EDGAR WALTER - Estradinha das Paineiras
Óleo sobre tela, 38 x 46
Pensar em paisagem na pintura brasileira é pensar em
Edgar Walter. E pensar nele é lembrar imediatamente
dos muitos verdes de suas árvores e das belas
composições onde elas sempre estiveram presentes.
A
paisagem é o tema preferido por grande parte dos iniciantes na arte de
pintar. Um tema que, de aparência inicial simples, oferece enormes
desafios, devido às inúmeras variações que podem existir em um simples
trecho da composição. O desenho e a correta representação das árvores, é
sem dúvida, o maior desafio na pintura de paisagens, e elas estão em
quase todas as composições desse tema.
GIORGIONE - Moisés submetido a julgamento pelo fogo
Óleo sobre painel, 89 x 72.
Foi um dos pintores renascentistas que primeiro valorizou as árvores
em suas composições. Fez vários estudos e deu a elas um lugar de destaque.
JACOB VAN RUISDAEL - A garnde floresta
Óleo sobre tela, 139,5 x 179,5
Após a Reforma Protestante, muitos artistas do centro-norte europeu
trocaram as tradicionais cenas sacras por temas alternativos. Ruisdael soube como
ninguém, explorar tão bem as densas florestas de sua terra natal.
Foi
no Renascimento, que a representação de árvores começou a ganhar
destaque nas composições. Giorgione, um dos pintores daquela época que
mais explorou o tema, tinha verdadeiro fascínio pelas árvores. Diversos
estudos que ele fez, para aprofundar no tema, atestam a importância que
esse artista deu às suas observações, para conseguir resultados
satisfatórios. Também após a Reforma Protestante, muitos artistas do
centro-norte europeu passaram a representar mais elementos da natureza
em suas composições, dando bastante ênfase a paisagens e marinhas. No
período do Romantismo, a paisagem ganha um novo destaque com belos e
idílicos cenários compondo temas grandiosos. As árvores sempre se
fizeram presentes durante o Naturalismo e o Impressionismo. Na Arte
Moderna até os dias de hoje, elas ainda continuam dominando belas
composições de paisagens.
GEORGE INNESS - Perugia
Óleo sobre tela, 61,9 x 48
GEORGE INNESS - Manhã chegando
Óleo sobre tela, 81,9 x 106,7.
Inness , que inicialmente tinha uma representação bem acadêmica para as árvores,
foi, ao longo de sua carreira diluindo cada vez mais as suas formas, até
deixa-las como simples massas de cor. Se perdeu em detalhes, ganhou em expressão.
Basta
pegar um pequeno trecho de uma paisagem qualquer, e confirmar a
infinita quantidade de vegetação contida nele, variando entre árvores,
arbustos ou plantas rasteiras. E cada parte parece ter sua estrutura
própria, contornos, volumes, desenho de galhos e folhagens, texturas
diferenciadas nas cascas e cores próprias. O mais surpreendente é que,
em meio a esse caos aparente, nenhuma se confunde com a outra. Muitas
delas possuem uma densa copa, que cobrem de sombras grandes trechos da
paisagem. Outras, já são cobertas com uma folhagem rala de pequenas
folhas, por onde o sol atravessa criando surpreendentes e especiais
efeitos. Os troncos podem ter texturas bem marcantes, como serem
completamente lisos e esguios. Com um olhar mais atento, ainda é
possível perceber entre eles, musgos, flores, cipós, frutos, ninhos de
pássaros, brotos ainda por formar, como também galhos mortos e folhas
secas. É essa imensa variedade e particularidades, que fazem das árvores
um exercício fascinante para qualquer artista.
WILLIAM TROST RICHARDS - Dentro da mata
Óleo sobre tela, 40 x 51
Com um olhar acurado de quase botânico, Richards deixou
alguns trabalhos bem elaborados de plantas. A complexidade
de suas composições confirmam o quanto a persistência
e os objetivos são importantes na carreira de um artista.
ALBERT BIERSTADT - Moinho rústico
Óleo sobre tela, 109,84 x 148,03
Bierstadt e Richards faziam parte da Escola do Rio Hudson, um movimento
de artistas norte-americanos que se uniram em torno de um mesmo ideal,
divulgar em telas os cenários grandiosos do seu país. Muitos integrantes
desse grupo foram de grande importância para o registro de paisagens
ainda intactas do meio-oeste e oeste americanos.
Os
animais possuem uma estrutura interna (ossos e órgãos) que sustenta o
corpo, e que fica escondida pela estrutura externa (pele, cabelo,
pêlos). Diferentemente dos animais, a estrutura que sustenta o corpo das
árvores é visível, com apenas alguns trechos ocultos por folhagens.
Essa estrutura (tronco e galhos) praticamente determina a forma da
árvore, ficando para as folhas, características de cor e textura.
PEDER MORK MONSTED - Um dia de verão
Óleo sobre tela, 117,5 x 83,2 - 1905
Peder Mork Monsted tem como principais personagens de suas
composições as árvores. Retratou com precisão e desenvoltura
todos os possíveis ambientes com elas: matas fechadas, campos
abertos, cenas geladas e dias quentes de verão. Há em seu
trabalho um detalhamento apenas onde se faz necessário. O
restante da composição se integra e se harmoniza com extrema
perfeição e bom gosto.
PEDER MORK MONSTED - Dia chuvoso de outubro
Óleo sobre tela, 89 x 121 - 1918
Algumas dicas que se seguem podem ajudar bastante nas composições que apresentem árvores:
1 . ESTRUTURA:
Não
pense numa árvore com partes de suas estruturas isoladas, pense no
conjunto de massas que fazem sua composição, evitando detalhar
excessivamente. Interpretar o conjunto de massas que a compõe numa forma
quase abstrata, procurando relacionar o desenho de sua estrutura com os
volumes, poderá produzir resultados bem mais satisfatórios.
FOSTER CADDELL'S - Preston city
Óleo sobre tela - 61 x 76,2
Abrindo mão de detalhes excessivos em seus trabalhos,
Foster e Aspevig preferem explorar bem mais as massas
de cores que compõe as suas árvores. Numa visão mais
impressionista, as árvores ganham destaque em quase
todas as suas obras.
CLYDE ASPEVIG - Outono dourado
Óleo sobre tela, 91,4 x 101,6
2 . SIMETRIA:
Na
maioria das espécies de vegetais, observa-se uma certa simetria de um
lado em relação ao outro, criada por um eixo imaginário que passa pela
centro do tronco. A simetria nos vegetais tem muito a ver com sua
sustentação e equilíbrio. Árvores menores que crescem próximas à grandes
árvores já formadas, tendem a perder a simetria, tornando-se tortas e
de formação irregular. Procurar equilibrar os lados de uma árvore em uma
composição, demonstra o bom senso estético de quem executou. Mas, isso
não é uma regra. Árvores com grandes assimetrias, quando bem enquadradas
dentro de uma composição, podem produzir efeitos extraordinários.
JOSÉ ROSÁRIO - Vendedores de queijo
Óleo sobre tela, 60 x 80
Árvores assimétricas dão excelentes composições quando
enquadradas em cortes imprevisíveis.
ANDREW PETERS - Campo com pinheiros
Óleo sobre tela
Pinheiros são exemplos ótimos de árvores simétricas. Como são de estrutura
bem parecida, o segredo de representa-los em uma composição está
em organiza-los de maneira variada, colocando alguns mais
próximos e outros mais distantes, ganhando com isso
uma boa noção de profundidade.
3 . CORES:
Há
um conceito, ainda de infância, que árvore deva ter tronco marrom e
copa verde. Esqueça esse conceito e parta para a observação. Um grupo de
árvores oferece uma gama enorme de misturas. Atente por perceber a
grande variedade de cinzas neutros e luminosos que aparecem nos troncos.
Observe como as folhas mais velhas tem o colorido bem diferente dos
brotos novos. Faça uma comparação dos tons que consegue captar na sombra
e sob o sol, e então verá como são ricas as misturas, principalmente no
interior das copas.
ANDY THOMAS - Cores de outono
Óleo sobre tela
Cores variadas e bem equilibradas enriquecem qualquer composição.
Em benefício de uma boa cena, altere e acrescente formas e cores
que melhor expressem o objetivo do tema. A liberdade ainda
é o maior combustível para se fazer arte.
OSMAR DOS SANTOS SOARES - Estrada
Óleo sobre tela, 70 x 90
4 . TIPOS:
Enriqueça
sua composição, variando os tipos de vegetação. No Brasil, um país
predominantemente tropical, há uma variedade enorme de plantas em todas
as regiões. Tire proveito dessa complexidade deixando suas composições
menos monótonas e previsíveis. Em um dia de sol, saia com um caderno de
rascunhos e faça vários esboços das árvores que encontrar pelo caminho.
Irá se surpreender com o repertório vasto que encontrará.
CLÁUDIO VINÍCIUS - Rio Piabanha
Óleo sobre tela, 70 x 100
Quantas espécies podem ser colocadas numa única cena...
Aproveite a diversidade da flora brasileira e enriqueça
suas composições variando quantas espécies forem
possíveis. Palmeiras, bananeiras, jacarandás e flamboyants,
roseiras, eucaliptos e bambus... Não há limite para
a criação ao observar melhor o mundo a sua volta.
ANTONIO FERRIGNO - Caminho de terra
Óleo sobre madeira, 30,5 x 39
5 . MOVIMENTO:
Embora
a observação de uma árvore isolada, pareça uma cena estática, isso
tende a mudar completamente quando observadas em grupo. Vendo assim,
tudo contribui para dinamizar o trabalho. Cores, formatos, jogos de
luzes e contrastes criam relações bem interessantes entre si e
transmitem movimento a todo conjunto. Pelo espaço e proporção que ocupam
numa cena, as árvores se tornam excelentes componentes para expressar
movimento. Muito mais importante que o movimento ação é o movimento ótico, a distribuição de cores e tons que conduzam o olhar a caminhar pela obra.
Em se tratando de movimento ação, nada melhor que observar com atenção a chegada de uma tempestade. O anteceder de uma tempestade desarruma a paisagem com grandes rajadas de vento, criando ótimos efeitos. Explorar com criatividade as condições meteorológicas, sempre será um ponto a favor de belos resultados em sua composição.
Em se tratando de movimento ação, nada melhor que observar com atenção a chegada de uma tempestade. O anteceder de uma tempestade desarruma a paisagem com grandes rajadas de vento, criando ótimos efeitos. Explorar com criatividade as condições meteorológicas, sempre será um ponto a favor de belos resultados em sua composição.
JOSÉ ROSÁRIO - Tempo incerto
Óleo sobre tela, 60 x 100
Como são os componentes de maior destaque nas paisagens,
as árvores são excelentes referências para indicação de movimento
na composição. O aproximar de uma chuva desorganiza e
cria belos cenários.
WILLIAM ASHFORD - Rio Clodiagh perto da floresta de Charleville
Óleo sobre tela, 100 x 126
A organização das árvores e as linhas de convergência para o centro
da composição, deram a esse trabalho uma boa noção de movimento.
As cores também colaboraram com esse efeito.
6 . ESTAÇÕES DO ANO:
A
vegetação em geral, é por si só, o componente que mais altera numa
paisagem com o passar das estações. Faça uma comparação de árvores e
arbustos próximos de sua casa, em diversas épocas do ano. Caso não tenha
tempo para esboço ao ar livre, pelo menos fotografe, e então verá quão
surpreendentes podem ser os resultados.
LAUREN S. HARRIS - Casas, Richmond Street
Óleo sobre tela, 76,2 x 81,2
É no outono que as árvores revelam com mais nitidez suas estruturas.
Os troncos e galhos expõe silhuetas que sempre oferecem boas composições.
JOHN ATKINSON GRIMSHAW - Amanhecer dourado
Óleo sobre tela, 50,8 x 76,2
7 . IMPORTÂNCIA DO ESBOÇO:
Independentemente
do estilo ou técnica a se utilizar, os esboços são sempre uma arma
poderosa para qualquer artista. Simplificar traços e captar a atmosfera
em traços rápidos é uma atividade praticada há muitos anos, mesmo para
os não praticantes da pintura em plain air.
VINCENT VAN GOGH - Pinheiros, estudo
Nanquim sobre papel, 62,3 x 46,8
A espontaneidade que nos salta aos olhos quando deparamos
com um trabalho de Van Gogh, sugere a execução de
um trabalho sem muitas preocupações acerca de técnicas e
distribuição de elementos. Muitos desenhos encontrados
depois de sua morte atestam exatamente o contrário. Ele
era preocupado com esboços e estudos que melhor
garantissem o resultado de seus trabalhos.
VINCENT VAN GOGH - Pinheiros
Óleo sobre tela, 93,3 x 74
8 . TRABALHANDO ETAPAS:
A
sequência abaixo, realizada pelo artista baiano Dimas Mascarenhas
exemplifica uma pintura de paisagem com árvores, realizada em várias
etapas. O esboço ou desenho inicial apenas localiza e define áreas de
sombra e luz. Até a última etapa, houve inteira liberdade em alterar no
que fosse necessário para que a composição se tornasse equilibrada. Esse
processo de pintura, geralmente desenvolvido em ateliê, usa como
referência estudos captados ao ar livre, bem como fotografias e desenhos
esquematizados.
9 . O PODER DOS ESTUDOS:
Pintar ao ar livre, no termo que os americanos denominaram plein air painting
é um dos exercícios mais importantes para a captação original de uma
cena. As condições locais quando extraídas ao natural, revelam
espontaneidade e dinamismo perdidos numa sessão de ateliê. As árvores
desenvolvidas nesses estudos ganham aspectos mais expressivos e treinam o
olhar do artista, condicionando-os ao necessário para aquele momento.
MIAN SITU - Paisagem do oeste
Óleo sobre painel, 22,8 x 30,4
SCOTT BURDICK - Manhã na serra
Óleo sobre painel
AGRADECIMENTOS
A ESTE EXCELENTE MESTRE!
POR
PERMITIR A DIVULGAÇÃO AQUI NO MEU BLOG!
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