domingo, 14 de novembro de 2010
DICAS IMPORTANTES PARA UMA BOA PINTURA (José Rosário)
É
sempre bom lembrar que uma dica não é uma regra exata a ser seguida. É
apenas uma sugestão. Cada pessoa encontra uma melhor maneira de
conseguir os seus efeitos e eles podem ser conseguidos de várias
maneiras. Mas, um atalho ajuda sempre a encurtar os caminhos.
Eis algumas dicas que fazem muita diferença:
1
. Quando usar uma fotografia como referência, não a copie,
interprete-a. As fotos são até importantes para a captação de um
momento, mas, é a prática da observação, principalmente do natural, que
irá treinar melhor o olhar.
Fotografia de referência
Executando...
Obra acabada:
JOSÉ ROSÁRIO - BEIRA DE RIO COM ÁRVORE SECA
óleo sobre tela, 70 x 120
Acervo particular, Ipatinga/MG
2
. Áreas grandes, pincéis grandes. Áreas pequenas, pincéis pequenos. O
uso incorreto do pincel em determinada área compromete o efeito que se
deseja, por isso, não hesite em trocar um pincel quando se fizer
necessário.
3
. Toda pintura tem um ponto de interesse principal, que determina todas
as áreas da composição. É por ele que se deve fazer todos os contrastes
de tons e cores, do contrário, o ponto de interesse se perde e a
pintura se torna cansativa.
JOÃO ORNELAS - CRIANÇAS BRINCANDO
óleo sobre tela, 70 x 100
Coleção particular de Expedito Drumond
O ponto de interesse do quadro são as crianças brincando. Isso foi
valorizado ao se deixar os outros espaços com poucos detalhes.
4
. A área positiva de uma composição nunca deve ser igual a sua área
negativa. Uma ou outra área é que deve dominar a composição.
A grosso modo, área positiva é aquela que concentra o maior número de figuras e a área negativa, as áreas vazias.
JOSÉ ROSÁRIO - CONDUZINDO A TROPA
óleo sobre tela, 50 x 70
Acervo particular
As áreas negativas (vazias) da composição realçam as áreas positivas (com figuras)
da cena acima.
5
. Detalhe apenas os pontos de interesse da composição. O olho é sempre
atraído para as formas complexas, portanto, onde não é necessária a
atração da atenção, dilua as formas.
6
. Cores quentes projetam as figuras para a frente, cores frias as
recuam. Ao misturar uma cor, compare a mesma com outras ao seu redor,
antes de pintar. Fazendo assim, não correrá o risco de colocar
temperatura errada no local errado.
WILSON VICENTE - PREPARANDO PARA A ORDENHA
óleo sobre tela, 60 x 80
Acervo particular
Um bom exemplo de como as cores determinam a temperatura na pintura.
No primeiro plano, cores bem quentes. Mais ao fundo, em segundo plano,
cores frias que fazem aumentar a sensação de distância.
6
. Um bom exercício para aprimorar as pinceladas é conseguido ao
condicionar a duração de execução do mesmo. Comece fazendo um exercício
com um prazo de 30 minutos, depois repita-o com apenas 20 minutos.
Quando estiver conseguindo fazer o mesmo exercício com 15 minutos, terá
aprimorado bastante suas pinceladas, pois terá treinado a habilidade de
selecionar apenas o que é necessário. Um bom quadro não é
necessariamente o mais detalhado, mas, o que consiga transmitir melhor a
atmosfera desejada.
7
. O ritmo das figuras é a chave para uma boa composição. Ele é criado
de várias maneiras, como o direcionamento das linhas, localização dos
objetos, repetição de imagens e variedade nas formas e nos tamanhos.
PEDER MORK MONSTED - PAISAGEM COM TRENÓ
óleo sobre tela
PEDER MORK MONSTED - BEIRA DE RIO COM ANIMAIS AO FUNDO
óleo sobre tela
Duas excelentes demonstrações de como as cores tem um aspecto determinante
na temperatura de um quadro. No primeiro, o uso de vários matizes de azuis acinzentados
criam um clima gelado necessário para o ambiente. Já no segundo, as cores quentes
e variadas realçam o colorido de um dia quente de verão.
O uso de linhas de direcionamento e a repetição de elementos parecidos
também contribuem para o ritmo das obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário