Luz Directa - L ighting em que a luz vai direto da fonte ao objeto iluminado. Um exemplo é uma lâmpada ou do sol.
Compare isso com a iluminação indireta , que é quando não há uma única fonte de luz direta. O objeto é iluminado por luz difusa ou rejeição. Por exemplo, em um dia nublado, quando o sol é coberto por nuvens, seus raios são espalhados e tudo está iluminado de forma indireta.
Todas as formas, quando iluminado com luz directa têm os mesmos elementos - destaque, meio-tom , sombra núcleo , a luz refletida , e lançou sombra . É uma habilidade essencial para ser capaz de identificar rapidamente cada elemento em um determinado objeto e executar cada com precisão.
A. Destaque
B. Halftone
C. Núcleo Sombra
D. Luz refletida
E. Elenco Sombra
B. Halftone
C. Núcleo Sombra
D. Luz refletida
E. Elenco Sombra
Como desenhar a cabeça de qualquer ângulo
Por Stan Prokopenko
As formas básicas
Para desenhar a cabeça de qualquer ângulo que você deve primeiro entender sua estrutura básica. Olhar o passado de todos os detalhes que distraem e visualizar as formas subjacentes. Esta capacidade para simplificar pode ser aplicada às características da face, mas quando se inicia o desenho que poderia parecer ainda mais. Ignorar mesmo as características e simplificar a forma mais básica da cabeça. Eu uso um método ensinado por Andrew Loomis em seu livro, "Drawing the Head & Mãos".A cabeça desconstruído em suas formas básicas, é uma esfera como o crânio e um bloco , como a mandíbula e bochecha ossos.
A Esfera como o Cranium
Os lados da cabeça são planas, para que possamos cortar um pedaço de ambos os lados da bola. De perfil, este plano será um círculo perfeito, mas quando desenhá-lo a partir de qualquer outro ângulo, ele parece ser um oval por causa da perspectiva. Divida este oval em quadrantes. A linha vertical representa o início da mandíbula. A linha horizontal representa a linha da testa. A parte superior e inferior da oval ajuda a encontrar a linha do cabelo e a parte inferior do nariz.A Block como a mandíbula e ossos da face
Fixe a forma da mandíbula. A top vai começar na linha da testa e as costas terão início no centro da oval. Este é um volume de 3-D, com um plano frontal, planos laterais, e o plano de fundo (plano de fundo é visto a partir de alguns ângulos).Construindo partir de qualquer ângulo
Passo 1 - Determinar o ângulo da bola
O ângulo da cabeça é estabelecida no início do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:Eixo X - The cima e para baixo de inclinação é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais no oval. Além disso, a extrema-se inclina para baixo e se inclina, os terços serão encurtados por causa da perspectiva.
Eixo Y - A direcção da cabeça está girando (esquerda ou direita) é estabelecida pela largura da oval. Como a cabeça se volta para você, você pode ver mais da frente do rosto e menos do lado, para o oval representando o lado vai ficar mais estreito. Da mesma forma, quando a cabeça se afasta de você, mais do plano lateral é revelada eo oval vai parecer mais largo.
Eixo Z - A torção é estabelecido por o ângulo da linha de centro, o ângulo da oval e a colocação da oval na bola.
Passo 2 - Escolha os terços
Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços. A distância entre a linha do cabelo e da linha de testa deve ser a mesma que a distância entre a linha da testa e da ponta do nariz. Adicionar essa mesma distância para encontrar o queixo. Note como o couro cabeludo e da linha do nariz alinhar com a parte inferior da parte superior e inferior da oval, quando enrolado em torno do rosto. Imagine a cabeça como uma caixa. Os terços devem ser enrolada em torno do plano lateral e plano frontal.Passo 3 - Adicione o queixo
Um erro comum neste momento é fazer com que a maxila muito longo em comparação com a bola. Certifique-se de medir seus terços corretamente e que se relacionam corretamente a bola. Note como a forma da mandíbula muda a partir de vários ângulos.Passo 4 - Adicionar as características
Com esta estrutura básica devidamente estabelecido, torna-se muito mais fácil de adicionar os recursos no lugar certo. Volte para obter mais informações sobre recursos específicos em um post mais tarde .- Como Desenhar Olhos
- Como desenhar o nariz
- Como desenhar Lips
- Como desenhar orelhas
* * *
Pratique inventar a cabeça de todos os ângulos possíveis. Obter um caderno de desenho e preencher uma página inteira com cabecinhas. Ao desenhar sem fotos de referência, você rapidamente percebe que suas fraquezas, porque você não pode contar com a cópia. Você só pode trabalhar com o que você sabe.ATUALIZAÇÃO - 2012/08/17
Fizemos uma versão em vídeo deste tutorial. Assine o meu canal do YouTube ProkoTV para mais vídeos.
Painting “Noble Savage”
By Stan Prokopenko
Finished my entry to OPA this weekend. I submitted “Sunset at Pine Tree Forest” and this painting of a mountain man.
For this painting, I knew that the powerful value contrast was very important. I wanted to keep the colors muted (staying in the grey and brown range) and exaggerate the values. So I did a value comp in Photoshop.
*Click to Zoom
Working Out the Values with a Comp
This time I simplifying the values to only 4. Sometimes I will go to 5 values organizing it like this:1. Shadow – Reflected Light
2. Shadow – Core Shadow and Dark Accents
3. Light – Dark Halftone
4. Light – Light Halftone
5. Light – Highlight
If you’re not familiar with some of the terminology, reference my tutorial on Direct Light.
So, with this value comp I decided to combine the highlight and light halftone values to get a simplified 4-value study.
Detailed Close-ups
Como desenhar cabelo
Por Stan Prokopenko
Olhando para trás, meus tutoriais sobre o desenho da cabeça, eu percebi que eu cobri características individuais, mas completamente deixado de fora do cabelo. Este tutorial é dividido em 3 partes: o básico, tipo de cabelo, e um passo a passo de desenho. Vou começar esta primeira parte da série com os erros mais comuns que eu vejo o tempo todo.
Erros comuns ao Desenho cabelo
Esquecendo-se dos volumes
Este é o erro mais comum que eu vejo por parte dos alunos mais novos. Existem mais de 100 mil fios de cabelo na cabeça. Este pensamento pode ser muito perturbador da meta de 3-dimensionalidade. Então, algumas pessoas esquecem sobre o volume ea desenhar um monte de linhas. Mas, as linhas não criar a ilusão de volume. Gradações e diferenças de valores que mostram mudanças de avião criar a ilusão de volume. não desenhar um monte de linhas. Em vez disso, concentrar-se nos volumes.Too Much Textura
Este é semelhante ao primeiro, mas isto ainda pode acontecer mesmo se presta atenção aos volumes. Muitos repetindo linhas em todos os lugares (nas luzes, meios-tons e sombras) pode ficar muito perturbador. Há necessidade de áreas de descanso , especialmente porque você quer o foco para ficar na face não o cabelo. Eu costumo mostrar a textura do cabelo nas luzes e optar por manter as sombras simplificados. Mas isso depende. Se eu estou desenhando o cabelo loiro com uma fonte de luz forte, eu poderia escolher para apagar as luzes e mostrar a textura nas sombras.Impaciência - Bad projeto
Há tantas formas pequenas aleatórias no cabelo, que um bom design é uma necessidade.Todas as formas podem ser intimidante e é fácil ficar impaciente e desleixado. Descobri que a confiança é um elemento importante para o bom design. Aproxime-se do cabelo com um propósito e um sentido de know-how.Afiadas Contornos
Refiro-me à aresta exterior entre o cabelo e de fundo e ainda a ligação entre a pele e o cabelo. A não ser que o sujeito tem um penteado perfeitamente penteadas ou gel, haverá mechas que suavizam a borda entre o fundo . Mas mesmo se eu ver uma borda afiada delineado, vou trapacear em bordas mais suaves para a variação. Isso também aumenta a profundidade e atmosfera e liga o sujeito ao ambiente. Variação da aresta é também importante nas áreas de ligação da pele. Desenhando um esquema forte fará com que pareça uma peruca ou uma barba clip-on.Considere o Formulário Abaixo do Cabelo
Spherical Crânio
A maioria dos estilos de cabelo que você vai chamar serão afetados pelo crânio por baixo.Então, é importante pensar a bola quando se trabalha sobre as mudanças globais de valor.Os grupos de cabelo envolver o formulário abaixo e herdam os mesmos padrões de luz . No exemplo abaixo, tenho a certeza de sombra do grande grupo de cabelo para se parecer com uma bola, antes que eu adicionei toda a textura na parte superior. O lado esquerdo da massa de cabelo é tudo sombra, enquanto todos os destaques estão à direita:
Se você está desenhando o cabelo diferente do cabelo na cabeça de alguém, como uma barba ou um animal, considere os volumes embaixo. Por exemplo, com uma barba, pense em um bloco com um plano frontal e dois planos laterais.
Adicionando volume para o cabelo
Fios de cabelo são agrupados em bloqueios . Muito parecido com fitas. É importante simplificar e pensar sobre a forma geométrica dos bloqueios, antes de adicionar a textura.Adicionando a textura dos fios não deve tirar a ilusão de volume. Podemos simplificar uma mecha de cabelo em sua forma básica usando três elementos essenciais: destaque, meios-tons e sombras.Aqui está um exemplo de uma mecha de cabelo simplificado para sua forma básica:
Ele não se parece com o cabelo, mas parece 3-dimensional. Para torná-lo parecido com o cabelo precisamos adicionar o quarto elemento da textura . Isso inclui as separações entre os grupos menores de cabelo, algumas linhas que representam fios e quebrando os contornos. Agora que já estabeleceu os quatro elementos necessários para criar a ilusão de cabelo, vamos olhar para cada um individualmente:
Sombra
Se você está puxando o cabelo liso, crespo, ondulado, curto, espetado, ou dread locks, haverá sombras. Gosto de tratar sombras primeiro com formas gráficas planas. É importante para obter uma separação atraente, bem equilibrada de luz e escuridão, antes de começar a prestar / sombra. Tente encontrar maneiras de conectar o maior número de formas de sombra, como você pode. Mesmo com o cabelo encaracolado, onde você tem um monte de pequenas formas, é importante para conectá-los. Caso contrário, você vai ter muitas formas flutuantes que pode ser uma distração. Isso remonta ao bom design.Halftone
Ao desenhar o cabelo eu primeiro pensar em meio-tom, como um gradiente entre as sombras e destaques. Mais tarde, este é o lugar onde eu vou acrescentar mais da textura para separar grupos e cordões menores.Destaque
Estas são as formas que serão mais atraente, tão bom design é mais importante aqui.Princípios mesmos aplicam aos destaques como sombras. Tente ligá-los, tanto quanto possível, deixando apenas alguns destaques solitários. E tente não fazer cada destacar o mesmo. Dê-lhes variedade de comprimento, espessura, borda, e valor.Textura
Algumas dicas ao desenho da textura do cabelo:- Obter a ilusão dos fios. Não tente desenhar cada vertente.
- Tenha confiança com cada curso. É melhor chamar um fio confiante rápida ligeiramente fora do lugar, em seguida, um acidente vascular cerebral vacilante no lugar certo. Não seja tímido. Isso acontece quando desenho fios que caem na testa.As pessoas não querem estragar o rosto. Mas, não importa se é o local perfeito ... Cabelo move.
- Comece o traço na raiz e deixe-o cone para a ponta.
- Geralmente, as linhas devem ser mais leve e mais fino nos destaques.
- Se trabalhar com grafite, use uma combinação de lápis mais macio mais maçante e lápis mais duro afiados. Por exemplo, um 4B maçante para maiores gradações suaves e uma HB afiada para formas mais definidas. Fique atento - às vezes um lápis que é muito mole fará com que a textura do papel para mostrar completamente. Isso estraga a ilusão da textura do cabelo, já que a textura do cabelo é feito de longas linhas fluidas e textura de papel é geralmente pequenos pontos repetitivos.
Pintura "desbasta Lessons"
Por Stan Prokopenko
Assim que eu ouvi sobre as futuras gerações prêmio de arte , comecei a planear as pinturas que eu iria apresentar. O show será realizado no meu país de nascimento, a Ucrânia, eo grande prêmio é 100K! Uma oportunidade que eu não podia perder. Eu tenho vontade de fazer uma grande pintura temática ucraniana por um tempo, e este parecia ser um grande momento para finalmente fazê-lo.
Final EsboçoEu coloquei todos os elementos juntos neste estudo desenho final. |
Pintura
Pintura "O Estudante"
Por Stan Prokopenko
Eu estive focada nesses pintura para as as Gerações Futuras prêmio de arte para o mês passado, então o tutorial cabelo foi colocado em espera. Agora, com o prazo atrás de mim, eu vou tentar terminar as partes 2 e 3 do tutorial para vocês em breve. Enquanto isso, aqui estão algumas imagens da minha pintura "O Estudante", que fazia parte da mesma sessão de fotos como "carne Lessons" .
Eu não tirei fotos de progressão, porque eu estava tão concentrado na pintura, mas aqui estão alguns close-ups.
http://www.stanprokopenko.com/blog/2009/11/forest-part-4-gouache-color-study/