sexta-feira, 12 de agosto de 2011

POSBACKUP.receita bolo d egengibre e suas utilidades


Bolo de gengibre – Sabor e saúde com a raiz milagrosa



O gengibre é muito conhecido por seu sabor picante e levemente agridoce. Uma raiz única, bem distinta de outras usadas na gastronomia. Sua história é longa, e já contabiliza 3 mil anos, segundo os registros disponíveis. Originada no sudeste da Ásia, o gengibre é uma raiz da mesma família do tumérico e cardamono. Passou pelas cozinhas da China e da Índia, antes de chegar à Roma Antiga e depois se popularizar.

Inclusive foi lá na Índia que o gengibre recebeu seu status mais elevado, sendo considerado um remédio universal pelos ayurvédicos. A Ayurveda, medicina milenar indiana, descobriu que o gengibre, além de uma fonte de nutrientes, é riquíssimo em propriedades terapêuticas. Uma de suas principais indicações é no tratamento do sistema gastrointestinal, pois atua em suas três fases: digestão, absorção e evacuação.

O gengibre possui cineol, um estimulante digestivo que estimula a secreção gástrica. Ele age no sistema digestivo estimulando a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago. É utilizado com sucesso no tratamento de náuseas e vômitos em diversas doenças, aliviando inclusive o enjôo de pacientes em quimioterapia. Também tem grande valia no tratamento da obesidade.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceu a ação do gengibre sobre o sistema digestivo e confirmou alguns de seus usos populares, como auxiliar na digestão de alimentos gordurosos. Alem disto, estudos demonstraram outros benefícios, como diminuição do nível de colesterol e redução da aderência das plaquetas.

A raiz também é indicada para problemas no sistema circulatório. Regula o fígado, reduz os níveis de colesterol no sangue e inibe a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade, conhecidas como LDL. É indicada ainda para tratar pés e mãos frias. É um vasodilatador com reconhecida ação na circulação sanguínea, trabalhando positivamente contra problemas como a disfunção erétil.

O gengibre também tem ação bactericida comprovada, poder desintoxicante e ainda age como antiespasmódico, antipirético, analgésico e antiinflamatório. É excelente no tratamento de problemas inflamatórios crônicos, como a artrite, por exemplo.

E tem mais. O gengibre é recomendado no tratamento das vias aéreas superiores e de todo o aparelho respiratório, agindo contra a asma, resfriados e rinite crônica. O hábito de mascar gengibre é uma forma de combater a tosse, a rouquidão e a irritação da garganta..
Para completar, age como expectorante.

Mas apesar de ter tantas propriedades terapêuticas, o gengibre não se limita ao mundo da medicina. Dentro da gastronomia é um alimento energético e nutritivo. Contém manganésio, que exerce uma ação antioxidante no organismo, e também possui selênio e zinco.

Com seu sabor ligeiramente picante e aromático, a raiz não se limitou ao continente asiático e encantou paladares do mundo todo. A união entre sabor e saúde fez do gengibre uma das especiarias mais consumidas e adoradas. Bom para o organismo e para o paladar, não é a toa que o gengibre é chamado de raiz milagrosa.

Só existe um porém: é contra-indicado para mulheres grávidas, pelo potencial de induzir a contração uterina. É bom ter claro também que o excesso de gengibre pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras membranas mucosas.

Agora que já conhecemos a força do gengibre, podemos seguir para cozinha. Na receita de hoje vamos aprender a preparar um delicioso bolo, usando o gengibre como base, e o cravo e a canela como complementos. Mãos à massa!


Bolo de Gengibre


Ingredientes
1 copo de iogurte natural
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1 colher (chá) de canela em pó
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coloque a massa em forma redonda com furo untada com óleo e farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido e moderado por 40 minutos (180º). Polvilhe com açúcar e canela por cima.
Dica: Experimente untar a fôrma com margarina, açúcar e canela.

Rendimento
8 porções


Cada 100g de gengibre contém:

• Calorias – 347 kcal
• Proteínas - 9,1 g
• Lipídios – 5,9 g
• Fibras – 12 g
• Carboidrato – 70,8 g
• Cálcio – 116 mg
• Fósforo – 148 mg
• Ferro – 11,5 mg
• Magnésio – 184 mg
• Potássio – 1343 mg
• Sódio – 32 mg
• Zinco – 4,7 mg
Cobre – 0,5 mg
• Manganês – 26,5 mg
• Selênio – 38,5 mcg
• Vitamina B1 (Tiamina) – 0,05 mg
• Vitamina B2 (Riboflavina) – 0,18 mg
• Vitamina B3 (Niacina) – 5,1 mg
• Vitamina B6 – 0,84 mg
• Vitamina C (Ácido ascórbico) – 7 mg


Nenhum comentário:

Postar um comentário