terça-feira, 13 de março de 2012

posbackup.COMO EVITAR EMAILS IDESEJAVEIS


/(",)\   
-/\-    
_| |_

Bom. Tive essa idéia porque possuo muitos sites, redes e blogs e esse ano que passou, entre 38.833 emails recebidos, recebi email de 3 pessoas diferentes, todas as três, solicitando que não fosse mais enviado mensagens, convites ou o que seja, para seus emails.

Na verdade, reiteraram seus pedidos. Na verdade, excluí os referidos e-mails de nossos contatos. Porém, por motivos inexplicáveis, vez por outra o email excluído aparece de novo em nossa relação de contatos de email.

Uma dessas pessoas, inclusive, aparentando um desespero sem igual - a que somente pode-se atribuir ao stress de alguma cidade grande. Nessas horas, sinto uma pena, uma dó, dessas pessoas. Um "desespero sem igual", tão grande, para algo tão simples.

Então ocorreu-me que pode ser viável que tais pessoas não saibam realmente o que fazer para impedir o recebimento de emails indesejáveis.

Bom... Antes de tudo devo informar que é tarefa bastante simples. Tão simples que não mereceria um tutorial, mas de qualquer forma, êi-lo:

Questão apresentada, a ser resolvida:

Recebo muitos emais de spam, propagandas, convites de diversos e inúmeros remetentes, de modo que minha caixa postal fica abarrotada de emails. Como posso impedir isso? Como posso impedir que me enviem emails com convites para participar de redes, comunidades, grupos, ou convites para ler publicações, eventos, etc de inúmeros internautas diferentes?
Resposta:

Para impedir que emails indesejáveis entrem em sua caixa postal de e-mail, é bastante simples. Siga os passos:

1.1. Acesse a caixa de entrada de seu email;
1.2. Procure por alguns links, geralmente na parte superior de sua caixa postal, onde esteja escrito "criar um filtro". Procure bem, que você localiza.




1.3. Clique nesse link "criar um filtro";



1.4. Vai aparecer uma caixa-formulário-box para você preencher;



1.5. Para que seu filtro seja bom, o melhor é fazer vários filtros. Um para cada tipo de spam que você costuma receber e que não deseja mais receber;

1.6. Por exemplo. Se a maioria dos e-mails que você não deseja mais receber possui a palavra "participe" de comunidade tal; "Participe" de nossa rede tal; Venha "conferir" minha publicação tal; "Venha participar" de rede tal; "Orkut - Vem comigo", então basta você criar um filtro para essas palavras. No caso de frase, por exemplo "vem comigo", deve-se colocar entre aspas, senão o filtro será aplicado a todos os emails que tiverem a palavra "vem" e a todos os e-mais que tiverem a palavra "comigo", o que seria uma lástima.

1.7. Na página de filtro tem vários campos. Deixe-os em branco e preencha apenas o campo "corpo da mensagem": digite participe participar "vem comigo" , para filtrar todos os emails com essas palavras, bem como os emails com a expresão "vem comigo". Aconselhamos, no entanto, a criar um filtro para cada uma dessas palavras ou expressões.

Na imagem abaixo utilizamos o termo de pesquisa "contato sites do escritor". E o fizemos sem aspas, resultando numa pesquisa falha, pois o filtro irá considerar os emails que tiverem qualquer uma das palavras, isoladamente. Nesse caso, se o efeito esperado for os emails do site do escritor, deve-se colocar o termo de pesquisa entre aspas.




1.8. Agora a etapa dois da criação do filtro. Clique no botão "Próxima Etapa" mostrada na imagem acima.

1.9. Diga ao computador o que deve fazer com os e-mails que tiverem essa palavra "participe", no corpo da mensagem.

Lembre-se que na imagem, o termo utilizado foi "contato site do escritor"



1.10. Tem várias opções. Deixe-as em branco e marque apenas a opção "Excluir".

1.12. Pronto! Clique em "salvar filtro".

1.13. Agora, de ora em diante, todas as mensagens de e-mail que tiverem a palavra "participe" serão filtradas pelo computador e excluídas, sem nem passar pela sua caixa de entrada.

1.12. Desse mesmo modo você deve proceder para cada tipo de email indesejável.

2. Assim, crie filtros para as demais palavras: "conferir" (sem aspas); "participar" (sem aspas).

3. Você pode escolher outras opções para determinar o que deve ser feito com todos os seus e-mails.

4. Por exemplo. Você pode clicar, na parte superior de sua caixa de emails, na opção "marcadores". Crie marcadores clicando, no menu "marcadores", no sub-menu "novo".  Essa opção de marcadores também pode ser acessada quando estiver fazendo um filtro. Veja na imagem:




Abra diversos novos marcadores. Por exemplo: Um marcador para "Recanto das Letras"; outro para "comentários em meus textos"; outro para "Minha Família"; outro para "colegas de trabalho"; outro para "emails indesejados".

5. Assim você poderá combinar os dois recursos. Você pode criar um filtro com o argumento "Maria Minha Mãe" no campo "remetente", e determinar, na segunda etapa de criação do filtro, que a mensagem seja enviada para o marcador "Minha Família";



6. Desse mesmo modo, pode determinar que os e-mails recebidos cujo remetente seja o Recanto das Letras, que o mesmo seja enviado para o marcador "Recanto das Letras" (com aspas). E assim sucessivamente;



Faça vários filtros. Por exemplo, ao invés de mandar "excluir" os emails com as palavras "participe", do primeiro exemplo, você pode determinar que sejam enviados para o marcador "emails indesejados", para evitar que o computador exclua algum e-mail com essa palavra que não deveria ser excluído. Assim você pode depois clicar no marcador "emails indesejados" e ver (numa leitura rápida de remetentes e/ou assuntos) se tem algum que você deseja ler. Depois você clica em "selecionar todos" e "excluir", para que tais emails sejam excluídos somente após sua verificação pessoal.

7. No entanto, se você tiver certeza que nunca vai querer ler uma mensagem de e-mail que tenha em seu corpo de mensagem, determinada palavra (viagra, compre, veja), determine, no filtro criado, a opção "Excluir", que as mensagens futuras serão excluídas automaticamente.

8. Por exemplo. Se desejar não receber email de determinado remetente (pessoa, empresa, rede social, orkut, ning, facebook, twitter, multiply, etc), basta você criar um novo filtro, incluir o email desse remetente no campo "remetente" e, na segunda etapa de criação de seu novo filtro, determinar ao computador que exclua tais mensagens de e-mails, marcando a opção "excluir". Pronto. Nunca mais você verá e-mails desse remetente na sua caixa de entrada de seu email.

Um abraço.
Espero que este tutorial tenha alguma serventia.

Lustato Tenterrara



fonte
RECANTO DAS LETRAS (blog)


VEJA O ORIGINAL ABAIXO
agradecimentos a esse blog VEJA AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário