A cor
(O
texto abaixo sobre a cor são fragmentos extraídos dos livros: Artes:
artes visuais, música, teatro de Jussara Magrin e Arte hoje de Gabriela
Brioschi, veja na bibliografia no fim da postagem como adquirir estes
livros)
Você
sabia que foram os gregos os primeiros a preocupar-se com o estudo das
cores? Mas também sabemos que os homens pré-históricos já se preocupavam
em colorir seus desenhos nas cavernas (pinturas rupestres) e, para
isso, copiavam as cores da natureza.
O
mundo que nos cerca é colorido. Observe a natureza, a cor está em toda
parte e de muitas formas: no mar, no céu, na terra, no sol, nas
florestas, nos animais, nos pássaros e nas flores. Que linda é a
natureza, tão colorida! Se você não pode, neste momento, olhar a
natureza, observe as coisas que o cercam. Observe como a roupa das
pessoas é colorida, os objetos de cozinha, os objetos de decoração, os
meios de comunicação, as fotografias, a nossa escova de dente! Que bom
que as coisas têm cor, pois isso torna a vida mais alegre, não é mesmo?
Mas de onde vêm as cores?
Só conseguimos enxergar as cores por causa da luz.
Você sabia que sem a luz não veríamos nenhuma delas?
A
luz do sol, que percebemos como branca, é na verdade composta por sete
cores: as cores do arco-íris, aquele que vemos no céu quando há sol e
chuva ao mesmo tempo. Quando a luz do sol ilumina uma flor vermelha,
significa que esta flor tem pigmentação vermelha. Isso quer dizer que a
superfície dela absorve todas as outras cores da luz do sol,
transforma-as em calor e reflete para os nossos olhos só a luz vermelha.
Quer ver como isso é verdade? O preto absorve todas as sete cores e
transforma-as em calor. Isso quer dizer que quando saímos com uma roupa
preta em um dia de sol, sentimos muito calor! A cor branca reflete toda
luz.
Foi
Isaac Newton (1642-1727), um cientista inglês, quem descobriu isso
tudo, quando decompôs a luz do sol com um prisma de cristal. Newton se
preocupou com o estudo da luz, veja abaixo alguns de suas experiências:
Vídeo: Experiência do disco de Newton
Vídeo: Experiência do prisma que fragmenta a luz branca
Atividade – DISCO DE NEWTON.
Nesta
atividade vamos fazer a experiência do disco de Newton. Para isso você
vai usar um compasso, um transferidor ou até mesmo um disco de CD como
utilitário pra fazer o desenho de um círculo. Você deverá dividir esse
círculo em sete partes iguais e colorir as partes com as cores bem
semelhantes a do arco-irís. Depois de pronto, corte o círculo e use um
lápis no centro do disco para ajudar a girá-lo. Você verá que cor vai
surgir dessa experiência.
As sensações das cores
As
cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso
organismo e até nosso humor. Muitos estudiosos pesquisaram como isso
acontece.
Não é difícil de perceber.
O
vermelho representa o fogo e o sangue, transmite dinamismo e sensação
de violência e paixão; por outro lado, o azul representa o céu, a
imensidão, a calma, a tranqüilidade. É uma das cores mais escolhidas
universalmente. Geralmente revela introversão e sensibilidade.
Podemos
dizer que as primeiras cores, de que se tem notícia, são as da
natureza, pois cada elemento que a compõe já surge com a cor que o
caracteriza. Veja como as flores são coloridas e belas, assim como os
animais. Observe uma arara, ela é linda, toda colorida e nenhuma pessoa é
responsável por isso, não foi lá colori-la, ela já nasceu assim, pois é
um elemento que faz parte do milagre da natureza.
Além de considerarmos as cores naturais, vamos classificá-las.
Podemos classificar as CORES PIGMENTO em:
1 - Cores primárias
Também chamadas cores puras, pois não precisam da mistura de outras cores para se formarem.
São elas: Amarelo , Magenta (Vermelho) e Ciano (Azul).
OBS.: A cor magenta
é como se fosse um rosa bem forte (clique no link para ver), como não
encontramos essa cor na caixa de lápis de cor de 12 cores usada pelos
alunos na escola, vamos estudar as cores com o uso do vermelho claro.
2 - Cores secundárias
LARANJA: Amarelo + Vermelho.
Surgem da mistura das cores primárias.
São elas: Laranja , Verde e Roxo.
LARANJA: Amarelo + Vermelho.
VERDE: Amarelo + Azul.
ROXO: Azul + Vermelho.
3 - Cores terciárias
4 - Cores quaternárias
Surgem da mistura de duas cores secundárias.
São elas: Ardósia, Castanho, e Citrino.
ARDÓSIA: Verde + Roxo.
CASTANHO: Laranja + Roxo.
CITRINO: Laranja + Verde.
5 - Cores neutras
Caracterizam-se pela não predominância de tonalidades quentes ou frias.
São elas: Preto, Branco e a junção das duas que é o Cinza (Preto + Branco).
Além delas, consideramos como cores neutras os tons pastéis: bege, marrom e suas nuanças e matizes.
Além delas, consideramos como cores neutras os tons pastéis: bege, marrom e suas nuanças e matizes.
Atividade – DESENHO COM CORES NEUTRAS.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o usando somente cores neutras e suas tonalidades. Capriche!
6 - Cores quentes
As cores quentes
transmitem-nos energia e calor, pois nos lembram o sol e o fogo. São
cores alegres que têm poder de aproximar as imagens e faze-las parecer
maiores do que são. São elas: Amarelo, Laranja e Vermelho com todas as
nuances dessas cores.
Atividade – DESENHO COM CORES QUENTES.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o com a predominâcia de cores em tonalidades quentes. Capriche!
7 - Cores frias
As cores frias transmitem-nos
calma, tranqüilidade e tristeza, pois nos lembram água, mar vegetais,
florestas. Têm o poder de afastar imagens e faze-las parecer menores.
São elas: Verde, Azul e Roxo e todas as suas nuances.
Atividade – DESENHO COM CORES FRIAS.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o com a predominâcia de cores em tonalidades frias. Capriche!
8 – Monocromia
( Mono = Uma; Cromo = Cor; uma cor. )
Monocromia é a variação tonal das nuances e matizes de uma determinada cor.
Nuanças
ou matizes são graduações quase imperceptíveis de uma cor, Aplicam-se a
todas elas, pois dar-lhes sobretons, como, por exemplo: vermelho +
branco = cor-de-rosa ou vermelho + preto = bordô.
Atividade – COLORINDO COM MONOCROMIA.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor. Escolha apenas uma cor (exceto cores neutras, pois já foi realizado um exercício com estas cores). Pinte o desenho apenas com a varial tonal da cor que você escolheu.
Exemplo com cor azul: pode-se usar o azul, azul claro, azul escuro ou outras cores que tendem para o azulado. pode-se acrescentar preto ou branco para alterar a tonalidade da cor escolhida.
Capriche!
9 - Policromia
( Poli = Muitos; Cromo = Cor; muitas cores. )
Policromia é o emprego de variadas cores com ou sem ordem estabelecida. Causando um belo impacto visual.
clique no link e veja mais imagens bem interessantes:
10 - Cores análogas e
complementares
complementares
Para
compreender melhor as cores análogas e complementares é necessário
observar o círculo cromático onde são dispostas as cores primárias,
secundárias e terciárias.
As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático. Exemplo: A cor Laranja é análoga do Amarelo e do Vermelho.
As cores complementares são
aquelas que apresentam o mais forte contraste quando estão lado a lado.
Para encontrá-las basta olhar para o círculo, aquela que estiver oposta
à cor desejada é sua cor complementar. Exemplo: A cor complementar do Laranja é a cor Azul Violetado, pois ela se encontra ao oposto ao circulo cromático.
Vídeo: Aula sobre a teoria da cor
Vídeo: Jogo que explica a teoria da cor
Atividade – COLORINDO O CÍRCULO CROMÁTICO.
Pinte com lápis de cor, lápis aquarela ou tinta guache os espaços abaixo de acordo com as cores pedidas no círculo cromático.
OBS: AS CORES PRIMÁRIAS SÃO MAGENTA, AZUL CIANO E AMARELO.
ESTE
EXERCÍCIO USA A COR VERMELHA EM VEZ DE MAGENTA DEVIDO AS LIMITAÇÕES DE
ALGUMAS CAIXA DE COR ESCOLARES QUE NÃO CONTÉM ESTA COR.
ESTE É UM CÍRCULO CROMÁTICO QUE USA AS CORES ORIGINAIS:
Expressionismo
O Expressionismo teve origem em Dresden, Alemanha entre 1904 e 1905, com um grupo de pintores chamado “Die Brücke”, que, em português, significa “A Ponte”. Desse grupo faziam parte Ernest Ludwig Kirchner, Erich Heckel e Kart Schimidt-Rottluff.
Este movimento artístico procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Traduziu em linhas e cores os sentimentos mais dramáticos do homem. O artista Van Gogh, que era considerado pós-impressionista, já pintava nessa tendência. Também o artista norueguês Edvard Munch foi muito importante para esse movimento.
Vídeo: Aula sobre expressionismo
Vídeo: Obras expressionistas
Fovismo
O Fovismo, ou também chamado Fauvismo. Este movimento artístico surgiu em 1905, cujo nome deriva de Fauves (que em português significa “feras”) devido à intensidade com que usavam cores puras, sem mistura-las ou matiza-las.
Dois
princípios regem esse movimento artístico: a simplificação das formas
das figuras e o emprego de cores puras. Seus principais pintores foram
André Derain, Maurice de Valminck, Othon Friesz e o mais famoso que foi
Henri Matisse.
Vídeo: Fauvismo a autonomia da cor
Vídeo: Arte fauvista
Atividade – DESENHO EXPRESSIVO.
Crie
um desenho bem expressivo inspirado pelos movimentos do expressionismo
ou do fovismo. Faça o uso de muitas linhas, formas tortuosas, manchas,
como quiser. Pinte este desenho com cores com o predomínio de
tonalidades quentes ou frias.
Escreva qual estilo inspirou seu desenho e que tonalidade predomina nele.
Arte Indiana (Mandala)
Mandala é
uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui
outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia.
Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da
harmonia.
Em
várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão
científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte
rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nas rosáceas da Catedral de
Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas,
na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos
séculos XVI, XVII e XVIII.
A
mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura,
ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual.
Atividade – COLORINDO A MANDALA.
Atividade – CRIANDO UMA MANDALA.
Agora
é sua vez de criar! Faça uma composição visual circular usando desenhos
ou figuras geométricas coloridas em seu interior. Capriche!
Arte Islâmica
As artes visuais islâmica
estão geralmente desprovidas de expressões figurativas, constituídas em
grande parte por elementos geométricos e arabescos – esmerados
entrelaçamentos de figuras geométricas, folhas, plantas, homens e
animais, elaborados à maneira árabe. Mas também é possível encontrar
diversas expressões de imagens animais e humanas, que prevalecem
especialmente em contextos profanos. O que o Alcorão condena, na
verdade, é o culto de imagens. A partir do século IX, porém, tem início
uma fase de censura das formas figuradas. Deste momento em diante,
representar um ser concreto é usurpar o poder divino, que detém o
monopólio da criação.
Vídeo: Islamismo e arte islâmica
Atividade – ARTE ISLÂMICA - AZULEJOS DECORATIVOS.
Pinte os espaços criando formas semelhantes ao de ladrilhos e azulejos decorativos.
No
primeiro exercício, pinte cada um azujelo usando apenas as cores
análogas (uma cor e suas vizinhas). Escreva o nome das cores que usou.
No segundo exercício, pinte cada um azujelo usando apenas duas cores complentares. Escreva o nome das cores que usou.
No terceiro exercício, pinte cada um azujelo usando policromia (cores livres) .
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Bibliografia:
Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)
Haddad, Denise Akel. Arte de fazer arte.
- São Paulo: Saraiva, 2004. (Coleção - Arte de fazer arte)
Marchesi Jr. Isaías.
Atividades de educação artística.
- São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Atividades de educação artística - Comprar livros)
Valadares, Solange. Diniz, Célia.
Arte no cotidiano escolar.
- Belo Horizonte: Editora Fapi, 2001. (Coleção - Arte no cotidiano escolar)
Briochi, Gabriela.
Arte hoje.
- São Paulo: FTD, 2003 (Coleção - Arte hoje)
Walpole, Brenda.
Ciência divertida - Luz.
- São Paulo: Melhoramentos, 1993.
O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores. (Livros a venda no mercado livre)
Edilene
http://professoraedylene.blogspot.com