03/04/10
Como inserir vídeos e sons no Power Point 2007 e o que muda na nova versão 2010
Visual Dicas - Cursos e Treinamentos | Sábado, Abril 03, 2010 |
Insira Vídeos e Sons no Power Point 2007 e conheça o que mudou na versão 2010
Nesta dica você vamos mostrar como inserir filmes e sons no Power Point 2007. Acrescente gifs animados do clip art, vídeos do arquivo do seu PC (formatos AVI, MPEG e WMV), vídeos da net, arquivos e sons do Media Gallery e músicas do CD. Para inserir vídeos do YouTube veja a nossa dica: Aprenda a colocar o YouTube no Power Point 2007
Estes recursos são excelentes para dar uma levantada na platéia, enquanto você faz uma apresentação, ou para incrementar os seus slides (ppsx) que você envia por e-mail.
Mas cuidado, use recursos de multimídia com moderação, para que sua apresentação não vire uma festa e disperse os ouvintes…
A nova versão do Power Point 2010 praticamente utiliza os mesmos comandos da versão 2007 para inserir vídeos e sons, porém o novo programa da Microsoft conta com melhorias importantes que permitem uma integração mais amigável com usuário. Veja os detalhes a seguir:
Recomendações:
- Necessário a instalação do Windows Media Player 11 (ou superior) para que as aplicações de vídeo funcionem no Power Point 2010.
- Lembre-se, o Power Point (versões 2007 e 2010) não incorpora objetos multimídia em seus arquivos, apenas criam vínculos dos locais onde eles ficam armazenados. Portanto, se o arquivo multimídia for transferido de local, ou renomeado, o Power Point não conseguirá executá-lo. Portanto, antes de salvar sua produção, transfira os arquivos multimídia para a mesma pasta em que a apresentação será salva, insira-os nos seus slides, e teste tudo antes.
- Para arquivos PPSX enviados utilize sempre Clip Art Online, Vídeos de sites online, como o YouTube por exemplo, e arquivos gravados em servidores da WEB…
- Vídeos inseridos a partir da WEB só rodam em máquinas conectadas na Internet.
Inserindo Gifs Animados do Media Gallery
Power Point 2007Entre no Power Point 2007 e inicie um novo arquivo…
Clique em <Inserir> na guia de ferramentas superior
Selecione <Filme>, e clique em <Filme do Media Gallery>
Na barra lateral, escolha o clipe e de um duplo clique com o mouse, ou arraste até o local desejado no slide… Faça os ajustes de tamanho, e pronto…
Observações importantes:
Observe que os clipes possuem indicações nos cantos inferiores quando apresentados na barra lateral.
Quando aparece uma estrela no canto inferior direito, significa que o clip é um gif animado. Sem nada, apenas uma imagem estática.
Quando aparece o símbolo no canto inferior esquerdo, significa que o clip está online, diretamente do Office Online (apenas quando você está conectado na net).
Você poderá ver as propriedades do clip, clicando com o botão direito do mouse e selecionando <Visualizar/propriedades>
Para organizar e obter imagens e montar a sua biblioteca de clips, entre em <iniciar> selecione a pasta <Microsoft Office>, <Ferramentas do Microsoft Office> e clique em <Microsoft Media Gallery>.
Da mesma forma como mostrado anteriormente, você poderá arrastar o clip daqui para o seu slide…
Comparação com o Power Point 2010
O procedimento para inserir gifs animados no Power Point 2010 é o mesmo do 2007. Porém, o novo programa da Microsoft traz uma lista de Clips online mais completa e com imagens mais interessantes…
Inserindo vídeos do arquivo
Power Point 2007
Para inserir vídeos gravados no seu PC, clique em <Inserir> na guia de menus superior, selecione <Filme>, e clique em <Filme do Arquivo>
Selecione o arquivo do vídeo e clique em <OK>
Formatos de vídeos compatíveis: ASF, AVI, MPG e WMV
O programa agora perguntará <Automaticamente> ou <Quando Clicado>. Não se preocupe agora com esta configuração, pois você poderá alterar depois… Clique em qualquer uma das opções para continuar.
Redimensione o a imagem no slide e faça os ajustes clicando na imagem do vídeo. Desta forma irá abrir a guia <Ferramenta de Filme>
Na guia <Fermentas de Filme> defina:
Volume da Apresentação: Baixo, Médio, Alto ou Sem Áudio
Passar Filme: Automática (executa o filme imediatamente quando o slide é exibido), Quando Clicado (executa o filme somente quando se clica sobre a imagem do vídeo), Executar entre slides (o vídeo continua sendo executado mesmo quando se avança os slides seguintes)
Caixas de Seleção: Ocultar Durante Apresentação, Executar em Tela Inteira, Repetir até Parar, Voltar Filme Após Execução
Comparação com o Power Point 2010
O procedimento para inserir vídeos de arquivos do seu PC é idêntico ao Power point 2007, porém o novo programa traz melhorias muito importantes para esta utilização:
Novos Formatos de Vídeos: além dos formatos do 2007 (AVI, MPG e WMV) o Power Point 2010 conta também com a compatibilidade com o QuickTime Video File (MOV, 3GP, MP4) o que facilita demais para o usuário, que precisa fazer conversões para os arquivos baixados do YouTube, geralmente em 3GP ou MP4…
Arquivos do Flash: no Power Point 2010 você poderá inserir arquivos do Adobe Flash Media (SWF) diretamente, sem precisar de artimanhas dos controles do Visual Basic…
Barra de Controles: os vídeos inseridos nos slides do Power Point 2010 ganham barras de controles, tanto na edição do slide como nas apresentações, que facilitam pausar, avançar e ajustar o volume durante a aplicação. Basta selecionar o mouse sobre a imagem do vídeo para que seja mostrado a barra de controle em baixo…
Barra de controle durante a apresentação do slide, o que facilita a vida do apresentador que muitas vezes precisa pausar o vídeo ou ajustar o som.
Novos recursos na Ferramenta de Vídeo (Playback): A nova versão conta com o <Trim Vídeo> que permite você definir parte do vídeo que deverá apresentar. Basta selecionar o <Start Time> e o <End Time>, definindo-se assim o trecho do vídeo a ser apresentado…
Inserindo Vídeos da Web
Power Point 2007O Power Point 2007 não permite a inserção de vídeos online diretamente. Para isto você precisará recorrer da guia <Desenvolvedor> e acrescentar controles do Visual Basic..
Veja o tutorial completo: Aprenda a colocar o YouTube no Power Point 2007
Obs.: Este método também pode ser utilizado no Power Point 2010
Comparação com o Power Point 2010
Nesta aplicação, os caras da Microsoft se renderam aos sites de vídeos, como o YouTube por exemplo, e proporcionaram a inserção direta através do comando Vídeo from Web Site…
Na guia de ferramentas, clique em <Insert> (Inserir), selecione <Video> (Filme) e clique em <Video from Web Site>
Copie o código fonte (Incorporar) do site, vamos usar aqui um exemplo do YouTube,
Cole o código no Power Point em <Insert Video Web Site> e clique em <Insert>
ATENÇÃO: Para que o vídeo seja inserido, é necessário que você possua a versão do Media Player 11 ou superior…
Pronto, agora redimensione o vídeo como desejar, e faça os ajustes do <Start> (Passar Filme)…
… selecione <Automatically> (para executar o vídeo imediatamente quando o slide é exibido), Quando Clicado <On Click>(executa o filme somente quando se clica sobre a imagem do vídeo) ou entre slides <Across Slides> (o vídeo continua sendo executado mesmo quando se avança os slides seguintes).
As outras configurações não são disponíveis para vídeos importados.
ATENÇÃO: O vídeo inserido conforme esta aplicação só roda se você tiver o Power Point 2010 instalado na sua máquina. Tentei abrir na versão 2007, mas ele só mostra a imagem, porém sem sua função…
Para rodar nas versões 2007 e 2010, utilize o tutorial: Aprenda a colocar o YouTube no Power Point 2007
Não esqueça, vídeos inseridos da Web só rodam se sua máquina estiver conectada na internet…
Inserindo sons do Media Gallery
Power Point 2007Para inserir sons do Media Gallery, clique em <Inserir> na guia de ferramentas superior, selecione <Som>, e clique em <Som do Media Gallery>.
Na barra lateral <Clip-art>, escolha o clip e de um duplo clique com o botão esquerdo do mouse para inserir no slide… Defina se <Automaticamente> para inicializar o som quando se inicia a apresentação do slide ou <Quando Clicado>. Posicione o ícone do som na tela no local desejado. Clique no ícone para fazer os ajustes…
Em <Ferramentas de Som> ajuste o Volume, Tocar Sons (Automático, Quando Clicado, Entre Slides) e selecione (Ocultar durante apresentação, Repetir até parar) e o tamanho máximo do arquivo…
Comparação com o Power Point 2010
Como nas demais aplicações, o procedimento para inserir sons do Media Gallery é idêntico ao Power Point 2007, sendo que como em vídeos, a versão 2010 inclui uma barra de controle abaixo do ícone, quando se passa o cursor do mouse sobre ele…
Inserindo sons do Arquivo
Power Point 2007Para inserir sons dos arquivos do seu PC, clique em <Inserir> na guia de ferramentas superior, selecione <Som>, e clique em <Som do Arquivo>.
Selecione o arquivo do vídeo e clique em <OK>
Formatos de vídeos compatíveis: AIFF, AU, MID e MP3Posicione o ícone do som na tela no local desejado. Clique no ícone para fazer os ajustes na <Ferramentas de Som>, conforme mostrado anteriormente…
Comparação com o Power Point 2010
Como nas demais aplicações, o procedimento para inserir sons dos arquivos gravados no PC é idêntico ao Power Point 2007, sendo que como em vídeos, a versão 2010 inclui uma barra de controle abaixo do ícone, quando se passa o cursor do mouse sobre ele…
Para inserir sons do CD
Power Point 2007Para inserir sons dos arquivos do seu PC, clique em <Inserir> na guia de ferramentas superior, selecione <Som>, e clique em <Tocar Faixa de Áudio do CD>.
Em
Obs.: Se você não lembra quais as faixas do CD que está sendo utilizado, utilize o Media Player 11
Após definido as faixas, clique em <OK>…Defina se <Automaticamente> para inicializar o som quando se inicia a apresentação do slide ou <Quando Clicado>.
Posicione o ícone do som na tela no local desejado. Clique no ícone para fazer os ajustes em <Ferramentas de Som>…
Comparação com o Power Point 2010Para inserir utilize o mesmo procedimento para abrir arquivos, onde você deverá localizar o drive de CD. A partir daí, escolha a faixa, ou faixas (utilizando CTRL) e clique em <Insert>…
Acredito que a Microsoft ainda vai melhorar esta aplicação, criando uma entrada direta para CD’s, como no Power Point 2007, que é muito mais fácil.
até mais… [ byALF ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário