa];
3 colheres de sopa de creme de leite gelado [um pouco mais, ou um pouco menos].

Para o curd de tangerinas:
1 e 1/4 xícaras de açúcar [usei só 1 xícara];
3 colheres de sopa de amido de milho;
1/8 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de suco de tangerina espremido na hora [mais ou menos umas 5 tangerinas - usei quase 2/3];
4 gemas de ovos;
1 colher de chá de raspas finas da casca da tangerina;
1/4 de xícara [50g] de manteiga sem sal derretida.

Para o merengue:
4 claras de ovos em temperatura ambiente;
1/2 xícara de açúcar.

Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a gordura gelada picada, e incorpore apertando com as pontas dos dedos até formar uma farofa pedaçuda [semelhante à textura de areia molhada]. Adicione o creme de leite, uma colherada por vez, amassando o suficiente para formar uma bola com a massa. Achate a bola de massa até formar um disco grosso, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Preaqueça o forno a 220 graus.
Retire a massa da geladeira, abra com o rolo, sobre uma superfície enfarinhada, até conseguir um círculo de aproximadamente 28cm. Com ele, cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo em vários pontos, cubra com uma folha de papel alumínio e encha com grãos de feijão ou arroz, para que a massa não cresça durante o cozimento. Asse por 15 minutos.
Retire os grãos de feijão e o papel alumínio, abaixe o forno para 180 graus e asse por mais 8 ou 10 minutos, até que a masse fique com a superfície dourada.
Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Prepare o merengue:
Bata as claras na batedeira, em velocidade média, até conseguir picos moles. Adicione o açúcar, uma colher por vez, e aumente a velocidade da batedeira para alta. Bata até formar picos firmes. Reserve.

Prepare o curd de tangerina:
Em uma panela média de fundo grosso, combine o açúcar, o amido e o sal. Adicione gradualmente o suco de tangerina, mexendo até espumar. Junte as gemas e misture bem. Adicione as raspas de tangerina e a manteiga derretida. 
Leve a panela ao fogo médio, mexendo constantemente, e vá abaixando o fogo conforme a mistura comece a borbulhar e engrossar. Isso vai levar uns 10 minutos. Depois que o curd engrossar apague o fogo.

Montagem:
Recheie a massa [já fria] com o curd quente. Imediatamente espalhe o merengue sobre o curd, distribuindo bem e formando picos com as costas de uma colher, e tomando o cuidado de que ele cubra todo o recheio e fique em contato com toda a borda da massa. Leve ao forno moderado [150 graus] por uns 10 ou 15 minutos, verificando sempre para que o merengue doure uniformemente.
Deixe esfriar por 1 hora. Leve para gelar por 3 horas, antes de servir. 


sexta-feira, 13 de julho de 2012


Butterscotch Pie

Olás, tudo bem?
E parece que essa é a última receita do blog que faço na cozinha da minha avó - a partir de segunda-feira estarei na cozinha nova na casa nova em São Carlos! Mal posso esperar para tirar minhas panelas das caixas, rever minha batedeira [quem já teve que bater marshmallow na mão sabe do que estou falando!] e aproveitar toda a luz da varanda para fotografar. E arrumar meu novo quarto e conviver com minhas novas 'roomies' e conhecer a vizinhança e trocar o endereço para correspondência e aprender a usar a máquina de lavar e a checar os horários de ônibus. Ah, e vou sentir tanta saudade daqui!
É engraçado como, dois meses atrás, eu achava que voltar para a cidade dos meus pais e morar com minha família seria o maior pesadelo da minha vida. E sabe que não? Foi tão bom e tão seguro ter todo mundo por perto que até fiquei mal acostumado, sem vontade de ir embora. Maior vontade do mundo de levar o meu irmão comigo, para continuarmos vendo a novela das sete juntos!
Enquanto crio coragem, vou comendo uma fatia dessa torta. O recheio dela, cremoso e doce, com sabor de caramelo e cor de leite condensado cozido, tem como base o Butterscotch [uma calda feita da caramelização do açúcar mascavo com manteiga, usada em sorvetes e sobremesas] e combina muito bem com a casquinha crocante da torta e a cobertura leve de creme de leite batido. Espero que gostem, e bom fim de semana! :)


Butterscotch Pie 
[ou Torta de Creme de Caramelo]

Para a massa: usei a mesma dessa receita aqui [clique para ver].

Para o creme Butterscotch:
1/3 da xícara de amido de milho;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de creme de leite fresco;
5 gemas;
6 colheres de sopa de manteiga [120g];
1 xícara de açúcar mascavo claro;
2 xícaras de leite integral;
1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha.

Para o creme chantilly:
1 xícara de creme de leite fresco, bem gelado;
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Preparo da massa:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra com uma folha de papel alumínio e use algum peso [podem ser feijões, arroz, moedas] para que a massa não cresça. Leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire o peso e as folhas de papel alumínio e asse por mais 10 minutos, até a massa dourar. Deixe esfriar completamente.

Preparo do creme Butterscotch:
Misture o amido de milho e o sal ao creme de leite fresco. Adicione as gemas, misture bem e reserve.
Em uma panela média, leve a manteiga e o açúcar ao fogo médio, misturando até derreter. Pare de misturar e deixe ferver por 5 minutos [fique de olho para não correr o risco de queimar o caramelo]. Derrame, aos poucos e com cuidado [costuma espirrar um pouco no momento em que o leite frio é adicionado ao caramelo quente], o leite integral. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até o caramelo se dissolver por completo. Quando isso acontecer, adicione a mistura de creme de leite fresco, gradualmente e sem parar de mexer. Mantenha a panela no fogo e continue mexendo até o creme engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar por 10 minutos e incorpore o extrato de baunilha.
Recheie a massa da torta, já assada e fria, com esse creme. Cubra com filme plástico [rente à superfície do creme, para não formar película] e mantenha na geladeira apor pelo menos umas 2 horas.

No momento de servir, bata o creme de leite fresco bem gelado até formar picos moles. Adicione o açúcar de confeiteiro e a baunilha e bata mais, até conseguir picos mais firmes. Espalhe sobre o recheio e sirva.

terça-feira, 12 de junho de 2012


Tarte Tatin de Bananas


Olás, tudo bem?!
Hoje é dia dos namorados, eu sei, mas minha receita [sorry!] não leva morangos nem é em formato de coração. A verdade é que Tarte Tatin, apesar de ser uma sobremesa super clássica, é muito muito fácil de ser feita [pode confiar, não tem erro! Ah, e a massa pode ser comprada, se você estiver realmente com preguiça] e ainda permite uma variedade enorme na fruta a ser utilizada como recheio [eu mesmo já preparei versões com maçãs, pêras e ameixas]. Por essa praticidade toda, essa Tatin é minha sugestão de sobremesa para um jantarzinho romântico [imagina impressionar seu amor com a sua sobremesa francesa caseira? ;) ] ou mesmo para os solteiros [à la Bridget Jones] se acabarem, junto com o tradicional pote de sorvete das noites solitárias hehehe [tô rindo mas tô nessa rs]. 
Então, feliz dia dos namorados, e bora pra receita!

Tarte Tatin de Bananas
[receita retirada desse blog lindo]


Para a massa: você pode usar um disco de 24cm de diâmetro de massa folhada pronta, ou preparar a massa dessa receita clicando aqui.

Para o recheio:
60g de manteiga sem sal;

160g de açúcar cristal;
1 colher de chá de raspas de laranja;
1/4 da colher de chá de canela em pó;
4 bananas maduras cortadas ao meio no sentido do comprimento [usei banana nanica].

Preparo:
Prepare a massa como indicado na receita do link. Reserve na geladeira.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Você pode preparar a torta em uma fôrma redonda, de 24cm de diâmetro ou, como eu fiz, em uma frigideira [desde que ela não tenha cabo de plástico ou madeira, ou tenha o cabo removível, como a minha].
Leve a fôrma [ou a frigideira] sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Coloque a manteiga e deixe derreter. Em seguida adicione o açúcar e mexa até dissolver. Continue a cozinhar por cerca de 5 minutos, até o açúcar derreter e a mistura ganhar uma bela cor dourada [cuidado para não queimar a calda ou se queimar com ela]. 
Apague o fogo e arrume as fatias de banana sobre o caramelo, com o lado do corte para baixo. Polvilhe com a canela e as raspas de laranja e reserve.
Abra a massa com o rolo sobre uma superfície limpa e enfarinhada até conseguir um disco de uns 26cm de diâmetro [pouco maior que o diâmetro a fôrma] e a espessura de mais ou menos 0,5cm. Transfira o disco para a fôrma, sobre as bananas, e aperte bem nas laterais. Fure a massa em alguns pontos com a ponta de uma faca.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até a massa dourar. Vire, ainda quente, sobre um prato. Sirva morna, com um bom sorvete de creme ou creme de leite batido.

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Torta Rústica de Morangos


Olás, eu voltei!
O blog ficou parado por um mês, e eu super agradeço a paciência dos visitantes e os e-mails carinhosos de leitores em 'crise de abstinência' hehehe. 
A verdade é que A Cozinha Coletiva está sem uma cozinha 'física' e 'oficial'. Saímos da nossa casa em São Carlos e enquanto não me mudo para a casa nova, estou hospedado na casa do meu pai - isso significa longe do meu fogão e dos meus utensílios de cozinha e totalmente desacostumado com a luz daqui, para fotografar.
Mas andei treinando na cozinha da minha avó, e fotografando em horários e luminosidades diferentes, e depois de umas quatro tentativas finalmente consegui uma torta assada perfeitamente [o forno aqui é um pouco complexo..rs] e fotos minimamente boas.
A receita da massa, que leva cream cheese, eu encontrei na Martha Stewart e simplesmente adorei! Saborosa e tenra, ela desmancha na boca a cada mordida! E o recheio super simples vem bem a calhar nesse começo de estação de morangos. Enfim, combinação deliciosa - espero que gostem!



Torta Rústica de Morangos

Para a massa:
4 colheres de chá de água gelada;
2 colheres de chá de vinagre branco gelado;
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
240g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos;
240g de cream cheese gelado, cortado em cubinhos.

Para o recheio:
450g de morangos frescos sem cabinho, lavados e fatiados;
1/4 de xícara mais 1 colher de sopa de açúcar refinado;
2 colheres de chá de amido de milho;
Suco de meio limão.

1 gema para pincelar;
açúcar cristal para polvilhar

Preparo:
Em uma tigelinha misture a água gelada e o vinagre. 
Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga e o cream cheese gelados e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa com flocos grandes. Adicione a mistura de água e vinagre às colheradas, amassando somente até formar uma bola de massa. Achate essa bola, formando um disco de massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Em uma tigela grande misture os ingredientes do recheio e deixe tomar gosto por 5 minutos.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Sobre uma superfície enfarinhada e usando um rolo, abra a massa até conseguir um círculos de uns 7mm de espessura [e uns 35cm de diâmetro - se sobrar massa você pode congelar]. Distribua o recheio sobre a massa, deixando uma borda de 5cm em toda a volta.  Delicadamente, dobre essas bordas sobre o recheio, formando um fechamento. Passe com cuidado a torta para o fundo de uma assadeira de pizza e leve à geladeira por 15 minutos.
Retire, pincele a gema de ovo sobre a massa, polvilhe com açúcar cristal e leve ao forno por cerca de 40 minutos, até a massa ficar dourada e o recheio borbulhar.
Sirva morna, acompanhada de sorvete de creme ou creme de leite batido.


sexta-feira, 4 de maio de 2012


É como uma Derby Pie...


Olás! 
Ando sumido, sem postagem e respondendo comentários com atraso [e-mails então, nem se fala!], né? É que faz quase duas semana que a Gi e eu, os remanescentes dos quatro anos de república, estamos empacotando coisas, desmontando móveis e pintando paredes. É hora de partir para outras cozinhas, outras luzes, outra casa. Mas o fogão vai comigo :)
[depois falo mais disso.. ou não.. ainda não processei bem a idéia, sabe como é?]
Sobre a torta de hoje, eu não posso chamá-la de Derby Pie pois esse nome, usado para designar uma torta de noz e chocolate com casquinha crocante e massa quebradiça, é marca registrada da Kern's Kitchen, companhia que produz a torta e guarda, há quase 50 anos, o segredo da sua receita [a família Kern criou essa torta em 1950, no Kentucky, e em 1968 registraram o uso do nome "Derby-Pie"].
Mas os ingredientes são simples: pedaços de noz [ou outra castanha da sua preferência, se quiser variar], gotas de chocolate e uma dose de Bourbon [o uísque americano], tudo isso em um creme de ovos, açúcar e manteiga que forma uma casquinha quebradiça por cima, quando assado. Delicioso!



Torta de Noz e Chocolate 
[ou algo como uma Derby Pie...]

Para a massa, utilize a mesma desta receita [clique aqui].

Para o recheio:
2 ovos;
1/3 da xícara de manteiga sem sal derretida;
1 xícara de açúcar;
1/3 da xícara de farinha de trigo;
1/4 da xícara de uísque tipo bourbon [comprei uma dose de Jim Bean para usar, mas se você não quiser ou não encontrar, substitua por 1 colher de chá de extrato de baunilha];
1 e 1/2 xícaras de nozes picadas [normal ou pecã];
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo de boa qualidade [usei as da Callebaut que são simplesmente incríveis!].

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra totalmente com uma folha de papel alumínio e encha com algum peso [com feijões dá certinho]. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular e leve ao forno por 20 minutos. 
Retire os feijões e o papel alumínio e asse por mais uns 10 minutos até começar a dourar.
Reserve.

Prepare o recheio:
Em uma tigela misture os ovos com a manteiga derretida, usando uma colher. Adicione o açúcar e a farinha e misture para incorporar. Junte o bourbon, as nozes e as gotas de chocolate e mexa bem.
Recheie a massa já pré-assada de torta com essa mistura e leve ao forno por mais 30 minutos, até o recheio firmar.
Deixe esfriar completamente antes de cortar.



quarta-feira, 18 de abril de 2012


Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim


Olás!
Desde a páscoa ando em uma crise criativa da brava: são receitas que desandam, fotos que ficam sem luz [parece que as nuvens combinam de cobrir o sol toda vez que eu ligo a câmera], brancos na hora de escrever. Apesar disso tudo, essa receita de Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim ficou tão gostosa que eu tinha que postar! Parecida com a torta de creme e banana tradicional, essa versão ganha duas camadas extras de sabor [e de gordice, claro]: o chocolate derretido no fundo, que mantem a massa crocante, protegendo-a da umidade do recheio, e a manteiga de amendoim cremosa que envolve as fatias de banana sob o creme e faz toda a diferença. Delícia é pouco, né? Falando em fazer a diferença, o licor de banana é opcional no preparo do creme, mas dá um sabor 'abananado' incrível! [e você não precisa comprar a garrafa toda, né? Compra uma dose em um bar bacaninha e leva para casa - eu faço assim]. A torta leva ainda uma cobertura de chantilly e a receita sugere uma calda quente de chocolate que eu até fiz, mas achei perfeitamente dispensável [ela esconde o sabor da manteiga de amendoim, na minha opinião].
Então o meu remédio para crise criativa [e crise conjugal e crise mundial e qualquer outra crise] é esse: uma bela fatia de torta de banana e um copo de leite gelado. É tiro e queda, pode confiar! 

PS: usei manteiga de amendoim importada, que é mais saborosa e menos pálida que as nacionais. Não são difíceis de achar, e a minha veio da Bless Importados [www.blessimportados.com.br, passa lá que está cheio de delicias e produtos difíceis de encontrar!].


Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim
[receita retirada daqui, rende uma torta de 22cm de diâmetro]

Para a massa: você vai precisar de uma receita de dessa massa [clique aqui].

Para o creme:
1/4 de xícara de licor de banana [use a mesma medida de água se preferir não usar o licor];
3 e 1/2 colheres de chá de gelatina sem sabor em pó, incolor [é usada para o creme "firmar". Você pode reduzir um pouco essa quantidade se preferir um creme mais molinho];
1/2 fava de baunilha [usei da Bourbon Madagascar, que ganhei da Bless Importados];
2 e 3/4 xícaras de leite integral;
4 gemas de ovo;
3/4 de xícara de açúcar;
3 colheres de sopa de amido de milho.

Para montar:
90g de chocolate meio amargo derretido;
1/4 de xícara de manteiga de amendoim do tipo Creamy [usei da marca MagicTime, que ganhei da Bless Importados];
3 ou 4 bananas fatiadas em rodelas [para rechear e decorar];
Algumas gotas de suco de limão.

Para cobrir:
1 e 1/4 xícaras de creme de leite fresco gelado;
6 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Preparo da massa: 
Preaqueça o forno a 180 graus.
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra totalmente com uma folha de papel alumínio e encha com algum peso [com feijões dá certinho]. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular e leve ao forno por 20 minutos. 
Retire os feijões e o papel alumínio e asse por mais uns 10 minutos até dourar.
Reserve.

Preparo do creme:
Coloque o licor de banana em uma panelinha e salpique a gelatina sem sabor. Deixe hidratar por 5 minutos.
Leve a panelinha ao fogo baixo apenas para amornar o licor e dissolver a gelatina, mexendo com uma colher. Reserve.
Em uma panela média leve o leite a fava de baunilha [raspe as sementes com uma faquinha e adicione também ao leite] ao fogo até ferver. Remova a panela do fogo, tampe e deixe descansar enquanto bate as gemas.
Bata as gemas e o açúcar em uma tigela média, usando um fouet, por uns 4 minutos. Adicione o amido de milho e misture até ficar homogêneo. A essa mistura de gemas adicione, devagar, metade do leite fervido e quente, mexendo sem parar para que as gemas não cozinhem. Junte essa mistura ao resto do leite, na panela, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por mais 5 minutos, até engrossar. Retire a mistura do fogo, retire a fava de baunilha e incorpore a mistura de gelatina e licor. Cubra com um filme plástico, rente à superfície do creme [para não formar aquela película] e deixe esfriar completamente, por meia hora.

Para a montagem:
Pingue algumas gotas de suco de limão sobre as fatias de banana e misture com cuidado [assim ela não vão escurecer]. Reserve.
Pincele o chocolate derretido sobre o fundo e as laterais da massa de torta já fria, formando uma camada fina. Leve à geladeira por 15 minutos, até secar. 
Espalhe a manteiga de amendoim sobre o fundo da torta, e sobre espalhe uma camada de fatias de banana. Cubra com o creme, já frio, e espalhe sobre ele mais uma camada de rodelas banana. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira.

Na hora de servir: 
Bata o creme de leite fresco bem gelado, na batedeira, até formar picos suaves. Adicione o açúcar, às colheradas, e a baunilha, e bata até incorporar [não bata demais].
Cubra a torta com o creme chantilly, espalhe as fatias de banana restantes por cima et voilà!
Você ainda pode decorar a torta com amendoins torrados e servir com calda de chocolate.



terça-feira, 3 de abril de 2012


Uma Torta de Mirtilos...


Olás,
eu já contei aqui que sábados são meus dias favoritos, né? Eu acordo sem despertador, faço uma faxina básica, tomo banho e, quando é quase hora do almoço, começo a pesquisar qual será a receita para o fim de semana. Normalmente lá pelas 3 da tarde a sobremesa escolhida já está pronta para ser fotografada [nesse horário bate uma luz bacana aqui, boa para fotos] e o post da semana fica assim, só esperando o texto para a publicação. Acontece que no fim de semana passado fiquei sem internet [onde geralmente pesquiso as receitas daqui] e tive que trabalhar no sábado [e no domingo]. E é por isso que, ao invés de uma elaborada sobremesa de Páscoa, estou começando a semana com uma nada original e básica, porém saborosa, receita de torta de mirtilos. Vai bem com sorvete de baunilha, creme de lite batido e filme antigo no final de semana ;)
A receita abaixo rende uma torta grande, mas optei por fazer meia receita [agora só estamos morando em dois, sabe?] e aproveitei para estrear essa travessa refratária que ganhei do pessoal da Canele Store, perfeita para porções menores!  



Torta de Mirtilos 
[para uma torta de 22cm de diâmetro, receita retirada do livro 500 Pies & Tarts]

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de canela em pó;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de gordura vegetal gelada, picada em quadradinhos;
1/2 xícara de manteiga sem sal gelada, picada em quadradinhos;
1 ovo;
2 colheres de chá de vinagre branco;
2 colheres de sopa de água gelada.

Açúcar para polvilhar.

Para o recheio:
3/4 da xícara de açúcar mascavo claro, apertado na xícara;
1 colher de sopa de suco de limão;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
4 xícaras de mirtilos, frescos ou congelados;
1 colher se sopa de manteiga.

Preparando a massa:
Combine a farinha, o sal e a canela em uma tigela. Adicione a gordura vegetal e a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até ficar com textura de farofa grossa. Em uma tigelinha, bata levemente com um garfo o ovo, o vinagre e a água gelada. Adicione essa mistura aos poucos à mistura de farinha e manteiga, amassando o mínimo, somente até conseguir formar uma bola com a massa. Divida essa bola em dois discos, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas.
Preaqueça o forno em 200 graus.
Faça o recheio: em uma tigela misture o açúcar, o suco de limão, a canela e a farinha. Adicione os mirtilos e misture-os com cuidado, até que fique recobertos. Reserve.
Abra um dos discos de massa, com o rolo e sobre uma bancada enfarinhada, e cubra o fundo e laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Recheie a massa com a mistura de mirtilos e espalhe a manteiga por cima. Reserve na geladeira.
Abra o outro disco de massa até conseguir uma espessura de 0.5cm. Corte tiras de uns 25cm de comprimento. Retire a torta da geladeira, pincele as bordas da massa com água e faça um trançado com as tiras, sobre o recheio, aparando e apertando as pontas nas bordas.
Polvilhe açúcar e leve ao forno por 30 minutos. Abaixe o forno para 170 graus e asse por mais 30 minutos ou até o trançado ganhar um tom bem dourado. Retire do forno, deixe esfriar por 1 hora e sirva.

quinta-feira, 22 de março de 2012


Strawberry Lover's Pie



Olás, tudo bem?
Quando vi, nesse video, uma senhora loira, vestida como uma típica dona de casa americana, preparando uma torta exatamente igual àquelas que aparecem na TV [não é igualzinha às tortas da série Pushing Daisies e do filme Garçonete?!], tive que fazer. Minha mãe e meu irmão passaram por aqui, provaram e gostaram tanto que tive que fazer novamente, dessa vez aproveitando para rechear com um creme delicioso de chocolate branco e cream cheese. Ficou melhor ainda! Super idéia para sobremesa de páscoa, que já está chegando, não é?
Ah, tenho que agradecer à Bless Importados [www.blessimportados.com.br, passa lá que está cheio de delicias e produtos difíceis de encontrar!] pelo chocolate branco Godiva com sementes de baunilha, que eu uso nessa receita. 
Espero que vocês gostem!



Torta de Chocolate e Morangos
[ou Strawberry Lover's Pie, receita do The Blue Owl Restaurant & Bakery de Kimmswick, Missouri, levemente adaptada - usei o creme de chocolate branco daqui para o recheio]

Para a massa: usei uma como essa que você vê clicando aqui.
80g de chocolate meio amargo [usei 70%cacau que dá um contraste de sabor bem legal!];

Para o creme:
1 xícara de creme de leite fresco gelado;
100g de chocolate branco derretido em banho-maria com 3 colheres de sopa de leite [usei o Godiva com baunilha, que ganhei da Bless Importados]; 
150g de cream cheese em temperatura ambiente;
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de sopa de suco de limão.


Para a cobertura:
Cerca de 25 morangos maduros e graúdos [grandes, mas não disformes];
3 colheres de sopa de cobertura de morango [usei uma comprada, própria para confeitaria, mas pode ser aquelas coberturas de sorvete, ou uma geléia lisa de boa qualidade].
Creme chantilly para decorar [totalmente dispensável].


Preparo da massa:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire as folhas de papel alumínio e asse por mais 10 minutos, até a massa dourar. Deixe esfriar completamente.


Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e cubra o fundo da massa de torta, já assada e fria, com ele - a idéia é uma camada fininha de chocolate, que protege a massa da umidade do creme, para mantê-la crocante. É tentador colocar bastante chocolate, mas se a camada ficar muito grossa, fica díficil cortar a torta depois, por isso guarde o que sobrar para a decoração.
Leve à geladeira enquanto prepara o creme, para o chocolate endurecer.

Para o creme:
Bata o creme de leite gelado [na batedeira ou com o fouet] até formar picos firmes. Reserve.
Derreta, em banho-maria, o chocolate branco com as 3 colheres de leite. Reserve até esfriar.
Em uma tigela pequena bata o cream cheese com o açúcar e o suco de limão, até ficar cremoso. Adicione o chocolate branco derretido e misture bem. Por fim, adicione o creme de leite batido e incorpore delicadamente.
Cubra a camada de chocolate meio-amargo com o creme e reserve na geladeira por 2 horas, para o creme firmar.

Para os morangos:
Em uma tigela grande misture os morangos e a cobertura de morango, mexendo delicadamente para envolvê-los.
Distribua os morangos sobre a torta gelada, com a ajuda de 2 garfos e começando do centro da torta para os lados.
Se quiser decore as beiradas com chantilly e com um garfo espalhe o resto do chocolate meio amargo por cima dos morangos, formando linhas.
Sirva e mantenha gelada.

segunda-feira, 12 de março de 2012


Buttermilk Lemon Pie


Olás!
São simplesmente lindas essas tortas "destampadas", com recheio de creme dourado no forno. Os americanos fazem tortas assim com batata doce, abóbora, melado, pecan, e até feijão branco! Mas a que escolhi para hoje leva buttermilk [ou leitelho, em português], o soro que é liberado quando se faz manteiga [clique aqui para saber mais sobre isso]. As Buttermilk Pies são parte da tradição culinária do sul dos Estados Unidos, principalmente no estado do Texas, e têm sabor doce e levemente picante, graças ao leitelho [que tem sabor azedo], e uma textura macia que derrete na boca [lembra algo entre um pudim de leite e um cheesecake, na minha opinião].
A torta deve ser assada pacientemente por mais de uma hora, até que a casquinha dourada crocante se forme e o recheio fique firme. É nesse tempo que o aroma de creme com um toque de limão e outro de baunilha assando invade a cozinha, a casa e a vizinhança toda. Você pode servir, depois de fria, com frutas frescas, geléia ou algum xarope, mas eu prefiro pura mesmo, sem interferência de outros sabores - no máximo uma pitada de açúcar de confeiteiro por cima, para fazer uma graça no prato. A fim de tentar?



Buttermilk Lemon Pie
[rende uma torta grande, de 24cm de diâmetro]

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
180g de manteiga gelada, picada em cubos;
1 gema;
3 colheres de sopa de água gelada.

Para o recheio:
2 xícaras de açúcar;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 xícara de buttermilk* em temperatura ambiente;
4 ovos em temperatura ambiente;
4 gemas em temperatura ambiente;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
8 colheres de sopa [100g] de manteiga, derretida e fria;
Suco de 1/2 limão siciliano;
Raspas de 1 limão siciliano.

Preparo da massa:

Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve ao freezer por 15 minutos. Abra a massa com um rolo, sobre superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 24cm de diâmetro. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira.


Preparo do recheio:
Preaqueça o forno em 170 graus.
Misture bem o açúcar, a farinha de trigo e o sal em uma tigela grande. Adicione o buttermilk, os ovos, as gemas e a baunilha e bata com uma colher de pau ou fouet até ficar homogêneo. Adicione a manteiga derretida, o suco e as raspas de limão e misture novamente.
Recheie a massa já preparada na fôrma de torta e leve ao forno por 1 hora, até o creme dourar. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Conserve na geladeira, mas deixe 30 minutos em temperatura ambiente, antes de servir.

*Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo - é esse que uso nessa receita. Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk:
  _para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;
_ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete até a medida de 1 xícara com leite.
Vale alertar que nunca testei a receita da torta com essas versões caseiras. Se tentar, me conte! :)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Minny's Chocolate Pie


Olás!
Quem ficou com água na boca vendo os pratos típicos da cozinha do sul dos Estados Unidos no clássico Tomates Verdes Fritos vai adorar Histórias Cruzadas [The Help], um filme que, com emoção e leveza, aborda o preconceito e a luta pela igualdade dos direitos civis, além de encher os olhos da gente com as delícias da culinária sulista.
Dentre essas delícias a torta de chocolate da Minny, uma empregada doméstica divertida e impulsiva do Mississipi, ganha papel fundamental no desenvolvimento da história. E claro que, assim que o filme acabou, eu já estava na cozinha assando um exemplar da famosa torta.
A receita que consegui é da Lee Ann Flemming, a padeira e colunista que fez as 53 tortas de chocolate usadas nas filmagens de Histórias Cruzadas, e posso dizer que apesar de seu preparo ser muito simples [provavelmente você deve ter todos os ingredientes em casa], seu sabor é incrivelmente gostoso! 


Torta de Chocolate da Minny
[Minny's Chocolate Pie, daqui]

Para a massa, usei a mesma receita daqui.

Para o recheio:
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
3 colheres de sopa de cacau em pó de boa qualidade;
1/4 de xícara de manteiga derretida;
2 ovos levemente batidos;
1/4 de colher de chá de sal;
3/4 de xícara de leite evaporado*;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Creme de leite fresco batido em picos firmes, para  decorar servir.


*Como não temos esse produto no Brasil, preparei o leite evaporado em casa. É simples: se a receita pede 3/4 de xícara de leite evaporado, tome o dobro dessa medida de leite fresco e cozinhe-o, em panela larga e sem tampa e em fogo bem baixinho, até que ele reduza pela metade. Se na sua cidade não tiver como comprar leite fresco, cozinhe uma medida de leite de caixinha mais 1 medida de creme de leite fresco misturados.

Preparo:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, apertando as beiradas de leve com um garfo. Faça furos na massa com o garfo e reserve no freezer.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Em uma tigela misture o açúcar, o cacau e a manteiga derretida. Adicione os ovos e bata na batedeira [eu bati com um fouet, mesmo] por 3 minutos. Adicione o sal, o leite evaporado e a baunilha e misture.
Retire a fôrma preparada do freezer e preencha com a mistura. Leve ao forno por 45 minutos. Durante o tempo de cozimento se você notar que as beiradas da massa estão ficando douradas rapidamente, proteja-as com papel alumínio e continue assando, até o recheio ficar firme nas bordas mas mole no meio.
Deixe esfriar completamente.

Você pode servir a torta em temperatura ambiente ou gelada, coberta com creme de leite fresco batido.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Relembrar é viver



Nos fins da década de 90 a revista Cláudia costumava lançar edições especiais chamadas Cláudia Cozinha [hoje em dia, pelo que vi, isso passou a ser um "encarte" da revista, chamado Cláudia Comida & Bebida] e meu pai, que era dono de padaria e adorava comer, sempre comprava dessas. A revista ficava no caixa e eu vivia folheando. Tinha uma que era toda sobre tortas, e eu ficava boquiaberto, paquerando a foto da torta de limão da capa. Pelo que me lembro eu já tinha comido torta de limão  - daquelas de leite condensado e massa de bolacha - mas a da revista era diferente: por baixo do merengue dourado vinha um creme amarelo, denso e brilhante, e eu tentava imaginar a textura que aquela maravilha de se olhar teria! 
Torta de limão com merengue é uma pequena obra de arte, o resultado exato do equilíbrio dos  sabores e da surpresa das texturas. Super clássica, super fácil e super requisitada aqui em casa, nada melhor do que começar um novo ano com uma bela fatia dessas. E se 2012 for tão equilibrado quanto uma torta de limão, não preciso desejar mais nada! :)

A receita você confere clicando aqui.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011


Torta de Cerejas Frescas


Olás!
Antes da última receita do ano, eu gostaria de aproveitar o aniversário do blog [pois é, A Cozinha Coletiva fez 2 aninhos dia 23 agora e eu esqueci completamente! hehe] e os últimos dias de 2011 para agradecer a participação de todos vocês aqui n'A Cozinha Coletiva [seja por visitas, comentários, facebook ou twitter] e desejar um novo ano repleto de saúde, bons momentos e doçura, muita doçura... e de doçuras a gente entende, né? ;) 


Bom, a minha sugestão perfeita para a sobremesa de ano novo foi pro beleléu depois de um ovo podre [eca!] e uma batedeira que pifou no meio do merengue [antes qu vocês me condenem, sim, eu tentei terminar o merengue no muque, mas perdi o ponto]. A parte que se salvou foi direto para o freezer  e eu tive que improvisar uma nova idéia - o que foi bem fácil graças a Martha Stewart e suas tortas invejáveis. Aliás, escolhi uma facílima: massa de biscoito triturado, creme que não vai ao forno [e que consegui bater sem a finada batedeira] e lindas cerejas frescas por cima. E vai falar que não ficou bonita?



Torta de Cerejas Frescas
[receita retirada daqui]

Para a massa:
200g de bolacha maria;
2 colheres de sopa de açúcar;
6 colheres de sopa de manteiga derretida.

Para o creme:
1/4 de xícara de açúcar;
200g de cream cheese, em temperatura ambiente;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
3/4 de xícara de creme de leite fresco.

450g de cerejas frescas, lavadas, partidas ao meio e sem caroço;
1 colher de sopa de alguma geléia vermelha [usei geléia de cereja mesmo];
1 colher de sopa de água.

Preparo da massa:

Triture a bolacha no liquidificador e despeje em uma tigela. Adicione o açúcar e a manteiga derretida e misture bem.
Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de tortas baixa de 22cm de diâmetro, pressionando com as costas de uma colher.
Asse em forno 180 graus preaquecido por 10 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Preparo do creme e montagem:
Com um fouet ou na batedeira, bata o cream cheese, o açúcar e a baunilha até formar um creme fofo. Adicione o creme de leite aos poucos e continue batendo, até formar picos firmes. 
Recheie a massa já totalmente fria com o creme, e distribua as metades de cereja por cima.
Em fogo baixinho e em uma panelinha pequena, misture a geléia e a água até ficar uma mistura mais líquida. Retire do fogo e pincele essa calda com cuidado sobre as cerejas. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, antes de servir.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Quase uma Tarte Amandine...


Hey!
E não é que depois de uma novela de paranoias infundadas deu tudo certo? É então, sou arquiteto! :D Vai fazer uma reforma? Me chama! hahahaha Brincadeira, mas tô super feliz! ;)
Mudando de assunto, no final de semana preparei uma massa doce de amêndoas para torta, retirada do lindo livro Doces | Maison Ladurée, pensando em recheá-la com curd de limão ou algo parecido. Alguma coisa me fez mudar de idéia e o resultado foi uma massa que esfarela na boca recheada de um creme amanteigado de amêndoas do mesmo livro] com pedaços de maçã dourados encrustados como jóias. Tá, posso ter exagerado na descrição, mas ela faz jus ao sabor da torta. Até quem não gosta de doce deu o braço a torcer!




Torta de Amêndoas e Maçã
[massa e creme de amêndoas retirados do livro Doces | Maison Ladurée, que ganhei da Maits]

Ingredientes da massa:
120g de manteiga;
70g de açúcar de confeiteiro;
25g de farinha de amêndoas [amêndoas torradas, moídas e peneiradas - faço em casa mesmo];
1 pitada de sal;
1 ovo inteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha [opcional];
200g de farinha de trigo.

Ingredientes do creme de amêndoas [frangipane]:
100g de manteiga;
100g de açúcar de confeiteiro;
100g de farinha de amêndoas;
10g de amido de milho;
2 ovos;
1 colher de sopa de rum.

Para as maçãs:
2 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de manteiga;
2 maçãs sem casca e sementes cortadas em fatias mais grossas.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo da massa:
Corte a manteiga em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela. Vá amassando com um garfo enquanto adiciona os outros ingredientes: o açúcar de confeiteiro peneirado, a farinha de amêndoas, o sal, a baunilha, o ovo e por fim a farinha de trigo. Amasse rapidamente com as mãos apenas para que a massa se aglomere. Forme uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelos menos 2 horas antes de abrir.
Em uma superfície enfarinhada abra a massa em uma espessura de aproximadamente 0,5cm e cubra fundo e laterais de uma fôrma baixa para tortas de 22cm de diâmetro com ela [vai sobrar um pouquinho, que você pode assar como deliciosos biscoitinhos, já que é melhor não reduzir essa receita de massa, pois o equilíbrio dela é definido pela quantidade de ovos, e 1/2 ovo nunca é muito exato, né?]. Cubra a massa com papel alumínio e distribua feijões por cima, para fazer peso. 
Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire os feijões com o papel alumínio e deixe esfriar.

Preparo das maçãs:
Derreta a manteiga em uma frigideira. Adicione o açúcar e as maçãs e cozinhe, sem mexer muito, até que os pedaços comecem a dourar, mas sem amolecerem. Apagu o fogo e deixe esfriar. 



Preparo do creme:
Amoleça a manteiga em banho-maria ou no microondas sem deixar derreter, apenas para obter uma consistência pastosa. Adicione os seguintes ingredientes nessa ordem, misturando bem após cada adição: o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas, o amido, os ovos e o rum. Reserve.

Montagem: 
Cubra a base da torta, já totalmente fria, com o creme de amêndoas. Distribua os pedaços de maçã sobre o creme, sem pressionar [o creme cresce no forno e engloba as fatias]. Volte a torta ao forno preaquecido em 180 graus por mais 25 minutos, até o recheio dourar e firmar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva morna ou fria.
24 comentários  

Torta de Caramelo e Morangos



Olás olás!
O blog anda todo vermelho, cor de Natal [ou seria de Coca-cola?], mas eu juro que são coincidências. Na verdade quando comecei a preparar a receita de hoje, nem tinha pensado em morangos. Nem em morangos nem em torta, pois foi folheando uma revista Cláudia Cozinha velhinha que me interessei por um creme bem semelhante ao Butterscotch [que é uma calda grossa feita de manteiga, açúcar mascavo, glucose e creme de leite], mas que era, depois de frio, batido até virar chantilly, um chantilly aveludado e dourado com sabor de caramelo. Foi então que, para quebrar a doçura, a Gi sugeriu morangos. Juntei uma massinha básica de torta e raspas de chocolate [que combinam muito bem com caramelo e com morango] e pronto, uma torta simples e bem simpática. Tão simpática que no outro dia, quando a Gi voltou da faculdade e resolveu comer mais uma fatia, já não havia nem sinal da torta... sab como é, né? :P



Torta de Caramelo e Morangos

Para a massa: utilizei a mesma receita daqui.

Para o creme de caramelo:
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
1/2 xícara de água;
3 xícaras de creme de leite fresco;
1/2 colher de sopa de Bourbon ou outro uísque.

Para a montagem:
1 e 1/2 caixinhas de morangos lavados, secos e sem o talo;
60g de chocolate meio amargo.

Preparo do creme de caramelo no dia anterior:
Em uma panela média misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e deixe a calda ferver até ficar caramelada [vai ficar dourada, quase como calda de pudim]. Adicione, aos poucos, 1 e 1/2 xícaras de creme de leite [a mistura vai ferver forte], abaixe o fogo para médio e acrescente o restante, aos poucos, mexendo com uma colher de pau para derreter o açúcar caramelado e a mistura ficar lisa. Passe para uma tigela, deixe esfriar e leve à geladeira, tampada, de um dia para o outro.

Preparo do creme de caramelo no dia de servir:
Retire o creme da geladeira e bata na batedeira até formarem picos firmes. Adicione o Bourbon e bata para incorporar. Reserve na geladeira.

Preparo da massa:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma baixa para tortas de 23cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire as folhas de papel alumínio e asse por mais 10 minutos, até a massa dourar. Deixe esfriar, desenforme sobre um prato de servir e reserve.

Montagem:
Recheie a massa de torta já fria com o creme de caramelo. Distribua os morangos inteiros sobre o creme, com delicadeza, e por cima distribua raspas de chocolate [que eu faço com o descascador de legumes]. Deixe gelar por pelo menos uma hora e sirva.

terça-feira, 25 de outubro de 2011


Pop Tarts de Cheesecake



Olás pessoas!
Quando eu era pequeno, com uns 7 anos, o modo mais eficiente de causar invejinha nos coleguinhas da escola era alguém dizer "meu pai foi pra Ribeirão Preto hoje e vai me trazer um lanche do McDonald's!". E no dia seguinte aparecer, triunfante, com o brinquedinho que vinha com o lanche, que era passado de mão em mão até todo mundo ficar com água na boca. Tinha criança que até levava o lanchinho amanhecido, na caixinha, para fazer uma graça na hora do recreio.
As coisas mudaram e hoje em dia o legal é dizer "McDonald's?! Não gosto, nunca gostei, nunca vou gostar! Olha como sou saudável!".
Bem, de vez em quando eu como o sanduíche do palhaço com batata e suco e gosto, não vou mentir. Gosto mesmo. E em uma dessas visitas à lanchonete de paredes de plástico com cara de madeira, me deparei com as Tortinhas de Cheesecake, que achei tão gostosas quanto caras. E é a versão caseira delas que resolvi preparar.
E claro, a versão caseira é mais barata e bem mais gostosa, ainda mais quando recheada de geléia de framboesas feita em casa, como a que utilizei, e uma boa camada de cream cheese. Ah, e são incrivelmente fáceis de fazer. Baba mesmo, qualquer um consegue! E dá até para congelar e assar na hora, porque são melhores ainda quentinhas, né? Então que tal fazer um estoque dessas, se você conseguir não comer todas de uma vez? E ainda você vai poder se gabar: "McDonald's? Não vou! Faço em casa uma tortinha muuuito melhor que a deles, sabe?" ;)



Pop Tarts de Cheesecake
[rende 10 tortinhas médias]

Ingredientes da massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
1 xícara de manteiga gelada em cubinhos;
1 gema;
4 ou 5 colheres de sopa de leite gelado;
Farinha de trigo para polvilhar.

Para o recheio e acabamento:
1 potinho de 150g de cream cheese de boa qualidade;
1 xícara de geléia de framboesas - se for feita em casa, melhor ainda!
1 ovo batido, para pincelar;
Açúcar cristal, para polvilhar.

Preparo:
Em uma tigela grande, misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga gelada picada e amasse, com as pontas dos dedos, até formar uma farofinha. Adicione a gema e o leite, às colheradas, amassando rapidamente, até formar uma bola. Embrulhe essa bola em plástico filme e leve à geladeira por 20 minutos.
Unte e enfarinhe uma assadeira grande.
Preaqueça o forno a 200 graus.
Divida a massa em 10 bolinhas [pode ser 8, se você quiser tortinhas maiores]. Em uma superfície limpa  e seca, polvilhe um pouco de farinha e com o rolo abra uma bolinha, formando um retângulo de 10cm por 16cm. Pincele água nas beiradas, como se fosse massa de pastel, e recheie com uma camada generosa de cream cheese e uma boa colherada de geléia por cima. Dobre a massa ao meio sobre o recheio, no sentido do comprimento, e aperte as laterais com um garfo. Corte as rebarbas com uma faca afiada e passe a tortinha para a assadeira preparada. Repita esse procedimento para todas as bolinhas de massa.
Pincele cada tortinha com o ovo batido. Faça 2 pesquenos cortes na superfície de cada uma, e polvilhe açúcar cristal.
Leve para assar por cerca de 15 minutos, até dourar.
Deixe esfriar sobre uma grade e saboreie ainda morninhas!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Strawberry Daiquiri Mini Pies


Hallo!*
No meu livro de tortas [aquele que ganhei faz mais de um ano da querida Paula Labaki, e onde [quase] tudo começou] as receitas inéditas começam a rarear. Alguns capítulos, como o de Tortas Clássicas [os capítulos são temáticos] já foram vencidos, por isso [e pelo calor que tem feito por aqui] esse final de semana parti para o de Tortas Geladas. Aproveitando que ainda se encontram morangos bonitos e baratos nos mercados, escolhi a Torta de Daiquiri de Morango, que parecia tão refrescante quanto o drink que dá nome a ela. E é! É um creme de morangos, temperado com limão, rum e licor de laranja, dentro de uma casquinha crocante - optei por fazer mini-tortinhas [já tinha algumas bases congeladas] e sobrou um tanto do recheio, que foi para o freezer e virou um sorvete delicioso! Imagina se já não pensei em manter sempre um pote de recheio na geladeira, para as horas tristes? hahaha


Strawberry Daiquiri Mini Pies
[para fazer uma torta grande, ou guardar um pouco como sorvete, dobre a receita do recheio]

Ingredientes da massa: [usei massa básica porque já tinha pronta, mas a massa de bolacha fica melhor, quando gelada]
200g de biscoito maizena;
1/4 de xícara [50g] de açúcar refinado;
1/2 xícara [114g] de manteiga derretida.

Ingredientes do recheio:
1 e 1/2 xícaras de morangos picados;
1/2 colher de sopa de raspas de limão;
4 colheres de sopa de suco de limão;
1/2 lata de leite condensado;
2 colheres de sopa de rum;
1 colher de sopa de Cointreau [opcional];
3/4 de xícara de creme de leite fresco gelado;
Morangos inteiros ou fatiados, para decorar.

Preparo da massa:
Triture os biscoitos no liquidificador até formar uma farinha grossa. Adicione o açúcar e a manteiga derretida, e misture bem. Forre o fundo e as laterais de 8 forminhas de 8cm de diâmetro de fundo removível com com essa mistura, pressionando com os dedos. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos, retire e deixe esfriar.

Preparo do recheio: 
Bata os morangos no liquidificador até virar purê. Adicione as raspas e o suco de limão, o leite condensado, o rum e o Cointreau e bata até ficar cremoso.
Na batedeira, bata o creme de leite fresco gelado até conseguir picos firmes, como creme chantilly.
Passe a mistura de morangos para uma tigela grande e acrescente o creme de leite batido, em duas vezes, incorporando com delicadeza.
Recheie as tortinhas com esse creme, cubra com filme plástico e leve-as ao freezer por 3 horas.
Antes de servir, desenforme com cuidado, deixe as tortinhas por meia hora em temperatura ambiente e decore com os morangos.


*Gente, sobre o "Hallo" da abertura dos posts, foi puro erro meu! hahaha Nunca me toquei que escrevia "hallo" ou invés de "hello"! Mas para ficar menos vergonhoso, "Hallo" é em alemão, então tá [quase] tudo certo..hahaha Obrigado  Danny e Gábs, e as meninas do Twitter, que me deram um toque! :)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


Torta de Pêssegos e Crème Fraîche


Olás, tudo bem?
Essa semana inventei de fazer Crème Fraîche em casa. Estava com um pote de creme de leite fresco para vencer, e incrivelmente sem idéias de o quê fazer com ele, então me lembrei do Crème Fraîche, um creme de leite super francês, mais grossinho que o fresco, e com sabor que lembra coalhada. Segui os passos indicados pela Ana Eliza, do La Cucinetta, que consiste basicamente em talhar o creme de leite fresco [1 colher de sopa de suco de limão para 250ml de creme de leite, misture bem e reserve em temperatura ambiente por meia hora - é o Sour Cream caseiro, quase um iogurte], e misturá-lo a mais creme de leite fresco [500ml], deixando amornar no fogo. Depois disso, passe a mistura para uma vasilha de vidro e tampe com um prato deixando só uma frestinha aberta, e deixe lá por um bom tempo [deixei uma noite]. Daí você mexe, passa para um vidro com tampa e conserva na geladeira por até uns 10 dias. Ele vai engrossando mais, conforme os dias passam. 
Você pode bater na batedeira para servir com frutas [fica delícia!], pode por na sopa, pode usar pra fazer panquecas, ou pode fazer essa torta, idéia da tia Martha, que fica assustadoramente deliciosa, imagina: casquinha super crocante por cima, e pêssegos cozidos no açúcar e crème fraîche, por dentro. Bom, né? Confort food total! 
Agora, se você ficou com preguiça só de ler como se faz crème fraîche, acho que vale tentar com o creme de leite de latinha mesmo, sem soro. Se alguém fizer, me conta! :)
E bom fim de semana!



Torta de Pêssegos e Crème Fraîche
[retirada daqui]

Para a massa: uma receita de massa básica para tortas, como essa usada aqui.

Para o recheio:
5 pêssegos médios ou 9 daqueles menorzinhos, sem casca e caroço, e cortados em quatro;
2 a 4 colheres de sopa de açúcar [depende de o quão doce seus pêssegos estão];
1 pitada de sal;
5 colheres de sopa de crème fraîche.

Para a cobertura tipo Streusel:
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro [usei da normal e recomendo - deixou super crocante];
1/4 da colher de chá de fermento em pó;
1 pitada de sal;
5 colheres de sopa de farinha;
1/4 de xícara [50g] de manteiga gelada picada.

Prepare a massa: Preaqueça o forno a 200 graus.
Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas funda, faça furinhos com um garfo e reserve no freezer por 15 minutos. Leve ao forno, bem coberta com papel alumínio, por 10 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 8 minutos, até começar a dourar. Retire e deixe esfriar. 

Prepare o Streusel: em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Reserve na geladeira.

Montagem: 
Reserve o forno a 180 graus.
Misture os pêssegos com o açúcar e a pitada de sal e recheie a massa pré-assada. Cubra com as colheradas do crème e por cima a farofinha Streusel. Leve ao forno por 50 minutos. Se as beiradas da massa começarem a dourar demais, cubra com papel alumínio. Estará pronto quandro o Streusel estiver dourado e o crème borbulhando. Deixe esfriar por 15 minutos antes de servir, e conserve na geladeira.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Bakewell Tartelettes



Hallo people!
O post de hoje é mais uma dica do que uma receita. Se lembram da Bakewell Tart? Depois de ter feito a primeira vez, ela fez sucesso com as minhas "cobaias" daqui de casa e virou figura carimbada na nossa cozinha. Por isso, para receber a Dani e o Wlad, do Cinebistrot, que como eu disse no post anterior, passaram por aqui no final de semana passado, nada melhor que uma receita já familiar - melhor não fazer grandes testes nesses momentos, né? 
A diferença da vez foi que, ao invés de uma torta grande, fiz tartelettes individuais, em forminhas para pão de mel de 8cm de diâmetro [mesmo com medo de depois não conseguir desenformar as tortinhas, deu tudo certo, e se soltaram com facilidade]. Ficaram mais gostosas - pelo menos para mim, que gosto mais da massa do que do recheio - e bem simpáticas, né? Com cara de sobremesa metida a besta! hehe
As únicas alterações na receita original foram fazer o dobro de massa, para conseguir cobrir o fundo e as laterais de 12 forminhas, e polvilhar o creme com lascas de amêndoas, que cortei fininhas em casa mesmo, no improviso, antes de levar ao forno. E como eu tinha em casa três geléias diferentes [e caseiras, né?], usei as três para os recheios, mas você pode utilizar qualquer uma, desde que de boa qualidade.
A Dani e o Wlad aprovaram e ainda levaram algumas para casa! :)

A receita original você visualiza clicando aqui.



quinta-feira, 4 de agosto de 2011


Tortinhas de Creme Queimado


Hallo everybody!
O inverno voltou a se mostrar com chuviscos e dias brancos, daqueles que pedem uma reprise daquele filme tosco que a gente adora na televisão, com direito a cobertor e travesseiro. E claro, algum quitute confortante para beliscar entre uma soneca e um cochilo. Para isso, nada melhor que as tortas cremosas. Se as tortas de frutas frescas combinam com o verão, as cremosas caem como uma luva nesses dias preguiçosos.
A receita de hoje lembra muito os deliciosos Pastéis de Belém portugueses. Na verdade, a diferença é a massa, usei uma básica para tortas. Mas nada impede que você corra ao mercadinho da esquina, compre um pacote de massa folhada pronta e facilite o processo, fazendo seus próprios pasteizinhos de Belém. Ter uma massa para tortas reserva, congelada, também ajuda muito nessas horas de fome e frio. 
O preparo é muito simples, e apesar da receita pedir que as tortinhas gelem, antes de serem "bruleadas", dourei-as mornas mesmo, e ficaram deliciosas. 
Espero que elas confortem seus dias frios, como confortaram o meu :)



Tortinhas de Creme Queimado
[receita retirada do livro 500 Pies & Tarts]

Para a massa: usei o dobro da massa básica igual a essa aqui - você pode fazer menos, se preferir as casquinhas mais finas].

Para o recheio:
1/4 de xícara de açúcar;
5 gemas;
1 e 1/4 xícaras de creme de leite fresco, ou natas frescas;
1/2 xícara de leite integral;
1/2 fava de baunilha, ou 1 colher de chá de extrato de baunilha;
Açúcar mascavo claro para caramelizar.

Preparo da massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre os fundos e laterais de 14 forminhas para muffins, ou para empadas grandes, com a massa. Reserve na geladeira.

Preparo do recheio:
Bata as gemas com o açúcar. Reserve.
Misture o leite e o creme de leite fresco, e leve ao fogo baixinho, controlando para aquecer até quase ferver. Desligue o fogo e despeje a mistura, através de uma peneira, sobre a gemada, misturando bem com um fouet. Adicione as sementes da fava de baunilha ou o extrato. Mexa até ficar homogêneo.
Distribua o recheio nas forminhas preparadas, e leve ao forno por 20 minutos, até dourar.
Retire, deixe esfriar e leve para gelar.
Depois de geladas, polvilhe as tortinhas com o açúcar mascavo e queime com um maçarico culinário. Caso você não tenha um, ignore essa etapa, fica igualmente gostoso sem queimar o açúcar.

quarta-feira, 27 de julho de 2011


Chess Pie


Olá outra vez!
A Chess Pie é uma torta centenária e característica da cultura do sul dos Estados Unidos, muito simples de ser preparada. Seu recheio consiste basicamente em ovos, açúcar, manteiga derretida e um pouco de farinha, preferencialmente a farinha de milho. Algumas receitas, como a que preparei, levam ainda uma colherada de vinagre para "quebrar o doce", motivo pelo qual a torta também é chamada de Vinegar Pie. 
Acredita-se que tenha surgido na Inglaterra e trazida aos Estados Unidos colonial, aparecendo em compêndios de receitas ainda no século XVIII. Seu nome, que traduzido literalmente ficaria como "Torta de Xadrez", não tem ligações com o jogo de tabuleiro. Especula-se que a palavra "Chess" deriva de erros na pronúncia de palavras pelo forte sotaque arrastado do sul, porém não se sabe bem qual palavra. Seria "chest" [baú, em português], por a torta ser armazenada em baús, e não refrigerada? Ou "cheese" [queijo], já que a torta lembrava as tortas de queijo inglesas?
A explicação mais divertida seria que a cozinheira de uma fazenda sulista, quando questionada sobre o que ela estava assando, e que cheirava tão bem, teria respondido: "Jes' pie" [just pie, isto é, "só uma torta"].

Sobre o sabor, ela lembra vagamente algo, mas não sei dizer bem o quê [deeer!]. Só sei que o creme é saboroso, e ganha consistência de pudim, com uma casquinha crocante e dourada por cima, quando assado. Lembra talvez quindim? Enfim, acho que vale a pena assar uma e provar! Não dá pra se arrepender!
Ah, por ser bem doce, dizem que ela vai bem acompanhada de café preto!



Classic Chess Pie
[retirada daqui]

Para a massa: uma receita de massa básica para tortas, como essa usada aqui.

Para o recheio:
2 xícara de açúcar [usei 1 e 1/2];
2 colheres de sopa de farinha de milho [use aquelas para fazer polenta, ou aquelas de flocos, com os flocos bem amassados];
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga derretida;
1/4 de xícara de leite;
1 colher de sopa de vinagre branco [usei algo como 3/4 de colher];
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
4 ovos batidos.

Preparo:
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro com a massa, e leve ao forno preaquecido a 180 graus, coberta com papel alumínio, por 10 minutos. Retire o papel, e asse por mais uns 10 minutos, ou até começar a dourar. Reserve.

Misture os 7 primeiros ingredientes em uma tigela. Adicione a baunilha aos ovos, bata um pouco e misture aos demais ingredientes, mexendo até ficar homogêneo. Recheie a massa, já assada, com esse creme.
Leve ao forno, a 170 graus, por mais 50 a 55 minutos, protegendo a beirada de massa com papel alumínio, caso doure demais. Deixe descansar por 2 horas, antes de servir.


Fontes:

terça-feira, 21 de junho de 2011


Torta Crumble de Morangos



Hallo, tudo bem?
Esse final de semana as meninas viajaram, e sobrei sozinho em casa. Fiz vários planos para o fim de semana solitário, mas acabou que ficou tudo resumido em ver episódios do Chapolin Colorado on-line durante o fds todo, intercalando com reprises de filmes da Bette Davis. Ok, adoro os dois, mas no domingo à noite eu já estava pedindo socorro ao Chapolin pra me salvar da Baby Jane. Crazy, né?
Na segunda voltei ao normal, e como estava de folga do trabalho, resolvi assar uma torta. "Morango outra vez?!" Pois é, mas o que eu posso fazer se o supermercado aqui perto comprou toneladas de morango que não venderam, e tiveram que abaixar o preço pra ver se vendia logo, antes que estragassem? E depois, quando acabar a temporada, a Cozinha Coletiva fica um ano sem morangos, então me entendam, ok? hahaha
O legal dessa torta é que a parte mais trabalhosa é fazer a massa, então se você estiver em um dia preguiçoso [não vá ver Chapolin!] faça a torta sem a massa, que fica um Crumble delicioso! O recheio lembra morangos em calda [eles vão em pedaços grandes], só que a calda fica mais cremosa, pelo amido.  E por cima aquela farofinha crocante. Casa perfeitamente com sorvete, né?


Torta Crumble de Morangos

Para a massa use a mesma dessa receita aqui.

Para o recheio:
2 caixinhas de morangos maduros - os pequenos inteiros, os maiores cortados na metade [escolha as caixinhas com morangos bem vermelhos e menores - são mais saborosos];
3/4 de xícara de açúcar refinado;
Suco de 1/2 limão;
Raspas de 1 laranja [opcional];
2 colheres de sopa de amido de milho;

Para a farofinha:
3/4 de xícara de farinha de trigo;
1/3 de xícara de açúcar mascavo;
2 colheres de sopa de açúcar refinado;
1 pitada de canela;
1pitada de sal;
6 colheres de sopa demanteiga gelada.

Preparo:
Abra a massa sobre uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Reserve na geladeira.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Para o recheio, misture todos os ingredientes em uma tigela grande. Reserve.
Em outra tigela faça a farofa: misture todos os ingredientes secos, e por fim adicione a manteiga, amassando com as pontas dos dedos até formar uma farofinha. 
Monte a torta: distribua o recheio de morangos sobre a massa gelada, na fôrma. Por cima, distribua fartamente a farofinha.
Leve ao forno e asse por 45 minutos. Verifique a torta: se as laterais estiverem muito douradas, proteja com um papel alumínio e asse por mais uns 20 minutinhos. 
Deixe esfriar e sirva morna, com sorvete de baunilha.
Montge

quinta-feira, 2 de junho de 2011


Torta de Creme e Frutas


Olá, como estão?
Por aqui está uma bagunça! Trabalhei no sábado, viajei por trabalho no domingo, voltei de guincho, pulei da boléia, me esborrachei, meu quarto se tornou duas grandes montanhas [roupa suja - montanha grande e roupa limpa - montanha pequena], e a garagem parece ter um tapete de terra. E tem três projeto correndo ao mesmo tempo. E tem encomenda de bolo para o fim de semana [sorry people, não vai ser dessa vez que vou ao Rangocamp, infelizmente]. E o final de semana parece estar tão looonge. 
Essa torta foi feita no meio dessa bagunça: enquanto a massa assava eu preparava o creme, que esfriei na marra em uma tigela com gelo e água, enquanto a massa esperava e esfriava. No fim, as frutas fatiadas podiam ter ficado mais bem arranjadas sobre o creme, mas na pressa saiu assim mesmo. Meio decadente, sim, mas deliciosa.



Ah, antes da receita: quero agradecer as visitas constantes e os comentários de vocês. Estou me esforçando para responder a todos, e está sendo um canal de contato muito legal! Ah, e também aos e-mails super fofos! Obrigado, e voltem sempre! ;)



Torta de Frutas Frescas e Creme de Confeiteiro
[retirada daqui, e o creme daqui]

Para a massa doce:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/4 de xícara de açúcar;
1 pitada de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga gelada em cubinhos;
1 gema;
3 colheres de sopa de água gelada.

1 ovo batido para pincelar.

Para o creme de confeiteiro:
400ml de leite integral;
30g de manteiga;
80g de açúcar;
1/2 fava de baunilha, ou 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
4 gemas;
25g de amido de milho.

Para a decoração:
Frutas frescas [usei 2 pêras vermelhas, 2 kiwis maduros e um punhado de morangos];
1 colher de suco de limão;
2 colheres de sopa de geléia de damasco;
1 colher de sopa de água.

Preparo da massa doce: 
Misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga picada, e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofinha. Adicione a gema e a água gelada, amasse ligeiramente e reserve, coberta com filme plástico, na geladeira por pelo menos 20 minutos.
Abra a massa sobre uma fôrma baixa de torta, de 22cm de diâmetro. Fure toda a massa com um garfo, cubra com papel alumínio e coloque algum peso por cima [uso forminhas metálicas vazias, mas pode ser feijão] e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos.
Retire o papel alumínio, pincele a massa com o ovo batido e volte a fôrma ao forno por mais uns 15 minutos, até a superfície dourar.
Deixe esfriar completamente, desenforme e reserve.

Preparo do creme de confeiteiro:
Coloque o leite em uma panela. Corte o pedaço de fava no sentido do comprimento, raspe as sementes com uma faca e adicione-as ao leite, assim como a fava. Leve ao fogo até ferver. Desligue, cubra a panela e deixe em infusão por 15 minutos.
Em uma tigela bata as gemas com o açúcar, como uma gemada. Adicione o amido e misture bem.
Retire a fava do leite [ela pode ser lavada e guardada dentro de um pote de açúcar, para aromatizar] e leve ao fogo novamente. Quando ferver apague o fogo, e adicione 1/3 do leite à mistura de gemas, batendo bem com um fouet, para que o creme não talhe. Volte a mistura ao restante do leite na panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo com o fouet e raspando as laterais, até que o creme ganhe consistência.
Passe o creme para uma tigela, incorpore a manteiga e deixe esfriar totalmente, coberto com filme plástico para não formar película. Leve para gelar.

Montagem e decoração:
Fatie as frutas ao seu gosto. Adicione o suco de limão ás fatias de pêra e misture, para que não escureçam. 
Misture a geléia e a água em uma panelinha  leve ao fogo, rapidamente, até que a geléia derreta. Reserve.
Recheie a massa com o creme de confeiteiro gelado. Sobre ele, espalhe as fatias de frutas, formando círculos concêntricos. Pincele as frutas com a geléia derretida. 

OBS: Se você for preparar a torta com antecedência, faça a montagem apenas pouco tempo antes de servir.

quarta-feira, 4 de maio de 2011


Shaker Lemon Pie



Olá!
Depois de uma sumidinha básica, estou de volta!rs E como essa receita dá muito pano pra manga, vamos direto para ela:
A Shaker Lemon Pie é uma torta americana cujo recheio é composto de três ingredientes básicos: limão, açúcar e ovos. A receita original é feita com o Lemon Meyer, um tipo de limão bem amarelo e doce, muito comum na Flórida. Por aqui [em São Carlos, pelo menos] não se encontra esse tipo de limão, então resolvi fazer com o Siciliano mesmo. Como ele é mais azedo, tive que compensar com um pouco mais de açúcar na maceração. Aliás, a maceração do limão com o açúcar é fundamental para que o recheio não fique amargo. E antes disso: é muito importante retirar a parte branca que envolve os gomos dos limões, e fatiá-los “da espessura de papel” – o mais fino possivel. Os americanos usam técnicas como fatiar o limão congelado, ou usar um tipo de ralador chamado Mandolina para conseguir as fatias ideais.
Sobre a maceração, as fatias de limão [sem casca, parte branca ou sementes] devem sem misturadas ao açúcar e reservadas em pote tapado, por 12 ou 24 horas, mexendo de vez em quando. Um bom modo de saber se o tempo já foi suficiente é provar uma fatiazinha, que não deve estar amarga.
Eu descobri alguns truques que podem ajudara a tirar o amargor: deixar as fatias, antes de adicionar o açúcar, de molho em água, trocando de vez em quando, por uma noite. No dia seguinte, escorrer e adicionar o açúcar, deixando macerar por mais uma noite. Outro truque legal, para pular o tempo de maceração e evitar o sabor amargo, é espremer os limões descascados, reservar o suco, cozinhar as fatias com um pouco de água, escorrer e seguir os outros passos do recheio, adicionando o suco e as fatias cozidas ao açúcar. Não tentei, mas se alguém já tentou, please, me conta!

O resultado dessa história toda de doces, azedos e amargos, é uma torta crocante, com um recheio cremoso e azedinho – lembra a textura do Lemon Curd – e com pedacinhos da polpa do limão. Ideal para acompanhar sorvete de creme!




Shaker Lemon Pie
[retirada daqui]

Para a massa:
Usei uma receita dessa massa básica para tortas.
1 ovo batido, para pincelar;
Açúcar cristal, para polvilhar.

Para o recheio:
2 limões amarelos [usei Siciliano, mas o mais indicado é o Meyer];
2 xícaras de açúcar [usei 2 e ¾ xícaras, para compensar o limão mais azedo];
¼ de colher de chá de sal;
4 ovos batidos;
4 colheres de sopa manteiga derretida;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de creme de leite fresco [opcional].

Começe com 24 horas de antecedência:
Lave e seque bem os limões. Rale a parte amarela da casca e reserve. Retire toda a parte branca que envolve a polpa dos limões. Usando um fatiador ou uma faca bem afiada [ou ainda o truque de congelar o limão antes de fatiar] fatie os limões o mais fino possível, e retire as sementes. Coloque as fatias em uma tigela ou pote de vidro ou metal, adicione o açúcar e as raspas, misture bem, cubra e deixe macerar, mexendo de vez em quando, por 24 horas, em temperatura ambiente.

Prepare a massa:
Abra metade da massa com um rolo e cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Reserve na geladeira.

Preparo do recheio e montagem:
Bata bem os ovos, com um fouet. Adicione a manteiga derretida, o creme de leite e a farinha, mexendo até ficar homogêneo. Incorpore a mistura de limões e açúcar.
Recheie a torta com esse creme.
Abra o restante da massa, cubra a torta, fechando bem nas laterais, e pincele com o ovo batido. Faça uns cortes sobre a massa, para o vapor escapar enquanto a torta assa. Polvilhe um pouco de açúcar e leve a torta ao forno, preaquecido a 200 graus, por 30 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus [cubra a torta com papel alumínio, se a superfície já estiver bastante dourada] e asse por mais 20 minutos.
Deixe esfriar completamente e sirva em temperatura ambiente. Conserve na geladeira.

segunda-feira, 2 de maio de 2011


Tatin de Ameixas



Olá!
Poxa, estava com saudade de cozinhar! Semana passada choveu e esfriou bastante por aqui, e com aquele céu branco e cinza não adiantava preparar nada, porque as fotos ficariam frias e não-apetitosas. Mas nesse fim de semana o sol voltou e eu corri pra cozinha. Resultado: no sábado de manhã, quando as meninas acordaram, a casa já estava cheirando a torta saída do forno.
Sorte ter feito essa torta logo cedo, porque logo depois do almoço recebi uma visita [a Vanessa!] que trazia um livro de receitas maravilhoso [vou falar bastante dele, nos próximos posts], presente da minha amiga [a Maits!!], que mora looonge longe. E claro que um pedaço de torta foi meu modo de agradecer, né? Agora preciso preparar umas coisinhas e levar pra Maits, lá em Araçatuba ;)

Sobre a torta, fica a dica: experimente uma fatia, ainda morna, com creme de leite batido em chantilly. Não tem coisa melhor! 


Tarte Tatin de Ameixa
[receita adaptada daqui]

Para a massa: 
Tem quem defenda a Tatin de massa folhada com unhas e dentes. Eu prefiro com massa de torta mesmo, quebradiça e farelenta - faço a mesma receita da massa dessa torta aqui. Mas se você preferir, pode usar a folhada comprada pronta.

Para o recheio:
1 xícara de açúcar;
1/2 xícara [100g] de manteiga;
500g de ameixas - usei da preta - lavadas, sem caroço e partidas em quatro.

Preparo:
Abra a massa sobre uma superfície limpa e enfarinhada até conseguir um diâmentro de 25cm. Reserve.
Você pode preparar essa receita em uma frigideira que vai ao forno ou fazer a calda em uma panela e levar ao forno em uma fôrma normal, de 20cm de diâmetro. Eu preparei em uma fôrma.
Comece levando o açúcar e a manteiga ao fogo médio, mexendo até derreter. Retire do fogo quando começar a caramelizar [cuidado, pois nesse ponto  calda pode queimar rapidamente]. 
Derrame imediatamente a calda sobre o fundo de uma fôrma para tortas levemente untada com manteiga [caso você estiver preparando a receita em uma frigideira que vai ao forno, ignore esse passo]. Sobre a calda distribua as fatias de ameixa, uma bem ao lado da outra, formando um desenho de círculos concêntricos.
Cubra com o disco de massa, dobrando as bordas para dentro. Faça um pequeno corte em cruz central, para o vapor escapar. 
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos. Retire, e desenforme sobre um prato de servir. Cuidado com a calda!
Sirva ainda quente, acompanhada de creme chantilly ou sorvete de baunilha.



terça-feira, 5 de abril de 2011


Torta de Maçãs e Chocolate



Olás!
Essa semana está corridíssima, pois quarta apresentamos um projeto em Campinas e quinta estarei em São Paulo. Assim, não tive tempo de preparar nada muito novo na cozinha, apenas essa torta, que a Karen, minha roommate, encomendou. 
A torta é de maçãs, mas diferente da clássica Apple Pie Americana, o recheio é cozido na panela, antes de ir para dentro da massa... e recebe uma camada pecaminosa de chocolate meio amargo. A idéia é da Simone, do lindo blog Chocolatria [Si, sua torta é perfeita!], e desde que a vi elegi como minha torta de maçãs preferida! 
Você pode ainda provar a versão mais clássica, ou a Torta Crumble de Maçã Caramelada, também deliciosas!

PS: Sorry, mas como a torta era encomenda, dessa vez não pude cortar para mostrar o recheio.


Torta de Maçãs e Chocolate do Chocolatria

Ingredientes da massa:
4 xícaras de farinha de trigo;
6 colheres de sopa de açúcar;
1e 1/2 xícaras [300g] de manteiga gelada, picada em pedacinhos [usei metade manteiga, metade gordura vegetal];
4 a 6 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes do recheio:
160g de chocolate meio amargo picadinho;

6 maçãs daquelas azedinhas, descascadas e picadas em fatias não muito finas;
1 xícara de açúcar;
1/2 colher de sopa de canela em pó;
1 e 1/2 xícaras de água.

1 gema para pincelar e açúcar para polvilhar.

Preparo do recheio:
Leve todos os ingredientes ao fogo alto, em uma panela grande, até que ferva. Reduza o fogo e cozinhe por 45 minutos, mexendo de vez em quando. As maçãs ficarão macias e brilhantes, com uma bela cor dourada.
Deixe esfriar completamente antes de usar.

Preparo da massa:
Misture a farinha e o açúcar em uma tigela. Adicione a manteiga picada e amasse, com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Por fim, adicione a água gelada aos poucos, amassando até ficar maleável. Forme dois discos com a massa, embrulhe-os em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Abra um disco da massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro [usei uma fôrma alta]. Fure com um garfo. Eu costumo deixar a fôrma com a massa uns 10 minutinhos no congelador antes de levar ao forno, para garantir que as laterais não abaixem. 
Leve ao forno a 180 graus por 25 minutos, ou até dourar.
Deixe amornar e recheie com o chocolate picado e por cima as maçãs cozidas. 
Para cobrir a torta, você pode fazer uma "tampa", abrindo o segundo disco de massa, sem esquecer de fazer pequenos rasgos para o vapor escapar. Mas optei por fazer um trançado, como a Simone. Para isso, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte tiras de 2cm de largura, e comprimento maior que o diâmetro da torta. Quanto mais tiras, mais fechado será o trançado.
Distribua as tiras sobre a torta, nos dois sentidos, e comece a trançar, indo de um lado ao outro da torta. Finalize as bordas com recortes de massa, feitos com um cortador de biscoitinhos.
Pincele com uma gema, polvilhe açúcar e volte a torta ao forno por mais 20 minutos, até dourar.
Sirva morna ou fria [não gelada], acompanhada de sorvete de creme.

quarta-feira, 23 de março de 2011


Torta Cítrica e minha câmera se aposentando


Olás!
No começo, as fotos desse blog vinham do meu celular. Depois meu celular pifou e as fotos passaram a vir do celular emprestado da Gi. Então a Gi começou a ficar irritada e eu trouxe para cá a câmera velha do meu pai [3 megapixels, come uma pilha danada e só funciona quando quer]. E até agora é ela que tenho usado, em uma relação bem conturbada. Até agora, porque finalmente consegui comprar uma câmera de verdade [!!!]. E claro que estou esperando ansioso o fim de semana chegar pra praticar um monte com ela, né? 
Então é isso, vamos dando adeus a essas fotos e vamos esperar que eu me acostume logo com a nova câmera [que dá medo!] :D
Agora vamos falar da torta: fiz essa torta correndo, então vou contar correndo: A receita pedia açúcar de confeiteiro polvilhado, e eu não tinha. Resolvi então [em um momento sem noção] fazer um brulée por cima, e eu não tenho maçarico. Daí decidi testar uma idéia da revista Cláudia, que era queimar o açúcar com a bunda de uma panela aquecida na chama do fogão. Deu certo, derreteu e "bruleou" o açúcar, que saiu todo grudado na panela, quando eu a tirei [¬¬']. Por fim, re-polvilhei açúcar, botei a torta no forno alto por 5 minutinhos e boa. Não "bruleou", mas ficou uma cor simpática. Ah, e um sabor, simpaticíssimo!



Torta Cítrica
[receita retirada do lindo Honey+Jam]

Ingredientes da massa:
150g de manteiga em temperatura ambiente;
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de amêndoas descascadas;
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro [usei refinado];
1 gema.

Ingredientes do recheio:
5 ovos;
1 e 1/4 xícaras de açúcar granulado;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de suco de limão amarelo;
2 colheres de sopa de raspas de limão amarelo;
1/4 de xícara de suco de limão verde [usei crav e taiti];
2 colheres de creme de leite fresco [opcional];

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo da massa: 
Unte uma fôrma média para tortas, com fundo removível. Reserve.
Misture a farinha e o sal. Bata rapidamente [pulsando] as amêndoas com o açúcar no processador [ou liquidificador] até formar uma farinha fina.
Bata a manteiga na batedeira ou com um fouet, até ficar fofa e clara. Incorpore o açúcar e amendoas processados. Adicione a gema e a mistura de farinha, e mexa até ficar homogêneo.
Cubra o fundo e as laterais da fôrma com essa massa e leve ao freezer por 20 minutos. 
Asse a massa em forno preaquecido a 180 graus por 10 minutos. Não desligue o forno, mas retire a fôrma e pressione a massa contra as laterais novamente, caso ela tenha derretido levemente. Volte ao forno por mais 15 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno, e deixe esfriar por 15 minutos.

Preparo do recheio: 
Bata os ovos com o açúcar e o sal em velocidade baixa-média até formar um creme fofo. Adicione os sucos, as raspas e o creme de leite e misture até incorporar. Bata a tigela contra a mesa algumas vezes, para desfazer quaisquer bolhas de ar do creme.
Recheie a base assada da torta, e volte ao forno, dessa vez a 150 graus, por mais 25 minutos. 
Retire, deixe esfriar completamente e sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado [ou com um açúcar "bruleado", se você tiver maçarico].

Torta de Ameixas e Frangipane


Olá!
Semana passada tudo contribuiu para atrasar as postagens no blog: uma correria louca no trabalho, e ainda por cima meu limite de postagem de imagens no blogspot acabou :S
Maaas, o tão esperado fim de semana chegou, o problema das imagens foi resolvido, e no sábado preparei essa torta, com o frangipane que eu tinha congelado e com ameixas frescas fatiadas fininho graças à minha nova faca azul!
Sobre a torta, eu acho super brega aquelas flores de tomate sobre a salada de maionese, mas tive que me render à montagem dessa torta, com as fatias de ameixa formando uma "florzona"! Talvez seja brega, mas eu gostei! Usei ameixas na receita, mas outras frutas, como maçã, pêra ou pêssego, também combinam bem com o frangipane. Aliás, frangipane dá um trabalhinho [se você, como eu, tiver que fazer a farinha de amêndoas em casa] mas é bom, viu? Ainda bem que ainda tenho um pouquinho congelado!


Torta de Ameixas e Frangipane
[idéia retirada daqui]

Ingredientes da massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga gelada cortada em cubinhos;
3 ou 4 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes do frangipane:
1 e 1/4 xícaras [185g] de farinha de amêndoas;
3/4 de xícara mais uma colher de sopa [185g] de manteiga sem sal em temp. ambiente;
1 xícara de açúcar;
1/2 xícara de farinha de trigo;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de licor de nozes [Frangelico].

8 ameixas frescas em fatias finas.

Preparo da massa:
Misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione a água e amasse rapidamente.
Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma baixa de tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo e reserve no freezer.

Preparo do frangipane:
Misture, na tigela da batedeira, a manteiga, a farinha de amêndoas e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Adicione a farinha de trigo e misture com uma espátula. Adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição e não esquecendo de raspar as laterais da tigela. Adicione a baunilha e o Frangelico, misture e reserve.

Montagem:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Retire a base da torta do freezer. Cubra a massa com o frangipane, tomando cuidado para que o creme não chegue à altura da borda da massa [vai sobrar um pouco do recheio, que pode ser congelado ou usado em tortinhas individuais].
Organize as fatias de ameixa levemente enfiadas no recheio, na forma de círculos concêntricos, começando pelas bordas e dobrando as fatias para formar o centro.
Leve ao forno por mais ou menos uma hora, até que o recheio inche e doure, e a massa fique dourada também. 
Retire do forno, deixe esfriar por meia hora e só então corte as fatias com cuidado, para não desarranjar as ameixas.


quinta-feira, 10 de março de 2011


Pecan Pie


Olá!
Tudo começou da última vez que fui a São Paulo, quando minha chefa me levou para comer pastel em uma feira próxima à praça da árvore. Estava chovendo e vi de longe um saco de noz pecã em uma barraca, mas pela pressa não comprei. Burrice, né, porque em São Carlos isso simplesmente não existe [nem feira nem noz pecã].
Acontece que desde aquele dia eu fiquei com aquela vontadinha persistente de fazer a Torta de Pecã, uma sobremesa clássica do sul dos Estados Unidos, preparada à base de açúcar mascavo, xarope de glucose e a tal pecã, uma noz típica americana. E você acha que consegui esperar uma nova ida a SP pra comprar pecã? Nada, andei dois dias debaixo de chuva [e olha que choveu, viu?] até que [ufa!] achei um único potinho delas, perdido entre as nozes comuns, em uma padaria metida a chic. E lá fui eu pra casa, feliz da vida, assar uma torta.

Não se tem certeza, mas atribui-se a criação da Pecan Pie aos franceses de New Orleans, que ao entrarem em contato com a cultura indígena nativa descobriram a noz americana. O que se sabe realmente é que a receita popularizou-se à partir do livro de culinária The Fannie Farmer Cookbook, do começo do século passado.

Gente, e o negócio é bom, viu! E fácil de fazer! O problema é achar a noz [achei que com a noz comum também podia dar certo, mas o Diego do ThinkFood já me disse que nem pensar!rs]. Usei uma receita de mãe do site Bakerella, reduzida para apenas uma torta, mas depois de provar dei razão a ela fazer pelo menos três tortas de pecã por vez!rs


Pecan Pie
[receita retirada daqui e adaptada para apenas uma torta]

Ingredientes:
1  fôrma rasa de tortas [20cm de diâmetro] forrada com uma massa básica de tortas, como essa aqui, sem ir ao forno e congelada.

60g de manteiga derretida;
160g de açúcar mascavo claro [usei do escuro];
1/3 de colher de farinha de trigo;
160ml de glucose de milho clara;
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 ovos grandes;
160g de noz pecã em metades.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Misture bem o açúcar, amassando com as costas de uma colher para desfazer os grânulos. Adicione a farinha e mexa até ficar uniforme.
Adicione a glucose e a baunilha e bata até ficar bem misturado e cremoso.
Incorpore a manteiga derretida fria, mexendo devagar com uma colher.
Quebre os ovos em outra tigela, e retire aquelas "coisinhas brancas" que ficam presas às gemas [senão, na hora de assar as "coisinhas" vão para a superfície da torta, e não fica bonito]. Bata os ovos rapidamente e misture ao recheio. Adicione as pecãs e misture.
Recheie a massa congelada com esse recheio  leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, até o recheio dourar e inchar levemente.
Retire do forno, e deixe esfriar [o recheio vai abaixar, enquanto esfria]. Sirva com creme chantilly.


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Torta de Melado


A biblioteca virtual da Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, disponibiliza no seu acervo virtual uma receita de torta datada de 1919, do livro "Mary at the Farm", uma compilação de receitas do Estado da Pennsylvania. Chamada de ShooFly Pie [algo como Torta "espanta-moscas"] ou Pebble Dash Pie ["Torta de Reboco"] e contada como uma narração informal, a mesma receita ainda é preparada hoje como um prato típico da Pennsylvania Dutch, uma região centro-sul do estado colonizada por alemães e de traços culturais bem singulares [ali vivem os Amish, por exemplo].
Parente da Pecan Pie, a ShooFly Pie leva melado no recheio, que lhe confere cor escura e textura pegajosa, e é coberta por uma farofa doce [talvez o nome "Torta de Reboco" venha da aparência da cobertura granulosa  sobre o melado].
A receita a seguir é uma adaptação da contida no livro "Mary at the Farm", atualizada a partir de outras versões. Usei uma base de torta neutra, já que a receita não fala da massa,  substituí a banha por manteiga e adicionei três colheres de glucose e um ovo. Demorei para encontrar o melado, e quando encontrei tive um certo receio, pelo forte sabor de rapadura, mas o resultado foi uma torta muito gostosa, algo lembrando a pão de mel com uma camada cremosa e doce. Vai bem, na minha opinião, em tempo frio [como deu sorte de estar hoje], ou acompanhada de sorvete ou creme chantilly. Vale a pena provar dessa tradição!

ShooFly Pie 
[Torta de Melado Americana]

Ingredientes da base:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;
120g de manteiga gelada em pedacinhos;
3 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da base:
Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 22cm de diâmetro, deixando uma borda de 2cm. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira.

Ingredientes do recheio e cobertura:
1 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de açúcar mascavo;
1 pitada de sal;
1 pitada de canela em pó;
100g de manteiga gelada picada em pedacinhos;

1 xícara de água fervente;
2/3 de xícara de melado de cana;
3 colheres de sopa de glucose de milho;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 ovo batido.

Preparo:
Preaqueça o forno a 160 graus.
Em uma tigela misture farinha, açúcar, sal e canela. Adicione a manteiga, e mexa com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve na geladeira.
Em outra tigela, dissolva o melado e a glucose na água fervente. Adicione o ovo batido e o bicarbonato, misture bem [a mistura vai espumar bastante].
Recheie a base da torta com a mistura líquida, não ultrapassando 2/3 da altura da massa [o recheio vai inchar]. Cubra com uma camada de farofa.
Coloque a fôrma com a torta dentro de uma assadeira e leve ao forno, por uns 45 minutos, até dourar bem a superfície.

A torta ficará com uma casquinha crocante, da farofa. Uma parte dessa farofa vai se mistura ao creme de melado, formando uma camada macia, e no fundo, a camada cremosa de melado. É delicioso!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Bakewell Tart


A Bakewell Tart é mais uma torta clássica inglesa, derivada de outra sobremesa, o Bakewell Pudding, e consiste em uma massa crocante, recheada de geléia e coberta por um creme de ovos, manteiga, açúcar e  amêndoas, chamado de Frangipane [algumas costumma levar ainda uma cobertura de  fondant por cima]. Conta-se que sua origem remonta a 1820, quando o cozinheiro da estalagem White Horse Inn, na cidadezinha de Bakewell [daí o nome], ao preparar uma torta de geléia cometeu um erro: esqueceu-se de adicionar ovos e amêndoas à massa, e remediou colocando os ingredientes sobre o recheio. Ao assar, a mistura resultou em um creme úmido [tipo um brownie de amêndoas], que fez sucesso entre os fregueses.
O que mais posso dizer? É simples, rústica e deliciosa! Ah, e o nome não tem nada a ver com "bem assada" [tradução livre de "bakewell"], como eu e a Gi pensávamos.




Bakewell Tart

Ingredientes:
1 receita de massa doce básica para tortas - usei essa daqui.

1 e 1/4 xícaras de manteiga amolecida;
1 xícara de açúcar;
2 e 1/4 xícaras de farinha de amêndoas;
3 ovos;
1/3 de xícara de geléia [usei de cerejas];
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo:
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma baixa para tortas de 25cm de diâmetro e fundo removível. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos. Reserve.

Prepare o recheio: Bata, na batedeira, a manteiga e o açúcar, até ficar bem cremoso. Desligue, e adicione aos poucos a farinha de amêndoas, misturando até ficar bem homogêneo. Separadamente, bata os ovos com um fouet e incorpore à mistura de amêndoas, delicadamente. Deixe na geladeira por 20 minutos.

Montagem: distribua a geléia sobre a base assada. Distribua as colheradas da mistura de amêndoas sobre a camada de geléia. Leve ao forno, preaquecido a 160 graus, por 40 minutos, até o creme firmar e dourar.
Deixe esfriar por uma hora, e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

PS: se quiser, antes de levar a torta ao forno, distribua lascas de amêndoas sobre o creme.


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011


Torta de Creme e Amoras


Bom dia!
Passei o sábado todo imaginando o que fazer com as amoras que eu tinha na geladeira. Vi várias receitas, mas sempre estava faltando um ou outro ingrediente - e eu estava com a maior preguiça da paróquia de sair no sol escaldante para comprar [para se ter uma idéia, estou com duas rodelas vermelhas em cada bochecha e na ponta do nariz, só por estender roupas no varal!].
Depois de quase desistir, apareceu por acaso essa receita do Technicolor Kitchen. A receita é basicamente, como diz a Pat, um Clafoutis de Cereja dentro de uma massinha crocante de torta. Pois bem, substituí as cerejas por amoras pretas e usei a massa de torta congelada que eu tinha guardada. Deu certinho!


Torta de Creme e Amoras
retirada e alterada daqui

Massa: uma fôrma para tortas de 20cm forrada com meia receita de massa básica para tortas.
[A Pat usa uma massa parecida, mas não é a mesma - se preferir, verifique no link acima]

Ingredientes do recheio:
2 colheres de sopa de farinha de amêndoas;
170ml de creme de leite fresco;
2 ovos levemente batidos;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
3 colheres de sopa de açúcar refinado;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
400g de amoras pretas.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar [opcional].

Preparo: asse a massa, gelada, em forno a 180 graus por uns 15 minutos, até começar a estufar. Retire, mas mantenha o forno ligado. Polvilhe o fundo da massa com as 2 colheres de farinha de amêndoas. Reserve.
Em uma tigela misture bem o creme de leite, os ovos, a baunilha e o açúcar. Adicione a farinha de trigo e mexa até ficar homogêneo. 
Distribua as frutas sobre a base da torta. Derrame o creme sobre as frutas e volte a torta ao forno, por mais uns 45 minutos, até o recheio firmar e dourar.
Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Torta de Frutas


O que ocorre dentro de uma torta de frutas à moda americana durante seu período de cozimento pode ser  traduzido em uma fórmula básica: frutas frescas + açúcar + (limão, amido de milho, especiarias) = frutas macias + calda cremosa. O processo é o seguinte:  as frutas quando cozinham somadas ao açúcar que derrete liberam água, formando um suco doce. O amido dá consistência para que esse suco envolva as frutas e não escorra todo quando a torta for cortada; o limão não deixa as frutas escurecerem e, junto com as especiarias, balanceia o sabor. E a massa contém tudo isso. Parece química, né? E é.
Mudando de assunto, essa semana comprei aquelas fôrmas descartáveis, parecidas com Marmitex, para fazer um monte de base para tortas e congelar. Acabei fazendo apenas três: uma torta de maçã pra levar para o meu irmão, uma base para tortas, que congelei, e a torta do post de hoje. Apesar de serem práticas, as fôrmas não são muito firmes [o que dificulta forrá-las com a massa crua e transportá-las depois de prontas, sem rachar]. Além disso, o maior problema foi que, ao assar as tortas de frutas, geralmente um pouco do caldo borbulhante do recheio vaza da fôrma. Pois então, esse caldo vazou, virou caramelo e grudou a fôrma descartável na de alumínio de base - foi quase impossível soltar sem quebrar a torta. Conclusão: fôrmas descartáveis de alumínio não compensam.
Sobre a torta de hoje, a mistura quase estranha de frutas resultou em um recheio bem gostoso! Quentinha com sorvete deve ficar melhor ainda. E a manga me surpreendeu bastante - da próxima tento uma torta só com ela!


Torta de Frutas

A massa: use essa mesma receita daqui, de massa básica para tortas.

ngredientes do recheio:
2/3 de xícara de açúcar;
3 colheres de sopa de amido de milho;
Raspas de 1 limão, mais o suco de metade dele;
As frutas: 3 pêras descascadas e picadas em cubos; 3 ameixas picadas em oitavos; 1 manga pequena picada em cubos; 1 xícara de amoras.

Preparo:
Misture todas as frutas picadas com o suco e as raspas de limão. Adicione o açúcar e o amido e misture até as frutas ficarem cobertas.
Abra metade da massa, com um rolo, e forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 20cm de diâmetro. Reserve na geladeira por uns 10 minutos.
Retire a fôrma da geladeira, recheie com a mistura de frutas.
Abra o resto da massa, e vá cortando retalhos com um cortador de biscoitos [usei o de coração porque não achei o de triângulos nem o de estrelas..rs] e cobrindo a torta com esse retalhos.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 35 minutos. Depois desse tempo retire, polvilhe a torta com açúcar e volte ao forno por mais uns 10 minutinhos.
Deixe esfriar.
Sirva morna ou em temperatura ambiente.

sábado, 8 de janeiro de 2011


Banoffee Pie


Depois dos fogos, dos brindes, da posse da nova presidente e da simpatia tradicional do dia de reis, cai a ficha que um novo ano já começou. Se você não trabalha com carteira assinada e mora em república, preocupações como "será que vou conseguir me manter esse ano?", "será que vou ser dispensado do trabalho?", "o contrato da casa acaba em fevereiro, o que vamos fazer?"  acabam aparecendo, inevitavelmente. É aí que, para adoçar os pensamentos, você come uma fatia de Banoffee Pie

Ok, postar após visitar os sites das imobiliárias não foi boa idéia, vou recomeçar.. rs

A Banoffee Pie é uma torta inglesa, criada em um pub chamado The Hungry Monk [O Monge Faminto]. O nome vem da combinação de duas palavras - banana e toffee - os dois ingredientes principais da receita. O "toffee" se refere ao caramelo obtido através do cozimento do leite condensado, isto é, nada mais que um doce de leite marronzinho e cremoso. E "banana" - adivinhe! - fatias de banana, claro..rs. É simples de fazer e doce, bem doce! [ideal para momentos de carência, depressão momentânea e afins ;P].


Banoffee Pie
[retirada e alterada do livro 500 Pies & Tarts]

Ingredientes da massa:
1 pacote de 200g de bolacha maizena;
1/2 xícara [100g] de manteiga derretida;
1 colher de farinha de trigo;
1 pitada de canela.

Ingredientes do recheio:
3 bananas maduras, fatiadas;
2 colheres de sopa de suco de limão;
1 lata [quase 400g] de doce de leite, ou 1 lata de leite condensado sem rótulo cozida na pressão por uns 35min, aberta somente depois de totalmente fria];
1 xícara de creme de leite fresco;
2 colheres de sopa de açúcar;
canela para polvilhar.

Preparo da massa:
Triture a bolacha no liquidificador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga e a farinha, e misture bem.
Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de tortas baixa de 20cm de diâmetro, pressionando com as costas de uma colher.
Asse em forno 180 graus preaquecido por 15 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Preparo do recheio:
Fatie umas bananas em uma tigela, adicione o suco de limão e misture delicadamente. Reserve.
Recheie a massa com o doce de leite, e distribua as fatias de banana por cima. 
Bata o creme de leite fresco bem gelado com o açúcar, até formar picos fofos [ponto de chantilly]. Espalhe sobre as bananas e polvilhe com canela.
Sirva gelada.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010


Torta Gelada de Morangos


Olá!
Um ano atrás eu estava doido, trabalhando com pasta americana, e percebi que precisava de ajuda. Assim nasceu esse blog. Desde então, e cada vez mais, vivo, pelo menos duas vezes por semana, na correria de achar uma receita, fazê-la [rezando pra dar certo] tirar umas 30 fotos [brigando com a câmera e com o carregador de pilha] até que duas ou três fiquem boas. E cheguei à conclusão de que isso é prazeroso e viciante!
Agradeço a todos que passam por aqui e espiam, comentam, testam, corrigem, elogiam, viram amigos. Uma fatia dessa torta é para cada um de vocês.

Torta Gelada de Morangos 
[ou Strawberry Icebox Pie]
[adaptada daqui]

Ingredientes para a massa:
200g de bolacha de chocolate;
2 colheres de sopa de farinha de amêndoas;
1/2 xícara [100g] de manteiga derretida.

Ingredientes para o recheio:
3 caixinhas de morangos picados [750g] [usei um pouco de cerejas frescas junto, mais ou menos 1/3];
3/4 de xícara de açúcar;
4 colheres de chá de amido de milho;
1 pitada de sal.
200ml de creme de leite fresco gelado + 2 colheres de sopa de açúcar.

Preparo da massa:
Triture as bolachas no liquidificador. Passe o farelo para uma tigela, adicione a farinha de amêndoas e a manteiga e misture até formar uma farofa úmida.
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro com essa farofa, apertando com as costas de uma colher.
Asse a 180 graus, em forno preaquecido, por 15 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Preparo do recheio:
Em uma panelinha junte o açúcar, o amido e 1/3 dos morangos. Amasse com um garfo ou com um amassador de batatas. Leve ao fogo baixo, mexendo, até engrossar [mais ou menos 1 minutos após começar a ferver]. Deixe esfriar completamente.
Depois de frio, adicione o resto dos morangos fatiados, misture bem e recheie a massa de torta já assada.
Leve para gelar por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.

Bata o creme de leite com o açúcar em ponto de chantilly. Cubra a torta com o creme chantilly, deixando aparecer 2cm na borda, do recheio de morangos.
Mantenha gelada até a hora de servir.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


Torta de Iogurte e Mirtilos


Olá!
Com quase um ano d'A Cozinha Coletiva, a receita de hoje deixou minha cozinha nas cores do blog, tudo azul e branco!
Mesmo esse blog estando cheio de receitas de tortas [meu ponto fraco... ou forte, depende..rs], são poucas as tortas geladas aqui. Acho que uma das causas disso é meu preconceito com gelatina sem sabor, ingrediente presente em várias das tortas geladas. Eu explico: adoro o processo de alcançar o ponto de um creme - é mágico saber o momento em que pode-se apagar o fogo, ou parar de mexer. E quando a gente usa gelatina sem sabor isso não existe, né? Por mais líquido que seja, com gelatina o creme vai encorpar. 
Essa receita, porém, está alterando meu ponto de vista. Usei o tal pozinho - metade do que pedia a receita - e foi suficiente: um creme aveludado, não com aquela textura dura de gelatina, salpicado de bolinhas azuis. 
Super fácil [acho que foi a receita mais fácil de torta que já fiz], super refrescante e super bonita, né?
Espero que gostem!


Torta de Iogurte e Mirtilos
[retirada e levemente alterada do livro "500 Pies & Tarts"]

Ingredientes da massa:
1 pacote de 200g de bolacha maizena;
1/2 xícara de manteiga derretida;
1 colher de farinha de trigo.

Ingredientes do recheio:
1 envelope de gelatina sem sabor [usei meio];
3 colheres de sopa de água;
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado;
2 xícaras de iogurte integral;
1/4 de xícara de açúcar;
2 xícaras de mirtilos [blueberries] frescos [mas pode ser cereja, morango, framboesa].

Você vai precisar de uma tigela cheia de água gelada e pedras de gelo, para fazer um "banho-maria gelado".

Preparo da massa:
Triture a bolacha no liquidificador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga e a farinha, e misture bem.
Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de tortas baixa, pressionando com as costas de uma colher.
Asse em forno 180 graus preaquecido por 15 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Preparo do recheio:
Em uma panelinha misture a água e a gelatina. Deixe descansar por uns minutinhos, e então leve ao fogo por 3 ou 4 minutos, mexendo até dissolver completamente.
Em outra tigela, misture o iogurte e o açúcar. Reserve.
Bata o chantilly gelado, com a tigela dentro do "banho-maria gelado", e quando estiver formando picos adicione a gelatina dissolvida, e continue batendo. 
Adicione a mistura de iogurte aos poucos, enquanto bate. Formará um creme leve.
Desligue a batedeira, e adicione 1 xícara mais 3/4 de xícara de mirtilos, misturando delicadamente.
Cubra a massa da torta, já fria, com esse creme, e distribua o resto dos mirtilos por cima.
Deixe gelar por meia hora e sirva.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


Cherry Pie


O Vinicius dizia que "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Eu diria "os bolos que me desculpem, mas tortas são fundamentais", como vocês já devem ter percebido.
Quando vi montes de cerejas no supermercado , bem no dia do pagamento, não tive dúvidas: era hora de provar a famosa Cherry Pie americana. Fiquei ainda mais inspirado vendo o finado seriado Pushing Daisies, e o "fazedor de tortas" fazendo montes delas!
O preparo da torta é bem básico - é mais ou menos o mesmo para todas as tortas americanas de fruta - uma casquinha neutra que derrete na boca e o recheio de frutas com açúcar e suco de limão - simples, né? Para dar um toque de frescura, ao invés da "tampa" de massa fiz um trançado. 
O sabor? Não parece em nada com cerejas em calda. É doce e azedinho, e morninha vai muuuito bem com sorvete! Lembra torta de mirtilos, só que mais saborosa!
Aproveite a época de cerejas e experimente esse prato típico americano!



Cherry Pie - Torta de Cerejas Frescas
[receita do livro "500 Pies & Tarts"]

A massa: use essa mesma receita daqui, de massa básica para tortas.

Ingredientes do recheio:
2/3 de xícara de açúcar granulado;
3 colheres de sopa de amido de milho;
Raspas de 1 limão, mais o suco de metade dele;
4 xícaras de cerejas frescas, descaroçadas.

Preparo:
Misture o açúcar, o amido, as raspas e o suco de limão. Coloque as cerejas em uma tigela média e adicione a mistura, mexendo gentilmente até as cerejas ficarem cobertas.
Abra metade da massa, com um rolo, e forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro. Reserve na geladeira por uns 10 minutos.
Retire a fôrma da geladeira, recheie com as cerejas e cubra com o trançado:
Abra a outra metade da massa e corte fatias de 2cm de largura e comprimento suficiente para atravessar a torta de lado a lado.  Serão 10 tiras: 5 em cada sentido. Coloque primeiro 5 no mesmo sentido e depois vá trançando as outras, uma de cada vez – ora por baixo, ora por cima. Aperte bem nas laterais.
Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Abaixe o forno para 180 graus e continue assando por mais 40 minutos, até o recheio borbulhar e a massa ficar bem dourada. Se necessário, cubra as bordas com papel alumínio, durante o tempo de forno, caso doure muito rápido.
Deixe esfriar por 1 hora.
Sirva morna ou em temperatura ambiente.



domingo, 28 de novembro de 2010


Tortinhas de Maçã


Olá olás!
Tem horas que acho que esse blog deveria se chamar 'A Maçã Coletiva', obviamente pela quantidade de receitas que levam essa fruta. Mas o que posso fazer? Maçãs são baratas [isso quando elas não vem do bandejão da usp], encontradas facilmente o ano todo, e não tem erro, viram receitas deliciosas!
Tenho um amigo japonês que diz que em todas as minhas receitas vai noz moscada. Acho que na fartura de maçãs ele nunca reparou... rs
A receita de hoje é a típica Apple Pie americana, do livro 500 Pies & Tarts que a  querida Paula Labaki me deu [mas fiz em porções individuais]. A minha versão preferida de torta de maçã leva maçãs já cozidas no recheio, porém nessa as fatias vão cruas, envolvidas em açúcar e especiarias, e cozinham no forno, o que dá um resultado um pouco diferente. O acompanhamento clássico de uma fatia morninha dessa torta é uma bola de sorvete de creme - tá servido? ;) 



Perfect Apple Pie
[daqui, mas fiz em fôrmas individuais e consegui 5 tortinhas]

A massa: é a mesma dessa receita aqui.

Ingredientes do recheio:
3/4 de xícara de açúcar mascavo claro;
Suco de 1/2 limão;
1 colher de chá de canela em pó;
1 pitada de sal;
1 pitada de noz moscada [opcional, Japonês];
1 colher de sopa de farinha de trigo;
6 maçãs descascadas e cortada em fatias;
1 colher de sopa de manteiga.

Preparo:
Misture o açúcar, o suco de limão, os temperos e a farinha. Coloque as fatias de maçã em uma tigela, despeje a mistura por cima e mexa delicadamente até todas as fatias ficarem cobertas. Reserve.
Divida a massa em duas porções. Com uma porção, aberta com o rolo, forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Coloque o recheio de maçãs na fôrma forrada, e distribua a manteiga em pedacinhos por cima.
Abra o restante da massa, cubra a torta, fechando bem na emenda e faça uns 4 pequenos rasgos com a faca, para sair o vapor.
Leve ao forno preaquecido a 220 graus por 10 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus e asse por mais 35 minutos, até a massa estar dourada. Deixe esfriar por 1 hora e sirva, morna ou em temperatura ambiente, acompanhada de sorvete de creme.

OBS: se você optar também por porções individuais, o tempo de cozimento diminue em 10 minutos no total.



sábado, 6 de novembro de 2010


Old-time pie...



Olá!
As tortas aos finais de semana já são uma tradição aqui, n'A Cozinha Coletiva. Mas fazer o quê, eu adoro fazer tortas! [como vocês já devem ter percebido]. Tortas são receitas elaboradas através de combinações massa-recheio-cobertura, que devem tender a um equilíbrio das partes, para ser boa. Nesse caso, por exemplo, o recheio amargo, de chocolate, vai em menor quatidade que o merengue fofo e doce, porque é preciso muito merengue pra balancear com chocolate intenso. Enfim, pode ser tudo besteira, mas vou percebendo essas coisas ao ler uma boa receita de torta, e ao executá-la.

A torta de hoje vi pela primeira vez faz um tempinho, no Fine Cooking, e o nome me cativou: "Torta de Chocolate e Merengue dos Velhos Tempos". Depois, fuçando no site da Martha, lá estava ela também! Peguei meu quilo de cacau e fui pra cozinha sem pensar duas vezes!
A torta é deliciosa. Divina mesmo, de comer devagar, apreciando a mistura dos sabores. E o que mais me impressionou foi o creme de chocolate, que nao leva chocolate derretido, só cacau, é simples e infinitamente bom! Melhor do que ganache! Então eu aconselho: anote pelo menos a receita do creme.. você vai precisar dele um dia!rs


Torta de Chocolate dos velhos tempos 

Ingredientes da massa:
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1/4 de xícara de açúcar;
1/2 xícara de manteiga gelada em cubinhos;
1 gema;
3 ou 4 colheres de sopa de água gelada;
1 pitada de sal.

Ingredientes do creme de chocolate:
1 lata de leite condensado [395ml];
3 colheres de sopa de cacau em pó [use cacau mesmo, sem açúcar];
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de sopa de amido de milho;
3 gemas;
3 colheres de sopa de manteiga picada em pedacinhos;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes do merengue:
3 claras;
1/3 de xícara de açúcar;
1 colher de chá de amido de milho.

Preparo da massa:
Misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a gema e a água gelada, misture, amassando levemente, e leve para gelar, em formato de disco; por 15 minutos. 
Retire da geladeira, forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, fure a massa com o garfo e leve ao freezer por 15 minutos. Retire e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe esfriar completamente. Reserve.

Preparo do creme de chocolate:
Deixe preparada uma tigela grande com uma peneira por cima.
Em uma panela média, fora do fogo, misture a farinha, o amido e o cacau. Adicione o leite condensado e as gemas e misture, mexendo bem.
Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por uns 5 minutos, até a mistura começar a ferver [raspe bem o fundo e as laterais enquanto mexe, para não grudar].
Retire a mistura do fogo e passe-a pela peneira preparada, apertando com as costas da colher. 
Retire a peneira, descarte os grumos que restaram e adicione, ao creme peneirado, a manteiga e a baunilha, mexendo até que dissolvam e o creme fique homogêneo e brilhante.
Recheie a massa já assada com o creme de chocolate, e leve à geladeira, para esfriar enquanto você prepara o merengue.

Preparo do merengue:
Ligue o forno em 220 graus.
Bata as claras em neve, adicionando o açúcar aos poucos. Quando começar a formar picos, adicione o amido e continue batendo, até resultar em um creme fofo, branco e brilhante.
Cubra bem a torta com o merengue, espalhando com uma colher. Leve ao forno quente, para dourar, por uns 7 minutinhos.


domingo, 31 de outubro de 2010


A Bruxa tá solta!



Olá!
A Torta de Abóbora, ou Pumpkin Pie, é uma das sobremesas mais tradicionais dos Estados Unidos, e está ligada a duas comemorações culturais muito típicas também, o Halloween [dia das bruxas, que é hoje! Buuh!] e o Thanksgiving Day  [o dia de ação de graças americano], ambos no Outono. Esses dois feriados, ainda que familiares, são bem diferentes para nós, do Brasil - assim como o sabor da Torta de Abóbora!
Eu confesso que estava bem preocupado quanto à questão do gosto, mas mesmo assim decidi tentar. A receita é fácil: uma massa básica recheada de um creme doce de abóbora e especiarias. As especiarias consistem em uma mistura chamada Pumpkin Pie Spice, que leva canela em pó, cravo em pó, noz-moscada, e gengibre. Nada melhor que uma receita típica para conhecer melhor uma data típica, né? Então achei a minha no Joy of Baking, que é um site americano bem legal e com receitas bem confiáveis.
E, depois de dias sem cozinhar, pois o gás estava no fim e o salário óh, lá fui eu para a cozinha  com uma abóbora e uma faca nas mãos [momento filme de halloween].


 Bom, minhas opiniões sobre a Torta de Abóbora:
_ Sim, são realmente diferentes ao nosso paladar. Porém mais na textura do que no sabor. O sabor lembra muito o gosto daquele doce de abóbora com cravo, sabe? Só que a textura é cremosa, então a sensação é que um textura extranha tem um sabor familiar;
_ É uma torta saborosa, quente, devido aos temperos e ao açúcar mascavo. Não dá pra comer 2 ou 3 fatias seguidas;
_ O problema é a cor. Pois é, gente, a receita que fiz leva açúcar mascavo - marrom - misturada à cor de abóbora da abóbora. O resultado é um creme de cor estranha, que tem cara de ruim, sabe? Não dá vontade comer, apesar de depois de provar dá pra saber que o gosto é bom. Então que for se aventurar a fazer essa receita, use açúcar branco mesmo, pra quem sabe ela ficar alaranjada, e não cor de burro quando foge.
_Valeu a pena fazer. Eu gosto de conhecer pratos típicos dierentes dos nossos, e a torta é gostosa, apesar de não ser deliciosa. Só acho que a primavera não é a época ideal para uma receita quente, né? Melhor fazer em junho, julho.

E aí, você vai tentar também?



Pumpkin Pie
Ingredientes da massa:

2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara [200g] de manteiga gelada em pedacinhos;
1/4colher de chá de sal;
1/4 de xícara de açúcar;
1 gema;
1/2 colher de chá de canela em pó;
4 colheres de água gelada.

Ingredientes do Creme de Abóbora:
3 ovos;
2 xícaras de puré fresco de abóbora [abóbora cozida ou assada até amolecer e passada por uma peneira];
1/2 xícara [120ml] de creme de leite fresco;
3/4 de xícara de açúcar mascavo [use da comum, ou da cristal amarela, para ficar com uma cor mais alaranjada];
1 colher de chá de canela em pó;
1/2 colher de chá de gengibre em pó;
1/8 da colher de chá de cravo em pó;
1/2 colher de chá de sal.

Creme de leite batido em chantilly para acompanhar.


Preparo da massa:
Misture farinha, açúcar, canela e sal, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água e a gema, amasse levemente.
Abra a massa com um rolo e forre o fundo de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro, faça furos com um garfo e leve para gelar por 20 minutos.
Retire da geladeira, cubra com papel alumínio e assem em forno a 180 graus por 15 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos. Reserve.

Preparo do Creme de Abóbora:
Em uma tigela grande, bata os ovos ligeiramente. Vás acrescentando os demais ingredientes até formar um creme homogêneo.
Recheie a massa já assada com esse creme. Leve ao fono, preaquecido a 180 graus, por 45 minutos, até o recheio firmar, mas permanecer úmido no centro.
Deixe esfriar sobre uma grade.
Sirva em temperatura ambiente, acompanhado de chantilly.


E feliz dias das bruxas!

Torta de Pêssegos


Olás!
Eu sou louco por sábados! É no sábado que você acorda descansado da semana anterior e ainda tem um dia todo [o domingo] para adiar as coisas chatas que você precisa fazer para segunda. 
Esse último sábado começou com pêssegos em água fervente para tirar a pele. Faz um tempinho que não aparece torta aqui n'A Cozinha Coletiva, então a receita já estava decidida: Deep Dish Peach Pie, a Torta de Pêssegos do livro [500 Pies & Tarts] que a querida Paula Labaki me deu.
Aqui no Brasil as tortas de pêssego geralmente são geladas, feitas com pêssegos em calda e creme. Essa, a Deep Dish Peach Pie, é quente e temperada, como uma boa torta de maçãs. Aliás, o nome Deep Dish significa prato fundo, e vem do formato da fôrma onde a torta deve ser assada [ eu nao tenho uma exatamente igual, então foi na normal mesmo]. 
Depois que a torta saiu do forno [e que tirei algumas fotos], embrulhei em uma toalhinha e fui pra USP fazer picnic com a Andréia, que achou divina! E é muito boa mesmo, viu! Casquinha crocante como Palmiers - deliciosa, recheio intenso, com o sabor do pêssego destacado, e açúcar na medida. Super recomendo! E a Andréia também!


Torta de Pêssegos 

Ingredientes da massa: 
2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara [200g] de manteiga gelada em pedacinhos;
1/2 colher de chá de sal;
1 ovo;
2 colheres de chá de vinagre branco;
2 colheres de água gelada.

Preparo da massa: 
Misture farinha e sal, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água, ovo e vinagre, amasse levemente, divida em duas bolas e leve-as à geladeira por 20 minutos.
Abra uma metade com o rolo de forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro.
Reserve.

Ingredientes do recheio: 
1 xícara de light brown sugar - usei o mascavo seco;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1/4 de colher de chá de cardamomo;
1/4 de colher de chá de noz moscada ralada;
12 pêssegos descascados, descaroçado e cortados em fatias não muito finas.

1 ovo para pincelar;
Açúcar cristal para polvilhar.

Preparo do recheio e montagem: 
Misture os ingredientes em pó. Coloque os pêssegos fatiados em uma tigela, adicione a mistura e mexa delicadamente.
Distribua o recheio sobre a fôrma forrada, abra a outra parte da massa e cubra a torta, fechando e apertando bem nas laterais. Faça quatro cortes na tampa, pincele com o ovo e polvilhe açúcar cristal.
Leve ao forno preaquecido a 220 graus por 10 minutos, baixe o fogo para 180 graus e cozinhe por mais 40 minutos, até ficar dourada.
Retire do forno, deixe descansar por 2 horas e sirva. Vai muito bem com sorvete de creme!




quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Pot Pie de Cebola Doce Picante


Eu sou completamente apaixonado pela culinária inglesa, desde a adolescência quando lia Dickens e Agatha Christie sem parar! As tortas sempre me encantaram! Já fiz de carne com legumes, a tradicional de carne com cerveja preta e hoje resolvi, inspirado pelo Figos & Funghis, resolvi adaptar um recheio diferente nessa receita típica: cebolas carameladas e apimentadas!
Eu explico: A Fabi, do Figos & Funghis, está fazendo aniversário [parabéns outra vez, Fabs!] com uma promoção: sugira uma receita que você acha a cara dela e concorra a um livro! E esse recheio achei a cara da Fabi!
Então vamos á receita, sem demora! Fabs, espero que você goste!


Pot Pie de Cebolas Doce e Picante

Ingredientes da Massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de açúcar;
1/4 de colher de chá de sal;
100g de manteiga gelada;
100g de gordura vegetal gelada;
1 ovo.

Preparo da massa:
Faça uma farofa com a farinha, sal, açúcar, manteiga e gordura picadas. Adicione o ovo, amasse ligeiramente, forme uma bola e leve ao congelador por 15 minutos. Forre 5 refratários [hoje se fala ramequins] individuais com metade da massa e reserve na geladeira.

Ingredientes do Recheio:
3 colheres de manteiga;
3 cebolas grandes fatiadas;
2 colheres de sopa de açúcar;
150g de bacon bem picado;
1/2 colher de sopa de tomilho seco;
1 pitada generosa [vai do seu gosto pessoal] de pimenta calabresa;
sal a gosto.

Preparo do Recheio:
Em uma panela coloque a manteiga e leve ao fogo médio e deixe derreter. Junte a cebola e o açúcar e frite, mexendo vez em quando, até dourar. Tire do fogo e deixe esfriar. Em outra panela leve o bacon ao fogo e frite em sua própria gordura até ficar crocante e dourado. Tire do fogo, escorra e deixe esfriar. Em uma tigela   misture bem a cebola e o bacon já frios. Polvilhe com o tomilho, a pimenta e o sal a gosto, e misture novamente.

Montagem:
Recheie as tortas com a mistura de cebolas. 
Abra a metade de massa restante, corte 5 tampas e tampe as tortas com elas. Faça pequenos cortes para o vapor sair. Pincele as tortas com gema.
Asse em forno 180 graus, preaquecido, por 25 minutos.

domingo, 5 de setembro de 2010


Torta Crumble de Maçã Caramelada



Depois de uma semana corrida [meu aniversário na segunda e primeira semana no novo trabalho e pegar ônibus todo dia e acordar as 6 da matina e só chegar em casa as 6 e meia da noite, ufa!] e deliciosa [adorei meu novo estilo de vida!], nada melhor que, na sexta a noite, fazer uma confortável torta de maçãs para o fim de semana. Confortável porque o preparo é uma terapia, o aroma é aconchegante e o sabor é de fazer sorrir de orelha a orelha.
A receita vem do livro 500 Pies & Tarts, que eu ganhei da querida Paula Labaki. É diferente e deliciosa: tem gosto de maçã do amor! Verdade, a maçã caramelada do recheio tem gosto de maçã do amor, e a cobertura de farofinha de canela e noz-moscada "abre o apetite", como dia minha vó.
Falando em vó, vou levar o que sobrou da torta pra minha família, nesse fim de semana prolongado!
E ainda faltam 498 tortas do livro, aguardem!


Torta Crumble de Maçã Caramelada

Ingredientes:
1 receita de base de massa para tortas como essa;

8 maçãs azedinhas sem casca e sementes, picada em pedaços;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
1 e 1/4 xícaras de açúcar;
1/4 da xícara de água;
3 colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de água;

Para a farofa:
6 colheres de sopa de manteiga;
3/4 de xícara de farinha de trigo;
1/3 de xícara de açúcar mascavo, apertado na xícara;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1 pitada de noz-moscada;
1 pitada de sal.

Preparo:
Abra a massa sobre o fundo e laterais de uma fôrma para tortas baixas, e conserve na geladeira.
Coloque as maçãs picadas em uma tigela grande com a farinha. Misture bem até enfarinhar todas as fatias. Reseve.
Em uma panela média, de fundo grosso, misture açúcar e água. Leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver todo o açúcar. Assim que dissolver, páre de mexer e deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo, girando a panela de vez em quando. Quando o caramelo ficar dourado, como calda de pudim, retire do fogo.
Deixe esfriar por uns minutinhos e acrescente as colheradas de manteiga e de água. Mexa bem até dissolver, e retorne a panela ao fogo, mexendo até formar bolhas.
Derrame imediatamente o caramelo sobre as maçãs e misture bem. Deixe descansar por 10 minutos, até a maçã soltar  seu suco [elas vão ficar com uma cor maravilhosa!].
Prepare a farofa: misture farinha, açúcar, especiarias e sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofinha.
Para montar a torta, distribua as maçãs sobre a massa crua e gelada. Polvilhe a farofa sobre as maçãs generosamente. Asse em forno preaquecido a 180 graus por mais ou menos 1 hora.


domingo, 29 de agosto de 2010


Torta de Limão à francesa


Olás!

Todo o mundo, literalmente, sabe o quanto é bom um pedaço de torta de limão. O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual do seu jeito. Na Flórida eles têm a Key Lime Pie, que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco de limão, com merengue ou chantilly por cima, vai do gosto do freguês. Na Inglaterra a Lemon Tart é feita de uma massa que derrete na boca, recheada de curd de limão com açúcar polvilhado. A Lemon Chiffon Pie, ou a Torta Mousse de Limão, são as versões mais leves e aeradas de torta cítrica.
Porém, seguramente a mais clássica das tortas azedinhas é a Tarte Meringuée au Citron, a torta francesa de limão amarelo. Nela, o amarelo e azedinho creme de limão que recheia a massa crocante encontra seu equilíbrio na brancura doce do merengue da cobertura. Além de deliciosa [o sabor do creme de limão é bem diferente do de leite condensado, que estamos acostumados] ela é surpreendente linda, e seu preparo é muito simples. É a sobremesa perfeita para uma bela refeição!
E você, qual sua receita de torta de limão preferida?


Torta Merengue de Limão 
[retirada desse site lindo!]
Ingredientes da Massa Brisée:

250 g. de farinha de trigo;
125 g. de manteiga picada;
125 g. de açúcar;
1 ovo.

Preparo da Massa Brisée:
Misture a farinha peneirada com o açúcar, e forme uma depressão no centro da tigela. Adicione o ovo e a manteiga amolecida no centro. Amasse com as mãos o suficiente para dar liga [não amasse demais].
Forme uma bola achatada com a massa,  embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora.
Abre a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas de 22cm de diâmetro e 3 de altura, furando-a com um garfo. Leve à geladeira por 15 minutos.
Asse em forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos até dourar.
Reserve.

Ingredientes do Recheio:
1/2 xícara de suco de limão siciliano;
Raspas de 2 limões sicilianos;
100g de açúcar;
4 gemas;
3 colheres de sopa de maizena;
1 colher de sopa [15g] de manteiga.

Preparo do Recheio:
Coloque o suco de limão em um copo de medida e complete com água até chegar em 300ml. Despeje em uma panela, adicione as raspas e o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver completamente.
Dissolva a maizena em um pouquinho de água e adicione à mistura ainda no fogo, cozinhando até ferver e engrossar.
Retire do fogo, deixe esfriar levemente e adicione as gemas peneiradas, batendo vigorosamente [cuidado para elas não cozinharem e formarem grânulos]. Por último, adicione a manteiga e mexa até derreter. Recheie a massa já assada com esse creme.

Ingredientes da Cobertura:
4 claras;
200g de açúcar.

Preparo da Cobertura:
Bata as claras em neve, adicionando o açúcar às colheradas até formar um creme branco, firme, brilhante e liso.
Cubra a torta já recheada com esse merengue, e leve ao forno quente por alguns minutos até o merengue dourar.
Sirva gelada!




segunda-feira, 16 de agosto de 2010


O velho pêssego com creme de leite...


Olás pessoas!
Estou muito feliz com a cara que o blog está tomando! Infelizmente, meu notebook resolveu pifar, na semana passada, então sim, estou sem computador [espero que provisoriamente, apesar de o técnico ter dito que não tem o que fazer]. Enfim, por isso as atualizações podem atrasar um bocadinho agora, já que tenho que fazê-las daqui da USP, e não de casa. Mas é provisório, logo resolvo isso.

Nesse final de semana tivemos Bruschettas, muitas Bruschettas, para comemorar o aniversário da Gi. No domingo depois da comilança, resolvi fazer uma torta bem leve e básica, só para adoçar a boca [e acredite, precisei adoçar a vida depois de assistir Na Natureza Selvagem, um filme lindo e triste]. Sabe aquelas sobremesas práticas de sempre - morango com leite condensado ou pêssegos com creme de leite? Optei pela segunda, dando uma 'empetecada' nela, colocando tudo dentro de uma massinha crocante de torta, e assim saiu a Torta de Pêssegos e Creme de Leite batido, fácil, prática e com a gostosura comprovada por milhões de pessoas que a séculos comem pêssego com creme de leite..rs.

Torta de Pêssegos e Creme de Leite

Massa: usei esta aqui, forrando uma fôrma de tartelette [aquelas baixinhas] e assando por 20 minutos com papel alumínio e mais 15 sem, para pegar uma cor.

Recheio:
1 lata de pêssegos em calda;
200ml de creme de leite fresco e gelado;
4 colheres de açúcar de confeiteiro.

Preparo:
Bata o creme de leite bem gelado, na batedeira, e quando começar a engrossar adicione as colheradas de açúcar uma a uma. Quando chegar ao ponto de chantilly [cuidado, se passar do ponto vira manteiga], adicione aos poucos 1 copo americano da calda do pêssego [você pode bater umas 3 metades de pêssego rapidamente no liquidificador com a calda, e adicionar tudo, para o chantilly ficar com pedacinhos de fruta - eu fiz isso e recomendo!].
Recheie a massa já fria com esse creme e distribua o resto do pêssego fatiado ou em pedacinhos sobre o creme. Regue com um restinho da calda e leve para gelar por uma horinha, antes de comer.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


A torta mais bonita que já fiz!


Olá todo mundo!
Pensa em uma torta. Pensou? Então, a primeira torta a sempre me vir ao pensamento é aquela torta clássica, de desenho animado, de massa dourada, recheio roxo e aqueles furinhos na massa da cobertura. E a Blueberry Pie, ou Torta de Mirtilos, é exatamente assim, tirada direto do desenho animado! Uma massa crocante, recheada de frutinhos roxo-azulados e com uma tampa de massa dourada açucarada, fechada nas bordas rusticamente e com rasgos para o vapor escapar. Em um palavra, perfeita! Linda, rústica e simples.
Bom, é preciso dizer aqui que eu nunca gostei do sabor de mirtilos, apesar da beleza das frutinhas azuis embaçadas, tal qual garrafas de vinho antigo. Além disso, os mirtilos são, por aqui, difíceis de se encontrar e caros, então nunca fui de comprá-los. A história é que ontem me achei vindo pra casa com duas caixinhas deles, caras e compradas num momento de consumismo cego [e bobo]. Como já tinha feito muffins de mirtilo e não gostado, resolvi dessa vez experimentar a torta, aquela que aparece no filme Um Beijo Roubado [My Blueberry Nights, super recomendo!].
O preparo é super fácil, e só fiz uma alteraçãozinha: acrescentei morangos bem maduros ao recheio. E olha, ficou muito boa, palavra de quem torce o nariz pra mirtilo! Do blueberry muffin eu não gosto não, mas a torta tá aprovada! : D



Torta de Morangos e Mirtilos

Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
3 colheres de sopa de açúcar;
3/4 de xícara [150g] de manteiga gelada em pedacinhos;
1/2 colher de chá de canela em pó;
4 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da massa:
Misture açúcar, farinha e canela, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água, amasse levemente, divida em duas bolas e leve-as à geladeira por 20 minutos.
Abra uma metade com o rolo de forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Fure a massa, cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire e reserve.

Ingredientes do recheio e montagem:
550g de mirtilos e morangos [pode ser só morangos, amoras, framboesas, cerejas. Eu fiz com 400g de mirtilos e 150g de morangos];
1/3 de xícara de açúcar;
1 colher de amido de milho;
1 colher de farinha de trigo;
Raspas de um limão.

1 gema e uma colher de sopa de leite;
Açúcar cristal para polvilhar.

Montagem:
Sobre a massa assada distribua as frutas [os morangos eu cortei em quatro]. Misture o açúcar, farinha, amido e raspas de limão e despeje sobre as frutas, mexendo de leve com o garfo.
Abra a outra metade da massa, cubra a torta, feche as laterais apertando bem e faça 4 cortes na massa, para o vapor escapar.
Pincele a massa com a gema misturada ao leite, e polvilhe com açúcar cristal [o açúcar vai derreter e deixar a massa dourada, açucarada e crocante, como um biscoito palmiere]. Leve de volta ao forno 180 graus por de 15 a 20 minutos, ou até dourar a superfície e o recheio ferver.
Sirva morna, e se delicie!



domingo, 18 de julho de 2010


Tortas de Banana: na dúvida, mix de duas receitas



Dia desses eu estava na loucura [lê-se mau humor] de escrever minha monografia para a faculdade quando chego em casa e acho uma caixinha do Sedex sobre a escrivaninha. Dentro, havia 1 potinho de alho confitado, um pacotinho de cookies de passas, chocolate branco e coco [deliciooosos, comi todos na hora!], um livro e uma carta muito fofa da querida Paula Labaki, dona do Lena Labaki Catering e desse blog delicioso de receitas. Nem preciso dizer o quanto a surpresa salvou meu dia, né? E o livro é lindo, cheio de fotos profissas e com 500 receitas, chamado 500 Pies & Tarts, the only pie and tart compendium you'll ever need, recomendadíssimo pra quem adora uma boa torta, como eu. Obrigadão Paula, adorei tudo! :D



 Aliás, a receita de hoje é de lá: na verdade baseada em duas receitas do livro, a tradicional Banana Cream Pie, torta clássica de bananas americana, e a Banoffee Pie, torta inglesa de bananas e doce de leite. Misturei as duas porque queria creme, doce de leite e bananas, além de uns pedacinhos de chocolate que adicionei por conta, e deu na receita a seguir:

Torta de Bananas, Creme e Doce de Leite

Creme:
1 e 1/2 xícaras de leite;
1 e 1/2  xícaras de creme de leite fresco;
3 gemas;
1/2 xícara de açúcar;
1/4 de xícara de amido de milho;
1 pitada de sal;
2 coheres de sopa de manteiga amolecida;
2 colheres de chá de extrato de baunilha.

Preparo do Creme:
Em uma tigela, bata as gemas com um fouet e reserve. Dissolva açúcar, sal e amido em 1/2 xícara de leite e misture ao restante do leite, ao creme de leite e à baunilha, em uma panela. Leve ao fogo médio e cozinhe mexendo sempre. Quando ferver, deixe por 1 minuto, ainda mexendo, e desligue o fogo. Derrame metade dessa mistura sobre as gemas, batendo rapidamente, para dissolvê-las [não bater rapidamente você corre o risco dos gemas cozinharem e o creme ficar com grânulos]. Volte a mistura de gemas e leite à outra metade que ficou na panela, misture bem e leve ao fogo médio, cozinhando sem parar de mexer por uns 6 minutos. Remova do fogo, adicione a manteiga e bata bem. Deixe esfriar completamente, enquanto prepara a massa da torta.

Ingredientes da massa:
1 e 1/2 xicaras de farinha;
1/8 da colher de chá de sal;
1/4 de xícara de açúcar;
1/2 xícara de manteiga gelada picada;
1 gema;
2 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da massa:
Misture farinha, sal, açúcar e manteiga picada com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e a água gelada, amasse até ficar homogêneo e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Retire, cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, fure com um garfo, cubra com papel alumínio, apertando bem, e asse por 20 minutos em forno preaquecido 180 graus. Findo o tempo, retire o papel alumínio e volte a massa ao forno por mais 10 minutos, até dourar. Retire e reserve.

Montagem:
6 bananas médias em fatias [usei banana nanica], às quais você deve adicionar 1 ou 2 colheres de suco de limão, para não escurecerem;
3/4 de xícara de doce de leite cremoso;
170g de chocolate meio-amargo picado.
Creme chantilly para acompanhar.
Cubra o fundo da massa já assada com metade do doce de leite, uma camada de fatias de banana e metade do chocolate picado. Sobre ela adicione o creme, e sobre ele o resto do doce de leite, as fatias de banana que sobraram e a outra metade do chocolate picado. Deixe gelar e sirva acompanhado de creme chantilly. Eu não tinha em casa e não fez falta alguma! :D

Por incrível que pareça, não ficou absurdamente doce, mas se você prefere uma receita mais equilibrada, pode preparar a Banana Cream Pie tradicional, excluindo o doce de leite e o chocolate picado, e cobrindo a massa com camadas intercaladas de banana e creme, e por cima de tudo chantilly e canela. Ou a Banoffee Pie, cobrindo a massa com doce de leite, fatias de banana e creme chantilly.

E preparem-se, graças a Paula teremos mais 499 receitas de tortas pipocando por aqui no futuro! hehehe





terça-feira, 25 de maio de 2010


Torta Bipolar


Hey people!

Infelizmente semana passada só consegui fazer um post [normalmente são dois por semana], mas nessa vou fazer uma forcinha pra conseguir dois!
O primeiro é esse de hoje:
Começa comigo no supermercado, copiando a receita dessas tortinhas da caixa de Chocolate em pó do Padre [não tinha porquê comprar, já que tenho cacau em pó em casa, né?]. Comprei só o leite condensado mesmo.
A massa que a receita da caixinha indica é de bolachas. Como eu não sou do fã clube da massa de torta de bolacha, e prevendo que poderia ficar doce demais, troquei por essa, que nem lva açúcar e que derrete na boca que é uma delícia!
Palpitei no recheio também: adicionei baunilha ao creme branco [lê-se amarelinho] e troquei o chocolate em pó por chocolate amargo [70% cacau] em tablete e um tantinho de vodca, pra ficar forte. Ah, troquei uma parte do leite por creme de leite fresco, também. Você pode usar o de caixinha mesmo, é só adicionar no final, depois que o creme engrossar.
Receitinha super simples, quase doce de padoca mesmo, mas ficou gostoso pacas! Parece Boston Cream Pie [que na verdade é um bolo, não uma 'pie'], versão pie mesmo. Pie é torta, ok?
Segu a receita e meu carinho a todo mundo que tem torcido para o Muffins & Afins e que seguiu o blog mesmo com esse período de postagem esporádica que aconteceu.



Torta Bipolar, ou Boston Cream Pie versão 'pie' mesmo!  [rende 10 tortinhas]

Massa:
Misture 300g de farinha de trigo com 200g de margarina [80% lipídios, claro] até formar uma farofa. Adicione 2 ou 3 colheres de sopa de água gelada para dar liga e amasse com as mãos. Faça uma bola, envova em filme plástico e geladeira por 15 minutos.
Cubra o fundo e as laterais de 10 forminhas para tortinha de 7,5cm de diâmetro, cubra cada uma com um pedaço de papel alumínio apertado e asse em forno 180 graus, preaquecido, por 20 min. Retire o papel alumínio e deixe dourar no forno por mais uns 10 minutinhos. Retire, deixe esfriar e desenforme.

Cremes:
Em uma panela média junte 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite de vaca, 100ml de creme de leite fresco, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 1 colher de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa rasas de maisena. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a ferver abaixe o fogo e continue mexendo, até engrossar.
Divida o creme em duas tigelas. Em uma delas acrescente 120g de chocolate amargo picado fininho e bata até ficar homogêneo. Adicione a colher de chá de vodca e mexa mais um bucadinho.
Recheie as tortinhas, metade cada creme.
Sirva geladinha!

Receita simples com um toque de gourmet ; )

Ahhhhhh, e olha que legal que a amiga da Karen trouxe da Colômbia pra mim: Sachets de cafés aromatizados! Tem Café Caramelo, Café Baunilha, Café Clássico, Café Descafeinado, Café Colombia e Café Premium, além de sachets de Coffe Cream: você mistura com água quente e vira um creme pra botar sobre o café! Demais, né? Nunca vi por aqui, mas se alguém conhecer, me avisa, please!



segunda-feira, 5 de abril de 2010


Postagem Rosa: Tortinhas de Cereja


Olás olás!
Correria total aqui. Eu tinha quase desistido da postagem colorida de hoje, mas quando fui fazer Tortinhas de Limão pra vender amanhã aproveitei e fiz algumas de cerejas, que foi o mais próximo do rosa que encontrei à mão. E o resultado foi impressionante: deliciosas, e combinam demais com o suspiro!
Então, o post rosa do Colorindo a Vida de hoje é esse, espero que vocês gostem e desculpe o atraso!


Ingredientes da massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
1/4 de xícara de açúcar;
1/2 xícara caprichada de margarina 80% de lipídios gelada em pedacinhos;
raspas de meio limão;
1 gema.

Preparo da massa: misture farinha, açúcar e as raspas. Adicione a margarina picada e misture com as pontas dos dedos até virar farofa. Adicione a gema, amasse levemente e deixe na geladeira por 15 minutos.
Forre 11 forminhas untadas, daquelas de empada, de 7cm de diâmetro, com a massa gelada. Faça furos com um garfo, reserve na geladeira por mais 15 minutos.
Cubra as forminhas com 2 folhas de papel alumíno cada, pressionando sobre a massa. Asse em forno 180 graus por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais uns 8 minutos para dourar levemente. Retire e deixe esfriar.

Ingredientes do recheio:
1/2  xícara de açúcar;
2 colheres de café de maisena;
2 colheres de café de suco de laranja;
1 colher de café de raspas de laranja;
1/2 colher de café de canela;
1 pitada de sal;
3 xícaras de cerejas em calda;
3/4 de xícara de água.
Preparo do recheio: misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo até a mistura ficar cremosa, como geléia. É rapidinho, 10 minutos.

Cobertura de Merengue: Bata 4 claras até o ponto de neve fraco. Com a batedeira ligada, adicione, uma a uma, 10 colheres de sopa de açucar. Continue batendo por uns 6 minutos. Desligue a batedeira e coloque o merengue em um saco de confeitar.

Montagem: assim que estiverem frias, desenforme as massas de torta. Arrume-as sobre uma assadeira grande, recheie cada uma com as cerejas e cubra com o merengue. Leve ao forno preaquecido a 200 graus, bem quente, e fique de olho, até o merengue dourar levemente.

Sirva morna ou fria ; )

quinta-feira, 1 de abril de 2010


Crumble Tartelettes


Estou empolgado com o desafio de toda segunda feira um post com uma cor tema, e admirado com a repercussão que isso causou no blog! Coincidência ou não, o post passado conseguiu, até agora, 34 comentários! Fato mais do que inédito por aqui, e que significa que o meu esforço de fazer um blog divertido está rendendo resultados, por isso não posso deixar de mais uma vez agradecer a todos vocês, que dividem a bancada da Cozinha Coletiva comigo : D

Sobre a receita de hoje, é um misto de crumble [que é aquele doce feito com frutas e farofinha crocante por cima] com pequenas pot pies [aquelas tortinhas dentro do potinho]. O resultado são tartelettes mornas de sabor intenso e textura crocante, deliciosas para aquelas tardes de folga, sabe? Então, lá vai:



Crumble Tartelettes

Massa: é uma massa básica de bolachas moídas: triture no liquidificador 200g de bolacha maizena até virar farinha. Junte 4 ou 5 colheres de sopa de manteiga e uma pitada de canela, amasse até ficar homogênio e distribua sobre o fundo e laterais de 6 forminhas de 8cm de diâmetro, ou ramequins, se vc os tiver. Cubra com 2 camadas de papel alumínio cada forminha e pressione-o contra a massa. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 10 minutinhos. Retire o papel alumínio e reserve. Não desligue o forno.

Recheio: [faça antes ou enquanto as massas estão no forno]
2 maçãs azedinhas descascadas e picadas em cubinhos;
2 peras picadas em cubinhos;
Suco de 1 limão;
Canela a gosto [capriche!];
1/4 de xícara de mel;
50ml de vinho do porto [usei Licor de Maçãs caseiro].

Junte todos os ingedientes em uma panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos.

Montagem: Esfarele totalmente uma das massas de tortinhas já assadas, com os dedos. Deve formar uma farofa grossa. Recheie as 5 tortinhas restantes com o doce de frutas, e cubra com a farofa da tortinha esmigalhada e nozes picadinhas. Volte ao forno quente por mais 15 minutos.
Retire do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva morna, acompanhada de creme de leite.


quinta-feira, 25 de março de 2010


Era uma vez uma gripe e um desejo de comer tortas...



22h17 e eu chegando da Unimed 24 horas : /  Pois é, eu sempre tive asma, então nunca tive uma gripe normal, porque todas acabam virando crise asmática. E crise asmática é f***, viu? Mistura de não conseguir respirar com a irritação causada de não conseguir respirar e com a dor no peito de fazer esforço pra respirar. Enfim, agora melhorei, amanhã volto no hospital e boa. Uma vez por ano é assim.

Mudando de pato pra ganso, a receita de hoje tem tudo pra ser deliciosa. Eu não sei se realmente é porque deixei à noite na geladeira e no outro dia acorder sem sentir gosto de nada, mas quem comeu diz que é bom mesmo! A receita é tão adaptada que chega a ser quase inventada! E é essa...


Torta de Peras

Massa: Bata no liquidificador 200 gramas de bolacha maizena até virar pó. Acrescente 1/2 colher de chá de canela e 5 colheres de sopa de manteiga gelada. Cubra o fundo e mais 3cm nas lateriais de uma fôrma para tordas de 23cm de diâmetro e fundo removível. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 10 minutos. Reserve.

Creme:
3/4 de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de água;
3 peras sem casca picadas;
3 ovos;
1 xícara de creme de leite;
1 colher de chá de casca de limão ralada;
2 colheres de sopa de suco de limão;
3 colheres de sopa de manteiga derretida;
1/4 da xícara de conhaque.

Leve a água e o açúcar ao fogo médio até dissolver. Acrescente as peras picadas e cozinhe por 3 minutos. Abaixe e fogo e deixe mais 15 minutinhos, até as peras ficarem macias. Escorra e amasse as peras até obter um puré. Reserve.
Bata os ovos até ficar espumante. Junte o puré, o creme de leite e os demais ingredientes e bata até ficar homogêneo.

Recheie a massa e leve ao forno 180 graus por mais 30 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira por uma horinha.

Cobertura:
Decore as laterais da torta com nozes picadas grosseiramente. Com uma colher, faça fios com um mel de boa qualidade por cima da torta toda. Salpique canela em pó e noz-moscada.


Apesar de estar com o paladar e olfato comprometidos, pera, nozes, mel e especiarias são, para mim, uma combinação perfeita! Mal posso esperar pra sarar e poder sentir a sutileza dos sabores!
Um beijo [não literalmente, já que eu passaria gripe pra vocês] pra todo mundo que dá uma olhadinha aqui na Cozinha Coletiva! Nesses três meses de blog ganhei muitas amigas novas, e alguns amigos também, e tenho feito tudo com muito carinho pra vocês que passam por aqui! Obrigado por construirem esse blog comigo : )

Ahhh, já que falei de peras, olha as Tartes Tatin individuais que eu fiz esses dias! E de pera! Gostei mais que a de maçã. A receita é a mesma, só muda a fruta.


segunda-feira, 22 de março de 2010


Jantarzinho 'leve': Torta de Queijo e Ovos


Hallo!
Faça a soma: família louca quem não via a mais de um mês + fds + cidade pequena + impaciência + onibus fedido. O que é que dá? Então, por incrível que pareça deu num final de semana delicioso! Pois é, fui pra casa dos meus avós, revi mãe, pai, gata obesa. Assisti 4 filmes maravilhosos [Um Beijo Roubado; Polaroides Urbanas; Noites de Tormenta e o melhor, Sombras de Goya], fiz almôndegas com a minha mãe, pra trazer congeladas, e ainda fuçei nas receitas antigas pra dedéu da minha vó [no próximo posto vou falar mais dessas receitas]. Isso tudo sem internet! Me diverti à beça, viu? E já to com saudade deles...

A idéia desse post era outra [tô misterioso, né?], mas como não deu tempo, vai uma receitinha básica pra um almoço básico ou um jantarzinho 'leve'. No meu caso foi jantarzinho mesmo, sabe quando arroz e feijão enjôa? Foi assim, e fica bem gostosa, sabe? A Gi comeu também e aprovou : D



Torta de Queijo e Ovos
[eu fiz uma receita reduzida, mas vou passar a receita normal, para uma fôrma de 25cm de diâmetro]

Ingredientes da massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de sopa de açucar;
1/4 de manteiga  gelada picada em pedacinhos;
3 colheres de sopa de gordura vegetal gelada, picada em pedacinhos;
3 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes do recheio:
4 ovos;
1 e 1/2 xícara de creme de leite;
1/4 de colher de chá de sal;
1 pitada de pimenta do reino;
1 pitada de noz moscada;
100g de parmesão ralado fino;
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga gelada picada em pedacinhos.

Preparo da massa:
Em uma tigela peneire farinha, sal e açucar. Junte a manteiga e a gordura e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Adicione a água, amasse com as mãos, forme uma bola, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 15min.
Abra a massa sobre o fundo de uma fôrma de 25cm de diâmetro [como reduzi a receita, minha fôrma menor não tem fundo removível, então forrei com papel manteiga untado para facilitar a retirada da massa depois de assada]. Forre as lateirais e apare as bordas com uma faca. Fure o fundo da massa com um garfo, cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 min. Retire o papel alumínio e deixe dourar levemente por mais 10 min. Reserve. Mantenha o forno aceso.

Preparo do recheio:
Bata os ovos até começar a espumar. Adicione o creme de leite, o queijo e os temperos. Bata até misturar.
Derrame a mistura sobre a massa já assada, coloque a manteiga picada por cima e leve ao forno por mais 30 minutos. Sirva quente.


Ahhh, essa da foto é a Lucille, minha gata mau-humorada e obesa.
Como ela é muito metida, nem olhou pra foto ; )

quinta-feira, 11 de março de 2010


As Piores Tortas de Londres



 É um filme baseado num musical da broadway baseado numa história real, dirigido pelo brilhante e lunático Tim Burton, que eu adoro! Pois bem, o filme conta a história de um casal: o barbeiro vingativo e assassino, e a dona de uma loja de Tortas de Carne quase falida, que costuma variar no tipo de carne do recheio ; )


Nojeiras à parte, as Tortas de Carne [Meat Pies] são um prato típico na Inglaterra e Escócia. Podem ser parecidas com a nossa empada, ou pot pies [potinhos cheios de cozido de carne cobertos com massa de torta]. Podem ser recheadas de cordeiro, de carne de vaca, de frango ao curry, de fígado [eca!], enfim.
Receitas típicas sempre mexem comigo, então fui pra cozinha fazer minha versão das Tortinhas da Sra. Lovett, que é a seguinte:



Tortas de Carne Inglesa

Recheio:
Refogue uma cebola ralada no azeite até começar a dourar. Adicione 500g de patinho picado como para strogonoff  e continue refogando até a carne dourar. Junte um tablete de caldo de carne, sal e pimenta do reino à gosto, uma colher de sopa de extrato de tomate e derrame um bocado de cerveja preta doce. Vá cozinhando em fogo médio, derramando mais cerveja preta quando secar, por uns 20 minutos. Ao todo vai uma latinha de cerveja. Prove pra ver se a carne está macia, acerte os tempeiros, adicione uma lata de seleta de legumes [daquelas com cenoura e ervilhas, sem batata]. Por fim, uma colher rasa de farinha. Deixe mais 5 minutinhos e pronto! Deixe esfriar completamente e reserve.
Você pode preparar essa carne para o almoço e fazer as tortinhas com o que sobrar, também.

Massa:
Junte 2 e 1/2 xícaras de farinha, 1 colher de chá de sal, meia de pimenta do reino, e meia xícara de manteiga gelada, picada em quadradinhos em uma tigela. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione 1/4 de xícara de água gelada, amasse levemente, faça uma bola e geladeira por 15 minutos.

Montagem:
Abra pequenas porções da massa, forre o fundo e as laterais de forminhas untadas e enfarinhadas [usei das de bombocado e das de pão de mel]. Recheie generosamente. Abra novas pequenas porções de massa, cubra as tortinhas e faça um furinho no meio de cada tampinha, para escapar o vapor.
Pincele as tortinhas com uma gema batida, e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos.
Sirva quente, dentro das forminhas mesmo ou desenformadas.
Você pode usar pequenos ramequins, ao invés das forminhas. Eu nao tenho ainda...rs.

Não ficaram iguaizinhas as do filme? Quase né, pois essas são de carne bovina mesmo ;D

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Tarte Tatin e o feriadão em família



Na sexta-feira de carnaval fiz duas malas, mais uma bolsa, peguei margarina culinária, um livro de receitas e minha fôrma de fundo removível e embarquei pra cidadezinha dos meus avós disposto a matar a saudade e ainda preparar uma bela sobremesa.
No sábado cedinho vovós vão ao mercado e perguntam: 'quer alguma coisa de lá?'. 'Maçãs!!!' respondo, já pensando na torta que eu ia preparar. Bom, a torta é um clássico francês - acho que todo mundo já ouviu falar, inclusive da origem do nome, então vou contar resumidamente: As irmãs Tatin tinham um hotel numa cidadezinha do Vale do Loire, e no hotel havia um restaurante. Diz a 'lenda' que um dia uma das demoiselle Tatin foi fazer uma torta de maçãs, mas deixou-as cozinhando demais no açucar, até 'pegar no fundo' da panela. No desespero do momento ela pensou 'quer saber, Va te faire foutre!' [palavrão em francês pode], botou a massa por cima de tudo, levou ao forno e virou a torta num prato. E foi sucesso absoluto! Aliás, ainda é.
Peguei três receitas da dita torta, além de 2 vídeos passo a passo no youtube. E fui para o fogão.
Pra fazer o caramelo usei 2 xícaras de açucar, uma de água e uma de vinho tinto, seguindo a receita da revista Cláudia Comida e Bebida. Depois dos 20 minutos fervendo que a receita pedia, minha calda estava em ponto de bala dura, o que achei muito estranho. Bom, na hora de despejar a calda na fôrma lembrei que não daria certo, pois vazaria tudo pelo fundo removível. Sorte que o cabo da frigideira em q eu preparava a calda soltava, entao fiz a torta nela mesmo [num dos vídeos q vi o chef também assava na própria frigideira[20cm de diâmetro]. Ao invés de maçãs fatiadas, eu só descasquei e cortei-as na metade, pois queria uma torta com a cara da que a Meryl Streep faz no Julie e Julia [lembram, quando ela e a Simca estão dando aula de culinária francesa?]. Foram oito maçãs daquelas ácidas, pequenas: sete cortadas na metade e a oitava picada, cobrindo os espaços entre as metades. E, esperando que com a água das maçãs sendo cozidas a calda chegasse no ponto, botei as maças na calda quente mesmo, e levei ao forno por 20 minutos, até as maçãs ficarem realmente macias. Retirei, cobri com uma massa de torta basicona [200g de farinha; 100g de manteiga; 2 colheres de açucar e 3 de água gelada], dobrei a massa nas laterais, como a receita pedia, e fiz um pequeno orifício no meio, pra escapar o vapor. Forno mais uns 15 minutos, até a massa dourar e desenformei quente, deixando meu pai com cara de bobo por ter dado certo!

Impressões: a torta fica linda mesmo! O aroma é delicioooso. A receita rende muito pouco, infelizmente e o sabor não achei nada excepcional.. gostoso, mas não incrível. Mas é legal contar quem você fez um clássico francês, né? Ah, e fica mais gostosa morninha!


 PS: as fotos lindas devo ao meu irmão querido, e ao celular dele. E à paciência dele em me aguentar pedindo pra assim que ele chegasse em casa descarregasse as fotos e me mandasse ; )
PS2: a cozinha da minha vó Gilda parece de fazenda: enoorme, escura, rústica... por isso as fotos tão com esse clima noir : D

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Tortas & Temas 03: Easy Lemon Pie



Dia desses, navegando no youtube em busca de uma boa receita de Tarte Tatin, encontrei os vídeos de uma dona de casa americana, chamada Maria, que adora cozinhar! Ela grava tutoriais de receitas em sua cozinha [você pode ouvir o cachorro dela latindo, em alguns videos] e joga no youtube. As receitas são bem legais e o passo a passo ajuda muito. Dentre as receitas dela, achei essa facílima-prática-da silva, de uma Torta de Limão que não leva merengue nem chantilly, só um creme de gemas e limão que quando assado ganha uma textura incrível!! Vale a pena perder uns minutinhos na cozinha só para sentir a textura desse recheio, diferente de todas as Tortas de Limão que já provei!
Segue o video em ingles, mais a receita, com leves alterações:

               

Massa:
Como ela usa uma massa comprada pronta, fiz uma bem básica minha, com 200g de biscoito maizena batido no liquidificador até virar farinha e 5 colheres de margarina. Forrei o fundo e laterais da fôrma de tortas de 24cm, pincelei com uma clara batida com um pouquinho d' água, e forno 180 graus por uns 10 minutinhos, no máximo.

Recheio: [aumentado, pois eu queria uma torta mais alta]
1 lata e meia de leite condensado;
5 gemas passadas na peneira;
suco de 5 limões sicilianos.

Preparo:
Na batedeira, em velocidade média, bata as gemas e o leite condensado por 5 minutos, até ficar cremoso e leve. Você vai notar que a textura muda completamente. Vá adicionando o suco aos poucos, sempre batendo [bati mais uns 5 min].
Recheie com o creme a massa de tortas já fria, e leve ao forno 180 graus por 20 minutos, até o recheio firmar totalmente.
Polvilhei com açucar de confeiteiro depois de pronta. 


PS: tenho prova decisiva amanhã, torçam por mim!! :S

sábado, 30 de janeiro de 2010


Tortas & Temas 02: Torta-Merengue de Limão

 

Esse post é um post-básico: receitinha clássica, fácil e deliciosa. A verdadeira Tarte Meringuée au Citron, francesa, leva um creme de limão mais complexo, à base de amido de milho, açucar e gemas. Particularmente, sempre deu queimação nos estômagos lá de casa, até minha mãe sugerir essa opção de creme, facílima, deliciosa, cremosa porém mais leve. Desde então, faço sempre essa nova versão de recheio, muito bem recebida sempre.Caso alguem queira o creme de limão clássico, é só me pedir.

Além disso, esse post é uma pequena homenagem: a Maitê sempre foi minha melhor amiga do mundo, e foi quem sugeriu começarmos a vender docinhos na faculdade. Faziamos bombons de morango, depois trufas, depois tortinhas de limão e chocolate, e assim a fama da 'Confeitaria Clandestina' [que é como nos chamávamos] pegou e continua até hoje.
A Maits já é formada, mas é ótimo quando podemos nos ver e botar o assunto em dia, como nesse fim de semana. O doce preferido dela? Torta de limão!


Perto do Natal ela me pediu a receita da Torta de Limão que a gente fazia juntos, então aqui vai, pra Maits nunca mais perder:

Ingredientes da Massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo;
1/4 xícara de açucar;
1/2 xícara de margarina gelada, cortada em pedacinhos [tem que ser margarina 80% lipídios];
1 gema;
2 colheres de sopa de água gelada;
raspas de 1 limão.

Ingredientes do Creme de Limão:
2 caixinhas de leite condensado;
Suco de 6 ou 7 limões.

Ingredientes do Merengue:
4 claras;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
10 colheres de açucar;
Raspas de 2 limões.

Preparo da Massa:
Junte farinha, raspas, açucar e margarina. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a gema e a água gelada, amasse levemente. Forme uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutinhos.
Abra a massa sobre o fundo removível de uma fôrma de tortas de 23cm de diâmetro. Coloque o fundo na fôrma e cubra as laterais com o resto da massa, aparando as bordas com a faca. Fure toda a massa com um garfo, cubra-a com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno préaquecido 180 graus por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 12 minutos pra dourar. Deixe esfriar dentro da fôrma.
OBS: Você pode fazer essa torta em fôrma alta de tortas, como na foto, fôrma para quiche [aquelas baixas. Vai sobrar recheio, mas você guarda e come..rs] ou em forminhas para empada ou tortinhas mesmo, como a última foto. Dá 20 tortinhas na forminha de empada de 5cm de diâmetro, mas é preciso reduzir a receita do creme pela metade, senão sobra muito].

Preparo do Recheio:
Misture bem o leite consensado com o suco de limão e pronto, acabou! Pode parecer muito mole, mas depois firma.
Preencha a massa, ainda dentro da fôrma, com o creme de limão. Reserve.
OBS: Tem quem coloca uma lata de creme de leite junto, e bate no liquidificador, mas o resultado fica uma mousse, e esse creme tem que ser denso, pra contrastar com o merengue, então não aconselho.

Preparo do Merengue:
Aqui facilita muito uma batedeira, a menos que você tenha paciência e um braço biônico.
Bata as claras com o fermento em pó até ficar em ponto de neve picos moles. Vá acrescentando colheradas do açucar e batendo, até engrossar e não aparecerem grânulos de açucar na brancura linda no merengue.
Reserve uma parte em um bico de confeiteiro para decoração.
Espalhe o merengue restante sobre o creme de limão usando uma colher, formando a segunda camada de recheio. Não alise, deixe o desenho das colheradas, seja criativo! Certifique-se que o merengue está em contato com a massa em toda a volta da torta [ele deve isolar o recheio de creme]. Com o bico, faça umas pitangas nas laterais, pra ficar mais bonito ainda. Salpique as raspas e leve ao forno quente, 200 graus, rapidinho, só pra dar uma leve dorada. Fique de olho, pode ser necessário girar a torta, para que doure por igual.

Geladeira por pelo menos uma horinha e você não vai parar até devorar a torta todinha! Né Maits? ; )

PS: todas as fotos foram tiradas antes das tortas irem ao forno dourar o merengue : (


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


Tortas & Temas 01: Torta de Chocolate para Adultos

Dia desses zapeando pelo Telecine deparei-me com a cena de uma moça terminando uma torta de frutas e levando ao forno, de onde ela tirava outras. Vi o filme todo sem saber o nome mas, para minha sorte, o Telecine tem o costume de repetir bastante seus filmes, e dias depois lá estava eu assistindo Garçonete, um food movie muito simpático, de 2007, e que deixa qualquer um com desejo de comer ou, no meu caso, de fazer tortas.
A personagem principal, Jenna, segue a tradição da mãe, inventadora de tortas. Inspirado por isso, resolvi criar uma linha de posts baseados nas receitas de tortas que minha mãe tem colecionado, e que eu, que não sou bobo, tenho testado e aprovado. Então, de vez em quando, vou fazer uma dessas tortas e mostro aqui o resultado, ok?


A primeira delas é uma torta para adultos: leva um bom tempo para ficar pronta, parece difícil de se fazer, não é adocicada, nem melecada nem cremosa e não rola improvisação na receita. Mas não se assuste, não tem como errar [e crianças que preferem doces menos doce, se existirem, vão gostar, também ;P ].
O resultado é um delicioso paradoxo: o recheio é uma espuma mais leve que qualquer mousse, mas o sabor de chocolate é incrivelmente mais intenso! Delícia até pra quem torce o nariz pra chocolate.



Torta Nuvem de Chocolate [só para adultos]

Massa:
180g de farinha de trigo
45g de açucar
100g de manteiga gelada picada em quadradinhos
1 gema
2 colheres de sopa de água gelada

Recheio:
240ml de água
1 envelope de gelatina em pó sem sabor, da incolor
3 gemas
3 claras
135g de açucar
1 colher de chá de extrato de baunilha
100g de chocolate 70% cacau quebrado em pedaços

Decoração:
200g chocolate meio amargo quebrado em pedaços


Fazendo a massa:
Misture farinha, açucar e manteiga com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e a água, amasse ligeiramente, faça uma bola, embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por 15min.
Abra a massa com um rolo. Forre o fundo de uma fôrma para tortas [de bordas altas e de 20cm de diâmetro] de fundo removível. Coloque o fundo na forma e forre a lateral, aparando as bordas. Fure toda a massa com um garfo. Forre a massa com umas 3 ou 4 camadas de papel alumínio sobrepostas. O papel alumínio deverá esconder a massa.
Asse em forno preaquecido, 180 graus, por 20 min. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 10 min. Deixe esfriar dentro da fôrma.

Fazendo o recheio:
01. Hidrate a gelatina: em uma tigelinha, polvilhe metade da água [120ml] com a gelatina e deixe descansar por 5 min. Reserve.
02. Enquanto isso, bata as gemas até obter um creme grosso [usei 5 min de batedeira]. Enquanto bate vá adicionando 45g do açucar, até a mistura ficar homogênea. Junte a baunilha, misture e reserve.
03. Em uma panela [de preferência anti-aderente] junte o chocolate, o resto da água [120g] e vá mexendo, em fogo baixo, até derreter. É rápido, então cuidado. Apague o fogo, adicione a gelatina hidratada e misture.
04. Vá derramando a mistura de chocolate, aos poucos, sobre as gemas, batendo ligeiramente na batedeira, no nível mais fraco.
05. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por meia hora, mexendo umas duas vezes nesse período, para chegar na consistência ideal. Reserve.
06. Bata as claras em neve em uma tigela grande, adicionando o resto do açucar [90g] aos poucos, até formarem picos firmes [ponto de merengue]. Junte o creme que estava na geladeira, misturando suavemente, bem devagar, ou você vai acabar com o aerado que é o segredo desse recheio!
07. Recheie a massa [que já deve estar assada e fria], e cubra com filme plástico. Geladeira por mais 2 horinhas, para o recheio firmar.

Fazendo a decoração:
Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas. Esfrie o chocolate, temperando-o* com uma espátula. Espalhe o chocolate derretido sobre o fundo de uma assadeira, fazendo uma camada uniforme e de aproximadamente 1cm de altura, no máximo. Deixe solidificar na geladeira. Faça raspas deslizando e pressionando de leve um aro circular [daqueles de cortar biscoitos serve, de uns 10cm de diâmetro] diagonalmente sobre o chocolate, ou mesmo uma faca ou um descascador de legumes. Se você nunca fez isso, no começo as raspas não vão ficar muito bonitas, mas vá fazendo e reservando... as mais desajeitadas você poe por baixo, e as mais bonitas reserva pra colocar por cima, na finalização da decoração.


Para essa torta da foto eu estava sem o aro, e fiz as raspas com a faca mesmo, e deu certo! Ah, e sobrou um pouco do recheio, ainda, que virou recheio de bombom, no dia seguinte!



*Temperar o chocolate é deixá-lo na temperatura ideal, derramando-o sobre uma pedra e fazendo movimentos de vai-e-vem com uma espátula. A temperatura certa é medida tocando o lábio inferior com um pinguinho de chocolate.. se der uma sensação de frio, está bom. Confesso que sou uma negação pra isso, faço uma sujeira danada, então compro o chocolate próprio para coberturas e bombons, que já vem temperado, é só ler na embalagem.
5 comentários 

Nenhum comentário:

Postar um comentário