sábado, 25 de setembro de 2010

massagens.beneficios

Uma boa massagem faz mais que apenas relaxar seus músculos? Para descobrir, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, recrutaram 53 adultos saudáveis e aleatoriamente submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 24 a uma sessão de massagem leve.
Foram inseridos cateteres intravenosos em todos os participantes, para que amostras de sangue fossem colhidas imediatamente após a massagem e novamente uma hora depois.
Para surpresa dos pesquisadores, patrocinados pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebia.
Os voluntários que foram submetidos a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do stress cortisol no sangue e saliva, e no nível de um outro hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico – responsável pelas defesas do corpo.


Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e à confiança, maiores que no grupo da massagem sueca, e reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.
O estudo foi publicado online em “The Journal of Alternative and Complementary Medicine”. O principal autor, Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, afirmou que as descobertas são intrigantes e instigantes.
* Por Roni Caryn Rabin

Massagem japonesa: Shiatsu

A técnica é baseada na pressão dos dedos sobre diversos pontos do corpo

Daiane Parno, especial para o iG São Paulo | 27/12/2009 08:22
  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: Getty Images
Shiatsu
O Shiatsu foi desenvolvido há milênios, no Japão, e consiste na aplicação da pressão dos dedos – em japonês "shi" significa dedo e "atsu", pressão. Aqui, o terapeuta se utiliza principalmente do polegar para aplicar pressão sobre o corpo humano, despertando no organismo um processo de autocura física e mental. O objetivo é que a pressão ajude a desbloquear a “Ki”, a energia vital.
Como é feita
A partir do relato das queixas do paciente o terapeuta analisa a melhor forma de aplicar a técnica e os pontos a serem mais trabalhados. A massagem é aplicada em uma maca própria para a prática, forrada com papel descartável. O Shiatsu se parece muito com a acupuntura, só que em vez de agulhas, o terapeuta utiliza os polegares, as palmas das mãos e até os cotovelos para pressionar os pontos ao longo de todo o corpo.
Benefícios
  • Relaxamento
  • Aumento da circulação sanguínea
  • Alívio de dores, principalmente as provocadas por tensão e estresse
  • Melhora do equilíbrio físico e mental
     
Cuidados
A técnica é contra-indicada principalmente em casos de câncer e de doenças agudas e hemorrágicas, queimaduras e doenças de pele, problemas vasculares, doenças mentais graves, nos primeiro trimestre de gravidez e em alguns casos de diabetes.
Preço
Cada sessão dura em média de uma a uma hora e meia e custa, em média, R$ 100.

Onde fazer
Ronaldo Yamashiro
Rua José Getúlio, 373 sala 1, Aclimação
São Paulo/SP
Telefones: (11) 9711-4589 / (11)2854-7791
Clínica Qualitá
Av. Eduardo Prado, 2030, Ipanema
Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3029-6377

Nenhum comentário:

Postar um comentário