Cartaz (também chamado pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz)
Dicas importantes
O cartaz serve para motivar ou divulgar, para isso ele deve ser bem apresentado.
Atraente: as pessoas passam apressadas e só um cartaz interessante pode chamar-lhes a atenção.
Simples: para ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Tratar de um só assunto, eliminando o que não for essencial.
Ilustração: A ilustração deve ser auto-explicativa. Use apenas símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.
Texto: poucas palavras, mas bem significativas e adequadas ao público alvo. A letra deve ser bem legível.
Cor: o cartaz deve apresentar cores vivas e contrastantes, exatamente para chamar a atenção do público.
Distribuição dos elementos: Texto e gravura devem ser distribuídos de forma agradável, requer-se, então:
Harmonia: se apresenta uma coisa pesada, uma carga de caminhão, por exemplo, a letra não pode ser muito delicada, nem as cores muito suaves. Se apresenta algo delicado, perfume, por exemplo, levará cores mais vivas e letras mais finas.
Unidade e ritmo: todos os elementos devem estar em concordância entre si, e ter a sua importância na transmissão da mensagem central. A posição das figuras é muito importante. Elas devem sempre estar voltadas para o centro visual dirigindo o olhar do público para a mensagem. Se voltadas para as margens, dispersam a atenção.
Foco: entre várias coisas, destacar aquilo que quer dar mais importância, indicando-o pelo tamanho, posição, cor, forma.
Balanço ou equilíbrio: é a disposição dos elementos de forma a equilibrar o espaço do cartaz. Não colocar tudo num canto, ou tudo no meio.
(Revista Família Cristã, 11/1974, p. 62)
Produção de Cartazes
Observe os seguintes critérios na produção de cartazes:
• Tamanho: o tamanho mínimo para um cartaz é o de uma cartolina e deverá ter um espaçamento de 3 cm entre as bordas e o conteúdo. Não é necessário fazer margem no cartaz.
• Título: os títulos, normalmente, são escritos com letras grandes e com cores fortes para chamar a atenção. Pode ter um destaque com relação ao restante do texto do cartaz.
• Textos: os textos usados em cartazes são curtos ou em tópicos. Eles são divididos em blocos menores. A idéia é transmitir algumas informações de maneira rápida e objetiva.
• Palavras Chaves: colocar em destaque as palavras chaves para chamar a atenção do assunto apresentado no cartaz.
• Desenhos, fotos ou imagens: esses recursos têm como objetivo ilustrar as informações, tornando o cartaz mais atraente, estando sempre integrado ao conteúdo.
• Tenha bom senso na escolha das figuras (prefira imagens grandes e visíveis ao espectador).
• Uso de cola: ao usar cola para fixar as imagens no cartaz, lembre-se de limpar as bordas das figuras. Nunca deixar pontas soltas e sem colar.
• Referência: pode aparecer em destaque menor, mas não deve deixar de ser escrita no cartaz.
• Cores: usar no máximo três cores. Evitar cores claras, como: amarelo, verde limão ou similares.
• Linhas de Suporte: sempre que for necessário o uso de linhas como suporte para auxílio na hora de escrever o texto, lembre-se de riscá-las a lápis sem pressionar muito para evitar marcas, apagando ao término da escrita.
• Esboço: antes de colar ou escrever, faça um esboço ou uma montagem prévia do seu cartaz para evitar rasuras ou borrões.
• Rasuras: não serão permitidos rasuras e borrões nos cartazes.
• Revisão: Sempre fazer uma revisão do texto.
Em suma, o seu cartaz deverá seguir os passos abaixo, sempre levando em consideração os critérios na produção.
www.machadodeassis.com.br/downloads/producao_de_cartazes.doc
ALGUNS MODELOS DE CARTAZ – POSTER
Imagens:
www.google.com.br
Como fazer um cartaz?
Dicas para um bom trabalho...
|
O cartaz é um meio de comunicação mista: palavras e imagens que em conjunto pretendem comunicar uma mensagem.
Que preciso?
Primeiro, precisas de definir muito bem o que queres fazer. Para isso há três aspectos em que deves pensar:
1. O tema: deve-se escolher um só assunto por cada cartaz .
2. O slogan: a mensagem do cartaz deve ser curta e sugestiva. Inventa uma frase que tenha entre 5 e 7 palavras, no máximo.
3. A imagem: é o mais importante na transmissão da mensagem. Deve ser sugestiva e de cores contrastantes.
Regras a seguir:
1º Dividir o espaço útil do papel em três zonas. A colocação dos elementos (slogan, imagem e texto) deve ser feita de modo a proporcionar um equilíbrio com mais movimento (dinâmico) ou com menos movimento (estático) conforme o teu objectivo.
2º O tamanho das letras deve diminuir, consoante é título, texto ou legenda.
3º O texto deve ter frases curtas e letras bem legíveis .
4º As imagens devem ter legendas.
5º Os espaços vazios são importantes. São eles que vão fazer sobressair a ilustração e a mensagem do cartaz.
6º O espaço ocupado pelo texto deve ser menor do que o espaço ocupado pela imagem.
7º O texto pode ser feito à mão, com letras recortadas de jornais e revistas, com letras autocolantes, com moldes de letras, etc. Deves escolher letras simples e fáceis de ler.
8º Podes destacar palavras ou frases, recorrendo a diferentes estilos, tamanhos ou cores. A sua cor deverá contrastar com a cor do fundo para que as palavras sejam bem legíveis.
adaptado de "Que fazer na biblioteca da escola", DAPP/ME
O cartaz serve para motivar ou divulgar, para isso ele deve ser bem apresentado.
Atraente: as pessoas passam apressadas e só um cartaz interessante pode chamar-lhes a atenção.
Simples: para ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Tratar de um só assunto, eliminando o que não for essencial.
Ilustração: a ilustração deve ser auto-explicativa. Use apenas símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.
Texto: poucas palavras, mas bem significativas e adequadas ao público alvo. A letra deve ser bem legível.
Cor: o cartaz deve apresentar cores vivas e contrastantes, exactamente para chamar a atenção do público.
Distribuição dos elementos: texto e gravura devem ser distribuídos de forma agradável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário