segunda-feira, 25 de outubro de 2010

desintoxicaçãod e alimentos

Desintoxicação alimentar - Saiba como eliminar as toxinas do seu corpo


 As férias de verão estão chegando ao fim e não há melhor momento para voltarmos a ter aqueles cuidados básicos com a nossa saúde. Durante toda a época de festas e agitos mudamos a nossa rotina e nos esquecemos dos pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença, não só para o nosso físico, mas, principalmente para o bom funcionamento do nosso corpo. 
E se existe um fato que ninguém pode negar é que a alimentação é a parte do nosso dia-a-dia mais alterada nessa temporada, não é verdade? Além dos exageros muito comuns no final do ano, durante o mês de janeiro, aquelas besteiras bem gordurosas e nada nutritivas se transformam no nosso alvo favorito, seja por falta de tempo ou por pura comodidade.

“A maioria desses alimentos que consumimos durante as férias e que estão se tornando cada vez mais comuns no nosso cotidiano contém aditivos que são usados para conservar e dar mais sabor a esses produtos. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que essas substâncias são totalmente nocivas ao ser humano e podem causar diversos tipos de doença”, alerta o Dr. Thiago Zerpini Affonso, Nutricionista Clínico Funcional. 
A boa notícia é que a melhor saída para esse quadro é mais simples do que se pode imaginar. “Esse processo recebe o nome de desintoxicação e ocorre principalmente no fígado e no intestino. A eliminação dessas substâncias, que são conhecidas como xenobióticos, se dá através da urina e do suor, e é influenciada por alguns fatores como a genética, a idade, o uso de medicamentos, dentre outros”, explica o Nutricionista. 
Contudo, se você está pensando que os alimentos responsáveis por esse processo são caros ou difíceis de serem achados, saiba que está completamente enganado! Segundo o Dr. Thiago Zerpini: “O consumo de frutas e verduras é o que há de mais importante para se alcançar esse objetivo. Além de fibras, vitaminas, minerais e água, esses alimentos apresentam uma riqueza de compostos de ação antioxidantes e fitoterápicos”. 
Então, já que o carnaval está chegando e você, certamente, deseja estar bem tanto por fora quanto por dentro, o melhor a fazer é exagerar no consumo de beterraba, repolho, couve, brócolis, couve-flor, mostarda, nabo, agrião, rúcula, açafrão, alecrim, alho, frutas, de uma maneira geral, e do famoso chá verde. Faça desses os seus grandes aliados e divirta-se!

fonte:
http://www.suadieta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário