segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

posbackup. montagem retratos etc,etc

Tutorial: Como fazer montagens no Photoshop

Postado por Hilder Santos
Em 24.09.2007
Categorizado em
Tutoriais
Tags:

Muita gente fica de boca aberta ao ver montagens fotográficas profissionais, que deixam qualquer um na dúvida sobre a foto ser ou não real, de fato.
Por causa delas, correm muitos processos jurídicos de gente famosa que teve suas fotos postas “à prova”, como foi o caso do boxeador Oscar de La Hoya, vestido de mulher. Segundo ele, tudo não passa de uma montagem, e os “responsáveis” pela difamação serão punidos. Veja aqui a foto, clique para ampliar:
Oscar de La Hoya vestido de mulher
Se a foto é ou não “real”, isso eu não sei. O que sei é que você vai aprender aqui como ficar com a “cara” do Brad Pitt, ou quem mais você queira. Para este tutorial, estou utilizando o Photoshop CS 3. Vamos lá:
1) A primeira coisa a se fazer (além de abrir o Photoshop, claro :) ) é ter as duas imagens em mãos. Dê preferência a imagens que estejam na mesma perspectiva, e no mesmo ângulo de perfil, se for o caso. Pare e pense: minha foto se “encaixa” na outra? Em caso positivo, a montagem fica bem mais fácil de ser produzida.
Eu vou utilizar estas duas imagens:
Brad Pitt e Angelina Jolie
Brad e Angelina. Lembrando que esta foto está sendo utilizada para fins meramente ilustrativos.
David Hank
Uma foto minha do David Hank.
2) Com as duas fotos abertas no Photoshop (e a sua ativa, ou seja, selecionada), você provavelmente verá, no canto inferior direito da tela, uma janela chamada “Layers”, ou seja, camadas. O Photoshop trabalha com camadas de sobreposição nas suas imagens. Imagine que as camadas são como papéis transparentes sobrepostos, cada um contendo uma parte do desenho. É como se, num desenho animado, uma camada ficasse para o fundo, outra para um personagem, outra para o cenário, etc.
Camadas
3) Clique a arraste a camada “Background”, como mostrada acima, para a outra foto a ser montada, neste caso, a do Brad.
Arrastando e Soltando 1
03) Agora que a sua foto já está sobreposta na foto a ser montada, você precisará torná-la um pouco transparente, para fazer os ajustes necessários. Antes disso, percebeu como as fotos estão em perfil diferente (o Brad olhando para a direita e eu o David Hank olhando para a esquerda)? Para deixar os dois olhando para a mesma direção, tenha certeza que a “Layer 1″ esteja selecionada na tela das camadas (Layers), e vá em Edit – Transform – Flip Horizontal, na barra principal do programa (a primeira, logo acima). Este comando faz que sua foto seja invertida horizontalmente, mudando a posição do rosto. Pense que você está virando a sua foto no eixo horizontal; caso fosse vertical, o resultado seria uma foto de ponta-cabeça.
04) Agora que os dois olham para a mesma direção, você precisa ajustar a sua foto para que fique corretamente sobreposta no rosto do Brad. Ajuste a opacidade da camada da sua foto: na parte inferior direita da tela, na janela “Layers”, existe uma opção “opacity” que controla a transparência da foto. Quanto menor a porcentagem, mais transparente ela fica.
Deixe esta opção em 40% para a “Layer 1″, ou seja, a camada da sua foto.
Ajuste da Opacidade
05) Agora, com a “Layer 1″ ainda selecionada, aperte Ctrl + T para ativar a ferramenta Free Transform. Como o próprio nome já diz, esta ferramenta serve para você ajustar o tamanho, perspectiva, inclinação, posição e rotação da sua camada, livremente. Ela é bem intuitiva, e creio que não será difícil utilizá-la. À medida que você for passando o mouse sobre a imagem, verá algumas setas: caso seja dentro da imagem, você terá a opção de mudá-la de posição; caso seja nas bordas, você poderá alterar o tamanho da imagem, e nas bordas diagonais, alterar o tamanho da altura e da largura. Dica: ao mudar o tamanho pela borda diagonal, mantenha pressionada a tecla Shift para manter as proporções da sua foto, e não deixá-la “deformada”, ou seja, com a altura maior que a largura, ou vice-versa. Passando o mouse no lado externo da imagem, você verá um conjunto de duas setas, que servem para rotacionar a camada. Bem intuitivo, não? Teste bem, e ajuste a sua imagem para que “caiba” perfeitamente no rosto do Brad, como uma máscara. Após o ajuste, tecle Enter.
Sua foto ficará mais ou menos assim:
Sobrepondo o rosto
Dica: Se fizer algo errado, basta teclar Ctrl + Z para desfazer a última alteração. Para alterações anteriores, Ctrl+ Alt + Z.
06) Agora sim, vem a parte da “montagem” propriamente dita. A melhor forma de fazer montagens é adicionando uma “máscara” na foto sobreposta, e fazendo os ajustes necessários. Com isso, será possível tornar transparente algumas partes da foto, de sua preferência.
As máscaras no Photoshop utilizam o padrão “black to white”: quanto mais escura a cor utilizada para pintar a máscara, mais transparente fica a camada. Vamos ver isto na prática:
Com a “Layer 1″ selecionada, clique no botão “Add Layer Mask”, na janela das camadas, na parte inferior (é um botão com um retângulo e um círculo no meio), como mostrado na foto:
Adicionando Máscara
Será criada, ao lado da “Layer 1″, uma “máscara” de transparência, na cor branca. Para conseguir deixar a parte externa da foto (ou seja, tudo que não se encaixe com o rosto) transparente, você precisará selecionar a ferramenta brush, ou pincel, e escolher a cor preta.
Escolhendo a Ferramenta Pincel
O atalho para esta ferramenta é a tecla B.
07) Após selecionar a ferramenta, tenha certeza de que a máscara esteja selecionada (caso tenha dúvidas, dê um clique com o botão esquerdo do mouse na “máscara” branca que aparece ao lado da Layer 1), e selecione a cor preta, na janela logo acima das Layers, caso ainda não esteja selecionada.
08) Feito isto, escolha um pincel grosso, de mais ou menos 30px de diâmetro, e “pinte” as bordas da imagem sobreposta, que ficarão transparentes. Vá fazendo isto até ter somente os detalhes do rosto da sua foto, como olhos, boca e nariz, vísiveis. Não se preocupe com o caso de “comer” uma parte da sua foto: para torná-la opaca novamente, tecle X (atalho utilizado para trocar as duas cores selecionadas na aba “Colors”) e escolha a cor branca, caso ela já não esteja selecionada. Após isso, pinte a parte transparente, e ela voltará a aparecer.
Mágica? Não. Como falei anteriormente, quanto mais escura a cor utilizada para pintar a máscara, mais transparente fica a sua camada. Portanto, você pintado-a na cor branca, está tornando-a 0% transparente. Você inclusive pode utilizar cores não tão escuras para dar um efeito não muito transparente. Veja como vai ficar a sua imagem, até agora:
Resultado 1
Já dá pra perceber como a foto vai ficar, não? Está um pouco distorcida pois dei um zoom para mostrar os detalhes. Você pode fazer o mesmo teclando Z e clicando com o botão esquerdo na foto, para aumentar o Zoom, ou segurando a tecla Alt e clicando com o botão esquerdo, para diminuí-lo. Ou ainda, pode segurar a tecla Alt e girar a roda central do mouse, caso ele tenha 3 botões. Para que sua imagem volte a ter o zoom em 100%, o atalho é Ctrl + Alt + Número 0 (zero).
09) Após o retoque, é hora de ver como vai ficar a sua imagem. Lembra-se quando ajustou a opacidade da camada, no passo número 4? Você vai fazer o mesmo, só que, desta vez, colocando a opacidade da camada da sua foto em 100%. Olha como está ficando a nossa foto:
Resultado 2
Bem estranho ainda, não? Agora, é só ajustar o tamanho com Ctrl +T novamente, caso seja preciso, e “pintar” a máscara onde for necessário, da mesma forma que no passos 6,7 e 8. Veja como vai ficar a foto ajustada (está quase pronta, falta só mais um passo):
Resultado 3
Legal. Mas… e a cor da camada, que está ligeiramente diferente do tom de pele de Brad Pitt, sem falar na iluminação?
É aí que entram os ajustes de Levels (ou Níveis, em bom português). São eles que controlam a iluminação e a saturação das camadas, possibilitando a mudança de tons de pele, cor, luz, sombras, e muito mais.
Para abrir a janela de Levels, tecle Ctrl + L. Você verá o menu suspenso “Channels” (canais) com as opções: RGB, Red, Green e Blue.
Levels
Selecionando RGB, você irá controlar os níveis de todas as cores da camada.
Red, você irá ajustar o canal da cor Vermelha.
Green, o da Verde.
Blue, o da cor Azul.
Verá também algumas setas pequenas para ajuste na parte superior, em “Input Levels”, e outras na “Output Levels”. Não irei usar termos técnicos aqui, então, entenda da seguinte forma: o “Input Levels” controla o contraste e exposição, enquanto o “Output Levels” controla o brilho (gama) das cores selecionadas. As imagens geralmente utilizam o padrão RGB, que nada mais é que uma mistura das cores Vermelha, Verde e Azul para “imprimir” as cores na tela. Se você chegar bem perto da sua televisão, não percebe minúsculas “escamas” nestas 3 cores? Então, a mistura e a intensidade de cada cor em diversos pontos, formam a imagem propriamente dita.
Como este é um tutorial para “facilitar” as coisas, vá mexendo nos níveis para saber como eles funcionam, e tente deixar a sua foto com o padrão de cor e iluminação da foto sobreposta. Lembre-se: uma montagem nada mais é que uma “máscara” propriamente dita, colocada em cima da foto a ser sobreposta. Após ter um resultado agradável, clique em “ok” na janela “Levels“. Veja a foto original e o resultado final, e compare:
Brad Pitt e Angelina Jolie
Resultado Final
Massa, não? Eu O David Hank conseguiu ficar mais pinta que o Brad com aquela cara de quem comeu e não gostou (sem trocadilhos, por favor). Agora, você já pode espalhar para os seus amigos que tirou uma foto com a Angelina Jolie, ou quem mais você quiser!
Parabéns, você concluiu a sua montagem no Photoshop!
Diz aí? Foi fácil ou não foi? Nem doeu!
E se você quiser aprender tudo que o Photoshop é capaz de fazer por você, compare preços de Cursos de Photoshop no Buscapé, e torne-se um profissional em montagens – ou em pura zuação. :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário