quinta-feira, 13 de outubro de 2011

pos backup.info.prepare seu computador para formatação

Prepare seu computador para formatação

Formatar o micro não é uma tarefa muito complicada. Difícil é lembrar de fazer backup de todas as informações importantes...

Por Cristine Gleria Vecchi em 11/Out/2011
Compartilhe:

Seu computador anda lento, travando? O sistema operacional está emitindo várias mensagens de erro? Nessas horas todo mundo parte para a famosa formatação do HD. Se acha que levar essa tarefa para um especialista vai pesar muito no seu bolso, o barato pode sair caro, pois para formatar um computador não basta simplesmente inserir o CD de instalação do Windows e seguir todas as telas do assistente.
Há toda uma preparação prévia como fazer backup dos drivers, e-mails, até mesmo dos sites favoritos gravados no seu navegador. Imagine só depois que você formatou o HD e lembrou que tinha um arquivo importante e que o perdeu? Ai será tarde mais.
Por isso preparamos esse tutorial para tentar alertar você do que é importante gravar antes de apagar tudo que tem no computador. Lembre-se que aqui estão apenas alguns exemplos; o que é importante varia de usuário para usuário. Fique atento! Não mostraremos aqui como formatar o computador, isso é tema para um próximo tutorial.

Backup de drivers

Por padrão, as versões do Windows Vista e 7 reconhecem placa de som, rede e vídeo. Mas, em muitos casos é necessário instalar os drivers manualmente. Mas, afinal, o que são drivers? São aplicativos que fazem com o sistema operacional reconheça os dispositivos de hardware de um computador.
Para você saber se o seu sistema operacional não está reconhecendo algum componente de hardware por falta de driver, clique com o botão direito no Meu Computador > Propriedades > Gerenciador de Dispositivos. Os itens com "problemas" são representados por um sinal de exclamação. Na imagem, podemos ver um exemplo de como é exibida a falta do driver apropriado para o adaptador de vídeo.
O backup dos drivers é o primeiro passo antes da formatação
O backup dos drivers é o primeiro passo antes da formatação
Há vários softwares no mercado que facilitam o trabalho. Eles fazem o backup dos drivers do seu computador e, após a formatação, reinstalam todos, sem problemas. Isso é extremamente útil, principalmente para aqueles que perderam o CD com os drivers que vem junto quando compramos um computador. Vamos utilizar o DriverMax Portable, que é grátis e não precisa ser instalado para ser utilizado.
O programa possui uma tela simples de utilizar. Para fazer o download dos drivers, basta clicar em Driver operations > Export Drivers. Depois, basta seguir as telas do assistente. Em segundos, serão exibidos todos os drivers existentes no computador. Clique em Select all > Next. Importante: em uma das etapas, o programa irá perguntar em qual local deseja salvar os drivers e, obviamente, como vai formatar o computador, deve salvar em um pendrive e não no próprio computador.
Exporte seus drivers para um pendrive
Exporte seus drivers para um pendrive
Depois da formatação, basta executar o programa e clicar em Driver operations > Import Drivers. Ele irá instalar todos os drivers para você.

E-mails

A maior parte dos usuários costuma utilizar webmail (e-mail online, acessado a partir de um site), o que significa que seus e-mails estão "a salvo" no servidor de e-mail. Mas, muitos baixam os e-mails para o computador e utilizam softwares como Outlook, Outlook Express ou Windows Mail. Nesse caso, como não perder e-mails quando formatar o computador? A seguir veremos como salvar seus e-mails que estão no Windows Mail, utilizado nas versões do Windows Vista e 7 (essas versões do Windows não funcionam com o "famoso" Outlook Express; elas aceitam o Windows Mail - que é gratuito e faz parte do pacote Windows Live Essentials). Para fazer backup dos e-mails, acesse o menu Arquivo > Exportar > Mensagens. Na tela que surgir, selecione Microsoft Windows Mail e clique em Avançar. Determine o local onde seus e-mails serão salvos (lembrando mais uma vez que o computador será formatado, então escolha o pen drive). Em seguida, você poderá escolher quais pastas deseja fazer backup ou optar por todas elas. Pronto, a exportação foi concluída. Depois de formatar o computador, basta realizar o processo inverso. Acesse Arquivo > Importar > Mensagens e informe em qual local você salvou seus e-mails. Simples assim.
Mantenha também os seus dados de e-mail salvos
Mantenha também os seus dados de e-mail salvos
Curiosidade: se você quiser saber onde o Windows Mail salva seus e-mails, acesse Ferramentas > Opções> Guia Avançado. Em seguida, clique no botão Manutenção > Pasta de Armazenamento.

Sites favoritos do navegador

Muitas vezes, ao navegar pela internet nos deparamos com sites interessantes e logo tratamos de salvá-lo nos favoritos do navegador. Quando precisamos acessar aquele site que lembramos que não foi feito backup. Sim, até isso tem que ser lembrado antes de iniciar a formatação. Vejamos como fazer no Firefox e Internet Explorer.
  • Firefox: clique na aba Firefox > Favoritos > Exibir todos os favoritos. Na janela que será aberta,clique em Importar e backup. Você terá duas opções: pode clicar em Backup ou exportar os favoritos em formato HTML. Depois de formatar o computador, basta acessar o mesmo caminho e importar o arquivo gerado.
Exporte seus sites favoritos e não perca tempo procurando-os 
depois da formatação
Exporte seus sites favoritos e não perca tempo procurando-os depois da formatação
  • Internet Explorer: acesse o botão Favoritos, disponível na barra de ferramentas. Clique na seta localizada ao lado da opção Adicionar a Favoritos > Importar e Exportar > Exportar para um arquivo > Favoritos. Determine o local onde os favoritos serão salvos. Depois da formatação, faça o mesmo processo para importar os endereços.
O IE permite que você salve seus favoritos
 
O IE permite que você salve seus favoritos
*Atenção: este procedimento facilita sua vida. Mas você ainda deverá fazer o backup de documentos, imagens e outros arquivos importantes!

Links relacionados

| | URL curta

Comente

Você não está logado! Clique aqui para fazer o login e poder enviar seu comentário.
Ainda não há comentários sobre "Prepare seu computador para formatação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário