segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DICAS IMPORTANTES PARA UMA BOA PINTURA (José Rosário)

domingo, 14 de novembro de 2010

DICAS IMPORTANTES PARA UMA BOA PINTURA (José Rosário)

É sempre bom lembrar que uma dica não é uma regra exata a ser seguida. É apenas uma sugestão. Cada pessoa encontra uma melhor maneira de conseguir os seus efeitos e eles podem ser conseguidos de várias maneiras. Mas, um atalho ajuda sempre a encurtar os caminhos.
Eis algumas dicas que fazem muita diferença:

1 . Quando usar uma fotografia como referência, não a copie, interprete-a. As fotos são até importantes para a captação de um momento, mas, é a prática da observação, principalmente do natural, que irá treinar melhor o olhar.

Fotografia de referência

Executando...

Obra acabada:
JOSÉ ROSÁRIO - BEIRA DE RIO COM ÁRVORE SECA
óleo sobre tela, 70 x 120
Acervo particular, Ipatinga/MG

2 . Áreas grandes, pincéis grandes. Áreas pequenas, pincéis pequenos. O uso incorreto do pincel em determinada área compromete o efeito que se deseja, por isso, não hesite em trocar um pincel quando se fizer necessário.
3 . Toda pintura tem um ponto de interesse principal, que determina todas as áreas da composição. É por ele que se deve fazer todos os contrastes de tons e cores, do contrário, o ponto de interesse se perde e a pintura se torna cansativa.

JOÃO ORNELAS - CRIANÇAS BRINCANDO
óleo sobre tela, 70 x 100
Coleção particular de Expedito Drumond
O ponto de interesse do quadro são as crianças brincando. Isso foi
valorizado ao se deixar os outros espaços com poucos detalhes.

4 . A área positiva de uma composição nunca deve ser igual a sua área negativa. Uma ou outra área é que deve dominar a composição. 
A grosso modo, área positiva é aquela que concentra o maior número de figuras e a área negativa, as áreas vazias.

JOSÉ ROSÁRIO -  CONDUZINDO A TROPA
óleo sobre tela, 50 x 70
Acervo particular
As áreas negativas (vazias) da composição realçam as áreas positivas (com figuras)
da cena acima.

5 . Detalhe apenas os pontos de interesse da composição. O olho é sempre atraído para as formas complexas, portanto, onde não é necessária a atração da atenção, dilua as formas.
6 . Cores quentes projetam as figuras para a frente, cores frias as recuam. Ao misturar uma cor, compare a mesma com outras ao seu redor, antes de pintar. Fazendo assim, não correrá o risco de colocar temperatura errada no local errado.

WILSON VICENTE - PREPARANDO PARA A ORDENHA
óleo sobre tela, 60 x 80
Acervo particular
Um bom exemplo de como as cores determinam a temperatura na pintura. 
No primeiro plano, cores bem quentes. Mais ao fundo, em segundo plano, 
cores frias que fazem aumentar a sensação de distância.

6 . Um bom exercício para aprimorar as pinceladas é conseguido ao condicionar a duração de execução do mesmo. Comece fazendo um exercício com um prazo de 30 minutos, depois repita-o com apenas 20 minutos. Quando estiver conseguindo fazer o mesmo exercício com 15 minutos, terá aprimorado bastante suas pinceladas, pois terá treinado a habilidade de selecionar apenas o que é necessário. Um bom quadro não é necessariamente o mais detalhado, mas, o que consiga transmitir melhor a atmosfera desejada.
7 . O ritmo das figuras é a chave para uma boa composição. Ele é criado de várias maneiras,  como o direcionamento das linhas, localização dos objetos, repetição de imagens e variedade nas formas e nos tamanhos.

PEDER MORK MONSTED  - PAISAGEM COM TRENÓ
óleo sobre tela

PEDER MORK MONSTED - BEIRA DE RIO COM ANIMAIS AO FUNDO
óleo sobre tela
Duas excelentes demonstrações de como as cores tem um aspecto determinante
na temperatura de um quadro. No primeiro, o uso de vários matizes de azuis acinzentados
criam um clima gelado necessário para o ambiente. Já no segundo, as cores quentes
e variadas realçam o colorido de um dia quente de verão.  
O uso de linhas de direcionamento e a repetição de elementos parecidos 
também contribuem para o ritmo das obras.

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