segunda-feira, 5 de setembro de 2016

DICAS - PARA QUE SERVEM AS CORES COMPLEMENTARES - PINTURA

Para que servem as cores complementares?
Colocado por na secção Perguntas e Respostas
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!
Pergunta…que eu respondo!
Olá Magaly,… Já li muitas vezes todos os artigos sobre a Teoria das Cores e a minha grande dúvida sobre o tema tem a ver com as cores complementares.
É importante conhecer os complementares de cada cor, mas a final para que realmente servem estas cores complementares na pintura?
Poderia, por favor ampliar esta informação. Desde já Obrigada!
Pergunta realizada por:
Tomás Enrique Araujo , Niteroi, RJ

Assim são respondidas as perguntas em “Amopintar”?

  • As respostas as perguntas enviadas, são respondidas na secção “PERGUNTE…QUE EU RESPONDO” ou em “PERGUNTAS E RESPOSTAS”
  • Nenhuma resposta é enviada por email para a pessoa que pergunta, de maneira que esteja sempre atento e visite-nos constantemente…Ou então registe-se em “Amopintar”!!!
  • Para estar actualizados sobre os acontecimentos do Blog, Subscreva-se no RSS. Basta para isso, colocar o seu e-mail…
  • Ou então, cadastre-se no “Newsletter Amopintar”, assim, também poderá receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o seu cadastro

Para que servem as cores complementares na pintura na pintura?

Estrudo com as cores complementaresAs cores complementárias no geral, servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas.
Servem também para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque quando colocadas justapostas.
Mas para esclarecer mais ainda sobre este tema, a continuação lhes apresento várias descrições sobre as utilizações mais comuns…
  • A utilização das cores complementares umas ao lado das outras, geram harmonia, vibração, drama, e movimento, já que se intensificam mutuamente. Mas para não criar uma sensação caótica e desagradável à vista, uma das duas cores devem predominar sobre a outra. É importante ressaltar que não é necessário aplicar cores puras, ou seja, um azul puro junto de um laranja vibrante.
    Podem ser utilizadas diferentes tonalidades das cores para obter resultados mais subtis.
  • Em técnicas impressionistas pode ser colocada uma cor ao lado da outra, em que uma cor represente a luz e a outra a sombra.
  • As cores complementares servem para ressaltar áreas de interesse, por geração de contraste.
  • Se misturarmos uma cor com o seu complementário, estes se neutralizam entre si, obtendo cores cinzas, cafés ou cores de terra.
    Às vezes, ao utilizar o tom adequado nas proporções exactas, podemos obter a cor preta.
  • Quando queremos uma cor específica na nossa pintura, mas esta é muito saturada ou brilhante, e desejamos “apaga-la” um pouco, ou seja, diminuir a sua intensidade para que não seja tão chamativa, podemos adicionar uma pequena quantidade do seu complementário, mas sem que a tendência principal da cor seja alterada.
  • Para obter os tons de cor mais escuros, é mais apropriado adicionar a cor complementar, em vez de usar apenas a cor preta.
  • Da mesma forma, para obter áreas de destaques mais marcantes, aplicamos uma pequena parte da cor complementária sobre o alvo, o que, se for usado individualmente, daria um efeito opaco e frio.

Mais umas dicas…

Uma nota curiosa para encontrar o complementário de uma cor:
Olhe fixamente uma cor por 30 segundos e a seguir vire o seu olhar para uma parede ou folha branca. Nela, por efeitos ópticos verás o complementário da cor. Mais Dicas AQUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário